Fuso horário x Arquivos XMLs de Documentos Eletrônicos
Os arquivos XMLs de documentos eletrônicos gerados pelo Gestão Empresarial | ERP possuem tags que indicam data e hora. Estas tags estão presentes nos arquivos de emissão e nos arquivos de eventos (cancelamento, cartas de correção, manifestações de destinatário, etc).
Importante
As informações presentes nesta documentação visam explicar como são geradas as informações nos XMLs pelo ERP. No entanto, algumas informações de data/hora são sugeridas pelo ERP no momento da geração dos registros.
No caso da sugestão da hora de emissão das NF-e e CT-e, o ERP sempre busca do computador onde o sistema está sendo executado a hora atual para sugestão das telas que gravam a informação da hora de emissão (informação armazenada no banco de dados do ERP no campo E140NFV.HorEmi).
Caso o ERP seja executado via BrowserAccess ou WindowsAccess, o horário que é considerado é o horário do servidor que atendeu a requisição de execução do sistema ERP por estes métodos de acesso.
A informação da hora de emissão também pode ser manipulada por identificadores de regras. Exemplo: VEN-140ALDIV01. Caso haja alguma regra manipulando esta informação, o sistema utilizará a informação definida na regra.
As configurações de Fuso Horário e Horário de Verão definidas na Central de Configurações e SGU impactam diretamente na geração dos XMLs dos documentos. Desta forma, orienta-se a leitura da documentação deste processo também.
<dhEmi>
;<dhSaiEnt>
;<dhEvento>
;<dhIniViagem>
;<DataEmissao>
.
Essas tags devem ser preenchidas com a data/hora/fuso horário de acordo com a SEFAZ / Prefeitura para onde o documento será enviado. Isso porque cada SEFAZ / Prefeitura utilizará data/hora/fuso horário do seu respectivo sistema para validar a data/hora/fuso horário definido em cada arquivo XML enviado. Caso a data/hora/fuso horário gerado no arquivo XML não estiverem de acordo com a data/hora/fuso horário definido no sistema da SEFAZ / Prefeitura, a requisição será rejeitada.
A geração das tags dos arquivos XMLs é controlada de acordo com o usuário que solicitou a geração do arquivo. Desta forma, serão levadas em consideração as parametrizações de horário e fuso horário definidas na Central de Configurações e SGU.
Observação
- Para informações de como efetuar a parametrização no Central de Configurações, consulte o tópico Central de Configuração > Banco de dados > Banco de dados por sistema do arquivo Ferramentas Administrativas;
- Para informações de como efetuar a parametrização do SGU, consulte o tópico Propriedades de Usuário, do arquivo Ferramentas de Apoio.
Conceito da geração da data/hora/fuso horário no XML
O Gestão Empresarial | ERP gerará a tag de data/hora/fuso horário no arquivo XML seguindo a lógica descrita abaixo, quando a parametrização de fuso horário estiver habilitada no sistema:
- Será buscado o horário do servidor do banco de dados;
- Será buscado junto à Central de Configurações o GMT parametrizado para a base de dados do sistema;
- Será buscado junto ao SGU o GMT parametrizado para o usuário que solicitou a geração do arquivo XML;
- Com base no horário do servidor do banco de dados e no GMT definido na Central de Configurações, o Gestão Empresarial | ERP irá efetuar a conversão deste horário do servidor do banco de dados para o GMT definido no SGU, gerando então o arquivo XML com o horário calculado, aplicando o GMT definido no SGU ao final da tag (se a mesma exigir a geração do fuso horário).
- Para a geração de XML de CC-e (Carta de Correção Eletrônica), será utilizada a data e hora definidos nos campos Data/Hora do evento da tela F140CCE, independente da parametrização do Central de Configurações/SGU. Só será utilizado o fuso horário definido no SGU para gerar o fuso horário no arquivo XML. Isso porque, para CC-e, o usuário poderá definir manualmente a data e hora para geração do evento.
