Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui
Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Ajuda por Processos / Retaguarda de Loja / Cadastros / Cadastro de Clientes

Cadastro de clientes

Inclua, altere, exclua e visualize as informações de cadastro de clientes no Retaguarda. Utilize o botão Incluir para cadastrar um novo cliente. O cadastro do cliente deve ser preenchido com o máximo de informações possíveis, portanto, utilize todas as guias para que sejam inseridas todas as informações do cliente.

Importante

Não é possível alterar o CPF/CNPJ de cliente no Retaguarda quando o cadastro estiver integrado ao Gestão Empresarial | ERP. Ao cadastrar um cliente estrangeiro é obrigatório informar a identificação fiscal Exterior.

Parâmetros dinâmicos no Gestão Empresarial | ERP

Geral

Na guia Geral são solicitados os dados básicos e pessoais do cliente. Ao utilizar o botão Incluir para efetuar um novo cadastro, é necessário informar primeiramente se a pessoa é Física ou Jurídica.

O campo Código do cliente é gerado automaticamente pelo sistema após a gravação dos dados. Os campos com x (em amarelo) são campos obrigatórios e o cadastro não será concluído se não forem preenchidos.

Na parte do endereço, caso o usuário informe um CEP que não seja encontrado no cadastrado de CEPs, o sistema informa ao usuário que o CEP digitado não está cadastrado e pergunta se deseja cadastrá-lo. Caso o usuário responda que "Sim", o sistema inclui no banco, o novo CEP com as informações do endereço informado.

Após inserir todas as informações básicas do cliente PF ou PJ, a tela ainda possui uma sub-guia para cada um dos tipos de pessoa com o objetivo de acrescentar informações adicionais. São elas:

Se desejar, inclua uma foto do cliente através da captura da imagem com uma webcam ou escolhendo uma imagem salva no diretório do computador.

Endereços

Na guia Endereços, cadastra-se todos endereços do cliente, dentre eles endereço para entrega e cobrança.

No campo Tipo de endereço deve-se escolher entre as opções "Entrega" ou "Cobrança" para informar um novo endereço.
O Código do endereço cadastrado é gerado automaticamente pelo sistema. Esse código possui uma sequência para cada endereço adicionado, de acordo com o tipo selecionado.

Para reaproveitar o endereço principal do cliente (aquele cadastrado na guia Geral), utilize o botão Copiar endereço principal.

Caso o cliente não possua nenhum endereço para entrega em seu cadastro, ao agendar uma Montagem ou um Frete por exemplo, o sistema irá considerar o endereço cadastrado na guia Geral (endereço principal), sendo possível efetuar o cadastro para entrega/montagem ao efetuar um agendamento.

Guia Outras informações

Na guia Outras Informações, são apresentadas várias sub-guias que permitem alimentar o cadastro do cliente com outras informações importantes. São elas:

Observações

O sistema permite que sejam inseridas várias observações sobre o cliente. Para incluir uma observação, escolha o motivo entre os cadastrado e informe observações necessárias e utilize o botão OK para gravar.

O sistema salva as observações inseridas e a exibe em forma de lista, para visualizá-la, basta clicar na linha correspondente para que os campos sejam apresentados.

Para inserir uma nova observação, verifique se há alguma informação nos campos digitáveis, pois é preciso primeiramente que os campos sejam limpos utilizando o botão OK, caso contrário a informação anterior será sobreposta.

O sistema permite também que o usuário altere e exclua observações já cadastradas.

Nota

As observações feitas possuirá a data e hora adicionadas ao texto. Só será possível realizar o cadastro de uma observação de cliente por vez. A guia possui uma consistência que limita o cadastro, liberando apenas após receber a confirmação de integração com o Gestão Empresarial | ERP. O sistema apresentará a mensagem "Não é possível adicionar uma nova observação enquanto existirem observações em processo de integração com o ERP! Entre novamente no cadastro deste cliente para atualizar as informações". Após integração com o Gestão Empresarial | ERP, o campo Sequência é definido.

Imagem

A guia Imagem permite que o usuário insira imagens relacionadas aos documentos do cliente.

Para inserir uma imagem no cadastro do cliente, é necessário informar o tipo de imagem que será adicionada. Os tipos disponíveis são: CPF/CNPJ, RG, Comprovante de residência, Comprovante de renda, entre outros.

