Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Centro de Custo

Conceito

É a menor área de atividade ou área de responsabilidade em que se acumulam custos, receitas e resultados. O centro de custos pode ser chamado também como centro de investimento, centro de controle, área de responsabilidade, atividade, centro de resultado, setor, departamento e outros. No Gestão Empresarial | ERP os centros de custos são classificados da seguinte forma:

Os custos diretos e indiretos, podem ainda, ser classificados como:

A estrutura dos centros de custos é definida pelo estabelecimento de um centro de custos pai. O centro de custos pai possibilita o estabelecimento do organograma de empresa, estabelecendo níveis de acumulação de custos, ou de despesas, de forma simples e de fácil manutenção.

Este artigo ajudou você?