Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Geração de Ordens de Produção - Agrupado

Geração de OPs pela guia 'Agrupado'

Importante

Para geração agrupada de OP é utilizada a limitação por Mini-Fábricas para calcular as quebras de Relatórios de produção, conforme ligação da família com mini-fábrica. Para  se trabalhar com diversas famílias ao mesmo tempo, no botão 'Limites' basta informar a quantidade no campo 'Limitador', que este será levado para todas as famílias, independende da mini-fábrica, porém a opção 'Mini-Fábrica' deve estar definida. A quantidade limitante pode ser alterada diretamente na grade.
Implementado para não ser mais necessário informar uma mini-fábrica e o limite. Será pego a primeira mini-fábrica ativa de cada família, ou seja, se tiver mais de uma mini-fábrica cadastrada para uma determinada família e todas estão ativas, será pego a primeira.

 

Observação:

Diferentemente do comportamento realizado na guia "Detalhado", não ocorrerá abatimento de estoque disponível para produtos intermediários quando a geração da OP for efetuada pela guia Agrupado.

É possível trabalhar sem faixas de grade e proporcionalidades, porém todas as formas de quebra mencionadas neste documento, poderão ser afetadas se não for seguido este padrão. Para utilizar todas as formas de quebras aqui descritas, é necessário a utilização da tela de Pedido em grade (ainda não liberada oficialmente), informando as faixas de grades, assim como a quantidade limitante por mini-fábrica.

O botão Derivações, no rodapé, somente ficará  habilitado quando não houver proporcionalidade na faixa da grade (Na grade o campo Proporc. deve estar em branco e a "Total Proporc" deve ser igual a zero). Ao clicar neste botão, o sistema trará a tela de "Quantidade por Derivação" com todas as derivações do pedido/item grade em questão a fim de poder ser informado manualmente a quantidade desejada de cada derivação.

O usuário poderá alterar diretamente na grade de itens a "Qtde Proposta" sem ir para a tela de distribuição das quantidades por derivação, porém a quantidade utilizada tem que ser proporcional à grade de derivações, caso contrário o sistema irá automaticamente sugerir a quantidade imediata maior para que feche com a quantidade    proporcional para todas as derivações.

Na geração de OPs agrupadas, a data de início de OP é sempre a data de geração da mesma, a previsão de entrega da OP é sempre a data Base ou Estendida, conforme indicado na geração. Neste tipo de geração o sistema não considera os tempos do roteiro, pois como o cálculo é multinível, se o sistema considerasse todos os tempos para cálculo, a performance seria prejudicada.

Caso o identificador PCP_910NGQOI01 (que não gera quantidade O.P. pelo índice de cada derivação em relação ao montante, mas sim derivação por derivação (veja documentação da liberação do identificador, na versão 52611b para entender melhor)) estiver ativo o sistema irá considerá-lo para formular a quebra de OPs.

A geração de O.Ps. acontece automaticamente para todos os níveis (Multinível), sempre que for utilizada a tela de "Geração Agrupada". Ver detalhes.

É permitido agrupar mais de um item de pedido que tenham o mesmo produto/derivação, apenas data de entrega diferente. Serão agrupadas as derivações na tabela 'E900QDO', porém será gerada uma tabela (E900POP) que conterá todos os pedidos e itens da O.P., mantendo assim o rastreamento total.

Funcionamento da tela:

A página "Agrupado" na tela de Geração de OPs, tem diversas particularidades, como veremos a seguir.

Esta tela é formada por 3 grids onde:

Na grade superior "Necessidade a Gerar OPs" serão mostradas as necessidades agrupadas por família, categoria do cliente, sendo que se estes dois campos   forem iguais o sistema agrupa na mesma linha da grade. É permitido alterar somente a quantidade limitante nesta grade.

Na grade inferior esquerda "Relatorios de Produção (lotes) já montados" serão mostrados os relatórios de produção que estão sendo montados/gerados automaticamente na medida que o usuário selecionar itens da grade superior, obedecendo os critérios de agrupamento e quebra dos mesmos. Nesta grade é possível alterar o número provisório do relatório e o sistema irá sugerir para todas os itens ligados a este relatório (na grade de Pedidos X Relatórios de Produção) ;

Na grade inferior direita "Pedidos X Relatórios de Produção" serão mostradas as necessidades abertas, porém ainda agrupadas por produto, respeitando neste momento as quebras dos relatórios (as derivações não são mostradas neste tipo de geração). Se o usuário clicar sobre a grade da direita, o sistema automaticamente selecionará apenas os itens do relatório posicionado. Se o usuário clicar dentro desta grade o sistema trará todos os itens de todos os relatórios.

