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F129PED - Entrada de Pedidos Simplificada

Tela destinada a digitação de pedidos de forma simplificada. É dividida em tela de entrada dos dados gerais e a digitação dos itens de produtos, sendo que apenas os campos essenciais para digitação do pedido serão solicitados.

Processos

A vantagem de utilizar esta tela de entrada de pedidos em relação as outras, se resume na praticidade da mesma não estar acessando as tabelas de itens de pedidos a cada digitação de um novo item, efetuando todo o processo apenas ao mandar processar.

Os pedidos digitados e fechados nesta tela ficam com procedência igual a 5 (Digitado Distribuição), serão diferenciados dos pedidos digitados pela entrada da Gestão de Vendas agrupada e da avaliação de produtos ou outras rotinas de entradas de pedidos.

Nesta tela não é permitido informar itens de serviço. Na inclusão de um pedido na grade principal de entrada é necessário informar apenas os campos: filial, número do pedido (dar enter sobre o campo assume número sequencial) e cliente, as demais informações serão sugeridas automaticamente conforme parametrização para os campos da grade, podendo ser alterado a critério do usuário.

O botão Incluir no canto direito superior ficará habilitado, basta clicar sobre ele para visualizar a tela de digitação dos itens (F129IPD) e iniciar o processo de inclusão dos itens de produto no pedido.

Ao entrar na grade dos itens de produto, num primeiro momento os itens digitados ficarão em memória, caso sair da aplicação, e não optar antes pelo botão Processar, os itens digitados não serão gravados no pedido perdendo a digitação dos mesmos, para efetuar a gravação é obrigatório utilizar o botão Processar.

Uma vez gravado ou somente digitado os itens na grade e necessitar excluí-los, é necessário utilizar as teclas de atalho Ctr + Del para efetuar esta operação. A cada item que necessitar excluir é necessário estar posicionado sobre ele e utilizar as teclas de atalho. Vale ressaltar que somente é permitido efetuar a exclusão do item quando o pedido estiver na situação 9 (não fechado).

Uma consulta, alteração ou inclusão de um novo item no pedido digitado ou fechado, é necessário informar a filial e o número do pedido. Logo será visualizado automaticamente as informações contidas no pedido na tela. Poderá ser alterado os campos dos dados gerais ou efetuar alterações ou inclusão de um item no pedido, utilizando os botões no rodapé da tela para tal.

Para efetuar a alteração da situação do pedido e necessário efetuar o acesso ao pedido e posicionar no campo situação. Ao selecionar a opção será efetuado uma consistência para validar a nova situação, por exemplo, para a exclusão completa do pedido, este deverá estar na situação 9 (não fechado) ou para cancelamento do pedido este deverá estar na situação 1 aberto total.

Foi criado em Cadastro > Filial > Parâmetros por Gestão Vendas e Faturamento, um parâmetro que diz se o pedido deve entrar bloqueado na empresa, se este parâmetro for S (sim), todos os pedidos digitados ficam bloqueados, mesmo que o cliente não possua problemas de crédito.

Observação

O parâmetro global AnlPedBlo, juntamente com o identificador de regras VEN-000CRECL01, pode ser utilizado para indicar que o sistema deve verificar o crédito do cliente mesmo quando o pedido entrar bloqueado (Pedido entra Bloqueado igual a S na tela F070FVE). Isso é feito por meio das variáveis VSBLOQUE e VSMOTIVO.

É possível alterar o código do representante, código do vendedor e a condição de pagamento mesmo com o pedido na situação 1 (aberto total).

Para o tratamento de pedidos de bonificação e troca: a tela trata os tipos T (troca) e B (bonificação) da seguinte forma : A transação dos dados gerais do pedido não pode ser do tipo T, B apenas do tipo N. Os itens podem ser do tipo T, B ou N, sendo que se forem do tipo T ou B a rotina irá jogar 100% no campo percentual de oferta para que o valor do item fique igual a zero, não sendo permitido ao usuário alterar este percentual.

O pedido não poderá ter apenas itens do tipo T (troca) ou B (bonificação), sempre deverá ter um item normal junto para que o valor do pedido não fique zerado. Se o valor do pedido estiver zerado, ao fechar o pedido o sistema cancela todos os itens.

Implementado o parâmetro Aplicar data entrega do pedido nos itens na tela de: Cadastro>Filial>Parâmetros por Gestão Vendas e Faturamento, na página vendas 2. Este novo parâmetro tem os seguintes valores: S,N ou P.

Ao efetuar uma operação na data de entrega do pedido será tratado da seguinte forma:

Para quando o pedido possuir parcelas especiais, o campo da tela Prazo médio, será calculado conforme as parcelas atribuídas para o pedido. Implementada uma nova opção com o intuito de permitir anexar um ou mais documentos aos pedidos. Veja mais detalhes no referido botão.

Quando houver integração com a Megasul, a filial do pedido está credenciada na versão 02.03 do PAF-ECF e o pedido é do tipo ECF, não será possível gravar um pedido sem pelo menos um item de produto ou serviço ou realizar a exclusão de pedidos e seus itens. O item é gravado no pedido no momento em que é confirmada a inclusão ou alteração do item do pedido.

