Cadastros módulo EDI
O que você pode fazer:
Em Utilitários > Configurações > TMS > EDI - ItercâmbioEletrônico de Dados, temos em tela:
- Quantidade máxima de execuções de EDI automático: informe quantidade
- Gerar logo de execução do ele automático : no botção (?) temos o detalhamento desta configuração
- Excluir log de execução de EDI automático de X dias para trás: informe quantidade
Clique em Salvar.
Em Cadastros > Embarcadores > Embarcadores, temos:
- Na guia Filtros, onde conseguimos visualizar os embarcadores já cadastrados
- Na guia Dados, clique no botão de inclusão e informe:
- Embarcador: informe o CNPJ, lembramos que este embarcador precisa estar previamente cadastrado como Cliente
- Caixa postal
- Número de série padrão
- Formação do peso Cubado:
- Manter Peso Informado na Nota Fiscal
- Considerar Quantidade de KG informado
- De Acordo com o Tipo de Carga
- Peso Cubado
- Empresa: empresa do grupo da transportadora
- Multiplicar metragem cúbica por Carga: Seca e Refrigerada
- Classificação fiscal para novas destinatário cadastrados:
- Não classificado
- Transportador
- Estabelecimento industrial
- Estabelecimento comercial
- Prestador de serviço de comunicação
- Geradora/distribuidora de energia elétrica
- Produtor rural
- Não contribuinte
- Coeficiente para formação do Valor da Mercadoria para Cálculo
- Geração de Conemb - Composição de Frete, Agrupar por:
- Conhecimentos
- Nota Fiscal Principal
- Quadro de Parâmetros para Emissão de Conhecimenyo/Notas Fiscais:
- Guia Geral:
- Percentual Mínimo para Valor Combinado
- CEP a considerar para o CEP de coleta
- Trazer definitivamente para base de dados de notas fiscais do sistema ao ler os arquivos EDI?: ou seja determinar a gravar as notas fiscais na base
- Adicionar ICM ao pedágio e taxas quando Substituição tributária ICMS destacado
- Agrupamento:
- Marque aqui, qual agrupamento deseja realizar
- Mover o valor das taxas para o campo do conhecimento:
- Outros
- Despacho
- Valor do frete:
- Calcular automaticamente
- Buscar no arquivo
- Buscar no arquivo e manter o cálculo do sistema
- Valor do seguro da nota na emissão por EDI:
- Valor da mercadoria
- Valor do seguro
- Tipo de transporte:
- Informado
- Buscar no Arquivo
- Assumir a data de emissão:
- Data do sistema
- Data de criação do lote
- Data informada
- Selecionar de Notas Fiscais por:
- Período
- Nota a nota
- Destinatário
- Ordem Lançamento
- Nota a nota por ordem de lançamento
- Chave de NF-e
- Não permitir alterar esta opção ao emitir CPF
- Verificar Vinculações de Rateios
- Guia Geral:
- Guia Ramo de Atividades:
- Ramo de atividade
- Localização:
- Latitude
- Longitude
- Tolerância
- Descrição
- Situação:
- Vinculado
- Aguardando liberação
- Em carregamento
- Emitir nota fiscal
- Localização: para a descrição informada com Latitude Longitude e Tolerância
- Faixas de tempo: 1 2 e 3 todas com tempo Inicial e Final
- Na guia EDI, podem ser redefinido as configurações para geração ou então importação dos arquivos EDI, porém esta guia refere-se aos EDI layout fixo, sugerimos então que não utilize esta guia, pois o EDI agora é configuravél.
- Na guia EDI configuravél, definimos:
- Tipo de EDI: informe qual o leiautes
- Na subguia Configuração, informe:
- Layout: informe o embarcador utiliza, pode ser utilizado lupa e aplicar filtros na tela que será aberta
- Nome do Arquivo: o sistema irá gerar os arquivos com o padrão de nome que aqui foi definido. Pode-se tilizar o recurso do botão Formatação onde é possível escolher um padrão de nomes.
- Local de geração: informe caminho da pasta
- Destino Arquivo:
- Unidade Local
- FTP
- Unidade Local: informe o diretório da pasta
- Na subguia Configuração, informe:
- Clique em Salvar. Nesta tela podem ser cadastrada mais de um leiaute, conforme necessidade de sua empresa.
- Na subguia Programação, informe:
- Dias da semana
- Programação: horários e intervalo de tempo Entre de uma geração e outra.
- Clique em Salvar.
- Na subguia Opções, temos:
- Caso não encontre dados para exportar:
- Não gerar o aruivo
- Gerar o arquivo
- Exportar documentos cancelados
- Controle de envio de documentos:
- Ativar Controle de envio de documentos
- Não reenviar documentos
- Caso não encontre dados para exportar:
- Tipo de EDI: informe qual o leiautes
Clique em Salvar, assim o leiaute esta configurado.
