Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Fórmulas de reajustes

F037FRJ - Fórmulas de Reajuste

Em todas as telas de baixa do Contas a Receber e na tela de consulta de títulos foi implementado o cálculo pelas fórmulas de reajuste.
Para esta implementação foi utilizado o campo Fórmula de reajuste (CODFRJ) que já existia no título porém não era utilizado. No cadastro da fórmula de reajuste existe uma moeda e é essa moeda que será usada para calcular o reajuste (acréscimo/desconto) do título. Portanto isso funcionará como a multimoeda que já existe, com algumas diferenças:

  1. A fórmula de reajuste permite escolher 5 opções de data base para cálculo do reajuste em relação a data de pagamento, na multimoeda sempre é a data de emissão com a data de pagamento.
  2. Na multimoeda a correção é jogada no campo Correção e a deflação é jogada no campo Outros Descontos, na fórmula de reajuste a correção será armazenada no campo Outros Acréscimos e a deflação no campo Outros Descontos.
    Ao incluir um título por qualquer lugar que possua fórmula de reajuste, será atualizado o campo Cotação do Reajuste (COTFRJ) na tabela E301TCR com a cotação na moeda cadastrada naquela data.
    Ao alterar a data base para cálculo (se for o vencimento alterar o vencimento), será alterado o mesmo campo descrito acima com a nova cotação.
    Em todas a telas de baixa do contas a receber (inclusive a tela de baixa por compensação do CP e a opção devolução de créditos na tela da tesouraria) e na consulta de títulos, será calculada a variação de acordo com a explicação acima. O campo Fórmula de reajuste está nas grids das telas de baixa, mas não é possível alterar o mesmo.
    Ao fazer as baixas dos títulos (totais e parciais) será atualizado o campo Cotação do reajuste (COTFRJ) na tabela E301MCR com a cotação da moeda na data de pagamento do título (este campo será utilizado posteriormente para cálcula da nota de débito).

Efetuada alteração para flexibilização do cálculo dos juros no Contas a Receber. Para isto foram criados os campos RecJOa - "Considera Outros Acréscimos Juros CR" e RecJOd - "Considera Outros Descontos Juros CR" na tela F070FRE (Cadastros > Filiais > Contas a Receber) - página "Receber 2". Estes mesmos campos foram criados também na tabela E301MCR (C.Receber - Títulos - Movimentos).
Para manter a compatibilidade do cálculo de juros do contas a receber, os indicativos da filial foram atualizados com o valor 'N' (AutoCorrect). Na inclusão de uma filial nova (F070FRE - Cadastro - Filiais - Contas a Receber - Receber 2) , o valor padrão para os indicativos será 'N'.
Para os movimentos de entrada ou troca de portador, o valor dos indicativos será ' ' (espaço).
Para as movimentos de baixas antigos serão 'N'. Os novos movimentos terão o valor que estiver definido na filial.
Os valores de Outros Acréscimos e Outros Descontos serão atualizados através da Fórmula de Reajuste.
O valor base para o cálculo dos juros será (QdeMoe + VlrOac - VlrOde), de acordo com os indicativos.
Para calcular o valor devido das baixas parciais, serão gravados os valores dos indicativos para compor o valor de juros no momento da baixa.
A alteração do cálculo de juros, influenciou nas seguintes telas:

Portanto:

Considera O.A. Juros CR Considera O.D. Juros CR Cálculo JUROS (Taxa incide sobre...)
S S (Valor Principal + Outros Acréscimos TRD) - Outros Descontos TRD
S N Valor Principal + Outros Acréscimos TRD
N S Valor Principal - Outros Descontos TRD
N N Valor Principal

Lembrete

O cálculo dos juros continua o mesmo (composto ou simples). O que altera a partir de agora é a base de cálculo para aplicação do percentual de juros para os títulos com Fórmula de Reajuste (TRD).

Campos

Fórmula Reajuste
Código da fórmula de reajuste do contrato.

Moeda Reajuste
Indica a moeda/índice de reajuste.

Data Base de Cálculo
Indica a data base para o cálculo, podendo ser: 1 - Data de Emissão; 2 - Data de Entrada; 3 - Vencimento original; 4 - Vencimento prorrogado; 5 - Data de provável pagamento;

Condição de Pagamento
Indica a condição pagamento.

Indicativo se possui Taxa
Se estiver "S-Sim" poderá ser incluído valor no campo de taxa, se for "N-Não" (ou vazio) o sistema irá desabilitar o campo Taxa.

% Taxa
Indica a taxa de acréscimo de juros.

% Desconto para Título não Vencido
Informe neste campo o percentual mensal de desconto que deve ser utilizado para os títulos não vencidos da renegociação.

Texto Fórmula Reajuste
Texto livre do cálculo efetuado na fórmula de reajuste.

Indicativo se possui Entrada
Indica se a fórmula de reajuste exige ou não entrada. Será sugerido "S-Sim" ao incluir um registro.

Tipo de Entrada
Indica como a entrada do pagamento será tratada na fórmula de reajuste. Caso esse parâmetro esteja definido como 2 - Título a Receber, o valor da entrada definido na renegociação será gerado através de um título a receber e será registrado na guia Títulos Substitutos da tela F301BMD.
Quando esse campo for igual a 1 - Movimento na Tesouraria, o valor da entrada será registrado na guia de Contas da tela Baixa por Motivo Diversos do Contas a Receber (F301BMD).

Notas:

- O número do título será gerado com uma numeração sequencial, precedida das letras ER (abreviação de Entrada Renegociação).

- Quando o título na guia Substitutos, for o título de entrada da renegociação, o filtro do campo transação só irá aceitar transações ativas do módulo CRE, cujo tipo de baixa seja igual a NA; caso não seja o título de entrada da renegociação, o filtro da transação manterá o mesmo filtro que possuía antes.

- Para informações sobre a rotina de recebimento de títulos no PDV, consulte o Manual do Usuário.

Importante:

Quando utilizado o tipo de Entrada 1 - Movimento na Tesouraria, após o fechamento da renegociação será gerado um movimento na tesouraria, no entanto no momento da renegociação o usuário poderá selecionar uma conta da tesouraria diferente da conta do PDV que efetivamente registrará o recebimento da entrada na filial, ocasionando divergências nos registros das contas da tesouraria.

Tipo de título da Entrada
Indica o tipo de título da entrada na fórmula de reajuste. Esse título irá utilizar o tipo de título definido no campo Tipo de título na entrada e a transação definida no campo Transação da entrada. Esse campo só ficará habilitado quando o Tipo de Entrada for igual a 2 - Título a Receber.

Transação da Entrada
Indica a transação da entrada na fórmula de reajuste. Esse campo só ficará habilitado quando o Tipo de Entrada for igual a 2 - Título a Receber.

Calcula Taxa Price
Este campo só fica habilitado quando o campo Indicativo se possui Taxa está definido como "Sim" e serve para definir se a Tabela Price deve ser considerada ao calcular as parcelas ou juros dos títulos substitutos.

Situação
Indica a situação da fórmula de reajuste, ativo e ou inativo.

Este artigo ajudou você?