F440NPR - Recebimento - Nota Fiscal de Entrada de Pagamento e Recebimento
Nesta tela é possível gerar notas fiscais de entrada (nota fiscais de pagamento e notas fiscais de recebimento) via determinada ordem de compra, ou ainda gerar notas de recebimento via nota de pagamento já existente, além de notas de pagamento via nota de recebimento já existente. As notas fiscais de entradas geradas na telapodem ser consultadas em Consulta de Relacionamento entre Notas Fiscais de Entrada (F441CRN).
Processos
Na geração de nota fiscal de pagamento deve-se utilizar transação integrada com contas a pagar e sem integração com estoques, já para as notas fiscais de recebimento deve-se utilizar transação integrada com estoques e sem integração com contas a pagar, isto para que não exista duplicidade de valores nos títulos a pagar e nos estoques para uma mesma compra.
As demais atualizações serão definidas de acordo com a transação que o usuário informar, isto é, terá tratamento igual ou semelhante a uma entrada de nota fiscal manual.
Na geração de notas fiscais de pagamentos e recebimentos (opção: via ordem de compra), os itens relacionados da ordem de compra devem estar com a situação totalmente aberta, sendo que a ordem de compra não pode ter sido utilizada para gerar qualquer pagamento e recebimento anteriormente, isto porque uma vez passado por este processo, mesmo que o recebimento tenha sido apenas parcial, a ordem de compra é totalmente liquidada, não podendo ser utilizada em outro processo de pagamento e recebimento.
As informações da nota fiscal de pagamento não são exibidas nesta tela, pois ela é um espelho da ordem de compra, apenas alguns dados considerados básicos precisam ser informados no cabeçalho da tela antes de clicar em mostrar, bem como deve ser informada qual a ordem de compra que a nota fiscal de pagamento irá se basear.
Ao clicar em mostrar os itens da ordem de compra informada são carregados nas páginas "Produtos" e "Serviços" no rodapé da tela e uma nota fiscal de recebimento é exibida na grade "Nota fiscal de recebimento" desta tela, sendo necessário que o usuário informe o número desta nota fiscal. Neste momento todos os itens estarão selecionados e com a quantidade recebida em sua totalidade.
Caso o usuário optar por gerar mais de uma nota fiscal de recebimento no mesmo processamento, o mesmo deverá alterar as quantidades recebidas nas páginas "Produtos" e "Serviços" no rodapé da tela, para que, gerando quantidades em aberto, ele possa gerar a(s) nova(s) nota(s) de recebimento com as quantidades em aberto, bastando para isto, inserir uma nova linha na grade de "Notas Fiscais de Recebimento".
Para gerar novas notas fiscais de recebimento baseado na nota de pagamento
gerada por este ou outro processo, deve-se fazer o uso da opção "Via Nota Fiscal
de Pagamento", informando a nota fiscal de pagamento no cabeçalho, desta forma a
nota de recebimento exibida estará com todos os itens selecionados e com a
quantidade recebida conforme quantidade ainda em aberto para geração de
recebimentos.
Após efetuados todos os recebimentos, ou seja, não existir quantidades em aberto
para geração de novos recebimentos, nenhuma nota fiscal de recebimento será
exibida ao tentar carregar os dados baseado na nota fiscal de pagamento já
atendida. O mesmo processo ocorre quando é utilizada a opção "Via Nota Fiscal de Recebimento" para gerar notas de pagamento.
Valores diversos podem ser informados para cada nota fiscal de recebimento, porém, é importante lembrar que estes valores podem gerar alterações no valor total da nota fiscal de recebimento, e que o pagamento destes valores deve ser feito a partir da nota fiscal de pagamento e vice-versa, se a opção utilizada é "Via Nota Fiscal de Recebimento".
Todas as notas fiscais geradas pelo processo de pagamentos e recebimentos
poderão ser alteradas posteriormente.
Através desta tela também é possível visualizar todas as Notas de Recebimento e Pagamento
geradas, bastando para isto, selecionar a opção "Consultar Nota Fiscal" e
informar a Nota Fiscal de Pagamento ou Recebimento no cabeçalho.
- Tanto as notas fiscais de pagamento quanto as notas fiscais de recebimento serão geradas como tipo "1" (NF. Entrada), sendo que só será possível efetuar recebimentos ou pagamentos para notas fiscais do tipo "1".
- Ordem de compra fechada, nota fiscal de Pagamento ou Recebimento fechadas são pré-requisitos para geração de notas de pagamento e/ou de Recebimento. Se ao utilizar a opção "Via Ordem de Compra" para gerar a nota fiscal de pagamento e a(s) nota(s) de recebimento o usuário optar por não fechar as Notas Fiscais após processar, o mesmo somente poderá fechar a nota fiscal de recebimento manualmente após fechar a nota fiscal de Recebimento.
