Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Transferência entre produtores > Transferência entre filiais

Transferência entre filiais

Quando é realizada uma entrada de produtos na empresa não há separação no armazenamento, ou seja, todos os produtos que tiverem a mesma classificação serão armazenamos no mesmo depósito, independente do produtor a quem o produto pertence.

A devolução destes produtos pode ser realizada na filial onde o produtor fez a entrada ou em uma filial diferente, desde que haja estoque. Caso a devolução seja realizada em uma filial diferente da filial de entrada, o sistema gera automaticamente uma nota fiscal de transferência entre filiais, a fim de adequar o processo fiscalmente e garantir a existência de estoque na filial de origem da nota fiscal de devolução.

O processo de transferência entre filiais é efetuado automaticamente na Devolução e Transferência entre produtores, quando houver necessidade. Veja detalhes de cada processo abaixo.

Observação

Os identificadores de regras VEN-140NEAGR02 e VEN-140NEAGR03 não podem ser acionados no processo de transferência entre filiais.

Pré-requisitos

Para que a nota fiscal de transferência seja gerada é necessário verificar os seguintes pré-requisitos:

  1. Preencha o campo Transação NF Saída Transf., em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro (F009PPE). Esta transação precisa ter uma transação de nota fiscal de entrada integrada. Caso contrário, o produto não será transferido.
  2. Em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP), guia Compras 2:
    • Preencha o campo Estado inicial da nota fiscal por transferência com 2-Fechada;
    • Defina o depósito para as entradas no campo Depósito para entradas por transferência.
  3. Em Cadastros > Filiais > Cadastro (F070FCA): verifique o preenchimento dos campos Filial como Cliente e/ou Filial como Fornecedor, para configurar a geração das notas fiscais de saída e entrada na transferência de produtos entre filiais;
  4. Caso haja cobrança de taxas em produtos, verifique o preenchimento do campo Ind. gera NFE Taxa por filial, em Cadastros > Empresas > Cadastro (F070EMP). Este campo define se a entrada das taxas cobradas em produto será feita na filial logada ou na filial originaria do recebimento;
  5. Para que a transferência entre filiais ocorra é necessário ter o ambiente de web services instalado;
  6. É necessário ler a documentação e entender os processos de Devolução e Transferência entre produtores.

Transferência entre filiais no processo de Transferência entre produtores

Nos casos de Transferência entre produtores, em que não há movimentação física do produto, a nota de transferência entre filiais (tipo 11) é gerada se o produtor solicitar a transferência em uma filial e o produto a ser transferido ter entrado em outra filial, ou seja se a transferência ocorrer em uma filial diferente da filial em que o produtor de origem deu a entrada da mercadoria. Todas as notas fiscais são geradas automaticamente, a fim de facilitar a operação do sistema.

Comportamento do sistema: ao selecionar uma nota fiscal que teve entrada em uma filial diferente da filial logada , será gerada uma nota fiscal de transferência de produto para a filial descrita na nota de entrada de origem. Isso porque a devolução ao produtor de origem sempre será gerada a partir da filial onde ocorreu a entrada do produto originalmente, independente da filial onde ele solicita a transferência para outro produtor.

Para entender melhor o comportamento, veja um exemplo de transferência entre filiais gerada em decorrência de uma transferência entre produtores:

Neste caso, as seguintes notas são geradas:

  1. Uma nota fiscal de saída da Filial 1, com o cliente Filial 2. Conforme o preenchimento do campo Filial como Cliente, da tela de Cadastro de Filiais (F070FCA).
  2. Uma nota fiscal de entrada de transferência (tipo 11) na Filial 2, o fornecedor desta nota representa a Filial 1. O produto entrará fiscalmente no depósito cadastrado no campo Depósito para entradas por transferência, na tela de Parâmetros da Filial (F070FCP), guia Compras 2.
  3. Uma nota fiscal de devolução (tipo 2) da Filial 2, referente à nota fiscal n° 17, para o produtor de origem . Esta nota fiscal terá como depósito de saída, o depósito aonde foi efetuada a entrada descrita no item 2;
  4. Uma nota de entrada (tipo 6) em nome do produtor de destino, na Filial 1.
Observação
A nova entrada para o produtor de destino sempre será gerada na filial logada.

Transferência entre filiais no processo de Devolução de produtos

A transferência entre filiais é realizada se a Devolução de produto ocorrer em uma filial diferente da filial em que o produtor deu a entrada do produto.

Comportamento do sistema: ao selecionar uma nota fiscal que teve entrada em uma filial diferente da logada, será gerada uma nota fiscal de transferência (tipo 11) para a filial descrita na nota de entrada. A nota fiscal de devolução sempre será gerada a partir da filial que recebeu o produto, independente de onde o produtor retirou o produto.

Para entender melhor o comportamento, veja um exemplo de transferência entre filiais gerada em decorrência de uma devolução ao produtor:

Neste caso, as seguintes notas são geradas:

  1. Uma nota fiscal de saída na Filial 1, com o cliente Filial 2. Conforme o preenchimento do campo Filial como Cliente, da tela de Cadastro de Filiais (F070FCA).
  2. Uma nota fiscal de entrada de transferência (tipo 11) na Filial 2, o fornecedor desta nota representa a Filial 1. O produto entrará fiscalmente no depósito cadastrado no campo Depósito para entradas por transferência, na tela de Parâmetros da Filial (F070FCP), guia Compras 2.
  3. Uma nota fiscal de devolução (tipo 2) na Filial 2, referente a nota fiscal n° 9, para o produtor de origem (transferência) ou produtor fornecedor (devolução). Esta nota fiscal terá como depósito de saída, o depósito aonde foi efetuada a entrada descrita no item 2;

Entrada de produto decorrente de cobrança de taxas

A cobrança de taxas em produto nos processos de Devolução e Transferência gera, no sistema:

Há duas opções para fazer a entrada da quantidade cobradas em taxas:

  1. É possível realizar a entrada de produtos de taxa na Filial aonde ocorreu a entrada do produto originalmente, ou seja, a filial que gerou a nota fiscal de devolução no processo de devolução/transferência entre produtores (veja o passo 3 dos processos acima);
  2. Ou, é possível realizar a entrada de produtos de taxa na Filial logada, ou seja, a Filial em que ocorreu a devolução/transferência entre produtores.
Importante
A nota fiscal de produtor referente a cobrança de taxas, deve conter os dados da Filial em que a taxa será cobrada.

O campo Ind. gera NFE Taxa por filial da tela de Cadastros de Empresas (F070EMP) define essa consistência. Ele pode ser preenchido com:

Este artigo ajudou você?