Ordem de Coleta
Este manual tem por objetivo demonstrar o funcionamento da rotina de Ordem de coletas.
A movimentação da Ordem de Coleta, está disponíveis no módulo CCE em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coletas
Essa funcionalidade tem o objetivo de não permitir movimentar uma ordem de coleta com data/hora inferior a data/hora de uma movimentação já existente.
Quando na tela de Ordem de Coleta, ter mais de uma movimentação cadastrada na guia correspondente. Quando realizar a alteração desta coleta, e for adicionada uma nova situação, o sistema não deve permitir quando a data/hora deste registro, for anterior ao último registro cadastrado na movimentação. Principalmente em situações de que a coleta já está baixada, desta forma não irá permitir adicionar novas movimentações
Para que o sistema não permita incluir novas movimentações sem que a de baixa seja excluída. Pode-se impedir que tenha problemas nesta coleta, que já esteja baixada, porém, aparece no filtro sem ser marcada como coletas baixadas.
Necessário utilizar módulo CCE à partir da versão 3.18.00 de 30/04/2019
Na tela de Ordem de Coleta, na guia Movimentações, ter diferentes situações cadastradas, ou ter a coleta com a situação de “Baixada” ao qual já foi efetuada a entrega.
Ainda no CFG em Utilitários > Configurações > TMS > EXP - Expedição> Conhecimentos > Emissão Conhecimento na guia Geral,marque as opções:
No módulo CCE, em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coleta, guia Movimentações, quando a última movimentação estiver encerrada e for lançada uma nova movimentação ou edição de um registro.
O sistema não permite e apresenta a mensagem Esta coleta já esta efetuada. Não é permitido lançar outro movimentopara o usuário.
O sistema permite efetuar lançamento, também com data/hora anterior a última lançada, apenas quando a ordem de coleta não estiver baixada.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > TMS > CCE – Coletas e Entregas, na guia Coletas, temos a configuração Bloquear inclusão de uma ocorrência com data e hora inferior a última ocorrência informada na guia Movimentação.
Quando esta configuração estiver marcada, o sistema apresenta mensagem para o usuário, quando for adicionado uma nova movimentação na ordem de coleta e esta tenha data/hora menor que a última cadastrada.
Será apresentada mensagem ao usuário com a configuração na guia solução.
A funcionalidade possibilita ao emitir uma ordem de coleta e informar a placa do veículo principal, buscar o reboque do engate e desengate e ao informar a coleta na emissão do conhecimento, buscar os dados do motorista e placas informados. Necessário atualizar os módulos CFG, CCE e CAS (executar com data de 13/01/2019)em 3.18.00
No módulo CFG nas configurações do sistema na guia Coletas marque a configuração Ao emitir um Ordem de Coleta busque reboque do engate e desengate
No modulo CCE em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coleta, onde será possível informar a placa principal do veiculo que ao sair do campo se a opção estiver marcada ele busca o reboque e os dados do motorista e placas informados.
No modulo EXP em Movimentações >Conhecimentos >Emissão, ao informar o número da coleta e sair do campo, se a opção estiver marcada ele busca o reboque e os dados do motorista e placas informadas.
Para alterar o título do e-mail automático enviado, ao registrar um Histórico de Coleta para uma descrição de acordo com a necessidade, na tela de Cadastro de Históricos de Coleta marcar a opção de enviar e-mail e alterar a descrição do título do e-mail padrão. Isto, facilita o entendimento, e não ter informações distorcidas dependendo do tipo de Histórico que for lançado.
Para esta funcionalidade devem estar atualizado os módulos CAS (executar com data de criação de 12/06/2020) e CCE 3.19.00 ou superior.
No módulo CCE, em Cadastros > Coletas > Histórico de Coletas, marque a opção Enviar e-mail para este histórico de coleta e o campo Título do E-mail
Em Movimentações > Clientes/Fornecedores > Clientes e Fornecedores, no cadastro do remetente da coleta, verifique a guia Pessoas Contato > Envio de e-mail, se existe um registro cadastrado, com a opção marcada Recebe e-mail de histórico de ocorrências de coleta.
