Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F621AVC - Análise Valorizada do Produto

Nesta tela pode ser feita uma análise valorizada de um produto já existente.
Essa análise terá uma ligação com uma Simulação de Ficha Técnica e com uma Simulação de Preço de Venda.

Processo

O usuário poderá informar um Produto/Derivação e um código de análise. Opcionalmente poderá informar um item de pedido também para que seja trazida a condição de pagamento.

Com base em tabelas de Preço Padrão, Componentes de Cálculo e Taxa Padrão, as páginas "Orientativo" e "Simulado" conterão as seguintes informações:

Tabelas da página "Parâmetros" no panel (painel) "Valorização dos componentes"
As tabelas serão preenchidas como sugestão, conforme tabelas informadas na análise anterior.

Na página "Simulado" será permitido alterar os valores (% DVVs, % royalties, custo variável, % saldos e imperfeitos, custo direto fixo, custos indiretos fixos, % despesas fixas, % previsão de imposto de renda e % lucro líquido).

Poderão ser incluídos, excluídos e alterados componentes e processos da análise (toda a alteração ficará mantida na Simulação de Ficha Técnica associada à Análise), e isso deve refletir no preço de venda orientativo e simulado calculado.

Numa alteração, por exemplo, informam-se preços unitários para esses componentes e processos, e estes ficarão gravados. O custo direto será calculado conforme o preço unitário informado. Observação: Não será permitido alterar o custo unitário de produtos intermediários.

Numa análise nova, os preços unitários e taxas serão os das tabelas informadas (como numa ficha normal), e depois que a análise for gravada, ao consultar uma Simulação de Ficha Técnica que estiver ligada numa Análise Valorizada de Custos, a explosão irá pegar os preços gravados para aquela simulação (não mais os preços das tabelas utilizadas na explosão da ficha).

Na página "Condições de Pgto" e com uma condição de pagamento na análise, serão calculadas as parcelas, baseadas nos preços orientativos e simulados; na Taxa Financeira (página "Parâmetros"); na quantidade de parcelas; e no prazo médio das parcelas (definido já no Cadastro de Condições de Pagamento).
A fórmula usada para o cálculo das parcelas é:

Valor da Parcela = 

( (1 + taxa) ^ ( Prazo Médio/30) )
----------------------------------------
           Número de parcelas

A última página (Observações), permite anotações sobre a análise até um total de 1.800 caracteres.

A opção "Considera Produto Misto como Material", indica se a análise deve ser feita tratando os mistos como material ou não. Por default virá sempre desmarcada. Ela vai influenciar nos custos, pois para se chegar neles é explodido o produto base.

Implementado tratamento que possibilita calcular o preço de venda simulado com base numa regra definida pelo usuário.

O sistema dispõem de quatro fórmulas diferenciadas para a atribuição do preço orientativo de vendas:

  1. A partir de um percentual de lucro líquido;
  2. A partir de um valor de lucro líquido;
  3. A partir de um percentual de margem de contribuição;
  4. A partir de um valor de margem de contribuição.

Na tela F620DEF, página Preço de Venda, é definido a fórmula utilizada para o cálculo do preço de venda, ou seja, uma das 4 fórmulas citadas acima, e também é definido o cálculo do Preço de Venda via regra.

E terá disponível a possibilidade de aplicação de regras específicas para a formação do preço orientativo de vendas, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Integração com tela de Entrada de Pedidos - F120GPD
A tela de Análise Valorizada de Produtos é chamada através do botão Análise Valoriz. da tela de pedidos. Na tela de entrada de pedidos é possível criar um produto personalizado através do botão Comp.Exc, podendo ser incluído/excluído novos componentes para o produto, bem como alterar as quantidades dos já existentes.
Uma vez acessada a rotina de Análise Valorizada pelo botão de integração, serão automaticamente levados os seguintes dados para a nova Análise: Código do Produto, Derivação, Filial do Pedido, Número do Pedido,

Item de pedido e quantidade
Na tela de Análise existe o campo Código da Análise. Vale lembrar que a explosão do produto na tela de Análise é feita com base na composição exclusiva criada no pedido, caso existir uma.
Após feita a Análise é possível levarmos para o pedido o preço de venda calculado e a condição de pagamento, para isso basta clicar no botão Aplicar Pedido que está disponível no rodapé da tela de Análise Valorizada. Também será gravado para o item do pedido o Código da Análise.

Com relação aos DVV's, na rotina de Análise Valorizada de Produto normalmente são utilizados os DVV's padrão, nesse caso passa a ser usado os DVV's reais do pedido como base nos cálculos.
Ainda na tela de Análise Valorizada do Produto pode-se criar um novo produto, ou seja, caso o item oriundo do pedido tenha sofrido alterações em sua composição, e sendo assim o mesmo possua uma composição exclusiva, o usuário poderá através do botão Gerar Produto criar um novo produto.

Roteiro personalizado
Se o item do pedido possuir um roteiro personalizado, esse roteiro será carregado na Análise Valorizada. A personalização de Componentes também está sendo carregado na Análise Valorizada.

