Ordem de Coleta
A rotina de ordem de coleta tem o objetivo de gerar ordens de coletas além de disponibilizar registros das coletas solicitadas e suas situações.
O processo de validação de rotas da geração de ordem de coleta são as mesmas regras dos módulos de Coleta do TMS. Caso a rota solicitada não seja atendida pela empresa no TMS, o retorno é o mesmo dentro da SeniorX.
No TMS a ordem de coleta será registrada após a confirmação em tela, podendo ser consultada em Gestão Logística > TMS > Coleta e Entrega > Movimentações > Controle de Coletas > Ordem de Coleta.
Para a utilização da ordem de coleta, se faz necessário seguir os passos referentes a Permissão de Acesso do Portal do Cliente.
Acesse Logística TMS > Gestão de Transporte > Portal do Cliente > Definições > Permissões de Acesso e selecione o papel.
- Guia Geral
- Lista de CNPJs: deverá conter os CNPJs dos clientes que serão listados para o usuário solicitar como embarcador da coleta.
- Guia Coleta
- Exige Contato: Exige que o usuário informe o contato no momento da geração da ordem de coleta.
- Exige Volume: Exige que o usuário informe a quantidade de volumes no momento da geração da ordem de coleta.
- Exige Peso: Exige que o usuário informe o peso no momento da geração da ordem de coleta.
- Exige Destinatário: Exige que o usuário informe ao menos um destinatário no momento da geração da ordem de coleta.
- Exige Nota Fiscal: Exige que o usuário informe ao menos uma nota fiscal no momento da geração da ordem de coleta.
- Permite consultar coletas que for Destinatário da Ordem de Coleta: Caso selecionada esta opção, na tela de consulta irão aparecer além das ordens de coleta criadas pelo usuário, as ordens de coleta que possuem como destinatários os CNPJs cadastrados na lista de CNPJs dos papéis do usuário.
- Validação de região de coleta/entrega: Define se terá validação de abrangência da região nos CEPs de entrega/coleta.
Após realizar as configurações, clique em Salvar Papel.
Acesse Logística TMS > Gestão de Transporte > Portal do Cliente > Definições > Ordem de Coleta.
- Configurações de Coleta
- Informações necessárias da nota fiscal: Define quais são as informações mínimas necessárias caso seja informada alguma nota fiscal na geração da coleta. As opções disponíveis são: Nenhuma, Apenas número do pedido, Apenas número da nota ou Ambas.
Em Logística TMS > Gestão de Transporte > Portal do Cliente > Ordem de Coleta > Coleta.
- Status da coleta: A ordem de coleta inicia com o status “Em aberto” e a cada etapa realizada, o status será atualizado. Os possíveis status além do status inicial são: coleta com falhas e cotação aprovada.
Para realizar o lançamento da ordem de coleta, realize os seguintes passos:
- Dados da Origem – Informações de cobrança
- Endereço da coleta
- CEP: CEP que será efetuada a coleta da carga.
- Bairro: Bairro que será efetuada a coleta da carga.
- Rua: Rua que será efetuada a coleta da carga.
- Número: Número do endereço que será efetuada a coleta da carga.
- Complemento: Complemento do endereço que será efetuada a coleta da carga.
- Ponto de referência: Ponto de referência do endereço que será efetuada a coleta da carga.
- Data- hora agendamento: Data e hora preferencial mínima para efetuar a coleta.
- Hora limite: Hora limite para efetuar a coleta.
- Contato: Contato que estará disponível no momento da coleta.
- Após informar todos os dados, clique em Continuar.
- Dados da Carga
- Para os dados da carga temos as informações da Carga, Destinos e Notas fiscais. Onde são preenchidos os dados da Natureza e Espécie da carga, quantidade de volumes, peso, entre outros.
- Aprovação
- Com a simulação completa, é apresentado o Nº da simulação, taxas, impostos e informações adicionais.
- Após a conferência dos dados, clique em Solicitar Coleta.
- Confirmado a geração de coleta, será enviada para o TMS a ordem de coleta. Caso não haja nenhuma inconsistência, será retornado o número da coleta e a data do agendamento.