F143ACQ - Acerto Financeiro por Quantidades
Tela destinada ao acerto baseado nas quantidades transportadas. Este procedimento não envolve valores financeiros (exceto o cálculo do frete), mas trata todas as possíveis ocorrências que a carga sofreu até o retorno à empresa.
Processos
Informa-se o número do romaneio ou da carga para o acerto, sendo carregadas todas as informações, tais como: transportadora, motorista, placa do veículo, situação, notas fiscais de saída, frete inicial, pendências, vasilhames, entre outros. Após a carga de dados é necessário informar uma "Ocorrência" para o procedimento de acerto. As possíveis ocorrências deverão ser pré-cadastradas na tela F021MOT e devem pertencer ao tipo "20" (Ocorrência na prestação de contas).
Na parte inicial da tela, pode-se optar por inativar o motorista ou o veículo e um motivo válido tipo "21" (Situação do Veículo) deve ser informado. Veículos ou motorista inativados não podem ser utilizados em outras cargas.
Campos
Romaneio
Número do romaneio para a realização do acerto por quantidade.
Carga
Número da carga relacionada ao romaneio informado.
Veículo
Placa do veículo utilizado na carga.
Recarregar romaneio após processar
Com esta opção selecionada, o romaneio já processado é recarregado, caso contrário, a tela permanece em branco.
Guia Dados Gerais
Data Emissão
Data da emissão da carga.
Transp./Motorista
Código da transportadora e do motorista da carga.
Placa
Placa do veículo utilizado na carga.
Situação
Código da situação do acerto da carga do romaneio.
Ocorrência
Indica qual é o motivo do acerto da carga, que deve ser do tipo "20 - Ocorrência na prestação de contas". O cadastramento de motivos é efetuado na tela F021MOT.
Observação
Observações do acerto da carga.
Data Saída Vei.
Data da saída do veículo da carga.
Hora Saída Vei.
Hora da saída do veículo da carga.
Data Retorno Vei.
Data do retorno do veículo da carga.
Hora Retorno Vei.
Hora do retorno do veículo da carga.
KM Inicial
Quilometragem inicial do veículo da carga.
KM Final
Quilometragem final do veículo da carga.
KM Percorrida
Recebe a subtração da quilometragem final pela inicial.
KM Média Rota
Recebe a média da soma das quilometragens das rotas.
KM a considerar
Quilometragem total percorrida pelo veículo (KM inicial - KM final).
Diferença KM
Recebe a subtração da quilometragem considerada pela quilometragem média da rota (campo KM Média Rota).
Entrega via correio
Indica se a carga foi enviada via correio.
Romaneio manual
Indica se o romaneio é manual.
Inativar Mototista?
Indica se o motorista informado do acerto será inativado. Caso a opção seja marcada é necessário informar um motivo válido do "21" (Situação do Veículo). O motorista que estiver inativo não pode ser utilizado em outras cargas.
Inativar Veículo?
Indica se o veículo informado do acerto será inativado. Caso a opção seja marcada é necessário informar um motivo válido do "21" (Situação do Veículo). O veículo que estiver inativo não pode ser utilizado em outras cargas.
Botão Gerar Títulos
Exibe a tela F501TCP.
Botão Fechamento
Exibe a tela F145FAE para realizar o fechamento e apuração do romaneio.
Guia Notas Fiscais de Saída/Pendências
Grade Notas Fiscais
Exibe as notas fiscais que compõe a carga. Neste momento o usuário poderá:
- informar uma quantidade a ser devolvida. Esta quantidade será gravada na nota e nas definições do acerto. Se houver necessidade de efetuar alterações, uma pendência deverá ser gerada manualmente na grade inferior da tela. É feita a sugestão automática de pendências caso uma quantidade devolvida seja informada ou o usuário optar por devolver a quantidade de todas as notas fiscais da tela, através de uma opção na grade superior da tela;
- marcar a nota para reabilitação. Será reabilitada a nota fiscal (apenas no fechamento do acerto) e todos os títulos financeiros gerados, salvo se a rotina detectar algum problema inviabilizando sua reabilitação.
Quanto aos itens:
- Retorno da carga sem volta para o estoque: caso a carga retorne inteira, o acerto não deverá ser feito no mesmo dia, pois a mercadoria será entregue novamente com a mesma nota. O dia do acerto não terá muita relevância para o sistema, desde que as mercadorias não voltem fisicamente para o estoque e nenhum tipo de acerto já tenha sido feito.
- Retorno da carga com volta para o estoque: neste caso, a nota deverá ser reabilitada, conforme citado anteriormente. Com este procedimento a nota poderá ser ligada a outra carga, e a carga anterior permanecerá fechada. Neste processo o pedido nunca será alterado, ou seja, não importa a ação do acerto, o pedido ficará protegido. As mercadorias da nota sofrerão o retorno para o estoque, mas no dia seguinte quando a nota estiver pronta para ser entregue basta que a nota seja fechada novamente.