Taxa Variável e Fixa
Na grade da página de Processos existem os campos Custo Variável e Custo Fixo para fazer esse tratamento. Abaixo da grade também serão exibidos totalizadores, Custo Direto Variável e o Custo Direto Fixo.

Tratamento multiusuário
Antes de gravar as informações, a rotina verifica se algum dos códigos já foi utilizado. Se positivo, serão gerados novos códigos e atualizados na tela, podendo estar diferentes dos inicialmente exibidos.

Análises vindas de pedidos (sempre na situação 9 - Não Fechado)
É possível alterar os valores e quantidades de Componentes e Processos em suas respectivas grids, bem como os demais parâmetros da Análise, menos incluir/excluir componentes e processos. Lembrando que uma vez alterado e não reaplicado as alterações ao pedido, a Análise e pedido podem ficar inconsistentes, ou seja, condição de pagamento e preço de venda diferentes.

Análises geradas a partir da Entrada de Pedidos
É possível o usuário selecionar a opção de calcular utilizando os Dvv's Padrão ou os Dvv's Reais (Pedido). A opção para utilizar os Dvv's reais sempre virá marcada como padrão nas análises geradas a partir de pedidos. Quando a análise for acessada pelo seu caminho normal, ou seja, pelo menu de Custos e não pela tela de Pedidos, a opção "Utilizar Dvv Real no Cálculo" também será mostrada. Para isso é preciso que a análise tenha sido gerada pela tela de pedidos inicialmente.
Obs: sempre que a opção "Utilizar Dvv Real no cálculo" for alterada, é necessário clicar no botão Mostrar para recarga.

Controle na mudança de tabelas de Taxa Padrão e Preço Padrão
Ao informar uma tabela diferente daquela que está gravada na Análise será possível atualizar todos os itens das grids de acordo com a nova tabela informada pelo usuário. É necessário acessar as páginas "Componentes" e "Processos" após a alteração das tabelas, para que os novos dados possam ser gravados.

O Lucro Líquido ou Margem de Contribuição serão trazidos conforme a fórmula de PV - pode ser %LL, Valor LL, % Margem ou Valor Margem ao mostrar a simulação. Esse valor será buscado da tabela de Componentes de Cálculo informada nos parâmetros da simulação, assim como também outros valores são buscados da mesma tabela: DVV, IR, Saldos Imperfeitos, CV, CDF e CIF. O preço orientativo sugerido será o preço calculado com o lucro/margem padrão. Caso o usuário queira simular com outros lucros poderá fazê-lo na página "Simulado", onde também já estará calculado com o valor padrão e não pegará novamente um lucro/margem que já esteja gravado. Ex.: o lucro é 10% na tabela tipo 1, mas foi gravado com 20% na simulação. Este só voltará ao padrão se estiver gravado "0" (zero), ou ainda não tenha nada gravado para a simulação.

Observações

Ao mostrar uma análise já aplicada ao pedido (pela tela de entrada de pedidos), o DVV Real é reduzido e consequentemente o preço também. A redução do DVV se deve ao fato da primeira análise ter sido calculada com um preço de venda muito baixo, vindo do pedido. Sempre será mantido o DVV que foi utilizado na simulação. Na consulta da composição do DVV, através do botão 'Comp.Dvv', será exibida a Composição Real do DVV com base no pedido, e no rodapé da tela é mostrado o total do Dvv Real e também o total do Dvv Simulado para alertar o usuário de alguma possível diferença.

Na análise valorizada é possível montar a simulação da ficha técnica de custos com tratamento para serviços de terceiros. Na Gestão da Produção é permitido incluir serviços na composição exclusiva e colocar operações externas no roteiro exclusivo. Com isso, pode-se incluir um serviço de terceiro via processos e composição exclusiva, e fazer a análise valorizada do produto considerando isso.

É possível verificar a composição/roteiro exclusivo de um produto quando for informado um pedido e item.
Ao informar uma Filial/Pedido/Item, será trazido automaticamente o produto e derivação correspondentes.

Parâmetros

Calcular Custo
Indica se, ao mostrar os dados na tela, deve calcular o custo do produto informado no cabeçalho. Quando essa opção estiver desmarcada, tem como finalidade apenas buscar os valores já calculados. Neste processo, caso o produto informado no cabeçalho da tela não existir ou não estiver com valor calculado na tabela de custo padrão informada nos parâmetros, será apresentado a mensagem "Verifique a tabela de custo padrão! Custo do Produto não encontrado!".

Botões

Busca Val.
Serve para buscar/atualizar os Custos dos componentes ou processos nas respectivas tabelas de Preço Padrão e de Taxas, ou seja, caso o usuário tenha alterado os custos e quiser buscar aquele que consta nas tabelas informadas, basta utilizar esse botão;
Na tela de Análise sempre será verificado se já existe a Ficha Oficial em Custos, ou seja a Ficha zero, caso não exista aparecerá uma mensagem ao usuário informando que a Ficha não existe, e caso ele queira gerar será automaticamente carregada a tela de Geração de Ficha Técnica já com o produto informado na Análise para então gerar a Ficha.

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Identificadores de Regra

FPR 621PVCAL01

Este artigo ajudou você?