F085CAD - Cadastro de Clientes
Esta tela permite o cadastro do cliente.
Importante
Para mais informações sobre atualização cadastral de clientes, fornecedores e transportadoras através de uma consulta ao cadastro centralizado da SEFAZ realizada por meio de uma integração do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs verifique a documentação do processo.
Cliente
Código e nome do cliente.
O maior valor deste campo será armazenado na tabela E078ULT, que por sua
vez somado ao parâmetro global "VarCodCli", determinará o valor máximo a ser
informado manualmente.
Guias
Fantasia
Nome de fantasia do cliente.
Tipo Cliente
Tipo de cliente.
Tipo Empresa
Tipo de empresa do cliente para geração de título de PIS/COFINS.
Tipo Direito Propriedade
Indica o tipo do direito da propriedade, Privada ou Pública. Quando o campo Retenção IRRF estiver configurado como S - Sim no cadastro do cliente, este campo realiza o controle do percentual do IRRF aplicado nas notas fiscais.
CNPJ/CPF
Número do CNPJ ou CPF do cliente, conforme definido no campo Tipo Cliente. Se o campo Tipo Cliente for alterado enquanto o número do CNPJ ou CPF já estiver informado, o campo CNPJ/CPF ficará em branco para que esta informação seja fornecida novamente, de acordo com o novo tipo definido.
Importante
Não é possível alterar esse campo quando a empresa utilizar proprietária e módulo de Varejo EM.
Indicativo Núm. Identificação Fiscal
Indicativo do número de identificação fiscal, possui as opções:
- Beneficiário com NIF;
- Beneficiário dispensado do NIF;
- País não exige NIF.
Identificação Fiscal
Número de Identificação Fiscal.
Ramo Atividade
Escolher o ramo de atividade da empresa.
Rota ou Localidade
Selecionar a rota para a chegada da mercadoria.
Sub Rota
Uma segunda opção de Rota.
Cliente Contribuinte de ICMS
Informe "S - Sim" caso o cliente seja contribuinte de ICMS, caso contrário, informe "N - Não".
Observação
Caso seja escolhida a opção "N - Não", o percentual não será apresentado na nota fiscal de saída.
Inscrição Estadual
Informe a Inscrição Estadual do cliente.
Importante
A biblioteca de validação da Inscrição Estadual (arquivo dllie32.dll) é carregada sempre a partir do local de instalação do produto Gestão Empresarial | ERP dentro do diretório Sapiens. Em caso de execução a partir da DLL de integração do produto Gestão Empresarial (ISapiensDll.dll) com o produto Gestão de Pessoas | HCM, a carga dessa biblioteca é feita a partir do caminho de compartilhamento de rede da instalação do produto Gestão Empresarial, no formato UNC (Uniform Naming Convention), que apresenta a seguinte convenção para acesso a um caminho de rede compartilhado: nome do computador\nome do compartilhamento\diretório.
A instalação do produto Gestão Empresarial | ERP é uma instalação parte estação, ou seja, o arquivo DLL será obtido localmente.
Caso seja utilizado somente um atalho para o Sapiens.exe apontando para um caminho de rede \\servidor\senior\sapiens\sapiens.exe, é necessário copiar a DLL para a unidade local da máquina. Do contrário, haverá problemas no cadastro dos Clientes e Fornecedores.
A orientação referente à DLLIE32.DLL descrita acima se aplica para esta tela ou para qualquer outra rotina que faça utilização da DLL.
Inscrição Municipal
Informe a Inscrição Municipal do cliente.
Grupo Empresas
Código do grupo de empresas. Quando o grupo de empresas for zerado, será feita uma análise para
verificar se há outros clientes do antigo grupo do cliente alterado ligados
a produtos. Caso sim, é apresentada a seguinte mensagemAinda existem produtos ligados aos clientes do grupo de empresas xx. Manter as ligações já
existentes dos produtos neste cliente poderá resultar em informações divergentes
quando este cliente for ligado a outro grupo. Excluir as ligações já existentes
para este cliente?. Confirmando, as ligações de produtos com o cliente serão
excluídas; caso contrário, serão mantidas. Recomendamos a exclusão das ligações
quando o grupo de empresas do cliente for zerado.
