Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Consequências ao inativar projetos

Ao iniciar a utilização do módulo de projetos, é importante verificar todos os benefícios que esta decisão trará para a empresa. Tão importante quanto isto, é considerar que a utilização do módulo de projetos, aplicando o valor "S"(Sim) ao parâmetro "Utiliza Controle Projetos" localizado na tela F070EMP, não permite desativá-lo, pois sua desativação tornaria muitos registros inconsistentes na base de dados utilizada. Por esta razão, após o módulo de projetos for utilizado em alguma rotina dentro do sistema, ao tentar alterar o parâmetro "Utiliza Controle Projetos" localizado na tela F070EMP, será apresentada a mensagem da figura 01, impedindo qualquer alteração neste parâmetro.


Fig.1: Mensagem de consistência.

A figura 1 apresenta a mensagem de consistência apresentada ao tentar alterar o parâmetro que afirma se a empresa utiliza projetos ou não, impedindo a alteração do valor deste campo.

Situação de inconsistência de registros

Quando habilitado o módulo de projetos, os lançamentos de rateios passam a exigir duas novas informações: o projeto e a fase, como segue na figura 2:

Fig.2: Apresentação da tela quando a empresa utiliza projetos.

A figura 2 apresenta a tela F000DRF. Esta tela apresenta 02(dois) campos peculiares as empresas que utilizam projetos, sendo os campos: "Projeto" e "Fase Proj.".

A partir disso, será exemplificado a inclusão de um título à pagar de R$ 1000,00(Hum mil reais), demonstrando os registros gerados no sistema com o módulo de projetos ativo:
A figura 3 e a figura 4 apresentam a definição do rateio referente a inclusão do título à pagar:

Fig.3: Geração de rateio numa empresa que utiliza projetos - 1º linha de rateio.

A figura 3 apresenta a 1º(primeira) linha de rateio para a inclusão de um título a pagar, numa empresa que utiliza projetos.


Fig.4: Geração de rateio numa empresa que utiliza projetos - 2º linha de rateio.

A figura 4 apresenta a 2º(segunda) linha de rateio para a inclusão de um título a pagar, numa empresa que utiliza projetos.

Partindo dos rateios apresentados nas figuras 3 e 4, são gerados registros na base de dados do sistema, conforme a tabela 1:

Projeto Fase C.Financeira Contábil C.Custos Valor
3 1 2090 2104 30 700,00
344 1 2090 2104 20   90,00
344 1 2090 2104 30 210,00

Tab.1: Registros incluídos na base de dados do sistema.

A partir deste momento, havendo registros pertinentes ao módulo de projetos na base de dados, não é mais possível alterar o parâmetro "Utiliza Controle Projetos" localizado na tela F070EMP via sistema. Porém, nada impede que este parâmetro seja alterado indevidamente via banco de dados. Caso esta alteração seja feita via banco de dados, há uma grande possibilidade que muitos registro tornem-se inconsistentes dentro da base de dados.

Considerando o movimento apresentado nas figuras 3 e 4, teria um registro inconsistente na base de dados, conforme figura 5:

Fig.5: Registro inconsistente após alterar parâmetro de utilização de projetos.

A figura 5 apresenta um registro que ficou inconsistente após alterar via base(banco de dados) o parâmetro "Utiliza Controle Projetos" localizado na tela F070EMP. Assim, o sistema não permite a alteração deste campo, por esta situação de inconsistência apresentada na figura 5 e outras aqui não apresentadas, porém, passíveis de surgirem quando alterado este parâmetro via base. 

Diante da situação apresentada, recomenda-se alterar o campo  Utiliza Controle Projetos localizado na tela F070EMP para "N"(Não) somente via sistema. Caso não seja possível, aconselha-se cadastrar um projeto para utilizá-lo em todos os movimentos.
Em momento algum este campo deve ser alterado via banco de dados, ficando os registro inconsistentes gerados através dessa ação a cargo do usuário.

 

Fig.1: Campo Visão e Opções

 

Fig.1: Campo Mostrar e Opções

Este artigo ajudou você?