Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F630GSE - Geração de Saldos de Produtos em Elaboração

Esta tela gera os saldos de produtos que permaneceram em processo no período informado na tabela de tipo "21" (Produtos por Estágio).

Processos

Quantidade não iniciada no primeiro estágio

As quantidades de Saldos de Produtos por Estágio (SPE) são geradas da seguinte maneira:

Tipos de movimentação

Dependendo o tipo de movimentação da origem do produto, a geração terá suas peculiaridades:

Origem movimenta por Operador/Operação

Origem movimenta por Operação ou Estágio

Importante

Nos casos onde há apontamento sem quantidade (apenas de tempo) e a hora de fim do movimento (E900EOQ.HORREA) for igual a 0­ (zero), é necessário alterar o parâmetro global ConHorRea para o valor "N - Não" para que esses movimentos sejam considerados na geração dos saldos.

Estágios em períodos diferentes

Saldo Inicial na Geração de Saldos por Estágio

Existem duas opções na geração de uma tabela de SPE, quando ela não tem anterior, para facilitar caso a decisão no momento de iniciar a contabilidade de custos, seja de manter a primeira tabela sem anterior, mas se deseja fazer um inventário inicial das quantidades em elaboração para cada OP.

As duas opções somente serão habilitadas quando a tabela de SPE não possuir uma tabela anterior informada em seus parâmetros.

Observação

As duas opções somente serão habilitadas quando a tabela de SPE não possuir uma tabela anterior informada em seus parâmetros.

OPs Sumarizadas
Oriundas da Produção. Para a rotina de custos irá considerar apenas as OPs originais, ou seja, as que foram utilizadas como base para gerar a OP Sumarizada, isto porque apenas as OPs originais podem ter apontamentos de tempo e dar entrada e saída no estoque.

Fórmulas

Fórmula do Saldo de Produtos por Estágio

Saldo= ((I - F) + Ni) + (Saldo do período Anterior - Nia)

Onde:

I = Quantidade Iniciada (entrada);
F = Quantidade Finalizada (saída normal + refugo + saída por cancelamento);
Ni = Quantidade Não Iniciada;
Nia = Quantidade Não Iniciada no período anterior.

Fórmula com quantidade não iniciada no primeiro estágio

Ni=(Nia + Fea - I)

Onde:

Ni = Quantidade Não Iniciada (E630Spe.QTDNIN);
Nia = Quantidade Não Iniciada no período anterior;
Fea = Quantidade Finalizada no estágio anterior da OP, neste mesmo período. Se o estágio atual for o primeiro da OP, então este valor é a quantidade prevista para a OP;
I = Quantidade Iniciada (entrada).

O.P.s que movimentam por Operador/Operação
Será considerada a quantidade iniciada na primeira operação como quantidade de entrada no estágio, mas somente quando ainda não existir um apontamento de fim nesta mesma operação e no mesmo período.Ex.1: Quantidade prevista 2 unidades

MES    QTD 1.QUAL   QTDE 1.QUAL INIC   INICIO        FIM
10 1 1 25/10  
11  2 0   05/11

No mês 10, ficará uma quantidade não iniciada de 1 unidade (qtde prevista - qtde entrada). Sendo que a quantidade de entrada é agora a quantidade iniciada na primeira operação do estágio (1 unidade). O saldo final resultará em 2 unidades (1 não iniciada e 1 de entrada).

No mês 11, 2 unidades foram finalizadas, porém 1 já havia entrado no estágio no mês anterior. Então a quantidade de entrada é apenas 1 unidade neste mês. O saldo final resultará em 2 unidades (1 que entrou no mês 10 e 1 que entrou no mês 11).

Neste processo, caso o parâmetro "Considera Consumo Padrão Tempo p/ Estágio" esteja = 'N', o sistema irá olhar para todas as operações do estágio, nas origens que movimentam por operação ou operador/operação, classificando as quantidades de saída (inclusive refugos) em cada operação, no C. Custos correspondente a cada movimento final da operação. Caso não tenha sido apontado o C. Custo no movimento o sistema pega o C. Custo do Centro de Recurso e caso este também não tenha sido informado, pega o C. Custo do estágio.

Essa informação será utilizada para gerar o consumo padrão de tempo (tabela tipo 23) e movimentos a custo padrão (tabela tipo 24). Na tabela de Saldos de Produtos por Estágio (SPE) continua o saldo como sempre foi, ou seja, a entrada sendo o que entrou na primeira operação do estágio e saída sendo o que saiu na última. As informações referentes às quantidades finalizadas em cada operação intermediária serão apenas para agregar Consumo de Tempo antes das saídas na última operação do estágio. Este processo vai ficar um pouco mais demorado utilizando-se o parâmetro como "N", pois passa a olhar para todas as operações.

Caso este parâmetro for igual a "S", o sistema vai considerar como entrada no estágio na primeira operação a quantidade apontada de início na primeira operação, para as origens que movimentam por operador/operação e cujo tipo de baixa for pelo início (tipos A, B, E, S ou N com identificador de regra CTC-631BXANI01 ativo). Dessa maneira, o usuário poderá ser instruído a apontar sempre o início de toda a quantidade da OP, já que faz a baixa de todos os materiais também no início da OP. Com isso, ele estará agregando os materiais e por consequência tendo quantidades em elaboração já valorizadas com o consumo destes. A quantidade não iniciada nunca vai existir, se sempre for apontado o início de toda a quantidade prevista. Ver documentação completa.

Observação

Custos por filial
Para utilizar as informações do Gestão de Manufatura na Contabilidade Custos é necessário classificá-las por filial. Para tanto pode-se:

  1. Utilizar origens que possuem rastreamento total, ou seja, que haverá uma filial registrada no movimento; ou
  2. No caso de O.Ps manuais, antes de realizar o movimento na produção, o campo Fil. Prod. do roteiro deverá ser alterado para a filial no qual será realizada a movimentação. Este campo está localizado na tela F710CRP, grade "Estágios do Roteiro"

Parâmetros globais

Nome Descrição
ConHorRea Indica se deve filtrar os apontamentos da OP que têm hora de fim do apontamento maior que 0 (­zero) na geração de saldos de produtos em elaboração
SomQtdFea Faz com que a quantidade de saída do estágio anterior não seja somada à quantidade de entrada do estágio

Identificadores de regras

Módulo Código
CTC 630SPENI01
CTC 630SEFAM01
CTC 000CCFIL01
CTC 630ORIES01
CTC 630SPESA01

Este artigo ajudou você?