Em Cadastros > Layout EDI Configuravél > Exportação, temos
- Na guia Filtros, podemos visualizar todos os layouts já cadastrados
- Na guia Alterações no cadastro, temos um log das alterações realizadas nos registros
- Na guia Dados, clique em adiconar e informe:
- Código: será gerado automaticamente pelo sistema
- Descrição: sugerimos informar o nome do embarcador + padrão
- Tipo:
- Conemb
- OcorreN
- DOCCOB
- Clique em Salvar.
Cada layout conta com o grupo de de Registros e deve ser preenchido:
- Tipo:
- Cabeçalho do arquivo
- Cabeçalho de lote
- Detalhe de lote
- Rodapé de lote ou então
- Rodapé de arquivo
- Descrição: informe ao que se refere conforme o tipo
- Clique em Salvar
Assim, cada um desses Registros, conta os os seus Campos, que se já cadastrados podem ser vizualidos no grid ao lado direito da tela. Para um novo cadastro deve ser preenchido:
- Descrição
- Posição
- Tamanho
- Máscara: mais utilizado para o tipo data
- Alinhamento: direita e esquerda
- Operação, conta com:
- Tipo de informação: aqui devemos especificar para o sistema qual é o cadastro que ele deverá buscar, conforme o padrão definido pelo embarcador.
Sugerimos que solicite ao cliente o leiaute para realizar o cadastro
- Conteúdo
- Função:
- Tipo: Condição ou Cálculo
- Observação: para cada campo cadastrados
- Clique em Salvar. Faça esse processo para todos campos necessários para o leiaute.
Assim, esta cadastrado o layout de Exportação. Repita o processo para cada tipo de leiaute.
Em Cadastros > Layouts EDI Configurável > Importação, está disponível a rotina para cadastro e manutenção de layouts de EDI NOTFIS.
- Na guia Filtros, podemos visualizar todos os leiautes já cadastrados
- Na guia Alterações no cadastro, temos um log das alterações realizadas nos registros
- Na guia Dados, clique em adicionar e informe:
- Código: será gerado automaticamente pelo sistema
- Descrição: sugerimos informar o nome do embarcador + padrão
- Tipo:
- Normal
- Redespacho
- Subcontrato
- Clique em Salvar.
Cada layout conta com o grupo de Registros e deve ser preenchido:
- Descrição
- Hierarquia:
- Nenhuma
- Cadastro:
- Lote de notas fiscais
- Remetente
- Destinatário
- Consignatário
- Redespacho
- Notas Fiscais recebidas
- Itens das notas fiscais recebidas
- Pedido de notas fiscais
- Clique em Salvar
Assim, cada um desses Registros, conta os os seus Campos, que se já cadastrados podem ser visualizados no grid ao lado direito da tela. Para novo cadastro deve ser preenchido:
- Descrição
- Posição
- Tamanho
- Retirar os caracteres especiais
- Data e hora do sistema: marcado o sistema irá preencher
- Operação, conta com:
- Tipo de informação:
- Conteúdo Fixo
- Informações do banco de dados
- Identificador de registro
- Máscara
- Conteúdo
- Observação: para cada campo cadastrados
- Clique em Salvar. Faça esse processo para todos campos necessários para o leiaute.
Assim, esta cadastrado o layout de Importação.
No menu utilitários > EDI NOTFIS Configurável, temos os campos de:
- Embarcador
- Layout: ao informar o embarcador, conforme cadastro deste, o sistema já irá trazer o leiaute padrão. Mas pode ser alterado.
- Diretório: ao informar o embarcador, conforme cadastro deste, o sistema já irá trazer o leiaute padrão. Mas pode ser alterado.
- Clique então no botão Ler Arquivo.
Assim o sistema irá habiitar nova guia, a Dados importados, onde serão apresentados uma prévia das notas fiscais contidas no arquivo, com informações como:
- Número
- Série
- Nota fiscal
- Emissão
- Natureza
- Espécie
- Peso
- Peso cubado
- Valor do Mercadoria
- Número do pedido
Após, é apresentado também uma prévia para cada nota com os dados do remetente, com informações como:
- Inscrição
- Razão social
- Endereço, CEP, Bairro, Cidade e UF
Do lado direito nesta tela, temos quadro com o Log de importação, com informações sobre o número do lote gerado, o arquivo que foi lido, a quantidade de notas localizadas, a quantidades de nossas validadas e se houver algum problema a quantidade de notas rejeitadas.
As informações estando de acordo, clique no botão Processar. Assim, o sistema irá gravar o lote de importação de notas.
Em Movimentações > Notas Fiscais Recebidas, o sistema por padrão grava de forma automática todas as notas que foram importadas.
Para pesquisar o lote de importação, vá a guia Filtros e informaram o Número do lote.
