F070EMP - Cadastro de Empresas
Processos
Campos
Empresa
Código da empresa.
Nome
Razão social da empresa.
Grupo Empresas
Se houver, preencher com o código do grupo ao qual a empresa pertence.
País
Código do país.
Fantasia
Nome fantasia da empresa.
Código EAN País
Este campo é preenchido automaticamente com o Código EAN configurado no campo País, e pode ser alterado sem restrição.
Código EAN Empresa
Código EAN da empresa.
Observação
A mudança do campo Código EAN para Código EAN Empresa somente afetará na criação de novas empresas. Para atualizar o código EAN referente ao país da empresa, é necessário acessar o cadastro de empresas e alterar o código do campo País.
Quantidade Caracteres p/ Nomes
Limita a quantidade de caracteres dos nomes de Fornecedores, Clientes, Transportadoras, Representantes, Recebedor.
Quantidade Caracteres p/ Endereços
Limita a quantidade de caracteres dos endereços de Filiais, Fornecedores, Clientes, Transportadoras, Representantes.
Quantidade Caracteres Descrição Produto
Limita a quantidade de caracteres da descrição do produto.
Quantidade Caracteres Complemento Produto
Limita a quantidade de caracteres do complemento do produto.
Caracteres Descrição Complementar Derivação
Limita a quantidade de caracteres da descrição complementar da derivação.
Quantidade Caracteres Descrição Derivação
Limita a quantidade de caracteres da descrição da derivação (máscara). A soma das descrições e complementos dos produtos e suas derivações não podem extrapolar 240 caracteres.
Utiliza Máscara Depósito
Indicativo se a empresa utiliza máscara para depósitos.
Bloqueia Produto s/ Ligação Fornecedor
Indicativo de bloqueio de produtos sem ligação com o fornecedor.
Utiliza Máscara Produto
Indicativo se a empresa utiliza Máscaras de Produtos para montar o código de produto.
Máscara Padrão Produto
Código da máscara padrão para produtos Produzidos. Utilizada para propor e consistir automaticamente a elaboração da Grade de derivações para famílias com a Origem Padrão indicada. Esse parâmetro indica qual a máscara padrão que deverá ser utilizada na última posição das sequências de máscaras no cadastro da Família.
Origem Padrão
Este parâmetro serve para consistir se a Máscara Padrão é realmente a última máscara informada nas famílias ligadas a esta origem. Caso não
informado valerá para todas as origens de produzido. Utilizando uma Máscara Padrão de Produto e uma Origem Padrão, é possível alterar o valor do campo Origem Padrão quando as famílias ligadas a esta nova origem informada possuírem a mesma máscara de derivação ou máscara de produto.
Caso exista máscara de derivação diferente entre as famílias informadas no campo Origem Padrão, será exibida a mensagem: Alteração não permitida, pois existem Máscaras de Derivações diferentes nas famílias já cadastradas.
Caso exista máscara de produto diferente entre as famílias informadas no campo Origem padrão, será exibida a mensagem: Alteração não permitida, pois existem Famílias com a última Máscara de Produto diferente com o Definido.
Modelo Plano Contábil
Código do modelo de plano contábil.
Modelo Plano Financeiro
Código do modelo de plano financeiro.
Modelo Plano Centro Custos
Código do modelo de plano de centro de custos.
Modelo Plano Composição Auxiliar
Código do modelo de plano auxiliar.
Utiliza Controle Projetos
Indicativo se a empresa utiliza o controle de projetos. Antes de ser alterado, é importante a leitura do documento Consequências ao utilizar/inativar projetos.
Quando estiver definido com o valor "S - Sim", não será permitido alteração no preço unitário de uma ordem de compra, caso ela esteja em situação diferente de "9 - Não Fechado". A alteração do preço unitário nesses casos só será permitida quando o identificador de regras CPR-420LIBIT01 estiver cadastrado e ativo.
SIG (EIS)
Indicativo se a empresa utiliza a rotina do SIG (EIS).
Vendas
Indicativo se a gestão de vendas está instalada na empresa.
Estoques
Indicativo se a gestão de estoques está instalada na empresa.
Compras
Indicativo se a gestão de compras está instalada na empresa.
Distribuição
Indicativo se a empresa utiliza as rotinas de distribuição.
Contas Receber
Indicativo se a gestão de contas receber está instalada na empresa.
