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F103AIO - Apontamento de O.S. de Manutenção

Objetivo

Possibilitar através de um processo simples e fácil fazer os apontamentos para as ordens de manutenção de uma forma única e dinâmica de maneira ao usuário não ter processos diferenciados para executar tal operação.  O apontamento dos tempos serve para indicarmos em uma manutenção qual o tempo de duração da mesma e quem são os operadores que interagiram no processo.

Temos algumas particularidades sobre esses apontamentos e algumas diferenças entre ordens de manutenção que são compradas das produzidas. Essas diferenças estão relacionadas abaixo para melhor orientar as diferenças entre elas:

  1. Uma manutenção produzida pode ter vários apontamentos de tempo entre início e fim. Dessa forma podemos interagir com vários operadores diferentes e executando várias operações distintas dentro da mesma manutenção, pois a mesma está referenciada a uma ordem de serviço e os apontamentos executados refletem no apontamento da O.S.
  2. Para apontamentos de manutenção compradas não temos condição de fazer apontamentos variados para indicar os tempos dos respectivos operadores. Dessa forma esta subentendido que uma manutenção comprada só poderá ter um apontamento de início e de término para indicar o tempo de sua duração . Ou seja saberemos sobre a mesma apenas quando iniciou e quando terminou.
  3. Quando apontamos uma Ordem de manutenção que é produzido precisamos indicar qual estágio/operação da mesma estamos apontando horas e também se a operação estágio esta finalizada com o apontamento a ser executado. Enquanto que para uma manutenção comprada  apenas apontamos a data e hora iniciais e finais. Pois a mesma não se vincula a estágios e nem operações, e por isso mesmo só  tem ligação com início e término de forma geral.

Processos

  1. O processo pode ser executado tanto pela tela do painel de controle de execução (F103EMT), se posicionando sobre a manutenção desejada e clicando no botão “Apontamento”, ou diretamente pelo menu do sistema (F103AIO), onde precisamos nesse caso indicar o equipamento e o respectivo número da manutenção.
  2. Quando executamos a rotina diretamente pelo botão de apontamento na tela (F103EMT) não é necessário informar na tela o equipamento e o número da manutenção, pois a rotina de apontamento já é aberta com base na manutenção que estamos posicionados.
  3. Quando abrimos a tela de apontamento diretamente pelo menu ou pela tela do painel de execução teremos o mesmo comportamento para ambas as chamadas, pois a manutenção já é carregada com base no projeção do que seria o próximo apontamento.
  4. Quando for uma manutenção produzida necessitamos conferir as seguintes informações para que os apontamentos ocorram com base na real operação/estágio que se deseja apontar:
    • deve-se verificar se o apontamento é de fim de um operador que já apontou o respectivo início;
    • verificar se a operação é a correta a ser apontada, caso negativo escolher a correta;
    • verificar se o estágio é o correto a se apontar, caso negativo escolher o correto;
    • indicar se finaliza Operação/estágio; Quando indicado que finaliza o sistema irá conferir se os apontamentos de início possuem respectivo fim, caso contrário todos devem possuir seu respectivo início e fim apontados;
    • quando se manda finalizar se é a última operação vai finalizar o apontamento da operação, e se a mesma for a última operação do estágio irá finalizar o apontamento do estágio, e se o estágio for o último da O.S. o mesmo irá finalizar o estágio e a respectiva Ordem de serviço, e conseqüentemente irá atualizar a situação da manutenção para finalizada.
  5. Quando for uma manutenção comprada só teremos que apontar o início da manutenção e no próximo apontamento o sistema irá gerar também o fim da ordem de manutenção.
  6. Após o atendimento das requisições geradas (F210AME), de acordo com a parametrização da manutenção se as requisições tiverem confirmação de recebimento (F070EPR), antes de liberar o uso deve-se confirmar o recebimento do material através da confirmação recebimento (F207CRR)
Observações
  1. nota-se que, quando uma manutenção ao ser apontada não carregar na tela nem estágio e nem operação significa que a mesma está vinculada não a uma ordem de serviço, mas sim a uma solicitação de compras;
  2. para manutenções que forem compradas para que possa estar apontando a mesma não podemos ter essa solicitação de compras gerada para o serviço da mesma em situação cancelada;
  3. ordens de manutenção suspensas não podem sofrer apontamentos, para tanto é necessário liberar a suspensão da mesma;
  4. se já existirem motivos de parada dentro do período em que foi realizada a manutenção (de outra ordem de manutenção, por exemplo), os motivos de parada para a manutenção vigente não serão gerados, e sim uma observação na tela F103ACP informando sobre o motivo pelo qual os registros não foram gerados, prosseguindo então para a finalização da manutenção. Quando a empresa não possuir processo de paradas por equipamento, na qual existe ligação de um motivo de parada com o serviço que será utilizado na manutenção de um determinado equipamento, ao finalizar a manutenção os registros de motivo de parada serão gerados.

