Registrar Nota fiscal de entrada

Todas as transações comerciais necessitam da emissão de um documento fiscal para comprovação de uma transação legal de aquisição de bens e produtos e de cumprimentos fiscais quanto a geração de taxas e impostos. Da mesma forma que uma empresa precisa emitir uma nota fiscal para o cliente quando um produto é vendido, as empresas devem receber uma nota fiscal dos seus fornecedores quanto as compras de produtos e serviços.

Além das obrigações legais, a nota fiscal de entrada colabora com o controle de estoque e da gestão financeira da empresa, otimizando a gestão empresarial. E além de bens e serviços, as notas fiscais de entrada também podem ser geradas por outros processos, como:

Ao término de qualquer processo de compra, existe, como resultado, o recebimento de uma nota fiscal de entrada, que poderá ocorrer de várias formas, via: recebimento eletrônico, balança de pesagem e processos antecessores a nota fiscal de entrada, como: ordem de compra e contrato.

A nota fiscal de entrada será base para os setores financeiro, contábil, fiscal e patrimônio. Para o financeiro será gerado contas a pagar. A contabilidade utilizará a nota fiscal para apurar resultado da empresa. Já o fiscal irá utilizar informações tributárias para apurações dos impostos e ainda o patrimônio poderá utilizar a nota fiscal para incorporar os bens adquiridos.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?