Instalação do serviço de Integração
Primeiros Passos:
- Instalação da ferramenta Docker:
sudo apt-get update / sudo apt-get install docker.io
- Configuração da interface de rede para o Docker:
sudo docker network create --driver bridge my_network
- RabbitMQ: sudo docker run --network=my_network -d --name="rabbitmq" --hostname=rabbitmq -e RABBITMQ_COOKIE="cookie" -e RABBITMQ_USERNAME="admin" --expose=4369 -p 15672:15672 -p 5671:5671 -p 5672:5672 seniorsa/rabbitmq:3.6.5
Pelo navegador de Internet (Chrome, Firefox, Edge), acessar o endereço externo do Servidor, da seguinte forma: http://endereco_servidor_via_internet:15672
Após a validação da instalação do Shovel, realize a instalação do serviço de integração desejado.
Instalação e configuração do serviço de Integração de Ocorrências
Após a instalação e configuração do Shovel, clique aqui e veja o manual de instação. Proceda com um dos comandos abaixo, utilizando o usuário root da máquina virtual Linux:
Para executar os 2 comandos abaixo, é necessário logar no Docker, com o comando: docker login --username seniorreadonly --password 724cb0b6-43f3-45ab-8808-0f95affbfd5d
- Comando de exemplo de instalação/configuração no servidor Linux para conexão através do Banco de Dados Oracle, apenas alterar o que está em negrito e caixa alta:
docker run -d -e BROKER_HOST=IP_LOCAL -e SOFTRAN=/root/ -e DB_TYPE=Oracle -e TENANT=TENANT -e JAVA_OPTS="-Dspring.profiles.active=dev -Ddb.url=jdbc:oracle:thin:@//IP_BD:1521/INSTANCIA_BD -Ddb.username=USUÁRIO_BD -Ddb.password=SENHA_BD -Duser.timezone=America/Sao_Paulo -Dservicemodel.logger.br.com.senior=INFO" --name=gceintegracao seniorsa/tmsintegraocorrenciabackend:latest
- Comando de exemplo de instalação/configuração no servidor Linux para conexão através do Banco de Dados MSSQL, apenas alterar o que está em negrito e caixa alta:
docker run -d -e BROKER_HOST=IP_LOCAL -e SOFTRAN=/root/ -e DB_TYPE=SqlServerJtds -e TENANT=TENANT -e JAVA_OPTS="-Dspring.profiles.active=dev -Ddb.url=jdbc:jtds:sqlserver://IP_BD:1433/INSTANCIA_BD -Ddb.username=USUÁRIO_BD -Ddb.password=SENHA_BD -Duser.timezone=America/Sao_Paulo -Dservicemodel.logger.br.com.senior=INFO" --name=gceintegracao seniorsa/tmsintegraocorrenciabackend:1.0.15
Onde:
- IP_LOCAL: IP do próprio servidor Linux;
- TENANT: Tenant do cliente;
- IP_BD: IP do banco de dados utilizado pelo Sistema TMS Senior;
- INSTANCIA_BD: Nome da Instância do Banco de Dados (obter informação com DBA do cliente);
- USUÁRIO_BD: Usuário do Banco de Dados;
- SENHA_BD: Senha do Banco de Dados.
Verificar se o serviço instalado está listado no Shovel:
- Acesse, através de um navegador de Internet (Chrome, Firefox, Edge), o endereço do servidor Linux, pela porta 15672, com usuário e senha admin: Ex.: http://IP_SERVIDOR_LINUX:15672
- Verificar na guia Connections, se o serviço está listado:
Configurações senior X Platform
A configuração do inquilino faz o apontamento do Serviço Cliente com a Plataforma.
• Acesse a plataforma Senior X na nuvem: https://platform.senior.com.br e efetue o login com o usuário Admin do inquilino, por exemplo, admin@cliente.com.br;
Acesse Tecnologia > Configuração > Por Tenant e configure:
- URL HTTP do RabbitMQ on-premise IP externo (acessível pela internet) do Servidor Linux, com a porta 15672 Ex: http://10.0.11.10:15672
- Usuário do RabbitMQ on-premise
- Senha do usuário RabbitMQ on-premise
- URL AMQP do RabbitMQ on-premise IP externo (acessível pela internet) do Servidor Linux, com a porta 5672 Ex: http://10.0.11.10:5672
Esse processo é extremamente sensível, caso seja feita configuração em outro usuário da Platform pode ocorrer erros, desta forma sugerimos para que o processo da configuração de Shovel seja realizado pela Senior TI ou Infra.
Acesse Senior X Platform > Tecnologia > Configuração > Por Tenant e preencha os campos conforme abaixo:
Clique em Salvar e acesse o menu Administração, em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Serviços/Componentes e clique no botão Aplicar .
Verifique se nas notificações aparecem algo referente a mudança de configuração do ambiente realizada com sucesso.
