Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Cobrança de taxas > Cobrança em produto > Notas fiscais

Cobrança de taxas em produto - Notas Fiscais

A cobrança de taxas em produto implica na geração de um novo item na nota fiscal dos processos de Fixação, Devolução e Transferência. A seguir detalhamos como são geradas as notas fiscais para cada processo.

Importante

A cobrança de taxas exige que o produtor emita uma nota fiscal complementar (NF de produtor) para que a empresa possa efetuar a entrada de produtos referente as taxas. Se a nota fiscal não for emitida pelo produtor, as taxas em produto NÃO poderão ser cobradas pela empresa.

Fixação de entradas A Depósito

As taxas podem ser em produtos e cobradas do produtor, no momento de fixar o preço. A Fixação de produtos recebidos com transação A Depósito, ocasiona a geração de duas notas fiscais: uma Nota Fiscal de Devolução ao produtor rural e uma nova Nota Fiscal de entrada.

Como é discriminado o item referente as taxas?

Fixação de entradas a Fixar

A Fixação de produtos recebidos com transação A Fixar, ocasiona a geração de: uma Nota Fiscal de Entrada (tipo 6 ou 10) a fim de complementar o valor combinado para venda da mercadoria, entre empresa e produtor. O processo também pode gerar uma nota fiscal de devolução, se preço da fixação for menor do que o preço do recebimento. Veja os detalhes na documentação de Fixação A Fixar.

A quantidade de taxa cobrada em produto gera movimentos de acordo com o preço:

Importante

O Preço do produto cobrado como taxa será buscado conforme descrito na documentação de preços para taxas.

Devolução

As taxas em produtos podem ser cobradas do produtor, no momento em que o produto for devolvido a ele. Estas taxas podem ser referente ao tempo de armazenagem, secagem, etc.

A Devolução de produtos recebidos, ocasiona a geração de duas notas fiscais: A Nota Fiscal de Devolução ao produtor rural e uma nova Nota Fiscal de entrada para cobrança da taxa.

Como é discriminado o item referente as taxas?

Transferência entre produtores

As taxas em produtos podem ser cobradas no momento em que determinado produtor desejar transferir seu produto para outro produtor. As taxas serão cobradas do produtor de origem (remetente), no momento em que o sistema gerar a nota fiscal de devolução, conforme descrito no item "1" abaixo:

A Transferência de produtos caracteriza-se por:

  1. Uma Devolução para o produtor que deseja vender/transferir o produto a outro produtor;
  2. Uma nova entrada em nome do produto que possui o produto.

Portanto, a nota fiscal gerada para as cobranças de taxas em produto é a mesma que do processo de Devolução:

Importante

O produtor que recebeu o produto transferido deve entregar a sua nota fiscal (NF Produtor) à empresa.

Para configurar se a cobrança de uma taxa específica não deve ocorrer em todas as transferências entre produtores e devoluções é possível utilizar o identificador de regras COM-113TAXA01.

Consulta

A consulta das notas fiscais pode ser feita em mais de uma tela. Como sugestão, informamos algumas delas:

- Devoluções (saídas): Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Consultas > Controle de entradas e saídas (F115CCS);

- Compras (entradas): Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE) ou Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais (F441CNE).

Este artigo ajudou você?