Campos

Nº Ped. Cliente
Número do pedido cliente informado no pedido, essa informação pode ser inserida, alterada ou removida da grade, mesmo que os dados foram originários de uma integração como, web service.

Botões

Incluir
Estará habilitado sempre que for digitado um novo pedido no cadastro, deverá ser utilizado após informado os dados gerais do pedido, ao clicar sobre ele, será visualizado a mensagem " Pedido gravado com sucesso. Deseja informar os produtos?", ao afirmar, será disponibilizado para digitação a grade dos itens do pedido (F129IPD).

Alterar
Estará habilitado e visível somente ao informar um pedido existente do cadastro, servira para efetuar a alteração dos dados gerais do pedido. Ao acioná-lo será visualizado a mensagem Pedido gravado com sucesso.

Fechar
Implica em concluir a digitação do pedido, alterando a situação dos dados gerais e dos itens do pedido de 9 - (Não fechado) para 1 - (Aberto total).

Recalcular
Ao ser acionado, irá visualizar a mensagem Deseja recalcular o pedido ?, se afirmativo, irá recalcular os valores do pedido informado na grade (grade).

Imprimir
Estará habilitado quando informado o número do pedido, independente de situação e na tabela de Identificador de modelo possuir cadastrado um modelo associado a tela F129PED. Ao acionar o botão, se possuir mais de uma sequência de modelo associado cadastrada, será visualizado uma grade de seleção de modelos, e permitirá a seleção das sequências para a emissão.

Excluir
Irá excluir o pedido visualizado na tela e apenas excluir pedidos na situação 9-Não fechado.

Cancelar
Ao ser acionado, irá limpar o conteúdo da tela, posicionando o cursor novamente no primeiro campo disponível para digitação.

Processar
Será visualizado e habilitado após gravar os dados gerais do pedido e optar por entrar na grade de produtos, ao acioná-lo, os itens de produtos que estão digitados na grade, os mesmos encontram-se em memória, irá gravá-los na tabela (E120IPD) de itens de Produtos.

Botões do rodapé

Produtos
Botão para acionar a tela F129IPD com a grade da digitação dos itens de produto do pedido. Estará habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro.

Estoque
Irá acionar a tela F211CPR (consulta da posição de estoque).

Observações
Botão para acionar a tela F120OBS (pedidos Observações), inclusão/alteração/exclusão das observações do pedido, será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro.

Personalizados
Botão para acionar a tela F120PDG (Personalizados Dados Gerais), será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro, permitirá no pedido a inclusão de informações para os campos de usuários criados na tabela E120PED (Pedidos Dados Gerais).

Valores
Irá acionar a tela F129VAL (Pedido Valores Diversos), será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro. Permitirá informar valores de frete, seguro, embalagens, etc. para o pedido.

Diversos
Irá acionar a tela F129DIV( Vendas Diversos), será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro, permitira informar diversas informações complementares ao pedido.

Anexos
Os anexos estarão ligados à tabela dos dados gerais do pedido (E120PED) e não aos seus itens. O botão ficará habilitado nas telas de processo somente após o pedido estar gravado. Os anexos poderão ser alterados/inseridos mesmo com o pedido já fechado, mas não poderão ser alterados quando este estiver cancelado.
Será possível fazer uso do identificador de regras GER-000DIRAN01, que tem como finalidade informar via regra qual diretório será aberto por padrão (no componente de seleção de arquivos) no momento de anexar um documento, bem como se deverá ser consistido o diretório selecionado pelo usuário. Os anexos não são agregados a base de dados do sistema. O vínculo criado pelo sistema na tabela de anexos, existe apenas para relacionar o pedido e os anexos que se encontram em disco. Cabe ao usuário incorporar estes anexos na rotina de backup.

Parcelas
Botão para acionar a tela F129PAR (Distribuição Controle Parcelas) se não tiver parcelas especiais(E120PED.TEMPAR=N) ou valor líquido do pedido (E120PED.VLRLIQ) para o financeiro for menor ou igual a 0 (zero), será exibida a mensagem: Pedido não possui parcelas especiais ou valor financeiro para gerar as mesmas!. Caso contrário será aberta a tela de parcelas normalmente.

Identificadores de regra

Módulo Código
VEN 000BUDEP02
GER 075CAMPO02
VEN 000AJPCN01
VEN 000ALDES01
VEN 000ALICM01
VEN 000ALIRF01
VEN 000ALPRO01
VEN 000COMIS01
VEN 000COMIS02
VEN 000COMIS03
VEN 000CONIT01
VEN 000CRECL01
VEN 000CREGR01
VEN 000DLSUM01
VEN 000PREME01
VEN 000PRPES01
VEN 000PRUIS01
VEN 000SUUMD01
VEN 000TABPR01
VEN 000VLRPR01
VEN 120CNFEC01
VEN 120DEEMI01
VEN 120KITMS01
VEN 120PARCE01
VEN 120PEDSE01
VEN 120RATIT01
VEN 120RATIT02
VEN 120SUFRA01
VEN 120SUSPE01
VEN 120TRARE01
VEN 129GRITE01
VEN 129FILPE01
VEN 120BLOVL01
VEN 120EXCLU01

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