Manter ICMS do pedido no Faturamento
Abaixo, detalhamos o comportamento desse campo:
- Valor "R - Recalcular Alíquota": O sistema não mantém os valores do pedido, mas sugere novos valores para a nota fiscal com base nas configurações vigentes no momento do faturamento.
- Valor "S - Sim": O sistema mantém os valores do pedido e os transfere para a nota fiscal de saída.
- Valor "N - Não": O sistema não mantém os valores do pedido na nota fiscal, mas também não sugere novos valores.
Quando configurado como "N - Não"
Ao gerar a nota fiscal via pedido, utilizando a tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), o sistema carrega as informações do pedido. Nesse processo, o Código de ICMS Especial não é herdado. No entanto, quando a transação da nota fiscal não possui um Código de ICMS Especial configurado, o sistema também não sugere um novo percentual de ICMS. Isso significa que o sistema não mantém os valores do pedido na nota fiscal, nem sugere novos valores, resultando na permanência do ICMS zerado.
Quando configurado como "R - Recalcular Alíquota"
Quando configurado como "R - Recalcular Alíquota", os seguintes cenários são possíveis:
- Cenário 1: Pedido com ICMS Zerado e sem Código de ICMS Especial
Caminho 1: Se a Transação da Nota Fiscal de Saída estiver configurada COM Código de ICMS Especial, o sistema buscará o percentual de ICMS da tela ICMS Especial - Por Estado (F019TIE).
Caminho 2: Se a Transação da Nota Fiscal de Saída estiver configurada SEM Código de ICMS Especial, o sistema buscará o percentual de ICMS da tela Parâmetros por Estado (F009PPE).
- Cenário 2: Nota Fiscal Gerada Sem Pedido
Ao gerar uma nota fiscal de saída sem pedido, o sistema seguirá a mesma lógica mencionada anteriormente, ou seja, executará o Caminho 1 ou 2, conforme a configuração da transação da nota fiscal.
- Cenário 3: Configuração na Tela Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA)
Caso exista uma configuração na tela Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA), com ou sem Código de ICMS Especial, essa configuração será priorizada pelo sistema.
Ao gerar uma nota fiscal de saída, com ou sem pedido, o sistema executará o Caminho 1 ou 2, levando em conta a configuração da tela Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA).
Pedido gerado no mês 1;
Pedido faturado no mês 2;
Se a alíquota de ICMS for alterada no mês 2, o sistema buscará os valores corretamente, garantindo a conformidade com a legislação vigente.
English
Español
English
Español