Em Movimentações > Coletas e Entrega > Ordens de Coleta, ter uma coleta cadastrada para o mesmo remetente que foi configurado.
Em Movimentações > Romaneio de Coletas e Entregas, cadastrado um novo registro, adicionando a mesma coleta.
Clique no botão Baixar... após em Baixar Itens... > Baixar Coletas F10
Na tela de Baixa de Coletas por Romaneio, selecionado o Histórico que esteja configurado de acordo com o item Configurações deste manual.
Confirme o processo.
Ao receber o e-mail da coleta, será registrado o mesmo título do e-mail de acordo com a configuração do histórico realizada:
Na aprovação de uma cotação, se tiver a informação da metragem cúbica, permitir gravar esta informação nas Observações da Ordem de Coleta gerada.
Nas configurações gerais do módulo CCE, marcar a configuração para gravar a informação dos metros cúbicos da NF nas observações da Coleta relacionada a Cotação.
Atualize para esta funcionalidade os módulos CAS (executar com data de criação de 26/01/2021), CFG e COM, em versão 3.20.00 ou superior.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > TMS > CCE – Coletas e Entregas > guia Coletas, marque a configuração abaixo:
Com a configuração marcada, acesse o módulo COM em Movimentações > Cotação de Frete. Quando realizar a Aprovação pelo gerente, o sistema emite a mensagem se deseja criar uma coleta através da cotação. Ao confirmar o processo, a coleta é criada de acordo com os dados da cotação.
Ao verificar o campo Observação da coleta, o sistema apresenta a informação da quantidade de metros cúbicos informada na cotação.
Esta opção, possibilita automatização da troca de veiculo de uma Coleta, para que ao inclui-la em algum novo romaneio, seja lançada uma ocorrência de mudança.
Neste momento será gerado duas ocorrências de entrega:
- Ocorrência de Entrega de Remoção do Romaneio Origem: conforme configurado em um cadastro Geral;
- Ocorrência Padrão de inclusão de coleta em Romaneio
Assim, ao incluir em algum novo romaneio, assim que lançada alguma ocorrência, sem ter que cancelar todo o processo para refazer manualmente.
Para isto utilize os módulos CAS (executar com data criação de 29/01/2021), CFG e CCE em versão 3.20.00 ou superior.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > TMS > CCE – Coletas e Entregas, guia Romaneio de Coletas e Entregas, marcar a configuração abaixo:
Na guia Coletas, incluído o campo Mudança de Romaneio, buscando os dados do Cadastro de Histórico de Coletas:
Após realizado as configurações, na coleta, utilizamos a coleta 10 como exemplo, ao ser criado um romaneio e adicionado a mesma coleta na guia de Itens de coleta/entrega.
Na guia Movimentação da Coleta, o sistema registra o movimento realizado através da inclusão da coleta no romaneio.
Cadastrado um novo Romaneio e adicionado a mesma coleta do exemplo anterior, ao gravar a guia Itens, apresenta a mensagem informativo ao usuário:
Ao clicar em OK, o sistema emite a mensagem se o usuário deseja cancelar o romaneio anterior e deseja transferir a coleta para o novo romaneio.
Confirme a mensagem. O sistema deixa registrado a coleta na coleta anterior o registro do romaneio em branco (nr. 23 anterior)
Na coleta que registra o romaneio atual (nr. 24), na guia Movimentação, apresenta os históricos (conforme o que foi configurado no CFG) bem como o cancelamento do romaneio anterior com a mudança para o romaneio atual.
O Workflow de Limite de Crédito Permitir que o sistema identifique quando o limite de crédito do cliente está próximo de ser atingido.
