Recebimento
Processos de negócio
Objetivos do processo
O processo de recebimento de mercadoria inicia pelo , o fornecedor emite uma nota fiscal contra a empresa e através do recebimento eletrônico, ou de uma entrada manual, essa nota fiscal é lançada no e, em seguida, integrada com o Gestão de Armazenagem | WMS para que seja efetivamente recebida no armazém.
Para que a integração do processo de recebimento aconteça devidamente, as parametrizações devem ser realizadas previamente.
Processo atendido em cada integração
* Contemplados a partir da versão 5.10.2.32 do .
Fluxo do processo
Visão do fluxo de acordo com o WMS integrado:
Para o
Para o
Parâmetros disponíveis
Segue parâmetros que atuam em todos os processos de recebimento.
FILIAL.INTWMS.TRANSPORTADORAPADRAO: Se a transportadora não for informada na Ordem de Recebimento (independentemente do documento de origem dessa ordem), será exibido um erro de integração no Monitor Logística. Para incluir uma transportadora padrão nas Ordens de Recebimento, utilize o parâmetro dinâmico FILIAL.INTWMS.TRANSPORTADORAPADRAO no cadastro da filial (F070FCA). O valor definido para esse parâmetro será o código da transportadora considerado pelo sistema na integração da Ordem de Recebimento.
- Para documentos sem definição de transportadora no Gestão Empresarial | ERP, onde o sistema WMS exija essa informação, a definição deste parâmetro é obrigatória para que a integração da ordem de recebimento ocorra normalmente;
- O parâmetro só terá efeito se uma transportadora não tiver sido definida no documento de entrada/saída que gerou a ordem de separação/recebimento.
O que você pode fazer:
O fornecedor emite uma nota contra a empresa e através do recebimento eletrônico ou através de entrada manual, gera uma nota fiscal de entrada. Pode, inclusive, ocorrer a geração de uma nota fiscal entrada emitida internamente, utilizando a própria nota para internalizar a mercadoria. Por fim, para que o Integrador consuma a pendência e integre com o , a nota fiscal de entrada é gerada.
Gerar nota fiscal de entrada
Gerar nota fiscal de entrada
O processo de recebimento de mercadoria é caracterizado pela entrada de produtos de fornecedores ou recebimento de devoluções, entre outros. No caso de utilização de manufatura, também há recebimento de retornos de industrializações externas, apontamento de produção e inspeções de qualidade.
- Ao cadastrar/importar e, em seguida, fechar a nota fiscal de entrada na tela F440GNE) no , ocorre simultaneamente a movimentação de estoque, sendo um movimento "NO - Normal" e outro "BL – Bloqueado", conforme transações definidas na tela F185CFG. Este movimento permanece no até que seja realizado a conferência no .
Após fechar a nota fiscal no , não será possível alterar e reintegrar;
- O produto recebido no será conferido no processo de ordem de recebimento e o saldo do produto não será disponibilizado antes da conclusão da conferência;
- A nota fiscal é enviada para a integração ao fechar esta nota fiscal. Porém, se o recebimento do produto ainda não tiver ocorrido, a nota fiscal no permanecerá aberta e não será enviada para integração antes do tempo necessário;
- Após o fechamento, o estoque é bloqueado, impedindo que o produto fiquei indisponível para ser movimentado;
- Na execução do erp_service, ao enviar a nota de entrada para o , o sistema altera a situação para "6 - Aguardando Integração WMS" e ao receber, o retorno, altera a situação para "2 - Fechada", estornando o movimento de bloqueio do estoque e realizando os devidos ajustes na nota fiscal;
- A nota fiscal é vinculada ao documento de recebimento gerado no pela conferência. Neste momento, o produto é disponibilizado no estoque. No entanto, para que os movimentos de bloqueio sejam gerados, o parâmetro Bloqueia estoque no fechamento na tela Bloqueia estoque no fechamento deve estar "S - Sim". Caso contrário, os movimentos bloqueados não são gerados.
Na nota fiscal consulte a informação do emitente (fornecedor da nota no ), depositante (filial que gerou a nota no ) e o destinatário (depósito do item da nota fiscal).
