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F103EMT - Controle de execuções de Manutenções

Conceito

Permite controlar todas as manutenções pendentes ou já executadas na empresa.

É possível alterar, reabrir, suspender ou reabilitar manutenções

Processo

Ação Alterar
Somente são listadas as manutenções com a situação igual a Iniciada e/ou Emitida.

Permite realizar alterações de prioridade e categoria na grade Manutenções, campos Cód. Pri. e Cód. Cat.
Para manutenções com situação Emitida é possível informar descrição no campo Descrição da Manutenção abaixo da grade Manutenções.

Ao realizar alteração de algum campo na opção Alterar, automaticamente o campo Sel. do registro alterado ficará selecionado para processar.

Botão Aplicar:
Usado somente quando a ação for Alterar.
Sua funcionalidade é apenas para as colunas: Centro Custos, Categoria e Prioridade.
Possui as opções: [Todos registros | Registros selecionados | Do registro para cima | Do registro para baixo].

Ação Reabrir
Somente são listadas as manutenções com a situação igual a Finalizada.
Ao clicar no botão Processar a manutenção é alterada para a situação Iniciada.

A reabertura de uma ordem de manutenção implica em realizar a ação de colocar uma ordem de manutenção que estava já finalizada como iniciada novamente. Qualquer manutenção que já tenha sido finalizada pode ser reaberta. Esse processo se dá pelo fato de termos finalizado inadvertidamente, ou por alguma espécie de equivoco uma manutenção sem que ela esteja realmente finalizada. Dessa forma e nessa situação teríamos a necessidade de reabri-la para dar continuidade no processo de controle e execução da mesma.

Processo:

  1. Escolher a opção de Reabrir” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar, as opções de filtros para a tela são as seguintes:

Regras:

  1. Para cada manutenção selecionada (campo Sel.) deve-se informar alguma descrição para o motivo da reabertura da ordem de manutenção.
  2. Clicar no botão Processar para efetuar a reabertura das ordens de manutenção marcadas.

Ação Suspender
Somente são listadas as manutenções com a situação igual a Iniciada.
Ao clicar no botão Processar a manutenção é alterada para situação Suspensa (se tiver algum movimento em aberto não permite suspender).

A suspensão de uma ordem de manutenção implica em deixá-la parada por um período onde ela não esteja mantendo nenhum operador vinculado a ela durante sua suspensão. Esse processo se caracteriza por alguma necessidade vinculada ao serviço a ser realizado que não permite que o processo em si de continuidade nesse momento, ou por falta de componentes, ou por qualquer outra demanda que não é possível de ser executada. Qualquer manutenção que esteja iniciada pode ser suspensa, desde que não tenha apontamento de operador em aberto.

Processo:

  1. Escolher a opção de Suspender” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
  2. Para cada manutenção selecionada deve-se informar alguma descrição para o motivo da suspensão da mesma, esse valor não é obrigatório, mas é de suma importância documentar o melhor possível todas as ações executadas de forma a sempre poder se utilizar das informações geradas no processo para a evolução contínua.
  3. Clicar no botão Processar para efetuar a suspensão das ordens de manutenção marcadas.
Observações

Ação Reabilitar
Somente são listadas as manutenções com a situação igual a Suspensa.
Ao clicar no botão Processar a manutenção é alterada para a situação Iniciada.

A reabilitação de uma manutenção é o processo de liberar a mesma de sua suspensão temporária. Esse processo é feito quando a manutenção que foi suspensa pode ser habilitada para continuar a ser executada normalmente. Processo que tecnicamente envolve a situação de resolução da situação que levou a sua suspensão temporária, pois não teria muito sentido uma ordem de manutenção que foi suspensa ser reabilitada sem que a situação que levou a sua suspensão não tenha sido sanada.

Processo:

  1. Escolher a opção de Reabilitar” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
  2. Para cada manutenção que desejar reabilitar marcar o campo Sel.
  3. Clicar no botão Processar para efetuar a reabilitação das ordens de manutenção que foram marcadas e que estavam com a situação Suspensa.
Importante

Ao processar os dados, caso houver alguma inconsistência nos registros será apresentado um log para identificar os problemas.
Este log das manutenções que não conseguiu programar irá conter o motivo bem descrito para que se permita ter uma ação do que fazer e em quais manutenções.
Estes registros com eventuais problemas serão recarregados na grade com o campo Sel. marcado, para destacar as manutenções que não foram processadas. Os registros que não apresentarem problemas serão processados corretamente.

Campos

Grupo
Podem ser inseridos um ou mais grupos de equipamentos ou ferramentas.

Equipamento/Ferramenta
Podem ser inseridos um ou mais equipamentos ou ferramentas, salientando que só é permitido informar os que se enquadrem nos grupos escolhidos, só não verifica essa questão quando não se informar nada no grupo.

Centro de Custos Solicitante
Selecionar quais centros de custo que tem manutenções geradas, e se deseja filtrar, caso seja geral a busca não se deve informar nada.

Número Manutenção
Selecionar quais as manutenções que se deseja carregar para executar o processo indicado na ação, quando se deseja que carregue todas as manutenções independentemente da sua numeração, deixar campo em branco.

Serviço
Selecionar quais os serviços que se deseja que sejam carregadas as manutenções dos mesmos. Podemos ter vários serviços informados para a base de filtros das ordens de manutenção geradas.

Tipo
Indicar quais os tipos de manutenções que se deseja informar para filtrar as manutenções já geradas do(s) tipo(s) informados. Os tipos possíveis são: preventiva, corretiva e preditiva.