Contas Pagar
Indicativo se a gestão de contas pagar está instalada na empresa.
Tesouraria
Indicativo se a gestão de tesouraria está instalada na empresa.
Contabilidade
Indicativo se a gestão de contabilidade está instalada na empresa.
Tributos
Indicativo se a gestão de impostos está instalada na empresa.
Custos
Indicativo se a gestão de custos está instalada na empresa. Este campo será sempre inicializado igual a "N - Não" ao cadastrar e/ou duplicar uma nova empresa. Ao preencher igual a "S - Sim", o sistema faz automaticamente os cadastros necessários para utilizar a gestão de custos no GO UP. Veja as telas aqui.
Manufatura
Indicativo se a gestão de manufatura está instalada na empresa.
Patrimônio
Indicativo se a gestão de patrimônio está instalada na empresa.
Sistema de Gestão da Qualidade
Indicativo se a gestão de apoio ao sistema de gestão de qualidade está instalada na empresa.
Manutenção
Indicativo se a gestão de manutenção ao sistema está instalada na empresa.
Decimais Preço Venda
Quantidade de decimais (até 10) usada no preço de venda. Em pedidos ou notas fiscais, caso o preço, obtido de uma tabela de preços, tenha várias decimais, ele será arredondado para o número de casas decimais informado nesse parâmetro. Ele funciona nas telas F140GNF, F140PRE, F140LOT e F149GNC.
Importante
Nas telas F140PRE, F140LOT e F149GNC, para que o sistema acate, no preço de venda, a quantidade de decimais parametrizada nesse campo, é preciso que o parâmetro global DecPreVen esteja definido como "S - Sim".
Perda Composição Produto (Quantidade Necessária)
Indicativo se o percentual de perda para composição do produto é aplicado à quantidade necessária (SIM) ou líquida utilizada (NÃO).
- Perda Estrut. Prod. = Não
%Perda = Qtde Perda / Qtde Uti. Líq. - Perda Estrut. Prod. = Sim
%Perda = Qtde Perda / Qtde Uti. Bruta ou %Perda = Qtde Perda / (Qtde Uti. Líq. + Qtde Perda) onde: Qtde Uti. = Qtde Utilizada
Importante
A definição dessa forma de cálculo influencia também na gestão de Custos.
Sugere Conta Contábil
Indicativo se sugere conta contábil no rateio plano financeiro.
Lança Título Previsão CR
Indicativo se lança títulos de previsão do contas a receber no plano financeiro.
Lança Título Previsão CP
Indicativo se lança títulos de previsão do contas a pagar no plano financeiro.
Possui Serviços c/ ICMS/IPI
Habilita a classificação fiscal para ser utilizada nas notas de serviços.
Preço Cálculo Valor Requisição/Solicitação
Preço padrão para cálculo do valor da requisição e da solicitação de compra.
Agrupamento Comercial Padrão
Código do agrupamento comercial padrão.
Considera Série Existência NF?
Indicativo se a série da nota fiscal deve ser considerada na verificação da existência da nota em outra filial.
Grava Cotação c/ Preço Zero
Indicativo se permite gravar uma cotação com o preço unitário zerado.
Utiliza sistema WMS
Indicativo se usa o sistema WMS.
Observação
Uma vez informado "S - Sim", esse campo não poderá mais ser alterado.
Tipo Integração
Código do tipo de integração com WMS.
Pedido Cliente Rel.
Usa pedidos com clientes relacionados.
Filtro Padrão p/ Acesso da Ordem de Compra
Tipo de filtro utilizado para permitir visualização e alteração de ordens de compra (Padrão sugerido para o usuário).
Filtro Padrão p/ Acesso do Contrato de Compra
Tipo de filtro utilizado para permitir visualização e alteração do contrato de compra (Padrão sugerido para o usuário).
Controla Marca Produto
Indicativo se tem controle de marca dos produtos nos pedidos, pré-faturas e notas fiscais de saída.
Utiliza sistema da Biosalc
Indicativo se a empresa utiliza o sistema da Biosalc.
Analisa Crédito ou Cliente por Empresa
Indicativo se análise de crédito é por empresa ou seja considera todas as filiais para a análise.
Retenção por CNPJ
Indicativo se a empresa tem controle de retenções por CNPJ e não por código de cliente. Refere-se ao tratamento dos limites de retenção de PIS, COFINS, CSLL e Outras, onde se for informado que a empresa faz retenção por CNPJ, o sistema não acumula mais os valores por cliente/fornecedor e sim pelas primeiras 08 posições do CNPJ do cliente/Fornecedor.