Na tela de Negociação com Clientes, informar o percentual/valor do limite de aviso de crédito do cliente. Ao emitir um conhecimento ou uma ordem de coleta, será verificado se o limite de crédito do cliente já atingiu o percentual cadastrado. Tendo assim melhor controle dos valores de crédito do cliente, permitindo verificar com antecedência.
Para que essa funcionalidade, utilize os módulos CAS.exe (executar com data de criação de 30/06/2021 e 21/072021), COM, EXP e CCE em versão 3.21.00 ou superior.
Em Cadastros > Tabelas de Frete > Negociação com Clientes > guia Informações Técnicas > guia Geral, Temos:
- o campo % Limite Aviso informe o valor do Limite de Crédito, que será considerado o valor total permitido para emissão dos conhecimentos e coletas. No campo %, será o valor para o aviso ao usuário, ou seja, quando chegar neste percentual, será apresentado um aviso para o usuário indicando que o valor está chegando no limite.
- o botão Lista de E-mails, que para cada cliente quando for selecionado na tela de Negociação, seja permitido cadastrar uma listagem de e-mails que irão receber o e-mail de aviso de crédito, quando realizado pela tela de Emissão de CTe e Ordem de Coleta
Para Ordem de Coletas, verificar a configuração em Cadastros > Usuários > Perfil do Usuário > grupo de configurações Ordem de Coleta > guia Ordem de Coleta > guia Permissões, se está marcado para avisar a configuração Limite de crédito do Embarcador em aberto.:
Após realizar a configuração necessária, no módulo CCE, em Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coleta, de acordo com as configurações do perfil do usuário e negociação com cliente, realizado o cadastro de uma coleta com os mesmos dados. Ao informar o Embarcador, o sistema verifica os valores do limite de crédito e apresenta mensagem para o usuário.
Caso tenha, será enviado um e-mail automaticamente para esta lista, com as mesmas informações citadas na mensagem sobre o aviso de limite de credito.
Neste exemplo, o cliente não tem e-mail cadastrado na negociação, com o isso apresenta a tela para o cadastro e em seguida, o e-mail será enviado.
É possível realizar esse bloqueio. para que seja possível evitar que usuários realizem o cancelamento indevido das coletas cadastradas por outros usuários.
Para isto utilize os CAS (executar o CAS com data de criação de 20/07/2021) CFG e CCE em versão 3.21.00 ou superior.
No módulo Utilitários> Configurações> Cadastros> Usuários> Perfil de usuários. Ao cadastrar ou editar, no Grupo de configurações > Coletas/Entregas, na guia Ordem de coleta > Gerenciamento de Coletas > Permissões é possível habilitar o parâmetro: Apenas usuário de Emissão pode efetuar o Cancelamento da Coleta no grupo de Cancelamento de coleta.
Uma vez habilitada a permissão Apenas usuário de Emissão pode efetuar o Cancelamento da Coleta, os usuários pertencentes ao perfil em questão terão bloqueio ao cancelar coletas de outros usuário em: TMS> Coleta e Entrega> Movimentações> Controle de Coletas> Ordem de Coleta. Ao abrir uma coleta cadastrada por outro usuário e tentar realizar o cancelamento, existirá o seguinte retorno Usuário sem permissão para cancelar Ordem de Coleta.
Quando desabilitada a permissão no perfil do usuário, ao realizar o cancelamento será solicitada a confirmação do cancelamento. Ao confirmar, é possível informar o motivo do cancelamento:
Após inserir o motivo, observação e confirmar o cancelamento na opção Ok, a coleta será cancelada assumindo o novo status:
Sim, é possível apresentar apenas uma vez a ordem de coleta, na guia Filtros, com as informações somente do último romaneio vinculado.
Para isto atualize em versão 3.21.28 ou superior o módulo CCE.
Com o módulo atualizado acesse em CCE > Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coletas, o sistema apresenta somente o último romaneio vinculado a coleta.