FAQ - Integração ERP x WMS
Perguntas frequentes sobre a integração do Gestão Empresarial | ERP com o Gestão de Armazenagem | WMS.
Acesse a plataforma na XPlatform e siga o caminho Gestão Empresarial | ERP > Integração > WMS > Monitor Logística.
Sugerimos favoritar para facilitar o acesso nas próximas vezes.
- Antes de tudo, garanta que todos os serviços estão ativos no momento;
- Faça o acompanhamento pelo próprio monitor clicando em Conectividade, onde será aberta uma nova janela com os status dos serviços. Neste caso o ERP_SERVICE e ETL deverão estar ativos;
- Se atente à mensagem para avaliar se o mesmo está em uma situação que permite reenvio.
É disponibilizado um método agendado para transferir os registros para um histórico com a possibilidade de exclusão desses registros em histórico.
São dois métodos agendados:
- mover os registros do monitor para o histórico;
- limpar os históricos.
Tecnologia > Customização > Agendamentos:
- em Domínios e Serviços, filtre por erp_isl e expanda o serviço int_integrador;
- clique em Criar agendamento;
- crie o agendamento para a funcionalidade “migrarEventosParaHistorico” e “processarLimpezaHistorico”.
Assim que os métodos estiverem ativos, há a possibilidade de configurar com quantos dias os registros podem ser movidos para histórico e posteriormente excluídos.
Tecnologia > Configuração > Por Tenant:
- em Domínios e Serviços, filtre por erp_isl e edite o serviço int_integrador;
- na guia Sistemas, existem os campos Prazo para histórico e Prazo para evento, onde podem ser configurados com quantos dias o registro permanece no monitor e no histórico;
- caso esses campos não estejam configurados e os agendamentos ativos, é utilizado o valor padrão de 90 dias para registros no monitor e 180 dias para registros no histórico.
Todo cancelamento deve partir da tela F140CNW do ERP (Gestão Empresarial | ERP):
- se a separação já foi concluída e retornada ao ERP, deve ser concluído o faturamento para então executar o cancelamento;
- cancelamento após o faturamento permite a indicação se a pré-fatura será cancelada definitivamente ou reaberta. Neste caso, será enviado ao WMS uma solicitação de cancelamento e de lá, o retorna se o documento pode ou não ser cancelado.
- O produto da pré-fatura está ligado a um depósito que integra com WMS?
- Os serviços ETL e ERP_SERVICE estão ativos? Confira pelo botão Conectividade no monitor.
- Caso seja a primeira pré-fatura gerada, verifique a documentação de configuração da integração para ver se as TRIGGERS estão ativas.
Sim. Através do identificador de regra GER-000INWMS03, que permite indicar se a pré-fatura vai ser faturada de forma automatizada ou não. Além disso, é possível indicar com qual série a mesma será faturada.
Contrário da antiga que era feito banco a banco, agora a comunicação ocorre através do envio e recebimento de JSONs. Cada pendência de integração gera um JSON no qual é enviado para a XPlatform e convertido de acordo com as assinaturas do WMS e então é enviado ao mesmo. No monitor de integração na plataforma é possível acompanhar o conteúdo de cada registro.
- Conteúdo ERP: há o Original e o Convertido. O original é o JSON recebido do ERP e o convertido é o JSON modificado, conforme a assinatura do WMS.
- Conteúdo WMS: também há Original e Convertido, porém retornando o caminho. O original trata do JSON recebido do WMS e o convertido é o JSON modificado conforme a assinatura do ERP.
- Verifique se existe o registro do cadastro no monitor apresentando o erro de integração;
- Em caso de produto, observe se o mesmo está ligado a um depósito que integra com WMS e se tem o código de barras informado no cadastro;
- Os serviços ETL e ERP_SERVICE estão ativos? Visualize pelo botão Conectividade no monitor;
- Caso os passos acima não resolvam, avalie a documentação de parametrização para se certificar que os agendamentos foram criados e as telas F000SIS e F000SXT estão devidamente configuradas.
- Quando indica erro no campo Situação WMS e no campo Conteúdo WMS da guia Convertido há informação do JSON, significa que o erro apresentado no Status integração WMS foi retornado pelo WMS;
- No caso de erro na Situação ERP, sem conteúdo no campo Conteúdo ERP, o erro aconteceu no momento de exportação do JSON no ERP_SERVICE;
- Em caso de retorno do WMS para o ERP, estará descrito o erro de integração no campo Status integração ERP.
Para surtir efeito na integração quando alterado alguma regra no ERP, reinicie o serviço do ERP_SERVICE para que este carregue as regras atualizadas.
Quando migrado para integração REST de um novo processo, recrie o shovel para que as filas no RabbitMQ sejam recriadas. Para isso:
- Acesse a plataforma a partir do menu Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Serviços/Componentes;
- Clique no botão Atualizar e aguarde a confirmação da execução;
- Após isso, clique em Aplicar ao ambiente e espere a plataforma ser notificada para prosseguir com as integrações.
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