Retenção por Produto
Indicativo se a empresa emite controle de retenções de PIS, COFINS, CSLL e Outras Retenções por produto.
Forma Geração Num.Embalagens
Forma de geração dos números de embalagens de estocagem.
Aceita Nro. Fora Seq.
Indicativo se a empresa aceita impressão de notas fora da ordem de sequência.
Analisa Crédito Grupo Cliente por Empresa
Indicativo se a análise de crédito do grupo do cliente é por empresa ou considera todas as filiais para a análise.
Controle Aprov. de Docto SGQ
Indicativo se a empresa utiliza o controle de aprovação de documentos do SGQ.
Custos por filial
Indicativo se a empresa utiliza o custos por filial.
Importante
Este parâmetro não deve ser alterado no meio de uma operação já em andamento, pois trata-se de uma alteração conceitual que precisa ser validada, uma vez que essa mudança requer reavaliar todos os processos, semelhante a uma reimplantação.
Desta forma, em caso de alteração do parâmetro de "N - Não" para "S - Sim", não é realizado o processamento das tabelas de custo por filial automaticamente. Após alterar o parâmetro para "S - Sim", devem ser realizadas as configurações de Custos para adequar as configurações de Custo por Filial. Se houver necessidade de apoio nas configurações o assunto deve seguir com o apoio de consultoria.
Utiliza licitação
Indicativo se a empresa utiliza controle de licitação na área de suprimentos. Ao definir igual a "S - Sim" e efetuar uma solicitação de compra com a
modalidade de licitação, não será mais permitida a alteração do campo. A seguinte mensagem será exibida: Alteração não permitida pois já existem solicitações
geradas com tipo de compra igual a Licitação.
Lote Baixa Tít. CRE por Filial
Indicativo se a empresa utiliza controle do número do lote da baixa do Contas a Receber.
Se a opção for assinalada como "S - Sim", o controle do número do lote será pela Filial logada. Caso seja indicado como "N - Não", o controle do número do lote será por Empresa.
Observação
Quando a opção estiver igual a "S - Sim", será gravado no movimento da baixa o código da filial logada no momento da baixa, para o melhor controle em relatórios e modelos de comprovante de pagamento.
Utiliza Índice Moeda por Hora Multimoeda
Se for assinalado igual a "S - Sim", é indicativo de que a empresa utiliza índice por hora para cálculo da multimoeda na rotina de fixação de preços (F439FIX).
Calcular faturamento por item de documento fiscal
Esse campo calcula o faturamento da empresa por item de documento fiscal. Quando estiver definido como "S - Sim", a guia de Faturamento por Regime Tributário estará habilitada na tela de Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM).
Utiliza Embalagem Multinível
Indicativo se a empresa utiliza o processo de embalagem multinível. Uma vez definido como "S - Sim" e havendo algum registro definido como embalagem primária na tabela F059EMB ou algum volume cadastrado a partir do processo de embalagem de estocagem (volume) (F210VOL), não poderá ser revertido para "N - Não".
Status para Inspeções Pendentes
Código do status do lote para inspeções de qualidade pendentes. O sistema atribuirá esse status aos lotes que precisarem de inspeção (serão visualizados na tela F102ICF).
Permite trans. prod. lote vencido
Indicativo se permite a transferência entre empresas/filiais com o lote vencido.
Permite ligar item OC em sit. 8 à NF de ent.
Indicativo se permite ligar itens de ordens de compra em situação 8 - em preparação a outras notas fiscais de entrada e habilita os filtros de produção na tela F440NFV.
Este parâmetro tem a finalidade de permitir o vínculo de itens de ordens de compra com situação "8 - Preparação Análise ou NF" às outras notas fiscais de entrada e, também, de sugerir o saldo restante da ordem para a quantidade recebida da nova nota fiscal de entrada a ser vinculada na ordem quando estão sendo vinculadas duas NFs via web service. Além disso:
- Neste conceito, o usuário consegue utilizar o saldo de uma ordem mesmo que as notas já vinculadas a esta OC não estejam fechadas
- Só será possível consumir esta ordem de compra até o seu saldo total, sem possibilidade de adição. Com ele habilitado, só existe uma forma de comprar acima da quantidade estabelecida na ordem de compra, que é atender tudo na primeira nota. Sempre que existir mais de uma nota relacionada com a ordem de compra então o saldo da ordem será consistido
- Os parâmetros de controle de diferença referentes aos percentuais aceitáveis não se aplicam a este conceito, visto que não é possível comprar além do que foi estabelecido na ordem de compra (exceto para atendimento de tudo na primeira nota, aqui eles são válidos)
Gravar apenas cabeç. NFE
Indicativo se permite gravar a notas fiscal somente com o cabeçalho, antes de informar itens.
