F621CTC - Controle de Tabelas de Custos
Esta tem como objetivo cadastrar e controlar todas as tabelas que serão utilizadas pela Gestão de Custos.
Processos
Existem vários tipos de tabelas para serem cadastradas. São estas tabelas que
fazem ligação com todo o sistema de custos, desde formação de preços, até
contabilidade de custos.
As informações consistentes contidas nestas tabelas são responsáveis por um bom
processo dentro do sistema de custos.
- Na rotina do Gerador de Tabelas é possível fazer a criação automática das tabelas, sem necessidade de criá-las individualmente. Maiores informações sobre esta funcionalidade, acesse Custos - Gerador de tabelas de custos.
- Nos links abaixo, há maiores informações sobre estas tabelas e sobre a funcionalidade desta tela.
Campos
Tipo
Neste campo, o usuário escolherá o tipo de tabela a ser cadastrada.
Tabela
Neste campo, o usuário define o
código da tabela.
Guia
Dados Gerais
Exibe as informações gerais da tabela cadastrada, como por exemplo: hora da criação/alteração e o nome do usuário responsável. Ao incluir uma nova tabela, algumas informações deverão ser digitadas.
Campos
Descrição
Usuário informa
uma descrição para a tabela
Situação
Situação da tabela.
Veja mais.
Validade
Data de
validade da tabela, pode ser utilizada para um maior controle nos períodos
da tabela.
Esta data não influência nos processos de custos.
Observações
Exibe as
informações digitadas e as informações geradas automaticamente.
Veja mais.
Criação
Exibe a data de
criação da tabela.
Alteração: Data/Hora
Exibe a data e hora de alteração da tabela.
Usuário
Exibe usuário
de criação/alteração da tabela.
Parâmetros
Nesta página o usuário define os parâmetros que compõe a tabela, como por exemplo: quais os componentes de cálculo que a tabela usará, qual a data base da ficha técnica. As tabelas existentes e já utilizadas por algum processo, tem seus parâmetros desabilitados.
Em Uso
Informa se há algum processo utilizando a tabela relacionada em um determinado momento e enquanto uma tabela estiver com a situação "3 - Em Uso", o sistema não permite alterações na mesma.
Grade
Processos em Execução
Exibe informações
sobre o processo que está utilizando a tabela. Essas informações são:
"Descrição do Processo", "Data Processo", "Hora Processo", "Usuário" e "Nome
do Usuário".
Mensagens:
- Quando a tabela a ser processada estiver em uso por algum processo, irá exibir a mensagem: "A tabela informada está em uso por algum processo. Verifique no "Controle de tabelas"!". Quando a tabela está em uso por algum processo, pode ser verificado na página "Em Uso" do controle de tabelas;
- Quando processar uma tabela que utiliza uma que está com a situação "Em Uso", irá exibir: "Não foi possível liberar a(s) tabela(s) com situação "3 - Em uso". Verifique!". As tabelas com a situação "Em Uso" são visualizadas na página "Dependências", grade "Utiliza".
Dependências
Possibilita ao usuário consultar as tabelas utilizadas e as tabelas que dependem da tabela relacionada.
Grade
Utilizada Por
Informa ao usuário quais as tabelas de custos que utilizam a tabela relacionada.
Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.
Utiliza
Informa ao usuário quais as tabelas que são utilizadas nos "Parâmetros" da tabela relacionada.
Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.
Duplicação
Nesta é possível duplicar as tabelas de custos. Com isso, as informações da tabela que foi utilizada para ser duplicada, serão atribuídas a esta nova tabela.
Ao acionar esta guia, são exibidas outras três:
- Dados Gerais;
- Parâmetros;
- Reajuste.
As duas primeiras guias possuem a mesma funcionalidade do cadastro normal de uma tabela. Porém, alguns campos já virão preenchidos, como por exemplo, a informação de validade, de tabela e períodos provenientes da guia Parâmetros. Lembrando que, essas informações já preenchidas, são sugestivas, e poderão ser alteradas.
Já a guia Reajuste pode ser utilizada quando é realizada uma duplicação de tabelas.
Guia
Reajuste
Nesta guia são informados os percentuais de reajustes da tabela que será
duplicada.
Não são todas as tabelas que tem esta possibilidade de reajustar valores, apenas
as tabelas de formação de preços do tipo: "2", "3", "4", "7", "5", "6", "7",
"8", "9" e "12".
O percentual pode ser atribuído por um "Reajuste Padrão" para a tabela, ou ainda, um percentual de ajuste por "Seleção de Produtos", por "Produto", por "Centro de Custos", "Grupos de Natureza de Gastos" e "Natureza de Gasto", dependendo do tipo da tabela a ser duplicada.
Ao duplicar uma tabela do tipo "2 - Cotação de Insumos, são exibidas as grades Reajustes por Seleção de Produtos e a grade Reajustes Individuais:
- Na primeira grade, é possível informar um % Reajuste por seleção de produtos, ou seja, todos os produtos da seleção informada receberão o reajuste aplicado.
- Na segunda grade, o % Reajuste é aplicado individualmente por produto, onde poderá ou não ser informada uma derivação, com isso, o reajuste será aplicado apenas ao produto/derivação informada.
Ao duplicar uma tabela do tipo "4", é exibida a grade "Reajustes Detalhados", onde é possível informar o % Reajuste por "Centro de Custos", "Grupos de Natureza de Gastos" e "Natureza de Gasto". Com isso o reajuste será aplicado, conforme centro de custos, ou grupos informados.
- Quanto a Duplicação, nas tabelas do tipo "7", "8", "9" e "26", há uma
consistência na duplicação de tabelas que verifica se a tabela destino já possui
informações gravadas. Caso possua, exibirá a mensagem: "Existem dados na tabela.
Deseja mantê-los?":
- Ao optar por "S - Sim" as informações são mantidas e sobrepostos somente os valores;
- Se optar por "N - Não", as informações são excluídas e depois duplicada a tabela.
- Na duplicação das tabelas do tipo "34 - Custo da Produção" e "36 - Custo de manutenção", os dados armazenados nas tabelas no banco que fazem parte dessas tabelas não serão duplicadas para a nova tabela criada.
Quando na Duplicação é informado um reajuste, ficará gravado na observação desta tabela duplicada as informações destes reajustes aplicados.
Botões
Processar
Processa a duplicação da tabela.
Manutenção
Botão localizado no rodapé da tela e acessa a tela "Custos - Manutenção de Tabelas em Uso".
Este botão fica
habilitado apenas na página "Dados Gerais".
Observações
Botão localizado no rodapé da tela e acessa a tela "Custos -
Observações".
Este botão fica
habilitado apenas na página "Dados Gerais".
Liberar Tabelas
Botão localizado no rodapé da página Dependências.
O objetivo deste botão é alterar a situação das tabelas da grade "Utiliza"
para a situação "2" (Liberada), com exceção das tabelas com a situação "3" (Em
Uso). Assim, não há necessidade de entrar nas tabelas individualmente e alterar
uma a uma.