Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Manufatura > Inspeção por controle de frequência

SGQ - Processo de Inspeção por Controle de Frequência

Visão Geral

Esta rotina de inspeções por controle de frequência permite utilizar o conceito de skip lote para determinar a frequência com que deverão ser realizadas as inspeções de produtos comprados (recebimento) e produzidos. Outra mudança é que não existem as figuras do "plano de inspeção" e do "depósito de inspeção", este processo trabalha com o conceito de status do lote.

A frequência em que as inspeções são realizadas podem ser definidas de três modos:

  1. Inspecionar sempre: neste caso, 100% dos lotes passarão pela inspeção;
  2. Qualidade assegurada: neste caso, nenhum lote passará pela inspeção;
  3. Skip lote: define a frequência com que a inspeção deve acontecer, por exemplo, ao definir que o skip lote terá o valor "5", significa dizer que um em cada cinco lotes irá passar pela inspeção. Neste caso, supondo que ao receber ou produzir os lotes "A", "B", "C", "D", "E", "F", "G", "H", "I", "J", somente os lotes "E" e "J" serão inspecionados. 

Processos

Para utilizar o processo de inspeção por controle de frequência é necessário informar o valor "(F) Controle de Frequência" no campo Tipo Inspeção, tela "F083ORI". Só será possível atribuir este valor para origens que possuam controle por lote.

As parametrizações da ligação entre os produtos e as inspeções, bem como a definição da frequência com que elas deverão ser feitas devem ser definidas na tela "F101DFI".

As inspeções devem ser realizadas na tela "F102ICF".

É possível gerar informações de inspeções manualmente, através da tela "F102GRI", no caso de lotes que já tenham sido produzidos ou recebidos normalmente mas que devem passar por alguma inspeção de revalidação ou algo semelhante. Após o processamento, estas inspeções pendentes aparecerão na tela "F102ICF".

Integrações

Segue o fluxo básico do processo de inspeção de qualidade por controle de frequência no SGQ envolvendo outras áreas do sistema: 

  1. No recebimento
    Ao digitar uma nota fiscal de entrada ("F440GNE"), informar os lotes dos produtos recebidos e fechar esta nota, o sistema verificará as definições de frequência realizadas na tela "F101DFI" e, se houver necessidade de realizar alguma inspeção, o lote receberá o status definido no cadastro da empresa (tela "F070EMP" campo Status para Inspeções Pendentes) e o registro da inspeção ficará pendente na tela "F102ICF".
  2. Na produção
    Ao realizar o apontamento da última operação da O.P. (entrada no estoque) informando o lote do produto, o sistema verificará as definições de frequência e, se houver necessidade de realizar alguma inspeção, o lote receberá o status definido no cadastro da empresa e o registro da inspeção ficará pendente na tela "F102ICF".
Observação

a) uma vez realizada a inspeção na tela "F102ICF", poderá ser atribuído um novo status para este lote (ex.: APR - Aprovado, REP - Reprovado), liberando ou bloqueando o mesmo para uso no sistema;

b) esta verificação e geração do registro de inspeção só será feita na primeira vez que o lote der entrada no sistema. Ou seja, se após alguns dias for recebida uma nova nota com o mesmo produto/derivação/lote/depósito, o sistema não checará novamente se é necessário inspecioná-lo.

Este artigo ajudou você?