Importante
Caso não esteja habilitada a opção de Fuso Horário na Central de Configurações (e consequentemente não habilitada a parametrização de fuso horário no SGU), será levado em consideração o horário e fuso horário definidos na estação de trabalho onde o Gestão Empresarial | ERP está sendo executado.
Caso a execução seja via Windows Access (WA) ou Browser Access (BA), será levado em consideração o horário e fuso horário do servidor onde o WA e o BA estão sendo executados.
Cenários para exemplificar a parametrização
Cenário 1
- São gerados documentos eletrônicos para a SEFAZ de Santa Catarina e para a SEFAZ de Mato Grosso.
- O Brasil não está no período do horário de verão.
- A SEFAZ de Santa Catarina utiliza fuso horário -03:00.
- A SEFAZ de Mato Grosso utiliza fuso horário de -04:00.
- O servidor do banco de dados do Gestão Empresarial | ERP utiliza fuso horário -02:00.
Parametrização a ser efetuada:
- Na Central de Configurações, para a base de dados do Gestão Empresarial | ERP, deverá ser definido o fuso horário -02:00.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ de Santa Catarina, deverá ser parametrizado o fuso horário como -03:00, sem necessidade de ativar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ de Mato Grosso, deverá ser parametrizado o fuso horário como -04:00, sem necessidade de ativar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
Cenário 2
- São gerados documentos eletrônicos para a SEFAZ do Acre, para a SEFAZ do Paraná, para a SEFAZ do Mato Grosso do Sul e para a SEFAZ da Bahia.
- O Brasil está no período do horário de verão.
- A SEFAZ do Acre utiliza fuso horário -05:00 o ano todo.
- A SEFAZ do Paraná utiliza fuso horário -03:00 no horário de inverno e -02:00 no horário de verão.
- A SEFAZ do Mato Grosso do Sul utiliza fuso horário -04:00 no horário de inverno e -03:00 no horário de verão.
- A SEFAZ da Bahia utiliza fuso horário de -03:00 o ano todo.
- O servidor de banco de dados do cliente fica no Exterior. Este servidor está parametrizado para utilizar fuso horário -09:00 (Alasca).
Parametrização a ser efetuada:
- Na Central de Configurações, para a base de dados do Gestão Empresarial | ERP, deverá ser definido o fuso horário -09:00.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ do Acre, deverá ser parametrizado o fuso horário como -05:00, sem necessidade de ativar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ do Paraná, deverá ser parametrizado o fuso horário como -03:00, ativando o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ do Mato Grosso do Sul, deverá ser parametrizado o fuso horário como -04:00, ativando o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
- No SGU, para os usuários que emitem documentos eletrônicos para a SEFAZ da Bahia, deverá ser parametrizado o fuso horário como -03:00, sem necessidade de ativar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”.
Observação
No caso da necessidade de utilização do horário de verão, não há necessidade de alterar o fuso horário de cada usuário, basta habilitar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão” para cada usuário.
Nota
Como o controle de data/hora/fuso horário no Gestão Empresarial | ERP é efetuado por usuário, se um usuário efetua geração de arquivos XMLs para filiais diferentes e estas filiais enviam arquivos XMLs para SEFAZ / Prefeituras que possuem fusos horários diferentes, indica-se a criação de um usuário para ser utilizado na geração de arquivos de cada filial que possua fuso horário diferente.
No SGU de cada usuário criado deverá ser parametrizado o fuso horário de acordo com o fuso horário de cada SEFAZ.
Rejeições com base em data/hora/fuso horário
São comuns rejeições por parte da SEFAZ / Prefeitura baseadas na data/hora encaminhadas nas tags que são utilizadas para enviar este tipo de informação. Abaixo relataremos exemplos de rejeições e o motivo pelo qual elas ocorrem:
Rejeição de eventos (cancelamento, carta de correção, manifestação de destinatário, inclusão de condutor, etc.)
