F043RMP - Relacionamento entre Modelos de Plano
Esta tela permite o relacionamento entre os modelos de plano contábil, modelos de plano financeiro e modelos de plano de centro de custos. Este relacionamento é necessário no processo de validação do modelo de plano, na geração do SPED ECF e na geração do SPED - ECD, onde o plano contábil e/ou de composição auxiliar devem ser relacionados ao referencial solicitado.
Processos
Validação de Modelo de Plano
- Cadastrar o novo modelo
O contador deverá definir o novo plano conforme necessidade da sua empresa, depois que tiver 100% definido e analisado, deve-se realizar o cadastro do novo plano, por meio da tela F043MPC. - Processar o relacionamento
Na tela F043RMP deve-se informar o tipo de plano, modelo de plano origem (que é o plano antigo) e modelo de plano destino (o novo modelo a ser aplicado na empresa). Ao clicar no botão Mostrar será apresentada as contas do modelo de plano origem para fazer o relacionamento com o modelo de plano destino, através do campo Conta Para.
Se no plano origem a conta Caixa era 100 e no novo será 200, no campo Conta Para deve ser informada a conta 200. Para o modelo de plano contábil a rotina é bem flexível, podendo relacionar várias contas para apenas uma conta no novo (relacionamento de N para 1).
Uma conta sintética pode se tornar analítica no plano novo, porém uma conta analítica não pode se tornar sintética no novo plano.
- Processar a validade do modelo
No caminho Cadastros > Modelos de Planos > Validade de Modelo de Plano (F043VMP) (ATENÇÃO):
Para realizar a validade de modelo de plano, aconselha-se fazer um backup da base de dados antes de executar o processo, tirar TODOS os usuários para evitar alterações na base de dados, no momento que estiver processando (o processo de validade de modelo de plano altera TODAS as tabelas que possuem o código da conta existente do modelo afetado).
Informar o tipo de plano, a opção Mudança de Plano, plano de origem e destino, e período de validade que deverá ser 12/XXXX.
Digamos que hoje é dia 11/11/2008 e o contador decidiu mudar o plano de contas para o ano de 2008. A data de validade deverá ser 12/2007 e ao processar a validade, os lançamentos feitos até 31/12/2007 serão transportados para a estrutura histórico e os lançamentos até 11/11/2008 serão substituídos pelas contas do novo modelo.
Antes de validar o exercício de 2007 conforme o exemplo, o ano de 2007 deve estar encerrado com o Balanço Patrimonial, Balancete de verificação, Livros Razão, Diário, pois o Gestão Empresarial | ERP transfere todos os movimentos até o ano de 2007 para tabelas de histórico.
Se todas as recomendações forem seguidas e a parametrização realizada corretamente, conforme descrito acima, basta clicar no botão Processar. Este procedimento é demorado, pois o ERP acessa todas as tabela do sistema para substituir a conta destino pela conta nova. Aconselha-se, inclusive, fazer a validade de modelo de plano no final de semana.
Relacionamento de Modelo de Plano Referencial (SPED - ECD)
Observação
Quando for feito um relacionamento entre contas (modelo empresa X plano referencial) que se enquadre em um dos cenários a seguir, é exibida uma advertência e é preciso decidir se irá ou não continuar com o relacionamento:
- Relacionamento de Contas Analítica (modelo da empresa) X Contas Sintéticas (modelo referencial);
- Relacionamento de Contas Sintéticas (modelo da empresa) X Contas Analíticas (modelo referencial);
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja A-Ativo com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de A-Ativo;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja P-Passivo com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de P-Passivo;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja L-Patrimônio Líquido com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de L-Patrimônio Líquido;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja D-Despesas ou X-Ambos com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de D-Despesas ou X-Ambos;
- Conta do plano da empresa cujo definição do grupo seja R-Receitas ou X-Ambos com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de R-Receitas ou X-Ambos.