Assim na guia Dados, é possível verificar:
- Número do lote
- Cliente
- Nome do arquivo
- Caixa postal
Na guia de Notas Fiscais, é possível ver de forma mais detalhada os dados de cada uma das notas fiscais, como:
- Sequência
- Rementente
- Destinatário
- Tipo de pagamento
- Série da nota fiscal
- Número da nota fiscal
- Data de Emissão
- Transporte
- Valor da mercadoria
- Peso
- Peso cubado
- Metros Cubicos
- Quantidades de volume
- Natureza
- Espécie
- Data de entrada
- Hora
- Data de entrega programada
- Redespacho
- Nome redespacho
- Endereço
- CEP
- Inscrição estadual
- Tipo de pagamento redespacho
- Consignatário
- Frete Peso
- Frete Valor
- Pedágio
- Taxas
- Frete
- Seguro
- Número de identificação Carga
- Número operador logística
- Número de liberação da carga
- Tipo de transporte
- Tipo de veículo
- Número de local de expedição
- Número de placa
- Conhecimento
- Série
- Emissão
- Tipo de documento
- CEP de entregas
- Local de entrega
- Número de identificação da carga
- Observação
- Tipo de nota fiscal
- Ocorrência Kraft
- Tipo Carga
- Valor Nota fiscal para cálculo
- ICMS
- Código Agrupador
Nesta tela, é permite realizar modificações na importação, onde cada campo pode ser editado, informado ou corrigido se necessário.
Lembrando que essas informações serão preenchidas de acordo com o arquivo enviado pelo embarcador e configurações do layout para importação do NOTFIS.
Na guia Alterações no cadastro, é apresentado log de as alterações realizadas neste cadastro.
No menu Movimentações > Emissão > Conhecimentos, temos na tela inicial alguns filtros sendo:
- Embarcador: selecione o embarcador desejado
- Selecionar as Notas Discais por, tem-se a possibilidade de agrupar as notas fiscais por:
- Período
- Nota a nota
- Destinatário
- Ordem de lançamento
- Nota a nota por ordem de lançamento
- Chave NF-ele
- Lote de Nota fiscais: informe número já gerado previamente
- Número do lote de notas: inicial e final
- Verificar apenas lotes não processados?
- Verificar ampenas NF-e não processados em lotes de conhecimentos?
- Data de emissão: informe periodo
- Tipo de Documento (origem):
- Conhecimentos
- Nota Fiscal
- Nota Fiscal de Serviço
- Chave de NF-e
- Tipo de NF:
- 1- Venda
- 2- Devolução imprópria
- 3 - Estadia
- 4- Reentrega
- 5 - Retorno Total
- 6- Devolução própria
- 9- Pedidos especiais
- 11- Redespacho
- 12- Todos
- Número de liberação de Carga
- Adicionar no grupo de notas fiscais com o mesmo número de liberação
Informado filtro conforme desejar, clique em Filtrar, assim o sistema irá trazer as notas fiscais contidas no lote de importação. Selecione a nota clicando duas vezes ou utilizando os botões de Adicionar a Nota Fiscal à lista, podendo ser uma por vez ou todas.
Adicionado notas, clique no botão Iniciar. O Sistema irá abrir nova tela, com diversas opções para essa emissão. Sendo elas:
- Agrupamento:
- Por destinatário
- Por Nota Fiscal
- Em um conhecimento - Destinatário
- Por identificação de carga
- Código Agrupador de nota fiscal
- Por data de emissão da nota Fisca
- Por número de liberação do carregamento
- Por pré-cálculo (até 10 caracteres)
- Por pré-cálculo (até 255 caracteres)
- Ordenar Notas por:
- Ordem de lançamento data de emissão da nota fiscal
- Data de Emissão da NF
- Valor do frete:
- Calcular automaticamente
- Buscar do Arquivo
- Buscar no arquivo e manter o cálculo do sistema
- Valor do Seguro da Nota de emissão por EDI:
- Valor da Mercadoria
- Valor do Seguro
- Tipo de Transporte
- Informado: preencha campo ao lado
- Buscar do arquivo
- Data de emissão:
- Data do sistema
- Data de geração do arquivo (Para operador Logístico será utilizada a data do conhecimento do lote)
- Data informada
- Expedidor: o usuário que está logado
- Data de digitação
- Filial emitente
- CEP de coleta
- Perfil de usuário: preenchido automaticamente com o usuário que está logado r
- Ficha de viagem (Coleta)
- Ficha de viagem para veículo
- Número de coleta
- Mercadoria foi entregue no depósito
- Mostrar as mensagens da emissão do conhecimento log
- Gravar log do filtro na geração do Lote de conhecimento
Com as configurações prenchidas, clique no botão de Gerar lote.
O sistema então exibirá mensagem de confirmação, clicando em Simo sistema irá gerar o lote.