- Com relação às transações utilizadas, na medida que o usuário for inserindo os
dados na tela, o mesmo será alertado sobre as ligações com estoques e contas a
pagar. O parâmetro Considerar integração das transações nas notas fiscais geradas, obrigatório ser compatível no subgrupo Gerais do grupo Documentos Fiscais de Entrada, na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) determina se o sistema habilitará ou não um aviso sobre a integração das transações, ou ainda, se obriga a compatibilidade desta integração, por meio das opções 0 - Não considerar, 1 - Sempre considerar e 2 - Perguntar. De acordo com a definição deste parâmetro, a rotina irá avisar quando:
- Transação da nota fiscal de pagamento não possuir integração com contas a pagar (a nota fiscal de Pagamento deve gerar Títulos a Pagar).
- Transação da nota fiscal de recebimento não possuir integração com estoques (as notas fiscais de recebimento devem atualizar os estoques).
- Ainda em relação às transações, para emitir uma nota fiscal de pagamento, o campo Operação de Compra deve ser configurado como R - Recebimento na tela Cadastro de Transações (F001TCP), e para emitir uma nota fiscal de recebimento, deve ser configurado como P - Pagamento.
- Os recebimentos só podem ser feitos na filial da Nota de Pagamento (lembrando que os pagamentos e recebimentos são gerados sempre para a filial logada).
- Com relação às quantidades recebidas, deve-se saber que:
- opção "Via Ordem de Compra": No momento da geração, caso alterada na nota fiscal de recebimento a quantidade recebida de um item para mais do que foi informado na ordem de compra, esta quantidade alterada será gravada também na nota de pagamento, caso alterada para menos, a quantidade da nota fiscal de pagamento continuará sendo o espelho da ordem de compra, ou seja, a quantidade do item da ordem de compra será gravada com sua totalidade no item da nota fiscal de pagamento.
- opção "Via Nota Fiscal de Pagamento": Não será permitido receber mais do que está explícito na nota fiscal de pagamento.
- opção "Via Nota Fiscal de Recebimento": Não será permitido receber mais do que está explícito na nota fiscal de recebimento.
- As quantidades definidas neste processo, não será permitido alterá-las posteriormente na tela F440GNE, tanto para mais ou para menos.
- Se somente geradas as notas via ordem de compra, enquanto a nota de pagamento não for fechada, a situação dos itens da ordem de compra permanecerá como 8 (Preparação Análise ou NF) e a situação dos dados gerais da ordem permanecerá como "1" (Aberto total).
- Quando fechada a nota fiscal de pagamento que está ligada a uma ordem de compra (quando utilizada a opção "Via Ordem de Compra"), a ordem de compra será liquidada, neste caso ela estará atendida e não poderá ser alterada.
- Ao excluir a Nota de Pagamento a situação dos itens da ordem de compra utilizada no processo voltará para "1" (Aberto Total).
- A nota fiscal de pagamento é gerada como um espelho da ordem de compra, com todos os itens sendo atendidos em sua totalidade na nota fiscal de pagamento.
- O vínculo existe entre a ordem de compra e a Nota fiscal de pagamento é idêntico ao vínculo do processo feito manualmente quando uma nota fiscal de entrada atende a uma ordem de compra.
- Não é possível excluir, cancelar ou reabilitar uma Nota fiscal de pagamento
enquanto existirem notas fiscais de recebimento ligadas a ela, independente da
situação das notas fiscais de recebimento, e vice-versa.
Campos
Nota Fiscal de Pagamento/Recebimento:
Tipo
Campo para filtro do tipo de NFE, com opções de seleção para "1- NF Entrada " e "7 - NF Geração Manual".
Fornecedor
Código do fornecedor que será gerado a nota fiscal de pagamento.
Tns Prod
Transação de produtos da nota fiscal de pagamento. O sistema sugere a transação de acordo com a ordem abaixo:
- Ligação do fornecedor/produto;
- Cadastro de fornecedor;
- Parâmetros por estado;
- Identificador de regras CPR-440TNSDE01.
Emissão
Data de emissão da nota fiscal de pagamento.
Tns Serv
Transação de serviço da nota fiscal de pagamento. O sistema sugere a transação de acordo com a ordem abaixo:
- Ligação do fornecedor/serviço;
- Cadastro de fornecedor;
- Parâmetros por estado;
- Identificador de regras CPR-440TNSDE01.
Data Entrada
Data de entrada da nota fiscal de pagamento.
Série/NF
Código da série da nota fiscal de pagamento e número da nota fiscal de
pagamento.
Filial/OC
Filial e número da ordem de compra que irá compor a nota fiscal.