Campos

Equipamento
Código do equipamento. Caso este tela seja chamada através do botão Apontar Manut. da tela F103EMT, os valores já serão carregados.

Núm. Manut.
Código da manutenção. Caso este tela seja chamada através do botão Apontar Manut. da tela F103EMT, os valores já serão carregados.    

Estágio
Permite informar o código do estágio, caso só tenha um estágio na O.S. este valor será carregado automaticamente.

Seq. Rot.
Permite informar o código da sequência do roteiro, este valor será carregado automaticamente.

Operador
Código do operador.

Turno
Permite informar o turno de trabalho.

Observação

Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma versão de turno, exemplo: caso  tenha uma versão com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas versões. Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas versões  usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma versão do turno e poderia ser calculado normalmente.

Data/Hora Início e Data/Hora Fim
Data e hora inicial e final do movimento. Nestes campos não poderão ser informadas Data e Hora maior que as atuais.

Centro de Recursos
Este campo somente é habilitado com a forma de obtenção produzida, e torna-se obrigatório informar valor.

Para movimentos ainda não iniciados, será carregado o valor padrão da operação.

Para movimentos já iniciados este campo será carregado com os valores do apontamento anterior e ficará desabilitado.

Equip. Movimento
Este campo somente é habilitado com a forma de obtenção produzida, e torna-se obrigatório informar valor.

Para movimentos já iniciados este campo será carregado com os valores do apontamento anterior e ficará desabilitado.

Este campo ficará visível apenas quando o campo Parâmetro Equipamento estiver definido como S (Sim) na tela F070EPR (E070EPR.IndPre ='S').

Observações
Permite informar alguma observação no movimento somente quando o apontamento de manutenção for do tipo produzido (Forma Obt como 'P').

Finalizar Operação
Ao marcar esta opção será finalizada a operação e realizado o movimento na quantidade igual a 1.
Quando a requisição dos materiais for atendida com quantidade maior do que o requisitado, para permitir a finalização da operação será necessário que o parâmetro global AteQtdSup seja alterado para "S - Sim", caso contrário, será apresentada a mensagem A quantidade (atendida/cancelada) da manutenção XXX é menor que a quantidade (atendida/cancelada) da requisição de estoque XXX.

Validações

No fechamento da manutenção, ocorre a validação das quantidades entre a requisição da manutenção e requisições de estoque. Caso ocorra a mensagem "A quantidade (atendida/cancelada) da manutenção é maior que a quantidade (atendida/cancelada) da requisição de estoque.", pode indicar que a requisição de estoque teve sua quantidade alterada para menos, ocasionando assim a crítica no fechamento a manutenção.

Importante

A tela exige que a soma das quantidades das requisições do estoque do produto deve ser igual a quantidade da requisição da manutenção, ou até pode ser menor caso o parâmetro global AteQtdSup for igual a "S - Sim".

Caso a requisição de estoque não tenha a quantidade solicitada pela manutenção, é possível cancelar parte desta quantidade na requisição de estoque, ao invés de alterar a quantidade da requisição de estoque do produto, para isto é necessário:

Para o casos que a quantidade da requisição de estoque do produto já tenha sido alterada, necessário ajustar da seguinte forma a fim de permitir o apontamento da manutenção:

Parâmetros globais

Nome Descrição
AteQtdSup

Indicativo se permite atender uma requisição com uma quantidade superior a quantidade aprovada em Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos.

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