Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (Até versão 5.6.3)

F645INT - Integração Contábil

Importante

Esta tela se encontra descontinuada, não recebendo mais melhorias, correções ou suporte. Ela era padrão até a versão 5.6.3, deixou de ser utilizada como padrão a partir da 5.6.4.1 e será removida no dia 25/09/2020. A tela de rotina padrão para Integração Contábil é a F645CTB. Caso ainda use a tela F645INT como padrão, comece a fazer a migração gradativa das suas formas de contabilização para usá-las na F645CTB.

Tem como objetivo realizar a integração contábil dos módulos de Notas Fiscais Saída, Fatura (Vendas), Estoques, Contas a Receber, Notas Fiscais de Entrada, Faturas (Compras), Contas a Pagar, Comissões, Tesouraria, Patrimônio, Tributos - Vendas, Tributos - Compras, Tributos - Redução Z, Tributos - Apuração/Cálculo e Projetos - Lançamentos Manuais.

Processos

Para apresentação de declarações fiscais, como IN86 e SPED ECD, é necessária a apresentação dos lançamentos conforme o FATO CONTÁBIL. Como a área Finanças possuem cheques que podem ser utilizados mais de uma vez para o pagamento de "n" títulos, o cheque e as baixas que se caracteriza como o fato contábil desta transação deve estar agrupado no mesmo lote.
Desta forma, ao selecionar a opção "Lote por Movimento" e a gestão Tesouraria na integração contábil (F645INT), será realizado o seguinte tratamento:

  1. as gestões Contas a Pagar e Contas a receber serão selecionadas e desabilitadas automaticamente;
  2. a rotina executará primeiro a contabilização da gestão Tesouraria e posteriormente das áreas Contas a Pagar e Contas a Receber;
  3. na contabilização da gestão Tesouraria, será verificado se o movimento de origem é de algum pagamento ou recebimento de acordo com as tabelas "E301MCR" e "E501MCP". Caso o movimento seja de uma das origens, estes registros referentes à essas tabelas devem ser contabilizados com o movimento da tesouraria, compondo um lote. Com isto, todos os lançamentos do fato contábil ficam reunidos em um mesmo lote;
  4. para os movimentos da Tesouraria que  não são relacionadas com as gestões Contas a Pagar e/ou Contas a Receber, a contabilização mantém o comportamento atual.

Observação

Quando a opção "Lote Diário"  estiver habilitada ou o "Tipo atualização" for "Por intervalo" e a quantidade de dias for 1, pode-se informar o "Período Sugerido" ou a "Data Inicial" e "Data Final" em meses diferentes.

A integração das notas fiscais eletrônicas de saída considera como filtro a situação (SitDoe) do envio do documento eletrônico, da tabela E140IDE. A contabilização será realizada quando o dispositivo da série da nota fiscal for "6" (Nota Fiscal Eletrônica), "7" (Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou "8" (Nota Fiscal Eletrônica de Serviço) e as situações forem "03" (Autorizada), "05" (Denegada), "08" (Inutilizada)ou "09" (Cancelada). Para os dispositivos diferentes de "6", "7" e "8" será contabilizado normalmente, independente da situação.

Campos

Filial
Filial que terá os dados integrados na contabilidade.

Agrup. Filiais
Código do agrupamento de filiais que terão os dados integrados na contabilidade.

Período Sugerido
Indica o período, dentro do mesmo mês, a ser integrado na contabilidade.

Tipo Atualização
Indica o tipo de atualização da integração no banco de dados. A atualização pode ser:

Período completo: inicia uma transação no banco de dados. Processa TODOS os movimentos do período contábil para o módulo selecionado e finaliza a transação. Sempre considera a geração de lote por filial e lote diário.

Por intervalos: inicia uma transação no banco de dados. Processa os movimentos entre a data inicial até a quantidade de dias informados (data inicial + quantidade de dias = data final 1) e finaliza a transação. Inicia nova transação no banco de dados, processa os movimentos a partir do último período integrado (data final1) considerando a quantidade de dias (data final1 + quantidade de dias = data final ) e finaliza a transação. Isso acontece até realizar a contabilização de todo o período informado na tela. Desta forma, as transações são iniciadas e finalizadas várias vezes, porém com uma massa de dados muito menor que a opção "período completo".

Escolhendo essa opção, o campo Quantidade Dias é habilitado.

Lote por Filial
Gera um lote contábil para cada filial integrada.

Lote Diário
Gera um lote contábil para cada dia do período integrado.

Lote por Movimento
Gera um lote contábil para cada movimento integrado.

Quantidade Dias
Indica a quantidade de dias para o intervalo de atualização.