Utiliza Agrupamento Filial
O padrão é "N - Não". Quando "S - Sim", nas telas F667AFM, F661I12 e F669SPC a filial matriz será localizada por meio do campo Filial Matriz na tela F070AFI.
Utiliza Controle de Cota de Compra
Indica se utiliza controle para cota de compra, com as seguintes opções de lista: "S - Sim" ou "N - Não".
Controle Crédito Acuml. ICM
Indica se será feito o cálculo do preço médio mensal para as transações parametrizadas.
Usu. Notific. Cotas Compra
Define o usuário responsável para receber as notificações do controle de cotas de compra por competência. Esse receberá as notificações por e-mail quando o limite da cota de compra dos usuários for atingido.
Central Crédito
Indica se a empresa trabalha com central de crédito.
Utiliza Controle Verba Compra Filiais
Indica se as filiais que utilizam o módulo de varejo possuem controle de verba para compras/pagamentos. Isso significa que a loja possui uma verba mensal para controlar seus gastos/despesas tais como material de limpeza, postagens de folders, transportes, pagamento de boletos e diversas outras despesas, sem a necessidade de solicitar verba para a Matriz a cada evento. Essas retiradas são efetuadas do caixa da loja através de Sangrias seguida do motivo. O valor da verba de cada filial é cadastrado na tela F070VCF, limitando o gasto estabelecido e controlando as despesas efetuadas.
Após essa configuração, o controle dos pagamentos (sangria, pagamento de boletos) realizados nos Caixas estará sujeito a controles de verba para essas operações. Por exemplo: pagamentos de pedágio possuem limite de R$50,00.
Utiliza Tabela de Juros
Indica se a empresa utiliza tabela de juros para a integração com o Varejo Senior. Esse campo é exclusivo de Varejo e para configurá-lo, o parâmetro Utiliza o Módulo de Varejo EM, do Cadastro de Empresas deverá ser igual a "S - Sim". Esse parâmetro tem impacto nas seguintes telas, onde são cadastradas as tabelas de juros: F028TJA, F028TJE, F028TJF, F028TJO, F028TJP, F028TJT, F028TPF, F028TTP, ou seja, as telas só serão acessadas se o parâmetro for igual a "S - Sim".
Os juros cadastrados nessas telas serão aplicados no sistema de Retaguarda no momento da venda, no qual o vendedor poderá escolher a tabela de juros a ser aplicada no pedido.
Realizar Intermediação de Serviço
Indica se a empresa cadastrada realiza ou não intermediação de serviço. Quando o campo estiver igual a "S - Sim", a tela F080ISV estará disponível para realizar as novas ligações entre serviços e transações, porém é necessário reiniciar o sistema para o acesso a tela, ou seja ao alterar este campo para "S - Sim" será apresentada a mensagem: “As ligações serviço/transação de intermediação devem ser ativadas manualmente na tela F080ISV [ Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Intermediação de Serviço ]. Caso a interface não esteja visível, é necessário reiniciar o sistema."
Qtd. Caracteres Controle Leitura Volumes
Define a quantidade de caracteres que serão utilizados no controle do dígito verificador, na leitura de volumes de códigos de barras.
Ao informar o código de barras 7899403711292 na tela F135CCA e tendo o campo Qtd. Caracteres Controle Leitura Volumes definido como 4, são retirados os últimos quatro caracteres, ficando 789940371. Estes caracteres que foram retirados (1292) são considerados o dígito verificador do código 789940371.
Receituário Agronômico
Informar se a empresa possui o Receituário Agronômico. Veja mais detalhes aqui.
Importante
Para que a opção Entrada Agrotóxicos fique disponível no campo Tipo Documento da tela F114CSD, esse campo deve estar parametrizado igual a "S - Sim".