Quando o grupo de empresas for alterado para outro, será feita uma análise verificando se, para este novo grupo, há produtos ligados aos seus clientes. Caso sim, é apresentada a seguinte mensagemRealizar a ligação automática dos produtos ligados aos clientes do grupo de empresas xx?. Confirmando, será apresentada outra mensagemManter as ligações já existentes dos produtos neste cliente poderá resultar em informações divergentes neste novo grupo. Excluir as ligações já existentes para este cliente antes de realizar a inclusão automática?. Ao confirmar, antes de fazer a ligação automática dos produtos vinculados aos clientes do grupo, todas as ligações existentes de produtos com o cliente serão excluídas.
Para saber mais sobre a análise de crédito no pedido, acesse a documentação correspondente.
Benefício Fiscal
Código da área beneficiada por isenção de ICMS e/ou IPI da Zona Franca de Manaus. Ao informar código 2 - Zona Franca, o campo data de validade do Código SUFRAMA
ficará desabilitado.
Código Suframa
Código Suframa do cliente. Esta informação é obrigatória quando o campo Benefício Fiscal for 1 - Zona Franca de Manaus ou 3 - Área de Livre Comércio.
Tributa ICMS
Indicativo se o cliente tributa ou não ICMS.
Tributa IPI
Indicativo se o cliente tributa ou não IPI.
Tributa PIS
Indicativo se o cliente tem tributação de PIS.
Tributa COFINS
Indicativo se o cliente tem tributação de COFINS.
Retenção IRRF
Indicativo se as notas fiscais ou títulos poderão ter retenção de IRRF.
No caso de cliente pessoa física, cujo o percentual de IRRF não pode ser informado na nota fiscal, é verificado a tabela progressiva cadastrada na tela Tabelas de Imposto de Renda (F040IRF). Para que a retenção ocorra corretamente, independente do título ser gerado via nota ou manual, este parâmetro deve estar com o valor "S".
Retenção por Produto
Indicativo se o cliente controla retenções de PIS, COFINS, CSLL, IRRF e Outras
Retenções por Produto.
Utiliza Limite Retenção
Indicativo se o cliente utiliza o valor limite para o cálculo das retenções nas
notas fiscais de saída
Telefones
Telefone 1, Telefone 2 e Telefone 3 do cliente.
FAX
Número do FAX do cliente.
Caixa Postal
Número da caixa postal.
E-mail
E-mail do cliente.
E-Mail para documentos eletrônicos
Endereço eletrônico (e-mail) para envio de arquivos de documentos eletrônicos. Quando existir um valor informado nesse campo, este será utilizado para geração da tag de e-mail no XML do documento eletrônico.
CEP
CEP do cliente.
Endereço
Endereço do cliente.
Para que esse dado seja replicado para os campos Endereço Entrega e Endereço Cobrança, deve-se selecionar as opções Sugerir endereço de entrega e Sugerir endereço de cobrança na tela F085SEL.
Número Endereço
Quando utilizado proprietária de varejo, esse campo deve ser informado no cadastro de cliente.
Complemento
Complemento do endereço do cliente.
Proximidade
Ponto de referência ou proximidade do endereço do cliente.
Bairro
Bairro do cliente. Quando utilizado proprietária de varejo, esse campo deve ser informado no cadastro de cliente.
Zip Code
Código de endereçamento postal para cliente do exterior.
Cidade
Cidade do cliente.
Estado
Sigla do estado (U.F.).
Código País
Código do país.
Endereço Entrega
Endereço de entrega do cliente.
Complemento Entrega
Complemento do endereço de entrega do cliente.
Zip Code Entrega
Código de endereçamento postal para clientes do exterior. Esse campo é utilizado para integração para o Gestão de Fretes, e enviado para este quando o cliente é do mercado externo. Quando não informado para cliente de mercado externo, é enviado o CEP.
CEP Entrega
Cep do endereço de entrega do cliente.
Cidade Entrega
Cidade de entrega do cliente.
Estado Entrega
Estado de entrega do cliente.
Inscrição Estadual Entrega
Inscrição estadual do endereço de entrega do cliente.
CNPJ Entrega
CNPJ do endereço de entrega do cliente. Quando houver integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior, é obrigatório que o CNPJ da entrega seja válido.
Telefone de entrega
Telefone do endereço de entrega do cliente.
E-mail de entrega
E-mail do endereço de entrega do cliente.
Observação
O grupo <entrega>, com as informações do endereço de entrega da mercadoria, é gerado no arquivo XML da NF-e somente quando o endereço informado na tela Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT) for diferente do endereço informado nessa tela. Quando o parâmetro global 'UsaEntOri' estiver como 'S', o endereço de entrega será assumido como endereço do destinatário e o grupo <entrega> não será gerado no XML.