Em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Serviços/Componentes
Caso o serviço não estiver listado, no rodapé da página, clicar em “atualizar”, e assim que estiver listado, clicar em “Aplicar no Ambiente”
Configurações dos Processos para Integração TMS para senior X Platform
No módulo CFG em Cadastros > Cadastros de Integração G7 e configure:
- Serviço de Monitoramento:
- Usuário: usuário que tem acesso à plataforma.
- Senha: senha do usuário.
- URL: endereço web onde está hospedada a plataforma.
- Selecione a empresa ou empresas que irão utilizar este serviço.
- Adicione o serviço de Monitoramento a lista de serviços.
- A opção “Não Autenticar” deve estar desmarcada.
- Baixa de Movimentos de Entrega:
- Usuário: usuário que tem acesso ao serviço Baixa de Movimento de Entrega.
- Senha: senha do usuário.
- URL: endereço web onde está hospedado o serviço.
- Selecione a empresa ou empresas que irão utilizar o serviço.
- Marque a opção “Não Autenticar”.
- Adicione o serviço de Baixa de Movimentos de Entrega a lista de serviços.
No módulo CFG, em Cadastros > Cadastro Integração Plataforma G7, incluímos a guia Roteirizador, com as opções:
- Enviar Documentos para Roteirização:
- CTe;
- NFS-e;
- Coleta.
- Configuração de Envio CT-e pelo MDF-e, com as opções:
- Não Enviar;
- Enviar com a Data de Atividade sendo Data de Previsão de Chegada na Filial Destino;
- Enviar com Data de Atividade sendo Data de Saída do Manifesto Operacional.
A configuração de envio CT-e pelo MDF-e (segunda imagem) só será habilitada as opções quando o documento CT-eestiver marcado na opção de enviar os documentos para roteirização (primeira imagem).
Na guia Serviços, quando estiver marcada a opção para roteirização, o sistema verifica também a guia roteirizador se está com a opção de enviar os documentos, e quais documentos serão enviados, de acordo com a regra da configuração.
Em CFG > CCE > Entregas > Comprovante de Entrega RMS, marque a opção Gravar comprovante em disco, e preencha o diretório para gravação:
No servidor Linux deve realizar a configuração da pasta compartilhada Linux x Windows:
sudo apt-get update
sudo apt-get install ntfs-3g cifs-utils
mkdir #DIRCOMPLETO#
chmod 777 #RAIZDIR# ** Quantas Forem as Pasta e Subpastas
chmod 777 #DIRCOMPLETO# -R
sudo mount -t cifs #VARSERVER#/#DIRCOMPLETO# -o domain=#VARDOMANIN#,username=#VARUSR#
Ao pedir a senha, acesse a pasta = cd #DIRCOMPLETO#, digite para aparecer os dados da pasta do windows server= ls
Adicionar este comando no docker run:
--mount type=bind,source=#DIRCOMPLETO#,target=#DIRCOMPLETO#
-Diretorio=#DIRCOMPLETO#
Ex.:
#DIRCOMPLETO# := /mnt/mobi
#RAIZDIR# := mnt
#VARSERVER# := //999.99.9.999/mobi
#VARDOMANIN# := corp
#VARUSR# := administrator
Em CCe>Cadastros>Entregas>Histórico de Entregas, no cadastro de Histórico de Entrega configurar o código da ocorrência que está no RMS.
Em CCe>Cadastros>Coletas>Histórico de Coletas, no cadastro de Histórico de Coleta configurar o código da ocorrência que está no RMS.
Geração de Romaneios no TMS com base em ROTAS RMS
Consulte o Manual de Envio de CT-e, NFS-e e Coleta para o RMS como atividades para Roteirização.
Defina a variável de ambiente Windows no servidor onde o serviço SRVRMS será instalado, confirmar a variável de ambiente BROKER_HOST, deve-se utilizar o IP-Externo do servidor nesta variável
Utilize o módulo CAS que está no diretório dos produtos TMS e o execute filtrando por RMSATVRT e depois CdRotaRMS.
Baixe o SRVRMS.exe mais atualizado e adicione em uma pasta que contenha acesso de administrador.
Nesta pasta é necessário ter os seguintes arquivos:
• Abrir o arquivo srvcfg.json e colocar os dados conforme o ambiente do cliente.
"driver":"MSSQL ou ORACLE",
"server":"LOCAL_BANCO",
"database":"NOME_BANCO",
"user":"admin",
"pass":"admin",
"empresa":"CODIGO_EMPRESA_CLIENTE",
"ativalog": true | false,
"dirlog":"CAMINHO_ARQUIVO_LOG"
}
Quando for preciso informar uma pasta ou endereço que utilize uma "\" é necessário colocar duas contra-barras, se não a configuração fica inválido. Exemplo:
• Abrir o prompt de comando no endereço em que se encontra o executável SRVRMS.exe e digita o comando:
• Após instalação é necessário inicar o serviço, acessar Windows+R e digitar “services.msc” ir no Senior SRVRMS, clicar com botão direito do mouse e selecionar a opção iniciar.