Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui
Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Ajuda por Processos / Frente de Caixa-PDV / Rotinas de Caixa / Venda direta de produtos e serviços

Venda de produtos e serviços

Conceito

A venda de produtos e serviços diretamente no caixa é chamada de venda direta.

A venda direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços voltado diretamente aos consumidores. É a venda atendida diretamente no caixa (PDV).

Utilização

É utilizada quando não necessita de uma negociação direta com o vendedor. O cliente se "auto atende", escolhe e conduz a mercadoria ao caixa para registro da venda, emissão do documento fiscal e realização do pagamento.

Processo

No processo de venda direta, o operador de caixa poderá vender produtos e serviços, consultar e cadastrar clientes.

Para o atendimento da venda no PDV, utilize o processo a seguir.

Nota

Somente no PDV NFCe, caso o parâmetro dinâmico NFCE.PERMITEGERARNFE do cadastro de filial do Gestão Empresarial | ERP esteja definido como 1, ao iniciar uma nova venda, seja de pedido ou não, é solicitado ao usuário que informe qual documento deseja gerar: NFCe ou NF-e. Dessa forma, após a venda pelo PDV, uma operação do tipo "Venda NF-e" é integrada com o Retaguarda que, por sua vez, processa essa operação e emite a nota fiscal.

Também é necessário configurar o parâmetro dinâmico OPERACAONOTAFISCAL.VENDAPDV na tela F000PPD do cadastro da filial (F070FCA). Este parâmetro conterá a operação da nota fiscal - configurado na F070ONF - que será gerada pelo Retaguarda quando proveniente do PDV.

Somente para PDV PAF, não é possível cancelar a última venda caso contenha cartão presente, pois cartão presente somente pode ser devolvido, não pode ser cancelado.

Passo 1: Informe o produto ou serviço a vender.

Botão Venda

Os serviços/produtos podem ser identificados no PDV por código do item, número do código de barras ou pela descrição. Dessa forma, a descrição do item (nome parcial), pode ser digitada manualmente para que o sistema efetue a pesquisa e adicione na venda. Se preferir utilize o leitor de código de barras para incluí-lo diretamente no atendimento do PDV sem efetuar nenhuma pesquisa.

Poderá ainda utilizar o botão Pesquisa para consultar os produtos e serviços por descrição. Ao efetuar essa consulta, não é possível adicionar diretamente o item na venda, o botão funciona somente para consulta. Dessa forma, anote o número do código do produto para informá-lo na tela de venda.

Após adicionados os itens na venda, escolha como será a forma de pagamento seguindo o passo 2.

Importante

Observação

No PDV, deve-se, primeiramente, identificar a tabela de preço e, então, depois vender o item. Após a venda, não é possível alterar a tabela do item que já foi registrado, apenas para novos itens.

Para identificar a tabela de preço, deve-se acessar a função Venda > Identifica > Outros, no PDV.

Passo 2: Informe a forma de pagamento.

Nota

Algumas formas ou condições de pagamento não podem ser usadas quando o produto for vendido com desconto ou em promoção. Se forem selecionadas, o sistema solicita a liberação de um usuário autorizado (a permissão do usuário é definida pelo parâmetro dinâmico PERFIL.LIBERARFORMAPAGTOCOMDESCONTO no cadastro do perfil de usuário do ERP preenchido como Sim).

Botão Finalizar venda

Para registrar o recebimento dos itens, escolha uma das formas de pagamento para finalizar a venda, que podem ser chamados também de finalizadores de venda.

Nota

Algumas formas de pagamento podem estar configuradas para exigir condição de pagamento (parâmetro dinâmico FORMAPAGAMENTO.EXIGECONDICAOPAGAMENTO do Gestão Empresarial | ERP definido como S - "Sim"). Nesse caso, a tela de pesquisa de condições de pagamento é aberta e os juros da condição, caso haja, são calculados e somados no subtotal.

Este artigo ajudou você?