Ao final do processo de recebimento no , os dados da conferência são atualizados no .
Exemplo:
- Empresa X comprou 1.000 kg de determinado produto com o Fornecedor Y;
- O fornecedor entregou o produto com a nota fiscal;
- Os produtos foram conferidos no ;
- A nota fiscal foi cadastrada e fechada no ;
- A nota fiscal foi enviada ao e efetuado vínculo entre a carga conferida e o documento fiscal, validando se as quantidades recebidas estão de acordo com o documento;
- O produto foi armazenado e disponibilizado para venda.
Podem ocorrer situações em que o depósito informado na nota fiscal não é o mesmo que o depósito da filial que gerou a nota fiscal de entrada. Ou seja, a nota fiscal foi gerada em uma filial, mas a mercadoria não está no depósito dessa filial, está em outro. Nesse caso, a solicitação de recebimento é integrada à filial do depósito informado na nota fiscal. Para isso, a filial do recebimento é determinada pela filial de localização do depósito do item.
Exemplo:
Uma empresa comprou uma mercadoria, que será armazenada em outra unidade. Nesse cenário, a operação precisa estar coberta por uma nota fiscal.
- "Depósito 1" = "Filial 1"
- "Depósito 2" = "Filial 2"
A "Filial 1" registra uma nota fiscal solicitando recebimento da mercadoria para o "Depósito 2". Nesse caso, o processo de recebimento é enviado automaticamente para a "Filial 2".
Atenção
Somente os itens das notas fiscais de entrada que movimentarem estoque em depósito controlado por sistema de gestão enviam demandas de recebimento, conferência e armazenagem de produtos ao .
A informação do lote ou série do produto não é enviada junto aos dados da integração, mesmo que a informação esteja na nota fiscal. Caso o produto seja controlado por lote ou série, as quantidades informadas na conferência serão respeitadas, independentemente da quantidade e do lote que possa estar constando na nota fiscal, ou seja, o considera nas movimentações, o lote ou série que foi retornado do WMS.
São enviados apenas itens de produto, e não de serviço. E as notas fiscais do tipo "6 - NF Produtor" não são integradas.
Para consultar as movimentações de nota fiscal integradas com o no replicador da . Nesse caso, utilize o hub "erp_nf_entrada".
Kit de produtos
No é possível cadastrar um kit de produtos, que pode ser caracterizado por um produto do tipo produzido ou montagem, quando os produtos são organizados como um produto montado.
O recebimento no do produto kit, seja ele produzido ou montado, é feito através dos seus componentes, não sendo possível fazer o recebimento do produto pai. A conferência do recebimento no poderá ser aplicada em sua totalidade ou a menor. Ou seja, a quantidade conferida é distribuída entre os produtos componentes do kit (quantidade total ou parcial, caso for conferida uma quantidade menor do item constante na nota).
Gerar nota fiscal de entrada emitida internamente
Gerar nota fiscal de entrada emitida internamente
Processo semelhante ao processo de gerar uma nota fiscal de entrada. A diferença é ocorre quando a nota fiscal, emitida pelo , for do tipo "7 - Importação" e "3 - Devolução", ela apenas é liberada para integração com após a autorização na SEFAZ.
Podem ocorrer devoluções de produtos antes ou depois da conferência. Caso seja necessário devolver um recebimento total ou parcial, gere uma nota fiscal de devolução no . Essa nota fiscal é enviada ao para a realização da separação de mercadoria.
Receber e gravar nota fiscal
Receber e gravar nota fiscal
O gera as pendências de movimentos, aguardando o Integrador buscar as informações e transportá-las para o .
Tipos de documento
Os números abaixo referentes ao tipo de documento são de controle interno entre ERP e plataforma. Não há relação com os códigos do ERP.
