Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Assistência Técnica > Assistência Técnica e Garantias > Garantias

F118GAR - Cadastro de Garantias

Nesta tela são cadastrados parâmetros para identificar se um produto/serviço está ou não na garantia, sendo possível realizar parametrizações diferentes, informando prazos diferenciados por cliente, estado do cliente, tipo de produto, código do produto/serviço e derivação.

O processo consiste em informar itens com prazos de garantia, sendo possível realizar diversas combinações, como por exemplo: definir um prazo de garantia para o produto "X" e o cliente "Y", ou então para todos os produtos do tipo "S" (Serviços) no estado de SC.

As informações desta tela serão utilizadas posteriormente no cadastro das ocorrências para definir se o produto/serviço está ou não dentro da garantia.

Estado
Estado do cliente.

Cliente
Cliente do produto/serviço.

Tipo Produto
Os produtos serão visualizados conforme tipo selecionado:

Fabricante
Para integração Varejo Senior: ao sair deste campo, os campos "Prazo Garantia" e "Prazo Troca" são preenchidos automaticamente e ficam em modo leitura.

Garantia Estendida
Campo disponível para a integração Varejo Senior. Ao sair deste campo, os campos Tipo Gar. Est. e Prazo Gar. Est., da grade Garantias, são preenchidos automaticamente e ficam em modo leitura.


Garantias

Cadastram-se as garantias para os produtos e serviços.

Qtde Dias
Informa-se a quantidade de dias que o item deve ser considerado dentro do prazo de garantia. Esta quantidade de dias informada será utilizada posteriormente na tela de cadastro de ocorrências (tela F118OCR).

Esta quantidade de dias está relacionada com o próximo campo, onde neste será definida a maneira que serão calculados os dias para o prazo de garantia.

Data Garantia
Informe a data de garantia:

Variáveis disponíveis para as regras (opções de cálculo "3" e "4"):

AstNCodEmp: Código da empresa
AstNCodFil: Código da filial
AstNNumOcr: Número da ocorrência
AstNCodCli: Código do cliente
AstACodPro: Código do produto
AstACodDer: Código da derivação
AstDDatBas: Data base a ser usada
AstNFilNfv: Filial da NF
AstACodSnf: Série da NF
AstNNumNfv: Número da NF
AstNSeqIte: Sequência do item na NF

Observações relacionadas a grid:

  1. não é possível cadastrar dois ou mais itens com as mesmas informações;
  2. ao menos um campo deve ser informado;
  3. para informar derivação, obrigatoriamente deve-se informar produto;
  4. o cliente deve ser do mesmo estado informado;
  5. no campo Qtde Dias é obrigatório informar uma quantidade maior que "0" (zero).

Hierarquia na busca dos dados para o cálculo da garantia

Na grade "Garantias" é possível definir várias situações para calcular a garantia dos produtos e serviços, porém, no momento em que o sistema for calcular a garantia, ele buscará os parâmetros seguindo a hierarquia abaixo:

  1. Cliente;
  2. Estado do cliente;
  3. Produto;
  4. Tipo do produto.

Para verificar qual registro será usado para calcular a garantia, o sistema fará 11 tentativas distintas (tabela abaixo) para encontrar registros válidos para o item da ocorrência que estiver sendo criado, sendo que a busca irá parar assim que for encontrado o primeiro registro compatível com os dados da ocorrência. 

Sequência Estado Cliente Tipo Produto Produto/Serviço Derivação
1   X   X X
2   X   X  
3   X X    
4   X      
5 X     X X
6 X     X  
7 X   X    
8 X        
9       X X
10       X  
11     X    
Observação

Quando houver registro que não possui informações adicionais, como por exemplo, cliente, este registro será considerado no cálculo da garantia, porém, esta será a última sequência que será buscada, ou seja, a prioridade para calcular a garantia será para registros que possuem informações adicionais na grade "Garantias".

Este artigo ajudou você?