- Retorno parcial de mercadorias: neste caso, uma quantidade devolvida deverá ser informada, conforme citado mais acima, um movimento de estoque manual deverá ser feito pela empresa e uma pendência será gerada de forma automática pelo sistema.
As pendências cadastradas por este processo, estarão diretamente ligadas ao cliente da nota fiscal e a sua respectiva rota. No dia seguinte ou na próxima formação de carga para este cliente/rota, o usuário será avisado desta pendência e poderá incorporar esta pendência na carga. Para este processo também poderão ser informadas pendências que não estão ligadas diretamente aos clientes das notas fiscais deste procedimento de acerto.
Os campos Atendente (E097PEN.UsuAtd), Data Atend. (E097PEN.DatAtd) e Hora Atend. (E097PEN.HorAtd), da grade "Pendências", serão preenchidos automaticamente ao informar a situação "9" (Finalizado) para a pendência.
Guia Frete
Grade para exibição das informações pertinentes ao frete.
Ao iniciar um novo acerto de quantidades sempre será calculado o frete inicial de forma automática, obedecendo a certas informações que já deverão estar inseridas no sistema. O cálculo inicial, se dará da seguinte forma:
- O valor da diária (valor bruto), será obtido do cadastro do tipo de veículo (F073TIP);
- O % de acréscimo, o sistema obterá das definições de cada cliente (F085HCL). Este percentual será acrescentado ao valor bruto inicial, originado do tipo de veículo.
Para realizar este cálculo, todos os clientes que estão ligados ao romaneio de acerto em questão serão buscados. Uma vez, tendo todos estes clientes disponíveis na tela, o sistema buscará qual destes clientes possui um maior percentual de acréscimo. Este percentual, deverá estar cadastrado previamente, conforme uma regra de negócio definida pelo usuário do sistema. Como, por exemplo, o percentual baseado na região do cliente. Caso alguma informação não esteja cadastrada, o sistema não fará os cálculos do frete, e o usuário será informado.
Tendo todas estas informações, o sistema calculará o valor líquido, e jogará esta informação na grade (frete). Este lançamento será do tipo "C-CRÉDITO" e trará informações sobre o valor bruto,qual o cliente que foi pego o percentual, etc. Após isso, o usuário poderá inserir mais movimentos, tanto de "D-DÉBITO" como de "C-CRÉDITO" conforme achar necessário. Os valores serão atualizados no rodapé da tela acompanhamento do processo.
Após o término da digitação, o usuário deverá clicar em "processar" para que todas as informações sejam gravadas na base de dados, em uma tabela específica para estas informações. Executando este processo, o sistema ainda não fechará o acerto, apenas gravará estas informações para serem consultadas posteriormente (fazer alterações em valores, por exemplo).
As informações referentes a geração do contas a pagar, serão disponibilizadas na parte de cima da grade de Frete após o Acerto ter sido processado pelo usuário, ou seja, primeiramente todos os lançamentos de débitos e créditos precisam ser realizados e o processamento destas informações terá que ser feita. Os dados referentes a geração de um registro de contas a pagar são: Tipo do Título, Transação, Fornecedor, Moeda e Número do Título. Caso os lançamentos estejam totalmente prontos, o usuário deverá clicar em "Fechar", para que então neste momento o sistema possa gerar um contas a pagar para o motorista, não permitindo mais alterar qualquer informação na tela.
Importante
Para que o sistema possa gerar um contas a pagar, o motorista em questão precisa estar cadastrado como um fornecedor na empresa.
Uma vez o título gerado, nenhum lançamento poderá ser alterado. Para que alterações possam ocorrer, o título deverá ser excluído pelo próprio financeiro.
Guia Vasilhames
Grade para exibição dos vasilhames que foram com a carga levando os itens da entrega. Para que alguma informação apareça nesta tela, deverá haver a ligação dos vasilhames com os itens da carga. Para todos os itens listados nesta grade será feito um movimento de entrada no estoque, informando ao sistema que este item voltou. Também nesta tela, poderão ser informados itens que não pertençam a este romaneio. Basta que para isso, seja inserido manualmente um registro, informando o cliente onde se encontrava o vasilhame. A ligação será efetuada a partir da tela F135VAS, onde serão informados quais e quantos vasilhames foram para cada item de uma determinada nota fiscal. No processamento o sistema fará um movimento de saída para todos estes vasilhames, fazendo internamente uma ligação com os itens da carga.
Botão
Imprimir
Imprime os dados referente ao romaneio. É necessário ter um
identificador de modelo ligado à tela.
Identificadores de Regra
Módulo | Código |
---|---|
GER | 000HFOAU01 |
VEN | VEN-143MOTOC01 |
Observação
Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.