Após selecionado o tipo de imagem, acrescente uma descrição com até 100 caracteres relacionada a imagem, exemplo: "Comprovante de residência da mãe". Em seguida informe uma data de validade para a imagem.

Nota

A data de validade da imagem indica que após a data definida pela empresa, aqueles documentos precisam ser atualizados, ou seja, o cliente deve trazer os mesmos ou outros comprovantes atualizados.

Utilize o botão Arquivo para localizar e inserir a imagem no cadastro, em seguida Ok para gravar a imagem.

Após o preenchimento de todas as guias e sub-guias, deve acionar o botão Gravar e o cadastro do cliente está concluído.

Guia Convênios

Na guia Convênios é possível manipular os vínculos com convênios ou vincular convênios já existentes no sistema Gestão Empresarial | ERP com os clientes no Retaguarda (não será permitido cadastrar novos convênios no Retaguarda, somente vincular).
Selecionando os convênios pela descrição ou pelos já existentes na tabela, os campos Limite de Crédito e Número do Cartão estarão disponíveis na tela, porém, serão apenas utilizados em implementações futuras. Cada convênio pode ser vinculado apenas uma vez.

Tendo o cliente algum convênio vinculado, é possível cadastrar os dependentes desse convênio, clicando no botão Adicionar, ao lado da tabela de dependentes (somente funcionará se houver um registro selecionado na tabela de convênios):

Ao clicar no botão Adicionar, é necessário preencher um formulário e, esse dependente será vinculado ao registro selecionado na tabela de convênios:

Os dependentes podem ser alterados. Basta selecionar o registro da tabela e clicar em Alterar. Os inativados são através do botão Inativar.

Importante

A tela de edição/inserção de clientes somente poderá ser editada caso o parâmetro dinâmico PERFIL.PERMITE.ALTERAR.CADASTRO.CLIENTE.ABA.CONVENIOS, no Gestão Empresarial | ERP, estiver habilitado (com o valor 1) e configurado para o perfil de usuário logado no Retaguarda no momento da edição.

As alterações serão aplicadas somente se ao final das edições, for clicado no botão Gravar, na borda inferior esquerda da tela, ou confirmando a mensagem O cadastro foi alterado. Deseja salvar as modificações?, ao sair da tela de cliente.

Duplicação de Pedido

Na tela de Seleção de pedidos, o botão Duplicar estará disponível no rodapé. Ao clicar nesse botão, o sistema irá exibir uma janela com as opções de duplicação Orçamento e Pedido. Para os pedidos que conterem a forma de pagamento convênio ou dependente selecionados, estes não serão replicados para o pedido/orçamento duplicado, seguindo o comportamento padrão da tela para pedidos sem convênio.

Botões Adicionais

Consultar na rede
Permite consultar os clientes de toda a rede de filiais. A pesquisa poderá ser feita por meio do nome ou CPF/CNPJ. A tela de consulta exibirá as informações de: Código, CPF, Nome, Endereço, Estado e Cidade do respectivo cliente. Os registros desejados poderão se importados através do botão Importar F12. Esta opção também está disponível no PDV, ao realizar uma venda.

Histórico Financeiro
Permite consultar o histórico financeiro dos clientes.

Ao utilizar o botão, o Retaguarda fará as seguintes validações:

Quando o Gestão Empresarial | ERP realizar a consulta, verificará os títulos do Contas a Receber e Contas a Pagar, com as informações/opções:

A coluna Devol./Cancel. representa o montante do valor pago que foram devoluções ou cancelamentos. Para que os valores exportados do Gestão Empresarial | ERP apareçam na coluna ao realizar a baixa de um título do contas a receber, a transação de baixa precisa ter o campo Tipo de Baixa (RECTPB) na tela Transações de Contas a Receber (F001TRE) como "CP - Compensação", "CA - Cancelamento" ou "AB - Abatimento". Caso o campo esteja preenchido com outra opção, os valores ficarão na coluna Pago.

Consultar Crédito do Cliente
Abre a tela de consulta de cliente para que sejam visualizadas as consultas de crédito já realizadas para o cliente.
Verifique mais informações sobre sua funcionalidade em: Consultar Crédito do Cliente

Este artigo ajudou você?