Vide demais regras de geração da página parametrizações para NF-e 4.0.
Endereço Cobrança
Endereço de cobrança do cliente.
Complemento Cobrança
Complemento do Endereço de cobrança do cliente.
CEP Cobrança
CEP do endereço de cobrança do cliente.
Bairro Cobrança
Bairro de cobrança do cliente.
Cidade Cobrança
Cidade de cobrança do cliente.
Estado Cobrança
Estado de cobrança do cliente.
CNPJ Cobrança
CNPJ de cobrança do cliente.
CEP p/ Cálculo Frete
CEP para cálculo de frete. Este campo é utilizado exclusivamente para o cálculo do frete no pedido e será empregado no momento de faturar o pedido na geração de uma nota fiscal via pedido. No processo de geração de nota fiscal através de uma carga/pré-fatura, o CEP definido nesse campo não será considerado, de modo que o sistema efetuará o cálculo do frete no fechamento da nota fiscal de saída via carga/pré-fatura sem verificar o valor informado neste campo.
Correspondência
Indicativo de entrega de correspondência.
Cliente como Fornecedor
Código do cliente como fornecedor. Para utilizá-lo, faça as verificações abaixo:
- Primeiro passar pelo campo CNPJ/CPF para que o sistema faça as devidas validações e habilite ou não o campo;
- Caso não habilite, é necessário verificar no Cadastro da Filial se a filial logada está com o campo Indicativo se os códigos de cliente e fornecedor são iguais definido como "N - Não" (E070FIL.VENCFI = N). Destaca-se que se este campo estiver igual a "S - Sim", o campo Cliente como Fornecedor não será habilitado.
Cliente como Representante
Código do cliente como representante.
Cliente como Transportadora
Código do cliente como transportadora.
Bloqueia Crédito Cliente
Indicativo se o motivo bloqueia crédito de cliente.
Marca
Marca do cliente.
Identificação do Cliente
Código para identificação do cliente
Motivo Situação
Código do motivo da situação do cliente.
Observação Motivo
Observação do motivo da situação do cliente.
Usuário Motivo
Usuário responsável pelo motivo da situação do cliente.
Data Motivo
Data e hora do motivo motivo da situação do cliente.
% Adicional INSS
O percentual informado neste campo será somado a alíquota de INSS definida
no cadastro do serviço na inclusão de itens de serviços: em pedidos,
contratos de venda e notas fiscais de saída.
Tipo Acerto (arredondamento)
Este campo vai influenciar no valor bruto da nota e no preço unitário dos itens.
- Arredonda: os valores são arredondados em duas casas decimais de acordo com as regras do arredondamento matemático (de 0 a 4 conserva-se o valor da segunda decimal e de 5 a 9 soma-se uma unidade).
- Trunca: trunca os valores em duas casas decimais, sem arredondamento.
Para sistemas que integram com o Gestão de Lojas, é considerado o campo Arrendondar/Truncar da tela F070VAR para saber o tipo de acerto que deve ser feito.
Cooperado
Este campo serve para definir se o Cliente/Fornecedor é cooperado.
Não será possível alterar o parâmetro se existir um cooperado
ativo cadastrado para o cliente/fornecedor na tela Informações do Cooperado (F085COP).
Ao realizar o cadastro de um cliente/fornecedor na tela de Informações do Cooperado (F085COP) e informar a Situação "Ativo", este campo será atualizado para "Sim". Ao informar a situação "Em análise", "Recusado" ou "Desligado", o campo será preenchido automaticamente com "Não".
Código do Regime Tributário
Definição do código do Regime Tributário com as seguintes opções:
- "1 - Simples Nacional";
- "2 - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta";
- "3 - Regime Normal";
- "4 - Simples Nacional - Microempreendedor Individual - MEI".
Observação
As rotinas de entradas, saídas, apuração e obrigações acessórias foram atualizadas para aplicar ao regime "4 - Simples Nacional - Microempreendedor Individual - MEI", o mesmo tratamento do regime "1 - Simples Nacional".
Mensagem - 1, Mensagem - 2, Mensagem - 3 e Mensagem - 4
Permitem parametrizar um padrão de mensagens fiscais para a nota fiscal de saída, conforme a regra de sugestão.