50 - Nota fiscal de entrada
Consiste na entrada da nota fiscal do tipo "1 - NF Entrada" no tanto manual quanto via recebimento eletrônico. Suas principais características são:
- entrada do estoque no ERP, onde poderá bloqueá-lo (é o recomendado);
- a nota fiscal poderá ficar na situação "2 - Fechada", permitindo que a mesma seja integrada com tributos antes da conferência do WMS;
- lotes e séries serão conferidos e alocados pelo WMS;
- ERP acatará os lotes e séries conferidos pelo WMS;
- lotes diferentes serão ajustados pelo ERP e neste caso, é obrigatório bloqueio de estoque;
- a nota fiscal de devolução poderá ser gerada automaticamente contra o fornecedor em caso de conferência a menor;
- se não for gerada a devolução, eventuais divergências serão transferidas para o depósito virtual;
- para cancelamento antes de finalizar a alocação, deve partir do WMS e assim será reaberta a nota fiscal no ERP.
- após a conferência no WMS, é viável reabilitar a nota fiscal de entrada, contudo, os campos relacionados ao estoque (como Quantidade, Unidade, Depósito, etc.) permanecerão bloqueados para qualquer alteração;
- o WMS retorna um indicativo sobre se os itens permanecem bloqueados no ERP após a alocação. Caso o indicativo aponte que o bloqueio ainda exista, o WMS enviará um comando de desbloqueio por meio da API de remanejamento, utilizando o "tipomovto = 5" para desbloquear o movimento;
- opcionalmente, pode-se utilizar o parâmetro dinâmico FILIAL.INTWMS.MANTERMOVIMENTORETORNOOR que controla os movimentos de estoque no retorno da conferência de uma nota fiscal de entrada. Quando configurado para "S", sempre que houver o retorno de conferência no WMS, os movimentos gerados anteriormente não serão alterados. Novos movimentos serão feitos para ajustar o estoque.Sugestão de utilização
Ao gerar uma nota fiscal de entrada integrada ao WMS, os produtos nem sempre estão fisicamente no estoque ou são conferidos imediatamente. O ERP mantém esses produtos bloqueados até que o WMS complete a conferência, o que pode levar alguns dias;
Durante esse período, pode ocorrer a abertura de um novo período de estoque enquanto o anterior é fechado. Quando o produto é finalmente conferido e retorna ao ERP, os movimentos de bloqueio são excluídos. No entanto, se o período de estoque correspondente estiver fechado, o ERP não permite alterações na movimentação dessas mercadorias.
Nota
Caso o recebimento seja a menor, o sistema gerará automaticamente uma nota fiscal de saída do tipo "2 - Devolução – NF do Cliente", onde é necessária uma sequência do endereço de entrega do cliente, e a mesma pode ser sugerida de duas formas:
- Sistema buscará a origem da mercadoria na nota fiscal de entrada (campo Origem Mercadoria na tela F440GNE, guia Dados Gerais) e sugerirá o mesmo como sequência do endereço de entrega do cliente;
- Por último o sistema irá verificar se o identificador de regra GER-000INWMS07 está ativo e possui regra associada, caso sim sugerirá como sequência de endereço de entrega o valor que está na variável RetNSequenciaEndFor.
Se após os passos acima a variável estiver zerada é possível que o sistema apresente a mensagem a seguir (a depender das configurações do ERP), e isso impedirá a integração do retorno com o ERP: "Não há configuração da Sequência Endereço Entrega Padrão nas Definições/Histórico do cliente."
51 - Nota fiscal de importação
Trata-se da nota fiscal do tipo "7 - NF Geração Manual" que é similar à nota fiscal de entrada. Ela possui as mesmas características, exceto que, em caso de conferência a menor e devolução automática, é gerada uma nota fiscal de perda contra a própria filial (cliente da filial).
52 - Nota fiscal de devolução
Trata-se da nota fiscal do tipo "3 - Devolução (NF de Saída)" que é similar à nota fiscal de entrada. Ela possui as mesmas características, exceto que, em caso de conferência a menor e devolução automática, é gerada uma nota fiscal de devolução contra a própria filial (cliente da filial).
Nota
Caso o recebimento seja a menor, o sistema gerará automaticamente uma nota fiscal de saída do tipo "2 - Devolução – NF do Cliente". Para essa nota, é necessária a definição de uma sequência de endereço de entrega do cliente, que pode ser sugerida de duas maneiras:
- O sistema buscará a origem da mercadoria na nota fiscal de entrada do tipo "3 - Devolução (NF de Saída) através do campo Origem Mercadoria na tela F440GNE, guia Dados Gerais e sugerirá a mesma como sequência de endereço de entrega do cliente.