Categoria
Indicar quais categorias se deseja filtrar as manutenções, para carga no painel de execução. Podem ser informadas uma ou mais, e no caso de não querer que se filtre por alguma em específico deixar em branco que irá carregar todas, independente de qual categoria se a mesma se vincula.

Prioridade
Indicar quais prioridades se deseja filtrar as manutenções para carga no painel de execução. Podem ser informadas uma ou mais, e no caso de não querer que se filtre por alguma em específico, deixar em branco que irá carregar todas, independente de qual prioridade a mesma se vincula.

Filial
Indicar quais filiais se deseja filtrar as manutenções para carga no painel de execução. Podem ser informadas uma ou mais, e no caso de não querer que se filtre por alguma em específico, deixar em branco que irá carregar todas, independente de qual filial a mesma se vincula.

Data Prevista De–Até
Indica qual o range da data inicial prevista que as manutenções estão geradas para serem executadas e por essa especificação de previsão de inicio ser filtradas as manutenções a serem carregadas.

Data Realizada Inicial De–Até
Indica qual o range da data inicial realizada que as manutenções foram apontadas na execução e por essa especificação de início de execução que as manutenções a serem carregadas serão filtradas.

Data Realizada Final De–Até
Indica qual o range da data Final realizada que as manutenções foram apontadas na execução e por essa especificação de fim de execução que as manutenções a serem carregadas serão filtradas.

Data Geração De–Até
Indica qual o range da data de geração que as manutenções foram geradas e por essa especificação de geração que as manutenções a serem carregadas serão filtradas. 

Grid Manutenções

Esta grade tem sua ordenação relacionada com a prioridade de entrega e execução das manutenções planejadas, programadas e iniciadas, (de acordo com a situação listada), sempre respeitando a ordenação pela data e hora de início previsto, de forma a verificar as mais prioritárias conforme priorização dos tempos de cada manutenção.

Campos

Situação
Situação que a manutenção se encontra.

Observação

Ao finalizar uma manutenção que possua um equipamento ligado a um Bem, irá atualizar a data da última manutenção do Bem na tela F670BEM, página Datas campo Manutenção.

Para maiores detalhes ver Integração Manutenção x Patrimônio.

Equip.Ferram.
Código do Equipamento/Ferramenta que será feita a manutenção.

Núm. Manut.
Número da manutenção gerada.

Serviço
Código do serviço.

Tipo
Indica o tipo de manutenção Corretiva, Preventiva ou Preditiva.

Forma Obt.
Forma de obtenção da manutenção "Comprada" ou "Produzida.

Local Exec.
Local de execução da manutenção Interno ou Externo.

Botões

Existem botões na parte inferior da tela que são para acesso direto a funcionalidades que se aplicam as ordens de manutenção listadas no painel de controle das manutenções. Esses botões são habilitados de acordo com a sua funcionalidade e liberação de acordo com a situação de uma Ordem de Manutenção, por exemplo, uma ordem que não teve apontamentos não terá habilitado o botão de alteração de apontamentos, e assim sucessivamente. Para poder acessar a funcionalidade do botão basta se posicionar sobre a manutenção desejada e clicar no botão da funcionalidade desejada.

Relação de botões:

Personalizados
Abre uma tela que contem todos os campos criados pelo usuário para a tabela de manutenção (E0103EMT). Dessa forma pode-se informar valores para os campos de usuário da manutenção que esta posicionada.

Observações
Botão onde são registradas e controladas toda e qualquer observação gerada para uma manutenção. Essas observações podem ser manuais, onde o usuário cadastra a observação e vincula ela a manutenção que se está posicionado. Ou ainda temos a possibilidade de acessar as observações geradas a cada troca de situação da ordem de manutenção.

Doc. Relac.
Abre uma tela de consulta ligada ao tipo de documento ao que a ordem de manutenção se liga, podendo ser uma Ordem de serviço quando a manutenção é produzida, ou uma Solicitação de compras quando a manutenção for comprada. Para tanto abre as telas de ordem de serviço (F901ACP), ou a tela de solicitação de compra (F406CSS) para manutenções compradas. Serve como base de consulta e rastreio da ordem de manutenção.

Serviços
Abre a tela de consulta do serviço (F080CON), que se liga a ordem de manutenção. Essa tela contém todos dados que são tratados e contemplados pelo Serviço de manutenção.

Apontar Manut.
Botão que dá acesso ao apontamento de uma manutenção. Toda manutenção independente se for comprada ou produzida usa a mesma tela de apontamento (F103AIO). Essa tela foi readequada para poder ser feito os apontamentos tanto para ordens vinculadas a uma Ordem de serviço como as que estão vinculadas a uma Solicitação de compras.

AC./Ex. Apont.
Botão que dá acesso aos apontamentos feitos para uma ordem de manutenção, essa funcionalidade esta na tela (F103AMV), e nela podemos alterar qualquer dos tempos que já foram apontados pelo usuário. Processo esse que ocorre no caso de termos efetuados lançamentos com datas e horários equivocados, e precisamos alterar os mesmos para que os custos sejam com base na realidade executada, e para tanto temos que ter condição de interagir sobre os que foram lançados errados.

Requisição
Botão que dá acesso a tela de geração de requisição de estoque (F103RPS) para as necessidades de componentes e serviços para uma ordem de manutenção. É a partir dessas requisições que o almoxarifado vai identificar quais as reais necessidades que a manutenção tem em termos de componentes usados no processo.

Este recurso de requisição da manutenção somente está disponível com a existência do processo SERE (suprimentos - estoques - requisição eletrônica) na proprietária.

Identificadores de regra

MNT 103TSMEQ01

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