Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Separação de Volumes por Pedido

Para que haja separação de volumes de um produto no pedido, o parâmetro Gerar pedido com componentes/volumes separados, nas definições do cliente (F085CAD ou F085HCL), deve estar definido como "S" (Sim). Desta maneira, ao incluir um produto acabado no pedido, ele será cancelado e serão gerados seus respectivos volumes, que podem ser consultados na tela de Agrupamento de volumes em produto acabado (F000AVL), cuja finalidade é exibir o total de produtos acabados com base nos volumes presentes.

Requisitos

Ao separar os volumes do produto, a proporção deve ser 1 para 1. Ou seja, a quantidade de cada volume deve ser igual a quantidade do produto base.

O preço do produto base deve ser rateado para os volumes.

Os volumes devem ser incluídos sem tabela de preço.

A separação é realizada apenas para os produtos que possuem ligação com volumes. Ou seja, no registro da tabela E210CEI, os campos "Produto que representa o volume" (ProVol) e "Derivação do produto que representa o volume" (DerVol) não podem estar nulos.

Ao fechar o pedido o produto base é cancelado, de forma que ao gerar a carga e a nota fiscal de saída, sejam selecionados apenas os volumes.

O depósito, tanto para o produto base como para os volumes, sempre será sugerido o padrão da derivação.

Depois que o pedido está fechado, não deve ser possível incluir novos produtos base, ou seja, que necessitam da separação de volumes. Deve ser permitido incluir apenas volumes avulsos, ou outros produtos.

Não deve ser permitido alterar e excluir volumes que foram incluídos pela separação, ou seja, possuem ligação com um produto base. Volumes avulsos poderão ser alterados e excluídos.

Quando alterar alguma das informações abaixo no produto base, as alterações devem ser replicadas aos volumes: Quantidade pedida, Preço bruto, Preço unitário, Reserva estoque, Motivo, Valor desconto, Percentual de desconto, Percentual de oferta, Percentual de comissão, Percentual de ICMS, Percentual de acréscimo, Percentual de IPI, ICMS Substituído, Redução Impostos, ICMS Especial.

Ao fechar o pedido o mesmo deve ficar com a situação "1 - Aberto Total", mesmo com os produtos base cancelados.

Quando houver exclusão de um produto base, os volumes ligados ao produto devem ser excluídos também. A exclusão de produtos apenas ocorre quando o pedido estiver na situação "9 - Não Fechado".

Deve ser permitido cancelar os volumes. O cancelamento pode ser realizado quando o pedido estiver fechado, alterando a quantidade cancelada ou a situação do item do pedido para "5 - Cancelado". Ao cancelar um volume que está ligado a um produto base, os demais volumes ligados ao produto base também serão cancelados, tanto em cancelamentos parciais como totais.

Deve ser permitido reabilitar o pedido quando apenas os produtos base estiverem cancelados e não houve faturamento do mesmo.

Não deve ser permitido repetir um produto base no pedido. Por exemplo, incluir o produto GR001 derivação U, e depois incluí-lo novamente. Para volumes a repetição deverá ser permitida. Este requisito deve ser atendido tanto quando houver a separação dos volumes como quando não houver a separação.

Não deve ser permitido alterar o cliente do pedido quando no mesmo já existirem produtos base inseridos. Isto porque, a alteração do cliente no pedido resultaria na separação ou não dos volumes. Este requisito deve ser atendido tanto quando houver a separação dos volumes como quando não houver a separação.

A separação dos volumes deve ser realizada apenas se o produto base possuir quantidade pedida.

Enquanto o pedido estiver com a situação "9 - Não Fechado", o valor líquido do pedido deverá ser calculado com base no valor líquido dos produtos base, ignorando os volumes ligados a eles. Depois que o pedido for fechado, o valor líquido do mesmo deverá ser calculado com base no valor dos volumes, ignorando o produto base que deverá estar cancelado.

Este artigo ajudou você?