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Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Checklists / Checklist de Implantação

Checklist de Implantação

Para que a implantação do sistema Gestão de Lojas ocorra corretamente, sugerimos verificar alguns itens antes de iniciar este processo. Estes itens estão divididos em processos com objetivo de fornecer uma ordem lógica, e não cronológica, por exemplo, é possível definir as soluções antes de determinar a alocação das equipes.

Dica

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Descrição dos itens

Pré-requisitos

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Instalação dos sistemas Possuir os sistemas Gestão Empresarial | ERP e Documentos Eletrônicos instalados e configurados para o Gestão de Lojas Obtenha a confirmação sobre a instalação e operação regular dos sistemas a partir dos pré-requisitos do sistema Gestão de Lojas. Acesse o item Instalação do Manual do Usuário do produto para mais informações    
Alocação das equipes Verificar as equipes de negócio, operacional e suporte responsável pelo funcionamento do sistema A partir da definição da alocação das equipes, é possível ter conhecimento dos responsáveis por orientar as necessidades de negócios, operar o sistema e oferecer suporte durante e após a implantação    
Definição das soluções Ter a definição do documento fiscal a ser utilizado (PAF-ECF, NFC-e e/ou SAT-Fiscal) de acordo com a legislação de cada estado Obtenha informação das soluções fiscais credenciadas por estado    
Aquisição das Impressoras Fiscais (ECF) Ter a definição do modelo, quantidade e data de disponibilidade das impressoras fiscais Defina o tipo, quantidade e quando as impressoras fiscais estarão disponíveis para uso na implantação e na operação da loja. Verifique os equipamentos homologados e os passíveis de homologação com a Senior    
Liberação de Impressoras (PAF-ECFs) Atualizar os requisitos técnicos para liberação das impressoras Manter os requisitos técnicos necessários atualizados para liberação das impressoras    
Credenciamento e lacre das impressoras

Após adquirir as impressoras, ou caso elas já existam com outro fornecedor de Software, o interventor responsável pelo lacre deve acionar a Gestão de Faturamento (copias@senior.com.br) com as informações presentes no documento anexo abaixo e, posteriormente, podendo fazer a liberação no site da SEFAZ:

Além disso, as seguintes informações precisam estar preenchidas corretamente:

  • CNPJ da Empresa;
  • Inscrição Estadual da Filial;
  • Número de Série das ECFs;
  • Leitura X com o Grantotal e número de fabricação da ECF.

É necessário, ainda, emitir o arquivo de Autorização de uso da ECF, conforme imagem de exemplo abaixo:

Após esses passos, a Senior irá liberar o uso das ECFs no site da SEFAZ, atualizando o cadastro realizado pelo órgão interventor.

     
Credenciamento SEFAZ
Credenciar contribuinte para uso da solução SAT Fiscal      
Gerar Código de Segurança do Contribuinte (CSC) para uso da solução NFC-e Verifique as necessidades do SEFAZ do estado    
SAT Fiscal Adquirir ao menos dois equipamentos (uso e reserva) O SAT Fiscal pode fazer uso de uma impressora não fiscal para impressão da nota fiscal. Portanto, verifique as impressoras homologadas pela Senior    
Instalar e configurar o Gestão de Lojas e o Documentos Eletrônicos para o Gestão de Lojas      
Disponibilizar ao menos uma porta de entrada USB para comunicação com o equipamento Acesse SAT-CF-e para mais informações    
Documentos Definir CNPJ, estado da implantação e número de inscrição estadual do contribuinte Esses registros são imprescindíveis para o credenciamento do contribuinte na SEFAZ, para o lacre e liberação das ECFs, e consequentemente, para homologação de primeira venda juntamente com a instalação e configuração das ECFs    
Cadastrar o contribuinte junto aos estados, de acordo com a solução fiscal escolhida. Além de disponibilizar CNPJ e número de inscrição estadual da loja Esses registros são utilizados durante a implantação, instalação e configuração do Documentos Eletrônicos, do Gestão de Lojas e do Gestão Empresarial | ERP para a homologação das soluções fiscais. Verifique orientações nos sites do SEFAZ de cada estado. Essas informações são necessárias para fins de liberação de novos clientes e de impressoras fiscais    
Periféricos Adquirir periféricos Por solicitação, é possível adquirir ao menos dois equipamentos SAT Fiscal, Pin Pad, gaveta, leitor de código de barras, leitor de cheques, impressora não fiscal (SAT Fiscal), entre outros    
Ambiente Conexão com a internet para a validação da instalação, testes e homologação Sem conexão com a internet não é possivel testar a comunicação com o Gestão Empresarial | ERP e o funcionamento de rotinas importantes com os web services durante a implantação    
Liberar acesso remoto para máquina de homologação e testes Verifique políticas de segurança e opções de acesso remoto para homologação e testes    
Adequar o ambiente às condições indicadas no Documento de Estimativa de TI - DETI Este documento - DETI, pode ser adquirido com a Gestão Técnica de Negócios    

Por decisão estratégica da Senior, o software de PDV do Gestão de Lojas não será homologado no PAF-ECF para o Sistema Operacional Linux. Sendo assim, a partir do vencimento do certificado atual (março/2020), o software não estará mais disponível para a versão Linux. Esta restrição se aplica apenas ao estado de Santa Catarina, no qual, é o único que exige a emissão do PAF para atendimento da legislação. Para os demais estados que possuem a emissão de NFC-e/S@T, o software estará disponível e recebendo as devidas atualizações.

