F690APU - Apuração do INSS retido
Esta tela permite realizar a apuração dos valores do INSS da EFD-Reinf. Através desta apuração é possível prever os valores de pagamento desse imposto para a área financeira da empresa.
Depois de confirmado os valores e processada a operação, será lançado um título no contas a pagar da empresa com o valor total do INSS. Esse título será referente a guia de recolhimento que será gerada após o envio das informações da EFD-Reinf para a Receita Federal.
Para fazer a apuração
- Cadastre o imposto "69 - INSS - EFD-Reinf" na tela Cadastro de Imposto (F051IMP);
- Cadastre o código do imposto na filial em Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF);
- Informe a Empresa, Competência Filial, Agrupamento de Filiais (se for o caso) e clique em Processar;
- Se a competência for anterior ou igual a 01/02/2023, o sistema usará a Filial para os filtros, bloqueando o campo Agrupamento;
- Se a competência for após 01/02/2023, o sistema verificará se a Empresa usa o Agrupamento de Filiais (E070EMP.UsaAgr). Caso sim, o campo Agrupamento será usado para os filtros e o sistema trará todos os registros das filiais que usam o agrupamento informado. Caso não, o sistema usará a filial, abastecida com a filial matriz, para os filtros e trará todos os registros das filiais ligadas à filial matriz.
- Será gerado o título no Contas a Pagar e a guia de recolhimento do imposto.
Guias
Botões
Mostrar
Lista o total do INSS retido com origem nas movimentações lançadas nos registros R-2010, R-2020, R-2030, R-2040, R-2050, R-2055, R-2060 e R-3010.
Processar
Grava o cálculo e gera o título no Contas a Pagar e sua guia de recolhimento, desde que estejam parametrizados na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF).
Excluir
Exclui/estorna a apuração selecionada, desde que ela não esteja contabilizada, o período da Reinf esteja em aberto e não haja um título no Contas a Pagar.