Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

VAN Bancária - Nexxera

Observação

Esta documentação de integração é válida apenas para clientes base com a solução de VAN Bancária da Nexxera implementada até 2021. Para novas ofertas de VAN Bancária, fale com seu Executivo de contas.

Sumário

1. O que é?

1.2. Bancos homologados pela VAN Bancária

1.3. Bancos homologados pela Senior

2. Integração ERP e VAN Bancária

2.1. Aquisição da VAN Bancária

2.2. Abertura do relacionamento com o banco

2.3. Abertura do relacionamento com a VAN Bancária

2.3.1. Processo

2.3.2. Instalação do Skyline

3. Implantação

3.1. Parametrização do Pagamento Eletrônico

3.1.2. Parametrização das telas

3.2. Parametrização da Cobrança Escritural

3.3. Parametrização do Extrato

4. Lançamento e processamento de títulos através da VAN Bancária

5. Perguntas frequentes

5.1. Sobre a VAN Bancária

5.2. Sobre a implantação

1. O que é?

A VAN (Valued Added Network ou Rede de Valor Agregado) é uma solução aliada do setor financeiro da empresa, pois permite centralizar o tráfego de informações com diferentes leiautes e fazer as principais transações financeiras de pagamento eletrônico, cobrança escritural e extrato em um único portal, minimizando o volume de comunicação com os bancos.

Com a VAN Bancária não é necessário Internet Banking para fazer essas transações, eliminando processos manuais e reduzindo as chances de erros, atrasos e vazamentos de receita.

O Gestão Empresarial | ERP integra com uma solução parceira para a integração bancária, garantindo que todos os arquivos de pagamentos e cobranças sejam enviados aos bancos e sejam recebidos automaticamente. Além disso, também é possível receber arquivos de extratos bancários.

Uma das principais vantagens dessa integração é que ela cria um ambiente seguro e totalmente criptografado para fazer o envio dos arquivos de remessa entre o remetente e o destinatário. A transação não precisa de interação com o usuário, pois atua de forma integrada/automática no ERP, enviando e recebendo os arquivos financeiros automaticamente.

O que a VAN Bancária atende O que a VAN Bancária não atende
Cobrança escritural (partindo da remessa) e processamento do retorno Processos automáticos de geração de remessa e importação de retornos
Pagamento eletrônico (da geração da remessa até processamento do retorno) Geração e emissão de boletos bancários
Importação do extrato bancário para conciliação bancária posterior Importação de arquivos para DDA e conciliação de cartão

1.2. Bancos homologados pela VAN Bancária

Para saber os bancos com os quais a VAN Bancária (Nexxera) estabelece conectividade, consulte a documentação de cada serviço oferecido: pagamento, cobrança, extratos eletrônicos.

1.3. Bancos homologados pela Senior

Confira quais são os bancos com os quais é possível estabelecer conectividade (ERP/VAN Bancária).

2. Integração ERP e VAN Bancária

Essa integração acontece da seguinte forma:

3. Implantação

Parametrização das telas e cadastros necessários: neste momento, um consultor da Senior realiza a parametrização e testes necessários. Após a confirmação dos testes, o sistema está pronto para utilizar as funcionalidades da integração do ERP com a VAN Bancária.

Quando esse serviço for vendido com o Gestão Empresarial | ERP, o Gerente do Projeto é responsável por disponibilizar a Carta de Relacionamento para o cliente preencher e levar até o Banco/Gerente da Conta. Caso o serviço seja vendido separadamente, é de responsabilidade do Consultor de Implantação disponibilizar a Carta de Relacionamento para o cliente.

Observação

É possível utilizar os serviços de pagamento eletrônico, cobrança escritural e extrato com bancos que não estão listados nesta documentação. Para isso, entre em contato com o consultor de implantação para obter orientações sobre bancos e serviços não homologados pela Senior.

Dúvidas sobre o processo de implantação?

4. Lançamento e processamento de títulos através da VAN Bancária

Com mencionado anteriormente, essa integração viabiliza o envio de todos os títulos de pagamento e cobrança aos bancos parceiros de negócios de forma automática, além de tornar possível o recebimento de extratos bancários através desta integração.

Na prática, a utilização das funcionalidades desta ferramenta acontece da seguinte forma:

5. Perguntas frequentes

Este tópico visa esclarecer todos os processos e dúvidas referente à implantação da Van Bancária, trazendo as principais dúvidas e responsabilidades das partes envolvidas (Senior, Nexxera e cliente).

Este artigo ajudou você?