Para clientes com lojas em Santa Catarina que possuem o software de PDV instalado em sistema operacional Linux, será necessário migrar para o sistema operacional Windows. A condição do sistema operacional se restringe somente ao software PDV. Os servidores de loja e terminais de venda poderão continuar com o ambiente Linux. Um futuro credenciamento com o sistema operacional Linux não está descartado, porém, deverá ser alinhado com a equipe de produto do sistema de Gestão de Lojas.

Pré-implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Garantia de ambiente Validar a disponibilidade dos pré-requisitos dos sistemas Verifique se o Gestão Empresarial | ERP, eDocs, Middleware e GlassFish versão 4.1.2 estão corretamente instalados e configurados para o Gestão de Lojas. As parametrizações devem ser realizadas em uma base preparada para o sistema Gestão Empresarial | ERP. Ou seja, em uma base já parametrizada pelos usuários chaves de todas as áreas da empresa. Isto, pois as informações são descritas apenas para um segmento específico do varejo e são integradas com o sistema de loja    
Verificar possibilidade de compra de equipamentos Equipamentos: Pin Pad, gaveta, leitor de código de barras, leitor de cheques, impressora não fiscal (SAT Fiscal), entre outros    
Providenciar instalação do banco de dados PostgreSQL

Atualmente, a versão 14 do PostgreSQL está homologada para uso no Gestão de Lojas. A versão mínima recomendada para utilização é a versão 10 do PostgreSQL. Para utilizar versões superiores a 14, solicite a análise por parte da Senior para verificação da compatibilidade.

Independentemente da versão, deverá ser instalado o recurso dblink.control para realizar a comunicação entre PDV e Retaguarda.

Recomenda-se que a instalação seja realizada por um especialista em banco de dados. A geração de backup da base de dados é responsabilidade do cliente que utiliza o sistema Gestão de Lojas.

   
Liberação de novos clientes Solicitar liberação de proprietária Para utilizar o Gestão de Lojas é necessário a utilização de uma proprietária, liberada pela Gestão de Faturamento através de um e-mail de solicitação ou preenchimento de formulário. A solicitação deve fornecer informações à Senior e pode ser realizada pelo Cliente, Implantador diretamente ou através do executivo de contas responsável    
Gerar cópia e/ou proprietária O processo de geração de proprietárias é iniciado pelo cliente, canal ou executivo de contas    
Liberação do SAT Fiscal Vincular equipamento SAT ao site SEFAZ Verifique informações do SAT-CF-e e site do SEFAZ do estado em que a solução será implantada. Essa atividade é essencial para instalação do SAT e pode ser realizada durante a implantação. É necessário ter acesso a informações do cliente, do desenvolvimento e de conexão com a internet para acessar o Sefaz/SAT    
Validar aquisição de um equipamento SAT para utilização e um para reserva Este equipamento pode ser compartilhado por mais de um PDV    
Providenciar impressora não fiscal para impressão de extrato do CF-e-SAT É necessária uma impressora não fiscal para teste e para utilização durante a implantação    
Base de Dados Preparar/Atualizar base de dados      

Implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Elaboração Providenciar conexão com a internet confiável para realizar testes e operacionalizar, além de obter o sistema Gestão Empresarial | ERP, Gestão de Loja e PDV funcionais É importante ter uma conexão disponível para realizar testes, carga, parametrizações e homologação da solução durante a implantação. Após ter o sistema funcional e operando normalmente, o sistema prevê funcionalidade mesmo com algumas quedas de conexão    
Buscar funcionários para o Gestão de Loja Conectar os usuários aos representantes para que os cadastros possam carregados    
Preparar carga de dados      
Validar e corrigir base      
Conferir, validar e parametrizar o Documentos Eletrônicos para o Gestão de Lojas      
Habilitar processo automático para gerar grupos fiscais para os produtos ausentes Processo necessário, mesmo em situações que este precisa ser desabilitado por problemas técnicas no disco rígido    
Conferir, validar e parametrizar o Gestão Empresarial | ERP para Gestão de Lojas: NFC-e, PAF-ECF, SAT-Fiscal, Pin Pad. Podem ocorrer de algumas parametrizações serem necessárias, como: condições de Forma de Pagamento, Permissões de usuário e Perfis de Usuário. É necessário parametrizar permissões e habilitações de comportamento do Gestão de Loja, repassar cadastros do Gestão Empresarial | ERP para verificar situações que ainda exigem parametrização    
Lacre de impressoras Conferir se as ECFs estão disponíveis, lacradas e prontas para uso Utilizar apenas impressoras homologadas. As que ainda não foram homologadas devem ser acordadas e validadas com a Senior previamente    
Instalação Gestão de Loja Instalar e configurar o Gestão de Loja Matriz, Filial, Retaguarda e PDV    
Carga inicial Carregar usuários Carga inicial dos cadastros. Usuários conectados aos representantes    
Instalação SAT-Fiscal Conferir os pré-requisitos de uso do SAT estão disponíveis      
Obter o Certificado Digital do Equipamento SAT Este certificado difere do e-CNPJ da empresa e cada SAT tem um certificado próprio.parametrização do SAT    
Parametrizar SAT Conforme SAT-CF-e    
Vincular Equipamento SAT ao site SEFAZ Verifique informações do SAT-CF-e e site do SEFAZ do estado em que a solução será implantada. Essa atividade é essencial para instalação do SAT e pode ser realizada durante a implantação. É necessário ter acesso a informações do cliente, do desenvolvimento e de conexão com a internet para acessar o Sefaz/SAT    
Parametrizar Gestão Empresarial | ERP Conforme SAT-CF-e    
Parametrização Gestão de Lojas. Conforme SAT- CF-e    
Instalação do TEF Instalar e Configurar TEF