1. Cadastrar o modelo de plano referencial
O cadastro do modelo de plano
referencial pode ser realizado manualmente pela tela F043MPC
ou por importação de arquivo. Para realizar o cadastro manualmente basta incluir
um novo modelo de plano indicando Modelo Referencial igual S(sim) e no campo Código Int. Referencial informe o código correspondente (exemplo:
10-Secretaria da Receita Federal). Para realizar o cadastro através da
importação de arquivo texto, verifique se o arquivo de configuração do sistema
(.CFG) possui a chave PERMITESQLREGRA com o valor SIM. Utilize o layout de
importação 80 (Importação das contas Mod. Plano Referencial SRF) para realizar
a importação do arquivo disponibilizado pelo SRF.
2. Relacionar o modelo de plano da empresa com o referencial.
3. Para realizar o relacionamento do modelo de plano de conta contábil com um
modelo de plano de centro de custos, é necessário informar o modelo de plano
origem (da empresa), o modelo de plano de custos (a ser relacionado) e o modelo
de plano destino (referencial). Caso já exista relacionamento do modelo de plano
de contas da empresa com o modelo de plano referencial, deve-se clicar no botão Ini. Rel CC., que manterá o relacionamento já existente entre os modelos,
possibilitando informar apenas o centro de custos para a conta.
Quando precisar relacionar mais de um centro de custos para uma conta, pressione
a tecla Insert que uma nova linha com os dados da conta será acrescida acima.
Porém, o campo Conta Para sairá zerado, sendo necessário informá-lo. Para
excluir uma linha, basta pressionar as teclas Ctrl + Del.
O relacionamento do modelo de plano contábil com o modelo de plano de centro de custos será necessário para gerar os centros de custos no arquivo, para os registros I051, I155, I250, I310 e I355.
Importante:
Caso sejam utilizados centros de custos sintéticos, para que não ocorram recusas no SPED ECF, é necessário vincular manualmente na grade Relacionamentos os centros de custos analíticos por meio do relacionamento de modelos e planos contábil. Ou seja, é necessário gerar uma linha para cada centro de custo analítico relacionado ao centro de custo sintético.
Importação do Relacionamento
Para realizar a importação do relacionamento entre modelos através de um
arquivo, deve-se acessar a tela FExeForm, selecionar o modelo de importação
SAIM00081 (Modelo de Planos - Relacionamentos entre modelos) e informar o
arquivo a ser importado.
O arquivo será composto pelas colunas: CODMPC (Código do modelo de plano
origem), CODMPA (Código do modelo de plano destino), SEQMPC (Sequência de
registro ), CTAANT (Código reduzido da conta contábil origem) e CTAATU (Código
reduzido da conta contábil destino ).
O importador realiza as seguintes consistências:
- verifica se o modelo de plano origem existe no sistema;
- consiste se o Tipo de Plano é 1 e se é Modelo referencial. Caso seja modelo referencial, a importação desta linha não será realizada;
- verifica se o modelo de plano de destino existe no sistema;
- consiste se o modelo de plano destino é o mesmo código do modelo de plano origem. Caso seja, a importação desta linha não será realizada;
- verifica se a sequência foi informada;
- verifica se a conta contábil existe no modelo de plano origem;
- verifica se a conta contábil existe no modelo de plano destino;
- verifica se a conta contábil destino é sintética e a conta contábil origem é analítica. Caso seja, a importação desta linha não será realizada.
As divergências encontradas serão apresentadas após o término da importação, em um arquivo .txt.
Modelo de Plano Contábil
Para realizar o relacionamento entre o modelo de plano contábil e o referencial, deve-se informar no modelo de plano origem o código do modelo utilizado pela empresa e, no modelo de plano destino o código do modelo de plano referencial. Será considerado como modelo de plano referencial aquele que tiver a indicação Modelo Referencial igual a S(sim), no cadastro de modelo de plano (F043MPC).
No campo Modelo Plano Origem será possível informar apenas os modelos de planos referenciais quando os estes estiverem ligados à uma empresa. Caso contrário, será exibida a mensagem: Não é permitido informar modelo de plano referencial como origem. Não existe empresa relacionada a este modelo..
