Faturas a Receber
Ao gerar fatura e contabilidade da fatura a receber, com centro de custo vinculado ao tipo de transporte. As faturas a receber do faturamento serão emitidas para o centro de custo conforme vinculação do tipo de transporte cadastros nos documentos.
Utilizar os módulos FAT, CFG e CAS em versão 3.18.00 ou superior com data a partir de 28/08/2019.
O que devo configurar?
Para gerar fatura e contabilidade da fatura a receber com centro de custo vinculado ao tipo de transporte, é necessário realizar algumas configurações:
Quanto mais informação estiverem preenchidas no cadastro mais refinada vai ficar a vinculação.
Como gerar a Fatura para o centro de custo vinculada ao tipo de transporte?
Após realizar a configuração do centro de custo da fatura e cadastro da vinculação, na geração da fatura a receber pelas seguintes rotinas:
- Faturamento Automático;
- Faturamento a Pedido (Conhecimentos);
- Faturamento a Pedido (Comprovante de Transportes para Terceiros);
- Faturamento a Pedido (Notas Fiscais de Serviço);
- Faturamento a Pedido (Conhecimento Internacional).
Caso atenda as configurações do cadastro de vinculação, a fatura a receber será gerada com o centro de custo configurado para o cadastro de vinculação.
Como exemplo neste manual, utilizamos o Faturado a Pedido (Conhecimento):
Note que no conhecimento está cadastrado o Tipo de Transporte como1 - Carga Fracionada Cheia
E o cadastro de vinculação está para o tipo de transporte do conhecimento gerar a fatura para o Centro de Custo como 108 - Administrativo.
Realizando o faturamento desse conhecimento em FAT > Movimentações > Faturamento > A Pedido (Conhecimento) a fatura a receber será gerada para o centro de custo configurado na vinculação.
Se o sistema não achar as opões informadas no cadastro de vinculação, a fatura a receber será gerada considerando o padrão de faturamento configurado para a Empresa.
Consulte também o Manual de Vinculação de Tipo de Transporte, clicando aqui.
Para realizar o cancelamento de outros títulos que estão em aberto, vinculados a uma fatura a receber que possua títulos com movimentação financeira, utilize o módulo FIN em versão 3.22 ou superior.
Atualizado o módulo, selecione uma fatura que já possua título com movimentação financeira para ser cancelada ou que tenha títulos em aberto cancelados e clique em cancelar.
Ao clicar em cancelar fatura e confirmar a mensagem Você deseja realmente cancelar a fatura?, será apresentada nova mensagem Esta fatura possui título(s) com movimentação financeira. Deseja cancelar somente o(s) título(s) em aberto?:
Confirmando-a o sistema solicitará o motivo do cancelamento e logo após será apresentada a mensagem de confirmação de cancelamento do título informando que o mesmo não poderá mais ser alterado.
Este manual tem como objetivo explicar como configurar e utilizar o Serviço de Agendamento para Faturamento Automático.
A rotina tem como objetivo agilizar o processo de faturamento através do agendamento de horários, sem a necessidade de realizar o faturamento de forma manual.
O sistema irá executar um serviço onde verifica quais conhecimentos ainda não foram faturados e realizará o faturamento dos conhecimentos na data e horário que for definido, sem a necessidade de um usuário.
Possibilidade de realizar o faturamento em horários mais flexíveis onde não terá impacto no desempenho para os usuários.
O que deve ser configurado?
Realizar os seguintes downloads:
- DLL: emlv3.dll
- Arquivo JSON: srvFatAutomatico.json
- Arquivo SRVFATAUTOMATICO.
No arquivo de Configuração do JSON deve ser configurado conforme os parâmetros da base de dados e do diretório de instalação.
Para a instalação do Serviço SRVFATAUTOMATICO:
- No Windows, executar o Prompt de Comando (CMD) como Administrador e executar os comandos:
- Acesse os Serviços do Windows, na tela de serviços digite as inicias SOF, ao ser exibido, clique em Iniciar.
Pré-Requisitos
Atualizar os módulos EXP e FAT em versão 3.21.91 ou superior.
Como utilizar a rotina?
No módulo FAT, em Movimentações > Faturamento > Agendamento > Agendamento Automático, clique em Novo Registro , para criar um agendamento de faturamento, com uma data e horário que não afete a usabilidade dos usuários.
Para salvar o agendamento é necessário informar os seguintes dados:
- Modalidade de Faturamento
- Emissão de Conhecimentos
- Data de Entrega
- Empresa emitente do conhecimento
- Numeração de Conhecimentos
- Data de Emissão das Faturas
- Data Base para cálculo de Vencimento
- Valor Mínimo de Faturas
- Valor Máximo de Faturas
- Valor Máximo de Faturamento
- Verificação da Empresa a Faturar
- Tipo do Frete
- Tipo de Conhecimento
- Empresa Emitente da Fatura
- Portador da Fatura
- Portador do Cliente.
- Agendamento
Após preencher todas as informações sera possivel Salvar .
Observe que os agendamentos possuem Status: Aguardando Execução do Agendamento ou Executado com Sucesso.
Para facilitar o processo de criar agendamentos, temos a opção Replicar Cadastro, onde é possível fazer uma cópia do agendamento não sendo necessário cadastrar todos os dados novamente.
Quando clicar em Replicar Cadastro o sistema apresentará mensagem para informar os dados que o usuário deseja alterar, basta clicar em OK, fazer os ajustes necessários e salvar o agendamento.
Importante
Não é possivel ter múltiplos agendamentos no mesmo horário.
Após salvar os agendamentos é possivel filtra-los por Data e Modalidade de Faturamento.