Ind. gera NFE Taxa por Filial
Para o Agronegócio: Este campo define em qual filial será feita a entrada das taxas cobradas em produto, nos processos de Devolução e Transferência entre produtores, quando houver transferência entre filiais.
- Sim: a nota fiscal de entrada das taxas é gerada na Filial logada, no momento de realizar o processo de pesagem
- Não: a nota fiscal de entrada referente as taxas é gerada na mesma filial onde ocorreu a entrada do produto originalmente
Utiliza Módulo Varejo
Define se a empresa cadastrada utiliza ou não o sistema no módulo de Varejo. Para utilizar o sistema em modo de varejo, o campo deverá estar igual a "S - Sim". Por padrão, o campo iniciará com valor "N - Não".
Ao habilitar esse parâmetro serão habilitados os demais parâmetros a serem configurados para que a integração com o Varejo funcione corretamente, tais como habilitar as integrações e configurar os parâmetros por filial para integração. Para configurar as parametrizações necessárias após habilitar esse campo, utilize a página Integração Gestão Empresarial | ERP com Gestão de Lojas.
Importante
Quando este parâmetro estiver definido como "S - Sim", não será possível utilizar a tela de Exclusão de Movimentos de Transferência (F210EMT), para realizar a exclusão de movimentos para nenhuma das filiais da empresa. Se necessário for, deve-se realizar um movimento de estoque revertendo o movimento inicial.
Registra entrada e saída dos produtos
Registra a entrada e saída dos produtos para controle de impostos. Quando estiver como "S - Sim", o sistema registra a chave do item da nota fiscal e a quantidade recebida, base de cálculo e valor do ICMS ST no fechamento da nota fiscal de entrada.
Importante
- Quando esse parâmetro estiver definido como "S - Sim", o código da FCI de um produto comprado é sugerido automaticamente nas telas Digitação Simplificada de Notas Fiscais de Saída (F140DSI), Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE) e Notas Fiscais de Saída (F140GNF), utilizando a estrutura de controle de entrada de produtos
- O sistema identifica, através do método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), a primeira nota fiscal de compra que possui saldo de quantidade e sugere o Código da FCI e Origem Mercadoria da nota fiscal. Com esse parâmetro igual a "S - Sim", não é necessário processar os registros na tela Cálculo da FCI (F075FCI), pois o sistema irá realizar o processo automaticamente
Duplica produtos outras empresas
Indica se a empresa aceita a duplicação automática de produtos para outra empresa e se aceita receber a duplicação a partir de outra empresa. Para mais informações, confira a documentação do processo.
Controla Coleção por Validade
Para mais informações, confira a documentação do processo.
Local de Configuração da Balança
Permite trocar o local onde as configurações de leitura da balança é salva. Há duas opções disponíveis:
- L - Local: as configurações serão salvas em um arquivo texto na estação de trabalho
- B - Base: as configurações serão salvas na tabela E000BAL do Gestão Empresarial | ERP
Integra fluxo de caixa entre ERP x seniorX
Indicativo se a empresa integra com o seniorX Platform, os registros que compõem o fluxo de caixa.
Gravar origens integração Reinf bloco 4
Quando estiver parametrizado como "S - Sim", ao realizar a integração dos eventos R-4010 e R-4020 através da tela F690ILA, serão gravados na tabela E690OFJ, os documentos que compõem cada um dos lançamentos integrados, possibilitando emitir os relatórios CISO015 e CISO016 para conferência.
Botões
Cálculos
Efetua o cálculo retroativo de PIS e COFINS à Recuperar. O cálculo é por empresa, sempre para a empresa posicionada.
Duplicar
Acessa a tela
Logotipo
Acessa a tela F070LOG para inclusão do logotipo da empresa no cabeçalho das telas e no plano de fundo do Gestão Empresarial XT (menu XPlatform).
Cad.Fil. Edocs
Acessa a tela F070EFE, onde é possível efetuar a replicação das filiais da empresa para o eDocs.
Par. Dinâmico
Abre a tela F000PPD - Configuração de parâmetros.
Observação
Em Recursos > Processos Automáticos > Cadastro, na guia Rotina é possivel cadastrar o processo automático 146 - Limpar fotos antigas da Balança.
Ao clicar no botão Parâmetros Dinâmicos, localize a chave: EMPRESA.RECEBGRAOS.PRAZOAPAGARFOTOSBALANCA e insira o valor do prazo desejado para que as fotos sejam excluídas, sendo o padrão 20 dias.