Modelo de Plano de Composição Auxiliar
Ao selecionar o tipo de modelo de plano de composição auxiliar será apresentada a mensagem A rotina de Validade de Modelo de Plano não está disponível para Modelo de Plano de Composição Auxiliar. Este relacionamento será utilizado somente para geração do SPED - Contábil.. Da mesma forma que ocorre para o modelo de plano contábil, deve-se informar, no modelo de plano origem, o código do modelo de composição auxiliar utilizado pela empresa e, no modelo de plano destino, o código do modelo de plano referencial. Neste caso será permitido que o relacionamento seja realizado entre o modelo de composição auxiliar (origem) e um modelo contábil (destino), desde que o modelo de plano contábil (destino) seja referencial.
Relacionamento entre Modelos de Plano Correlatas
Campos
Tipo Plano
Indica o tipo de plano que será realizado o relacionamento.
- Contábil
- Financeiro
- Centro Custos
- Composição Auxiliar
Modelo Plano Origem
Código do modelo de plano base para a realização do relacionamento.
Modelo Plano C.Custo
Código do modelo de plano de centro de custos que terá o relacionamento efetuado com o plano contábil.
Modelo Plano Destino
Código do modelos de plano que terá o relacionamento efetuado.
Mostrar Todas as Contas
Exibe todas as contas do plano origem, independente se há ou não relacionamento com o plano destino.
Campos da grade
Conta De
Conta referencial ao modelo de plano origem.
Classificação
Classificação da conta do modelo de plano, conta origem.
Tipo
O campo será exibido quando no filtro for informado o tipo de modelo de Centro de Custos.
O tipo refere-se ao campo Tipo Centro Custos, definido no Cadastro do modelo
de Plano de Contas, da conta origem.
Abreviatura
Nome reduzido da conta origem.
Nível
Nível hierárquico da conta origem.
A/S
Indica se a conta origem é analítica (A) ou sintética (S).
Conta Para
Código da conta em que será relacionada com a conta origem.
Classificação
Classificação da conta do modelo de plano, conta destino.
Tipo
O campo será exibido quando no filtro for informado o tipo de modelo de Centro de Custos.
O tipo refere-se ao campo Tipo Centro Custos, definido no Cadastro do modelo
de Plano de Contas, da conta destino.
Abreviatura
Nome reduzido da conta destino.
Nível
Nível hierárquico da conta destino.
A/S
Indica se a conta destino é analítica (A) ou sintética (S).
Botões
Mostrar
Exibe as contas do modelo de plano origem para que o relacionamento seja criado com o modelo de plano destino.
Processar
Salva o relacionamento entre as contas de origem e destino, definidos pelo usuário.
Excluir
Realiza a exclusão dos relacionamentos entre o modelo de plano origem e destino.
Para excluir o relacionamento, por exemplo, de apenas uma classificação, basta
clicar no botão Seleção, informar o tipo do modelo, a Classificação,
confirmar e clicar no botão Excluir.
Seleção
Exibe a tela F043SRM.
Aplicar
Realiza o relacionamento de todas as contas subordinadas à Conta De, quando for informada uma Conta Para analítica para um relacionamento com uma Conta De sintética. Para realizar este relacionamento o cursor deve estar posicionado sobre a Conta Para informada, e somente serão atualizados os relacionamentos onde ainda não exista Conta Para informada. Quando os três modelos de plano forem informados (Plano Origem, Plano C. Custo, Plano Destino) e for informado um centro de custo em C.Custo de ele será replicado para todas as contas que tiverem o relacionamento atualizado.
Imprimir
Ao clicá-lo, será exibida a tela de entrada do modelo de relatório CTCT072.GER (Relacionamento
entre modelos de planos), permitindo a impressão das contas relacionadas entre os modelos de planos e
centro de custos.
Ini. Rel. CC.
Esse botão será utilizado para
parametrização do SPED ECD.