Quantidade Vezes
Indica a quantidade de vezes para a atualização. Não pode ser inferior a um e superior a quinze.

Desativar depuração de regras
Desabilita a depuração de regras parciais ligadas nas formas de contabilização.

Módulo

Notas Fiscais de Saída
Na integração contábil das notas fiscais de saída é verificado se a série da nota fiscal de saída possui o dispositivo autorizado diferente de nota fiscal eletrônica (06) e nota fiscal eletrônica de serviço (08), ou quando a série possui a indicação dispositivo autorizado igual a um destes é verificado se na nota fiscal a situação NF-e/CT-e está igual a "Autorizada" (03). Desta forma, serão integradas as notas com dispositivo autorizado diferente de nota fiscal eletrônica e nota fiscal eletrônica de serviço e somente as notas fiscais eletrônicas autorizadas.

Contas a Receber
Para exibir o código do cliente nas mensagens, é necessário fazer a ligação com outra tabela no banco de dados o que afeta a performance da contabilização. Por isso, o código do cliente será exibido nas mensagens apenas na validação (Botão Validar).

Tributos - Redução Z
Integração das naturezas: "X" (Analítico - pelos Rateios), "Y" (Sintético - pelos Rateios), "U" (Composição Auxiliar) e "C" (Conversão).
Para esta funcionalidade, nas formas de contabilização deverá haver uma "Origem" do tipo "IVZ" (Tributos - Redução Z) e esta deve estar ligada a uma tabela "E660RTZ". Também deverá haver notas fiscais de redução "Z" com rateios informados na tela  F660TOF, botão Rateios.
As informações geradas na integração contábil podem ser consultadas nas telas: F650CLC, F650CLA e F658CLC.

Importante

  1. os relacionamentos entre lançamento e movimento são gravados na tabela "E644LIC" mesma tabela utilizada para gravar os relacionamentos da tabela "E661RES";
  2. a geração dos lotes contábeis para os dois tipos de movimentos serão realizados separadamente, ou seja, em nenhum momento irão compor o mesmo lote contábil.

Para realizar a integração da tabela "E661RUF" (Resumo do Cálculo dos Impostos por Estado) é necessário realizar algumas configurações:

  1. o cálculo do imposto "34" deve ter movimentações no período que deseja realizar a integração contábil. Esta movimentação/cálculo é realiza da na tela "F661IA10" (Resumo - Apuração Imposto);
  2. possuir uma forma de contabilização na origem "IMP" (Impostos - Apuração/Cálculo) para integrar as informações da tabela "E661RUF" (Resumo do Cálculo dos Impostos por Estado);
  3. na tela "F055PPF" (Configuração de Impostos para a Filial) deve possuir o imposto "34" (ICMS substituição tributária) ligado, e configurados os estados que deseja realizar a apuração.

Nessa grade é possível realizar uma forma de contabilização diferente para cada estado, para isto basta informar a forma na coluna "Código Forma Contabilização".
Não será possível cadastrar critérios de endereço para a tabela "E055SUB", pois este não possui as mesmas chaves que a tabela base "E661RUF".
Motivo: "E661RUF.DATAPI" e "E055SUB.DATBAS" não possuem o mesmo nome, impossibilitando a ligação entre as tabelas.

Observações

  1. caso houver forma de contabilização informada na grade superior e na inferior (tela F055PPF) sempre será considerada na integração contábil a forma da grade inferior;
  2. se não houver forma na grade inferior, sempre será considerada a da superior;
  3. os estados que não tiver forma de contabilização definida não serão integrados;
  4. na exclusão do lote contábil (tela F650PLT), os relacionamentos existentes entre lançamentos e movimentos também são excluídos.

Botões

Contabilizar
Confirma os valores dos campos de filtro e fecha a tela. Todos os valores informados terão efeito sobre a tela de consulta de títulos.

Validar
Verifica todas as informações definidas nas formas de contabilização, se realmente existe, para os lançamentos dos módulos selecionados.

Gerar Regra
O botão Gerar Regra está desabilitado, pois é irrelevante para a nova rotina, na qual gera as regras no momento em que realiza a contabilização.

Informação
Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Identificadores de Regras

Módulo Código
CTB 645INTFM01
CTB 645INTRL01
CTB 645INTVZ02
CTB 640LCTRT01
CTB 645LZERO01
CTB 645LZERO02
CTB 645LZERO03
CTB 645ORDMV01
CTB 645ORDSQ01
CTB 645RATCO01
CTB 645SITRZ00
CTB 645LOTEM01

Web services

É possível selecionar o modo de processamento da rotina com o serviço Integração. Ao clicar no botão Contabilizar é exibida a tela Modo de Processamento para que a seleção seja realizada.

Este artigo ajudou você?