Observação

Cada vez que o usuário sair dessa tela, será salvo a página (Detalhado ou Agrupado) que o mesmo estava para da próxima vez que entrar na tela já trazer posicionado. Assim como a informação utilizada no botão Limites, que será gravado conforme a última utilização da tela.

Na visualização desta tela, o sistema apresenta os dados pela ordenação seguinte ordenação: CODFAM, CATCLI, DATENT, CODPRO, NUMPED, IDXGRD, CODFXA, CODPGR, SEQIPD,   porém, ao marcar os dados desejados e processar, o sistema re-ordena internamente a cada relatório, para que as OPs sejam geradas ordenadas por produto (produtos iguais sejam processados um imediatamente após o outro). Isto irá otimizar a produção, diminuindo a quantidade de OPs geradas. Essa regra vale para os produtos pai e todos os seus intermediários. A ordenação acontece por relatório de produção, caso haja mais de um relatório a ordenação acontece primeiro pelo relatório, depois por produto.

Após a ordenação acima, antes de mostrar os dados na grid, é feito uma ordenação em memória somente para os pedidos com tipo de quebra especial. Trata-se da ordenação por grupo de empresas (cliente, campo codgre da tabela E085Cli), ou seja, aproximando os pedidos/itens com grupo de cliente igual, assim como também os itens de pedido com componentes e processos exclusivos (neste último caso, observando se o check-box da tela está marcado). Neste caso a ordenação final fica assim: CODFAM, CATCLI, CODGRE, DATENT, CODPRO, NUMPED, CMPEXC, PRCEXC, IDXGRD, CODFXA, CODPGR, SEQIPD.

Sendo que se a data, a família e a categoria do cliente (priodidade) forem iguais, os mesmos são acumulados na mesma linha da grade de cima.
Essa data significa ou a data base ou a data estendida, que aparecem como parâmetro de entrada.

Vale lembrar que o campo Código Grupo de cliente (CodGre) serve para quebrar relatórios e os campos de composição e processos exclusivos (CmpExc e PrcExc) são considerados nas quebras de OPs, conforme verificaremos nas possibilidades de quebra de Relatorio e de Ops, abaixo.

Ao marcar as informações da grade o sistema monta os relatórios de produção, conforme as possibilidades de quebra de relatório e seleção de mini-fábrica, pela quantidade limitadora. Ver detalhes

E também traz a possibilidade ter inúmeros pedidos e períodos em uma mesma OP, mantendo o rastreamento. Quanto as quebras de O.Ps., a tela Agrupada continua   verificando as quantidades máxima definida por mini-fábrica e por produto. O código do produto, o código do relatório de produção gerado também são fatores de quebra. O   relatório não é quebrado conforme a quantidade máxima por mini-fábrica se for de apenas um pedido, pois não é possível quebrar pedidos.Também não é possível quebrar grades de produto.

Ver detalhes agrupamento e quebras de OPS.

O campo Dias <-/Data Base/Estendida: significa que na grade todas as necessidades de produção (oriundas de itens de pedido), serão agrupadas até a data base, conforme parâmetro de entrada. Após esta data, serão agrupadas até a data estendida. Porém, necessidades com datas diferentes serão agrupadas no mesmo relatório de produção ou na OP, respeitando aos demais quesitos de quebra informados anteriormente.
O campo Dias <- tem a finalidade de informar para o sistema buscar XX dias antes da data base.

É possível trabalhar com filial de produção e opção de roteiro diferenciados, para isto o usuário deve selecionar neste campo o parâmetro desejado. Ao selecionar uma opção de roteiro (sufixo do roteiro) diferente de 1 o sistema irá verificar no cadastro do roteiro as operações com a opção selecionada e irá gerar as OPs com estas operações, descartando todas as operações de opção 1. Se o usuário não selecionar ou alterar, o sistema automaticamente considera as operações de opção 1. Se for necessário, através do identificador de regras PCP-910SORFP01 o sistema poderá sugerir via regra a opção do roteiro desejada.

Veja alguns exemplos de como a geração de Ops é processada, através da forma agrupada.

Identificadores utilizados

PCP-910SORFP01

PCP-910RPARP01

PCP-910DOPPI01

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