Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F140DSI - Digitação Simplificada de Notas Fiscais de Saída

Esta tela permite a geração simplificada de notas fiscais de venda.

Processo

Estão disponibilizadas ao usuário apenas as informações básicas e necessárias para a digitação e elaboração de uma nota fiscal de saída. Não será possível incluir itens de serviços nas notas fiscais e não será possível editar notas fiscais já digitadas. O objetivo é apenas digitar notas fiscais de produtos, onde ao final do processamento, o sistema irá exibir uma mensagem perguntando se a mesma deverá ser impressa.

Existe a possibilidade de gerar as notas fiscais em duas formas. Da forma atual, onde a numeração das notas fiscais de cada série é gerada automaticamente pelo sistema. E de forma a informar a numeração das notas fiscais manualmente, ou seja, não é obrigatório que a referida numeração seja sequencial. Esta característica será definida a partir do cadastro de séries de notas Fiscais, pelo campo Permite Numeração N.F.S Manual.

Em uma série que não permite numeração manual, o sistema irá desabilitar o campo Nº NF Saída e irá gerar a numeração da nota fiscal automaticamente ao processá-la. Caso contrário, será necessário informar o número da nota. O sistema não irá atualizar as informações de data da última nota e último número no cadastro de séries ao gerar notas fiscais com séries que permitem numeração manual.

Na página Produtos, implementado para que na digitação de um item seja permitida a seleção do tipo de produtos D (passagem direta), desde que a transação não movimente estoque. Esta implementação também foi atribuída na rotina digitação (F140GNF).

Campos

Série NF
Código da série.

Cliente
Código do cliente.

CNPJ/CPF
Código do CNPJ ou CPF, conforme o tipo de pessoa (jurídica ou física) do cliente.

Observação

Quando o parâmetro Obter a pessoa usando a Identificação Fiscal em vez do CPF/CNPJ, no subgrupo Gerais do grupo Comercial da tela Parâmetros de Integração (F191CPT), estiver definido como Sim, o campo CNPJ/CPF fará a pesquisa pelo número de Identificação Fiscal e não pelo CNPJ ou CPF do cliente.

Nº NF Saída
Número da nota fiscal.

Data Emissão
Data de emissão.

Data Saída
Data de saída.

Repres.
Código do representante.

Rota/Seq.
Código da rota e sequência.

Sub-Rota
Código da sub-rota.

Trans. Prod.
Código de transação de venda do produto.

Cond. Pgto.
Código da condição de pagamento.

Forma Pgto.
Código da forma de pagamento.

Fechar N.F. ao processar
Indicativo de fechamento da nota fiscal ao final do processo. Quando no cadastro do usuário estiver parametrizado que não possibilita Alterar situação da nota fiscal, este campo ficará desabilitado na tela e a nota fiscal será gerada na situação Digitada.

Botões

Diversos
Acesso a tela F149DIV, lançamento de informações diversas.

Grade Produtos
Grade para lançamento dos itens de produto.

Rodapé
Totalizadores dos itens da grade.

Parâmetros globais

Nome Descrição
GerDetTrib Indicativo se na geração de notas fiscais de saída do tipo 3, 4, 5 e 6 deve ser gerado o detalhamento dos tributos.
OpcGerNfs Indicativo da opção padrão para geração das parcelas das notas fiscais de saída.
ExiMsgTns Quando este parâmetro global estiver com o valor S-Sim, será indicado ao Gestão Empresarial | ERP para apresentar a mensagem de sugestão ao alterar uma transação do item. Quando o parâmetro estiver com o valor N-Não, o ERP não apresentará a mensagem referente à transação. Quando o parâmetro estiver com o valor R-Regra, a rotina de sugestão de transação será chamada, porém a pergunta de sugestão não será exibida.

Identificadores de regras

Módulo Código
VEN 000BUDEP02
VEN 000ALICM01
VEN 000ALIRF01
VEN 000COMIS01
VEN 000COMIS02
VEN 000COMIS03
VEN 000CONIT01
VEN 000CONNF01
VEN 000TABPR01
VEN 000PRPES01
VEN 000TNSDE01
VEN 140ALPES01
VEN 140PARMA01

Este artigo ajudou você?