Rejeição: 578 – Data do evento não pode ser maior que a data de processamento
Sempre que a SEFAZ receber a requisição de registro de um evento de algum documento eletrônico, irá efetuar uma comparação do conteúdo da tag <dhEvento>
com a data/hora atual do seu sistema. No entanto, antes de efetuar esta comparação, a SEFAZ irá converter o horário enviado nesta tag para o fuso horário utilizado pelo seu sistema.
Para exemplificar a situação, vamos especificar um cenário onde essa rejeição ocorreria:
- Arquivo XML gerado pelo Gestão Empresarial | ERP e enviado para a SEFAZ com a tag
<dhEvento>
definida como:<dhEvento>2014-12-10T10:28:00-03:00</dhEvento>.
- A SEFAZ que está recebendo este arquivo é de Santa Catarina. Essa SEFAZ está utilizando horário de verão, sendo assim, o fuso horário utilizado pela SEFAZ será -02:00.
- O horário do sistema da SEFAZ está definido como 10:28, com fuso horário -02:00, no momento do recebimento da requisição enviada.
- Quando a SEFAZ receber a requisição, ela efetuará a conversão do horário 10:28 com fuso horário 03:00 para o fuso horário -02:00. Isso fará com que o horário interpretado pela SEFAZ seja 11:28 com fuso horário -02:00.
- Como o horário 11:28 (horário do arquivo XML encaminhado – já convertido pela SEFAZ) é maior que o horário 10:28 (horário do sistema da SEFAZ no momento do processamento), a SEFAZ não aceitará o registro do evento, gerando a rejeição “Data do evento não pode ser maior que a data de processamento”.
Rejeição de RPS/NFS-e
Rejeição: A Data Final de emissão das Notas Fiscais enviadas não pode ser Superior a <Data_Sistema_Prefeitura>
.
Algumas Prefeituras também validam o conteúdo da tag <DataEmissao>
de acordo com o horário de seus sistemas.
Para exemplificar a situação, vamos especificar um cenário onde essa rejeição ocorreria:
- Arquivo XML gerado pelo Gestão Empresarial | ERP e enviado para a Prefeitura com a tag
<DataEmissao>
definida como:<DataEmissao>2014-12-04T16:55:00</DataEmissao>
. Esee arquivo foi gerado com base no fuso horário -02:00. - A Prefeitura para onde a RPS/NFS-e está sendo enviada não possui horário de verão, e utiliza o ano todo o fuso horário -03:00.
- O horário do sistema da Prefeitura está definido como 15:55, com fuso horário -03:00, no momento do recebimento da requisição enviada.
- Como o sistema da Prefeitura não recebe o fuso horário na tag
<DataEmissao>
, o sistema não executa nenhuma conversão de horário de acordo com o fuso horário. Desta forma, o sistema apenas entende que a data de emissão do documento é 04/12/2014 às 16:55, enquanto que a data/hora do sistema da Prefeitura no momento do recebimento da requisição é 04/12/2014 às 15:55. Como a data de emissão é considerada maior que a data do sistema da Prefeitura, a rejeição “A Data Final de emissão das Notas Fiscais enviadas não pode ser Superior a<Data_Sistema_Prefeitura>
” é gerada.
A solução para as situações descritas acima é parametrizar o fuso horário no Gestão Empresarial | ERP de acordo com a SEFAZ / Prefeitura para quais os arquivos XML são enviados.
Importante
Os softwares gerenciadores de documentos eletrônicos (mensageiras) poderão efetuar alterações nas tags que tratam data/hora/fuso horário de acordo com parâmetros internos de configuração.
Nessa situação, caso necessário, deverá ser verificado o arquivo XML enviado pelo software gerenciador para a SEFAZ / Prefeitura para que seja possível identificar se ele está efetuando alguma manipulação nessas tags.