Este é um requisito de responsabilidade do cliente, conforme a solução fiscal a ser utilizada (exemplo: licença de Software Express ou V$Pague, módulos adicionais instalados, credenciamento junto às operadoras, dentre outros).

Também é de responsabilidade do cliente a instalação. Deve ser verificado com o fornecedor como proceder.

Observação

Para a instalação do módulo TEF, torna-se necessário que o cliente entre em contato com seu fornecedor.

SiTef: devem ser colocados os arquivos disponibilizados pela fornecedora Software Express. Esses arquivos devem ser salvos de acordo com a versão de arquitetura do PDV, na pasta de instalação do sistema. Por exemplo, C:/Senior/SeniorPDV/.

Os arquivos necessários são:

  • Windows 32 bits:
    • CliSiTef32l.dll
    • libemv.dll
    • QREncode32.dll
    • RechargeRPC.dll
  • Windows 64 bits:
    • CliSiTef64l.dll
    • libemv64.dll
    • QREncode64.dll
  • Linux
    • libclisitef.so
    • libclisitef32.so
    • libemv.so

V$Pague: para a instalação do V$Pague, torna-se necessário entrar em contato com o fornecedor. O fornecedor realiza a instalação.

Auttar: para instalação do Auttar é necessário utilizar o sistema operacional Windows ou Linux. A versão homologada é 4.3.5.2. É necessário executar os seguintes passos para implementação do CTFClient pela Auttar:

  • Instalação na máquina do PDV. Durante a instalação deve ser selecionada a integração via DLL;
  • Configuração do CTFClient, informando o terminal, servidor, pinpad e fazer a carga de tabelas;
  • Fornecer os dados que serão configurados no Gestão de Lojas: empresa, loja, PDV, IP e porta;
  • Devem ser colocados os arquivos disponibilizados pela fornecedora Auttar. Esses arquivos devem ser salvos de acordo com a versão de arquitetura do PDV, na pasta de instalação do sistema. Por exemplo: C:/Senior/SeniorPDV/.

Garantir que as DLLs sejam da mesma arquitetura do sistema operacional/PDV, ou seja, para o PDV 64bits precisam ser as DLLs 64bits.

   
Inicializar PDV Inicializar      
Configurar do sistema para uso do NFC-e com o PDV      
Instalar e configurar impressora ECFs (PAF-ECFs) em PDVs Não é possível usar a impressora do cliente para fazer testes, apenas um emulador    
Ajustar o horário de verão do ECF      
Instalar e configurar periféricos      
Testes Pré-homologação Emitir vendas, fazer cancelamentos, consultas, redução Após os testes verificar se está tudo integrado com o Gestão Empresarial | ERP    
Homologação Confirmar homologação do sistema em funcionamento      

Importante

Para adequar à necessidade de cada cliente, é recomendável que seja uma análise minuciosa da configuração dos parâmetros dinâmicos da tela F000PPD.

Treinamento e pós-implantação

Item Requisito Comentário Responsável Dia/Mês/Ano
Treinamento Verificar quais módulos serão utilizados do Gestão de Lojas integrados ao Gestão Empresarial | ERP e que servirá de parâmetro para o treinamento de como melhor utilizá-las Faça esta verificação a partir de uma venda, que consiste em um teste unitário, com emissão de cupom    
Realizar algumas vendas do dia a dia com o usuário (gestor ou vendedor) e orientar com melhor proceder Transforme essas vendas em processos dentro do sistema e formalize para treinamento posterior do usuário    
Treinar usuário para realizar uma venda a partir de um passo a passo em um processo de venda com o PDV      
Treinar Gestor Realize da seguinte maneira: o gestor acompanha o treinamento dos usuários finais desde o início, mostrando os processos, documentação de instalação e atualização, além de como utilizar suporte Senior    
Retorno final Retornar finalização da implantação à Senior Levantamento de possíveis melhorias na implantação e no produto, a partir de uma concepção do cliente e do consultor que surgiu durante a implantação    

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