Fechar nota fiscal após processar
Indicação se irá fechar ou não as notas fiscais geradas: pagamento e
recebimento.
Controlar saldo pagamento por valor
Com essa opção selecionada, é possível fazer notas de recebimento com itens diferentes dos itens da nota de pagamento. Quando ela estiver marcada é permitido:
- alterar o código do produto/derivação do item da nota de recebimento;
- alterar a quantidade e preço unitário do item da nota de recebimento;
- inserir novos itens de produto e serviço na nota de recebimento;
- não será feita a consistência da quantidade do item da nota de recebimento.
Opções
Via Ordem de Compra
As notas de pagamento e recebimento serão geradas através de uma ordem de
compra. Quando selecionada, as transações informadas no cabeçalho são utilizadas para a nota fiscal de pagamento.
- Para os itens das notas fiscais de pagamento o sistema utiliza as transações definidas nos parâmetros ou dos dados gerais da nota de pagamento.
- Para as notas fiscais a serem geradas de recebimento o sistema sugere as transações definidas nos parâmetros.
- Para os itens das notas fiscais de recebimento o sistema utiliza as transações definidas nos parâmetros ou dos dados gerais da nota fiscal de recebimento.
- É possível alterar as transações das notas fiscais de recebimento e seus itens direto na grade.
- As sugestões são feitas quando carrega a ordem de compra ou quando altera o fornecedor na grade.
Via Nota Fiscal de Pagamento
Será informada uma nota fiscal de pagamento já gerada anteriormente e serão
geradas notas de recebimento a partir da nota de pagamento. Quando selecionada, as transações informadas no cabeçalho são utilizadas como sugestão para as notas de recebimentos.
- Para os itens das notas de recebimento o sistema utiliza as transações definidas nos parâmetros, caso não possuir transação nos parâmetros pega a dos dados gerais da nota de recebimento.
- Quando for multi origem permite gerar apenas uma única nota fiscal de recebimento e não agrupa os itens.
- As sugestões são feitas quando carrega a nota ou quando altera o fornecedor na grade.
Importante
A opção permite selecionar várias notas fiscais de pagamento para a geração de uma única nota de recebimento, porém não permite adicionar, remover ou editar os itens das notas incluídas na tela. Ou seja, a tela bloqueia os campos das grades Produtos/Serviços quando for informada mais de uma nota fiscal. O mesmo vale para a opção Via Nota Fiscal de Recebimento. Ao selecionar uma dessas opções, o nome do cabeçalho e a grade são alterados conforme o tipo da nota de origem e da nota que será gerada.
Via Nota Fiscal de Recebimento
Será informada uma nota fiscal de recebimento já gerada anteriormente e serão geradas notas de pagamento a partir da nota de recebimento. Quando selecionada, as transações informadas no cabeçalho são utilizadas como sugestão para as notas de pagamento.
- Para os itens das notas de pagamento o sistema utiliza as transações definidas nos parâmetros, caso não possuir transação nos parâmetros pega a dos dados gerais da nota de pagamento.
- Quando for multi origem permite gerar apenas uma única nota fiscal de pagamento e não agrupa os itens.
- As sugestões são feitas quando carrega a nota ou quando altera o fornecedor na grade.
Observação
Quando o identificador de regras GER_44NPRHMN1 está cadastrado e ativo, o comportamento da tela é alterado, permitindo selecionar os itens, mesmo havendo mais de uma NF de origem.
Consultar NFs de relacionamento
Informe uma nota fiscal de pagamento e serão visualizadas as notas de
recebimentos relacionadas à nota informada.
Botão
Nota Fiscal
Altera a forma de consultar as notas fiscais, exibindo todas as notas fiscais envolvidas (notas de origem e geradas) na grade da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), facilitando a consulta e possíveis alterações (recalcular, alterar impostos, rever valores e fechar a nota), caso estejam na situação digitada. A quantidade e o valor unitário não podem ser alterados.
Observação
Se a tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) já estiver aberta, o procedimento não será permitido.
Grade Produtos
% Funrural
O percentual do Funrural é buscado do cadastro do fornecedor (F095CAD, campo % Funrural/INSS). Ele pode ser alterado na tela F099UCP, campo Alterar Funrural OC/NF se o usuário possuir permissão.
% Senar
O percentual do Senar é buscado do cadastro do fornecedor (F095CAD, campo % SENAR/SENAR). Ele pode ser alterado na tela F099UCP, campo Alterar Senar OC/NF se o usuário possuir permissão.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
CPR | 000ALICM01 |
CPR | 000CONIT01 |
CPR | 440INSNF01 |
CPR | 440TNSDE01 |
CPR | 440TNSIN01 |
GER | 000HFOAU01 |
Observação
Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.