Natureza Retenção
Informar a natureza de retenção.
Natureza Retenção CSLL(SPED)
Indicador de natureza de retenção na fonte de CSLL(SPED).
Natureza Retenção IRPJ(SPED)
Indicador de natureza de retenção na fonte de IRPJ(SPED).
Natureza Receita PIS
Informar a natureza de recetia
PIS.
Natureza Receita COFINS
Informar a Natureza
Receita COFINS.
Número Identificação Fiscal
Campo apenas informativo e opcional.
Entidade PAA
Indicativa se a empresa está cadastrada no Programa de Aquisição de Alimentos.
Classificação Tributária Reinf
Código da classificação tributária para o Reinf.
Estes campos podem ser informados manualmente no ERP ou integrados do Gestão de Lojas, através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.cliente:
- Data Consulta SPC
- Cidade SPC/Intercâmbio
- Informação SPC
O campo Usuário Atualização SPC também pode ser integrado do Gestão de Lojas mas, no ERP, é preenchido automaticamente com o usuário logado no sistema.
Categoria do estabelecimento
Utilizado no arquivo SCANC. Este campo possui as seguintes opções:
- ARM - Armazenador
- CFC - Consumidor Final Contribuinte
- CNF - Consumidor Final Não Contribuinte
- CPQ - Central Petroquímica
- DIS - Distribuidor
- ECE - Empresa Comercializadora de Etanol
- FOR - Formulador
- IMP - Importador
- PRV - Posto Varejista
- REF - Refinaria
- TRR - Transportador e Revendedor Retalhista
- USI - Usina
- VGL - Varejista de GLP
Vide tela F085HCL.
Percentual do Diferimento de ICMS relativo ao FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido para o cálculo do valor do diferimento de ICMS relativo ao FCP nos processos de vendas e faturamento. Este campo não tem preenchimento obrigatório.
Exige Ligação Cliente/Produto
Indicativo se o cliente exige ligação de cliente e produto/derivação. Para saber mais sobre a validação da ligação entre cliente e produto, acesse a documentação correspondente.
Guia destinada ao cadastramento da sigla do estado e inscrição estadual de cada cliente.
Estado
Nesta tela, o campo Estado existe na guia Cadastro e na guia Estado para que seja possível cadastrar dois estados diferentes em um único cliente. O estado cadastrado no cliente através da guia:
- Cadastro: será gravado na Tabela em Cadastros - Clientes (E085CLI);
- Estado: será gravado na Tabela em Cadastros - Clientes - Inscrição Estadual (E085INE).
Observação
O sistema não permitirá cadastrar um estado na guia Estado que seja o mesmo já parametrizado na guia Cadastro. Caso haja a tentativa, uma mensagem será exibida consistindo que o respectivo estado já está informado.
Inscrição Estadual
Nesta tela, o campo Inscrição Estadual existe na guia Cadastro e na guia Estado para que seja possível cadastrar duas inscrições estaduais diferentes em um único cliente. A Inscrição Estadual cadastrada no cliente através da guia:
- Cadastro: será gravado na Tabela em Cadastros - Clientes (E085CLI);
- Estado: será gravado na Tabela em Cadastros - Clientes - Inscrição Estadual (E085INE).
Importante
- A biblioteca de validação da Inscrição Estadual (arquivo dllie32.dll) é carregada sempre a partir do local de instalação do produto Gestão Empresarial | ERP dentro do diretório Sapiens;
- Em caso de execução a partir da DLL de integração do produto Gestão Empresarial (ISapiensDll.dll) com o produto Gestão de Pessoas | HCM, a carga dessa biblioteca é feita a partir do caminho de compartilhamento de rede da instalação do produto Gestão Empresarial no formato UNC (Uniform Naming Convention), que apresenta a seguinte convenção para acesso a um caminho de rede compartilhado:
- Nome do computador\nome do compartilhamento\diretório.
- A instalação do produto Gestão Empresarial | ERP é uma instalação parte estação, ou seja, o arquivo DLL será obtido localmente. Caso seja utilizado somente um atalho para o Sapiens.exe apontando para um caminho de rede \\servidor\senior\sapiens\sapiens.exe, é necessário copiar a DLL para a unidade local da máquina. Do contrário, haverá problemas no cadastro dos Clientes e Fornecedores.
- A orientação referente à DLLIE32.DLL descrita acima se aplica para esta tela ou para qualquer outra rotina que faça utilização da DLL.