- O sistema verificará se o identificador de regra GER-000INWMS07 está ativo e se existe uma regra associada. Se sim, ele sugerirá como sequência de endereço de entrega o valor presente na variável RetNSequenciaEndFor.
Se, após essas verificações, a variável estiver zerada, o sistema poderá exibir a seguinte mensagem (dependendo das configurações do ERP), o que impedirá a integração do retorno com o ERP: "Não há configuração da Sequência Endereço Entrega Padrão nas Definições/Histórico do cliente."
Quanto ao cancelamento de nota fiscal de devolução:
Quando ocorre um cancelamento de uma NF de entrada de devolução, o processo deve ser feito exclusivamente pelo WMS.
Isso garante que as movimentações de estoque e as informações fiscais estejam corretamente sincronizadas, evitando divergências e erros tanto no controle de inventário quanto nos registros fiscais.
Os parâmetros da F070FVE não impactam o cancelamento no retorno do WMS. O processo é realizado apenas pelas rotinas nativas do ERP.
53 - Transferência de estoque de entrada
A transferência é gerada por meio da tela F210TPA e consiste na saída de estoque de um produto que está em algum depósito que não integra com WMS, para um depósito que integra. Características:
<<<<<<< .mine
- eventuais lotes e séries informados no ERP deverão ser alocados igualmente no WMS;
- para a conferência a menor, será realizada uma saída do depósito que integra com WMS para o depósito virtual;
- o estoque será bloqueado no depósito de entrada, até a conferência do mesmo pelo WMS;
- a numeração desse documento sempre terá a série padrão EME (entrada de movimento de estoque) e a numeração é gerada por um controle interno na tabela de Controle da rotina que retorna próximo valor de campo chave (R900NXV);
- caso o parâmetro global DocTrfWms esteja ativo, será gravado o número de documento do WMS nos movimentos de entrada e saída;
- no cadastro de depósito (F205DEP), a informação do campo Filial Localização será utilizada para preencher o campo codigoFornecedor no JSON da integração.
=======
- Eventuais lotes e séries informados no ERP deverão ser alocados igualmente no WMS;
- Para a conferência a menor, será realizada uma saída do depósito que integra com WMS para o depósito virtual;
- O estoque será bloqueado no depósito de entrada, até a conferência do mesmo pelo WMS;
- A numeração desse documento sempre terá a série padrão EME (entrada de movimento de estoque) e a numeração é gerada por um controle interno na tabela de Controle da rotina que retorna próximo valor de campo chave (R900NXV);
- Caso o parâmetro global DocTrfWms esteja ativo, será gravado o número de documento do WMS nos movimentos de entrada e saída;
- No cadastro de depósito (F205DEP), a informação do campo Filial Localização será utilizada para preencher o campo codigoFornecedor no JSON da integração;
- A transferência entre produtos não é compatível com a integração ao WMS. Caso essa opção seja selecionada, ao processar será exibida a mensagem: "Processamento cancelado. Não é possível realizar transferências entre produtos, pois existem depósitos que possuem integração com o WMS."
>>>>>>> .theirs
54 - Apontamento de produção
Consiste na entrada de um produto acabado a partir do módulo de Manufatura, gerando entrada de estoque em um depósito que integra com WMS. Características:
- bloqueia o estoque no depósito de entrada;
- não contempla número de séries;
- os lotes informados no ERP deverão ser conferidos igualmente pelo WMS;
- para o , o campo codigoTransportadora vai com o valor padrão igual a "PROD".
