Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

Esta tela permite a geração e cancelamento de notas fiscais a partir do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber e de um arquivo do tipo .XML. Essa integração pode ser realizada com a solução de Documentos Eletrônicos da Senior (eDocs).

Trata-se da inclusão de Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimento de Transporte Eletrônico disponibilizadas pelo fornecedor (no caso das notas de entrada) ou pelo cliente (no caso de notas de saída) em um arquivo do tipo .XML.

O web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, transpõe as informações do arquivo .XML para tabelas-clone das tabelas de notas fiscais.

Importante

Relação com o Cálculo do Diferencial de Alíquota

No processo de importação de notas fiscais eletrônicas via F000INE, o sistema pode utilizar a base do ICMS presente no XML para cálculo do Diferencial de Alíquota, caso o identificador de regra CPR-000MTNEL01 esteja ativo.

No entanto, quando há redução de base do ICMS, a base informada no XML pode não ser adequada para o cálculo correto. Para corrigir esse cenário, o identificador de regra CPR-000DFASR01 pode ser utilizado para definir a base correta, garantindo que a tributação seja realizada corretamente.

Esse identificador permite que o usuário ajuste a base do ICMS Sem Redução quando os valores do XML não estão de acordo com as regras fiscais da empresa.

Veja também:

É possível selecionar o tipo de documento a ser processado como Entradas ou Saídas, sendo:

É importante ressaltar que são apresentadas as notas fiscais somente da empresa logada. Para mais informações sobre o processo de Recebimento Eletrônico, consulte a documentação completa. Para documentos de saída, os campos Filial (CNPJ) e Inscrição Estadual não devem estar preenchidos nos parâmetros da tela; caso contrário, o documento não será exibido na grade.

Pré-requisitos

Esta tela está disponível nas seguintes Proprietárias: IENR, EEMB, EMDS, EMDC ou JLRE. O mesmo vale para o web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, para o processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada e para os módulos Controladoria e Suprimentos:


 

Processos

Após a execução do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber as tabelas-clone possuirão informações e então, ao acessar a tela deve-se clicar no botão Mostrar para que o registros sejam exibidos, sendo na guia superior os dados gerais e na guia inferior, os itens, parcelas, distribuição por lotes e notas de frete, conforme a página ativa.

Importante


 


 

O padrão do sistema para permitir a entrada de notas fiscais é a criação de uma série para cada série legal utilizada pelos fornecedores. Através da ligação do fornecedor com a série é possível informar a série legal e a subsérie legal diretamente na ligação. Esta opção permite que exista uma única série para notas fiscais de entrada (informar nesta a série legal de maior frequência) e que através da ligação seja definida a série legal e subsérie legal do fornecedor.

Quando no produto da nota fiscal houver o código da filial da ordem de compra e o número da ordem de compra, será possível herdar o código do produto e derivação através da ligação do produto com o fornecedor ou através da sequência do item na ordem de compra:

  1. Se o sequencial do item na ordem de compra constar no XML da nota fiscal de entrada, ao mostrar as notas fiscais, o sistema irá buscar o código do produto e derivação da ordem de compra, considerando a filial da ordem de compra, número da ordem de compra e sequencial do item.

    Para que seja possível fazer essa herança, o item em questão deverá estar cadastrado na base de dados, ou deverá existir a ligação Produto x Fornecedor para realizar esta associação

    Nota

    Quando o fornecedor não envia no XML a sequência correta dos itens da ordem de compra, ou seja, quando a sequência informada não corresponde àquela cadastrada na ordem de compra, isso pode gerar um vínculo incorreto entre os itens da nota fiscal e os itens da ordem de compra. Esse vínculo errado ocorre porque a rotina utiliza a sequência enviada no XML como base para associar os itens da nota fiscal com os itens da ordem de compra.

    Para corrigir esse comportamento, é necessário remover a sequência de itens vinda do XML e permitir que a rotina sugira o vínculo de forma automática, considerando o produto da nota fiscal e o produto da ordem de compra.

    A remoção da sequência deve ser feita utilizando os identificadores de regra:

  2. Se não existir sequencial da ordem de compra no produto, mas existir ligação do produto com o fornecedor, será realizada uma busca pelo código do fornecedor e pelo código do produto no fornecedor, para atualizar o código do produto e derivação da nota fiscal. Ao atualizar com o código do produto e derivação, será realizada automaticamente a busca do sequencial do item na ordem de compra.

    Note que pela existência da ligação do produto ao fornecedor, filial da ordem de compra e número da ordem de compra, o código do produto, derivação e sequência do item na ordem de compra serão sugeridos automaticamente
  3. Se não houver um sequencial da ordem de compra no produto e não houver ligação do fornecedor com o código do produto no fornecedor, ao visualizar os registros não serão sugeridos os dados na guia de produtos

Dessa maneira, o usuário poderá informar diretamente o código do produto e derivação ou o sequencial da ordem de compra manualmente, e o sistema fará a busca do produto e da derivação. Caso já exista código de produto e derivação, será apresentada a mensagem O código do produto/derivação na nota são diferentes do produto/derivação na ordem de compra. Deseja atualizar o produto/derivação da nota fiscal?


 

Configurações

Observação

As filiais definidas como M - Consolidadoras de movimentos no campo Filial Totalizadora da tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), serão desconsideradas na apresentação dos registros caso elas não gerem informações para o SPED Fiscal. Isso pode ser verificado quando as filiais estiverem parametrizadas igual a "N - Não" para os campos Gerar SPED Contribuições e Gerar SPED ECF.


 

Ligação Produto x Fornecedor

Na importação do XML o campo que recebe o código do produto é o Produto no Fornecedor (E000IPC.PROFOR), pois nem sempre o produto no fornecedor tem o mesmo código para o cliente, desta forma, são disponibilizadas três opções:

Os serviços deverão estar cadastrados no ERP conforme estão identificados no arquivo XML, podendo ser alterados na guia Itens afim de evitar inconsistências.

Todas as codificações internas para a geração da nota fiscal, tais como: tabela de preço, condição de pagamento, transações, etc. não estarão presentes no arquivo XML e serão obtidas a partir dos cadastros do próprio ERP.

As configurações dos itens, produtos e serviços, em relação aos impostos deverão estar de acordo com o XML, caso contrário o processamento não será finalizado.

Ligação Serviço x Fornecedor

Através do botão Forn. X Serv. da guia Serviços é possível fazer a ligação Fornecedor x Serviço. Para que o ERP XT crie a ligação de forma automática ao processar, é necessário marcar a opção Criar ligação de fornecedor com serviço da tela de Via Recebimento Documentos Eletrônicos - Seleção (F000SDV), acessada por meio do botão Seleção.


 

Quer saber mais? Confira a matéria Documentos Fiscais Eletrônicos: otimize o recebimento do XML que preparamos para você!

Confira também:

Recebimento eletrônico

Recebimento eletrônico de NFS-e


Este artigo ajudou você?