Em tela então é atualizado no quadro Resultado, preenchendo as informações de:
- Conhecimento: é apresentado o numero do lote e quantidade gerada. Ao lado no botão Ver lote, é possivel visualizar o lote gerado. Nessa tela temos a guia Digitação, onde pode ser realizado manutenções gerais no lote ou somente a conferência das informações.
O lote estando de acordo clique no botão de Impressora para que seja gerado o CT-e. O Sistema gerará a numeração de conhecimento e está concluída a emissão de conhecimentos via EDI NOTFIS.
Em Utilitários > EDI CONEMB Configuravél, temos diversos filtros tem entre eles alguns obrigatórios e outros opcionais.Sendo assim preencha:
- Layout: campo obrigatório
- Tipo de documento fiscal: campo opcional
- Fatura Inicial e final: campo opcional
- Número de documento fiscal Inicial e final: campo opcional
- Nome do Arquivo: obrigatório e sugerimos adotar um padrão de nome para o diretório seja o do layout, ex: Conemb, e do arquivo também seguir como Layout + dia + mês + Ano + hora + minuto. Lembramos que sempre deve ser seguido o padrão que o embarcador exige.
- Data Inicial e final
- Embarcador
- Empresa emitente: informe na subguia
- Cliente: informe na subguia
Os demais campos não mencionados não são obrigatórios, mas quanto mais informação preenchida mais específico que será o arquivo a ser gerado.
Informado os filtros e clique no botão Iniciar. Assim o sistema irá gerar o arquivo conforme os parâmetros indicados este arquivo, pode ser conferido no diretório configurado.
Em Utilitários > EDI OCOREN Configuravél, temos diversos filtros tem entre eles alguns obrigatórios e outros opcionais. Sendo assim preencha:
- Layout: campo obrigatório
- Tipo de documento fiscal: campo opcional
- Fatura Inicial e final: campo opcional
- Número de documento fiscal Inicial e final: campo opcional
- Nome do Arquivo: obrigatório e sugerimos adotar um padrão de nome para o diretório seja o do layout, ex: OCOREN, e do arquivo também seguir como Layout + dia + mês + Ano + hora + minuto. Lembramos que sempre deve ser seguido o padrão que o embarcador exige.
- Data Inicial e final
- Embarcador
- Empresa emitente: informe na subguia
- Cliente: informe na subguia
Os demais campos não mencionados não são obrigatórios, mas quanto mais informação preenchida mais específico que será o arquivo a ser gerado.
Informado os filtros e clique no botão Iniciar. Assim o sistema irá gerar o arquivo conforme os parâmetros indicados este arquivo, pode ser conferido no diretório configurado.
Em Utilitários > EDI DOCCOB Configuravél, temos diversos filtros tem entre eles alguns obrigatórios e outros opcionais. Sendo assim preencha:
- Layout: campo obrigatório
- Tipo de documento fiscal: campo opcional
- Fatura Inicial e final: campo opcional
- Número de documento fiscal Inicial e final: campo opcional
- Nome do Arquivo: obrigatório e sugerimos adotar um padrão de nome para o diretório seja o do layout, ex: DOCCOB, e do arquivo também seguir como Layout + dia + mês + Ano + hora + minuto. Lembramos que sempre deve ser seguido o padrão que o embarcador exige.
- Data Inicial e final
- Embarcador
- Empresa emitente: informe na subguia
- Cliente: informe na subguia
Os demais campos não mencionados não são obrigatórios, mas quanto mais informação preenchida mais específico que será o arquivo a ser gerado.
Informado os filtros e clique no botão Iniciar. Assim o sistema irá gerar o arquivo conforme os parâmetros indicados este arquivo, pode ser conferido no diretório configurado.
Em Movimentações > Gerenciamento EDI Configurável, temos a rotina responsável por realziar o controle o gerenciamento dos arquivos que devem ser gerados conforme a configuração indicada no cadastro dos embarcadores ou seja a rotina visa garantir que nenhum embarcador fique sem o arquivo EDI que deve receber.
O acompanhamento pode ser feito através de alguns filtros dentre eles:
- Status:
- Pendente
- Concluído com Erro
- Concluído sem sucesso
- Concluído com sucesso
- Embarcador: campo opcional
- Processado: data de processamento Inicial e final
Informado filtros, clique em Filtrar. Na guia:
- Resumo: temos o embarcador que foi pesquisado sua Inscrição, Embarcador e a quantidade gerada para cada layout de EDI
- Detalhamento: temos Tipo de EDI gerado, data e hora do processamento, Tipo de comunicação, situação do arquivo, status e nome do arquivo
A partir dessa tela podem ser tomadas as medidas cabíveis se necessário alguma correção ou manutenção em algum cadastro do embarcador ou serviço de geração.
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