- No WMS Senior, para que o cancelamento do apontamento de produção seja retornado com sucesso, atualizando a ordem de produção e o estoque, é necessário que o cadastro do produto esteja configurado corretamente quanto ao campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitamento, na tela Cadastro de Produtos (F075PRO). Por exemplo: o produto configurado como produzido deve ter nesta coluna valor N - Normal (que indica produto de primeira qualidade) e, caso exista a possibilidade de que o processo de produção gere produtos de 2ª qualidade, 3ª qualidade ou Reaproveitamento, os produto resultantes do processo de produção devem estar informados e configurados corretamente. A atenção na coluna Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitamento é necessária visto que o apontamento no ERP não considera este parâmetro. Já o retorno do cancelamento do apontamento de produção pelo WMS Senior considera este parâmetro e, caso esteja em desconformidade, apenas o movimento de estoque é excluído, não atualizando a quantidade na ordem de produção. Mais detalhes com relação ao cadastro de produtos reaproveitáveis estão em Produto Reaproveitável.
55 - Movimento de estoque agrupado
Gerado somente via identificador de regra GER-000INWMS21 e atrelado à função de programador GerarOrdemRecebimentoWmsSenior. Consiste na geração de movimentos de estoque de maneira agrupada dentro do ERP em um depósito que integra com WMS e envia a solicitação de alocação ao WMS. Características:
- solicitará uma alocação simples ao WMS, sem movimento inicial no ERP;
- o movimento será realizado somente após a alocação no WMS;
- será movimentado somente o que foi efetivamente alocado pelo WMS;
- lotes e séries serão conferidos pelo WMS.
56 – Transferência de entrada agrupada
Gerada via identificador de regra GER-000INWMS21 e atrelado à função de programador GerarOrdemRecebimentoWmsSenior. Consiste na geração de movimentos de estoque de maneira agrupada dentro do ERP em um depósito que integra com WMS e envia a solicitação de alocação ao WMS. Características:
- obrigará movimentos de estoque de origem;
- séries não serão suportadas;
- para os lotes movimentados no ERP, haverá a necessidade de alocação do mesmo lote pelo WMS;
- será gerado movimento de bloqueio do estoque no envio;
- alocações a menor serão transferidas para o estoque virtual.
Observação
- Se houver um tráfego muito grande de informações, alguns registros poderão ficar com o status "Não Integrado" na . Para este cenário é necessário reenviar o documento na plataforma ou cadastrar o agendamento para reenvio automático indicando a funcionalidade ReplicarParaWmsEventosIntegracaoOrdemRecebimento. Para cadastrar o agendamento é necessário acessar na , o menu Tecnologia > Customização > Agendamentos. Buscar o erp_isl e expandir o int_integrador.
- Para sugerir uma data de movimento quando ela estiver zerada, pode-se utilizar o identificador de regra GER-000INWMS32. Caso a regra esteja ativa e associada a uma configuração, o sistema sugerirá como data do movimento o valor presente na variável IntNDataDocumento. Caso contrário, será sugerida a data em que o movimento está sendo gerado.
- O recebimento agrupado de documentos com tipos diferentes não é suportado nesta integração. É permitido agrupar apenas documentos dos tipos 50 – Nota Fiscal de Entrada, 51 – Nota Fiscal de Importação e 52 – Nota Fiscal de Devolução. Exemplo:
- Caso haja um agrupamento entre uma nota de entrada de manufatura e uma transferência de entrada, será exibida a seguinte mensagem no monitor logístico: "Não é possível agrupar diferentes tipos de documentos no recebimento. Tipos de documentos recebidos: 'MOVIMENTO DE ESTOQUE', 'NOTA FISCAL' e 'MANUFATURA'."
Outros movimentos
Bloqueio de estoque
Esses movimentos de bloqueio são originados especificamente do e integrados ao . Eles funcionam como uma espécie de remanejamento dentro do WMS e realizam no ERP uma transferência de estoques. Os movimentos podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:
- avaria;
- destinação de um produto para algum tipo de quarentena.
No , é realizado a transferência para que o estoque fique disponível para o que for necessário. Exemplo:
- bloqueando o estoque por ocasião de um vencimento próximo no WMS, no ERP esse estoque é destinado a um depósito específico, que pode ou não permitir venda;
- caso ocorra a venda do produto neste depósito específico, será enviado ao WMS um indicativo de que se deve retirar esse estoque do depósito bloqueado.
Definições cadastrais