Não será permitido excluir um convênio.
Saldo
Será a diferença entre o limite e utilizado. O limite do cliente não é igual
ao limite do contrato, se limite do cliente for 0 (zero) quer dizer que não tem
limite para utilizar.
Limite Sugestão para Cliente
Na inclusão de um convênio, será sugerido o "Limite Sugestão para Cliente" do
convênio cadastrado na rotina "F069CNV" para o campo Limite de Crédito do
cliente.
Situação
Na inclusão será sugerido situação como Ativo
Botões
Os botões Pessoa, Entrega, Cobrança, Contato, Característica, Observação, Regra e Análise Crédito, da página "Cadastro" estarão desabilitados ao inserir um novo registro e habilitados caso algum registro existente seja modificado. O mesmo se aplica para o botões Duplicar e Rateio da página "Definições".
Pessoa
Acesso às telas F085JUR ou a tela F085FIS,
conforme o campo Tipo Cliente.
Entrega
Acesso à tela F085ENT para informar os endereços de entrega do cliente.
Cobrança
Acesso à tela F085COB para informar os endereços de cobrança do cliente.
Contato
Acesso à tela F085CTO para informar os contatos no cliente.
Característica
Acesso à tela F085CCL para informar as características do cliente.
Observação
Acesso à tela F085OBS para informar as observações do cliente.
Análise Crédito
Exibe a tela F303HIS (análise de crédito cliente),
com as três pastas habilitadas "Clientes", "Grupos" e "Referência".
Observações
A mensagem "Para acessar o cadastro de cooperado o parâmetro "Cliente igual Fornecedor" em "Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento" precisa estar com o valor igual a "S" será apresentada quando:
- O cliente possuir na proprietária do ERP, as funções do Agro liberada;
- Existir no executável do ERP o parâmetro -e:AGRO;
- O parâmetro global UtiCtrCoo estiver como "S - Sim".
Anexos
Acessa a tela F000ANX para verificação e
inclusão de anexos.
Par. Dinâmicos
Abre a tela Configuração de parâmetros (F000PPD).
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
AltFisCad | Define se atualiza ou não os campos referente a tributação do cadastro de cliente para fornecedor ou fornecedor para cliente. O valor padrão é "S - Sim" para atualizar os campos fiscais. Para mais informações, acesse a documentação do parâmetro. |
AtuNomFan | Define se deverá alterar o nome Fantasia do cliente, fornecedor e transportadora com o mesmo valor do campo Nome, ao realizar o cadastro/atualização quando não é retornado o nome fantasia pela consulta do contribuinte na SEFAZ |
CliGreQch | Sua finalidade é de permitir que seja feita a escolha entre apresentar ou não a pergunta para copiar o histórico de cliente ao incluir um novo cliente pertencente a um grupo de empresas |
GruCliAlt | Ao cadastrar um novo cliente ligado a um grupo de empresas, este parâmetro global permite a ligação automática dos produtos vinculados aos clientes do grupo |
GruCliExc | Ao remover um cliente de um grupo de empresas, este parâmetro global permite excluir, automaticamente, a ligação dos produtos vinculados ao cliente |
HisForCli | Define se o sistema deve gerar a definição/histórico no fornecedor durante a inclusão da definição/histórico no cliente e vice-versa. Para isso, as entidades devem estar ligadas via Cliente como Fornecedor e/ou Fornecedor como Cliente |
RemAceNom | Define se deverá remover a acentuação no nome do cliente ao realizar o cadastro quando o sistema estiver configurado para realizar a consulta do cadastro na SEFAZ |
RemVinFxC | Define se deve remover o vínculo Cliente X Fornecedor e vice versa, ao alterar o CNPJ/CPF cadastrado |
TraCliFor | Indica se o sistema deverá atualizar as ligações transportadora/fornecedor e transportadora/cliente ao incluir ou alterar o registro da transportadora. Valor padrão: N - Não |
UtiViaCep | Utilizar o WebService ViaCep para buscar dados de CEPs não cadastrados na tela F008CEP |
VisLimCre | Indicativo que verifica se usuário tem permissão para visualizar os campos Limite de crédito e Crédito Utilizado |
Identificadores de regras
Módulo | Código |
---|---|
CTB | 085AUXCL01 |
CTB | 095AUXFO01 |
GER | 000CDPU001 |
GER | 085HCLAO01 |
Veja também: |