F140GNF - Notas Fiscais de Saída
Esta tela pode ser acessada de duas maneiras:
- Pelo menu principal para a geração de notas fiscais de forma manual, ou seja, sem ter por base um pedido, uma nota fiscal de saída ou uma nota fiscal de entrada. Pode-se também informar itens de pedidos diretamente na Grade, porém notas fiscais de saída e notas fiscais de entrada não são permitidas
- Pela tela F140PRE, onde os itens de pedidos, notas fiscais de entrada ou saída e dados do cabeçalho serão carregados automaticamente na exibição dela. Será permitido alterar dados, incluir/alterar/excluir itens manuais ou de pedidos e também inserir/alterar valores e informações complementares. Ao fechar a tela, será exibida uma mensagem questionando se a nota deve ser impressa. Caso sim e o parâmetro global EmiBloNfs estiver definido como S-Sim, será exibida uma mensagem questionando se os bloquetos devem ser impressos
A tela F140GNF possui um mecanismo de otimização que armazena informações na memória para melhorar o desempenho do processamento. Após alterar alguma configuração no produto, transação ou impostos, recomenda-se sair e entrar na tela para que as informações sejam atualizadas na memória.
Importante
Após fechar a nota fiscal de saída, não será possível alterar os códigos de mensagem. Para fazer alguma alteração, é necessário reabilitar a NF e fechá-la novamente, pois o sistema grava as mensagens apenas no fechamento da NF. O campo da transportadora, porém, pode ser alterado se o parâmetro global AltTraNfv estiver ativo. Se o campo da transportadora estiver vazio, não será possível gerar uma MDF-e na tela F145GSM.
As mensagens fiscais dos itens de produtos e serviços são carregadas considerando primeiramente as mensagens vinculadas na Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF), e é possível configurar até quatro mensagens fiscais.
Ao informar um item na grade de Produtos ou Serviços, é realizada a sugestão dos dispositivos fiscais para o item, que pode ser visualizada por meio do botão Dispos. Fiscais localizado no rodapé destas grades.
Caso a ligação da situação tributária com o dispositivo fiscal sugerido para o item não possua todas as quatro mensagens fiscais configuradas, o restante das mensagens fiscais são preenchidas com as mensagens fiscais configuradas no cadastro da Transação (F001TVE).
Quando, no entanto, não há dispositivos fiscais informados na ligação, mas há mensagens fiscais, o sistema sugere as mensagens fiscais e gera o beneficio de acordo com o campo Gera sem Beneficio. Para inativar essa funcionalidade pode-se ativar o Identificador de Regras VEN-140MSGDZ01.
Na Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal temos cadastradas as seguintes mensagens fiscais.
Campo | Código da Mensagem |
---|---|
CodMs1 | 1 |
CodMs2 | 2 |
CodMs3 | 0 |
CodMs4 | 0 |
E na Transação do item de produto ou serviço temos as seguintes mensagens fiscais configuradas:
Campo | Código da Mensagem |
---|---|
CodMs1 | 7 |
CodMs2 | 5 |
CodMs3 | 3 |
CodMs4 | 0 |
Neste caso as mensagens fiscais vinculadas ao item de produto ou serviço seriam as seguintes:
Campo | Código da Mensagem |
---|---|
CodMs1 | 1 |
CodMs2 | 2 |
CodMs3 | 7 |
CodMs4 | 5 |
Considerando que o sistema carrega primeiramente as mensagens do benefício fiscal, como os campos de mensagens CodMs3 e CodMs4 não estão configurados, são carregadas as mensagens fiscais que estão vinculadas à transação do item.
Processos
- Conversão entre
unidades de medida de estoques e vendas
- Emissão de NFS-e para Florianópolis
- ICMS Diferido
- Sugestão de códigos de situação tributária
- Nota Fiscal Substituta
- Fechamento de notas fiscais integradas com o Gestão de Lojas
- Enquadramento de IPI
- Impostos: Programas de incentivo ao algodão na Bahia
Na Guia Produtos, na digitação de um item será permitida a seleção do tipo de produtos D (passagem direta), desde que a transação não movimente estoque. Isso vale também para a rotina de digitação simplificada (F140DSI).
Na rotina de cálculo do Valor base do IPI, PIS e COFINS da nota fiscal de venda, se o produto estiver parametrizado para não tributar algum destes impostos, porém a transação utilizada no momento da venda estiver com as seguintes situações tributárias IPI=51;PIS/COFINS=04,06 os itens terão base de imposto, mas não terão alíquota nem valor de imposto.
Será possível processar notas fiscais de saída por devolução de produtos de passagem direta. Para isto foi disponibilizado o identificador de regras EST- 210TNSPD02, onde se define a transação de entrada do movimento da nota fiscal de saída por devolução de produto de passagem direta. Caso o identificador de regras não exista ou se acionado ele não possua o campo EstSTnsEnt declarado na regra, a transação será definida no cadastro da filial através do campo transação padrão de entrada por inventário.
A baixa ocorre no fechamento da nota fiscal quando a filial possui integração com a Megasul e credenciada na versão 02.03 ou superior do PAF-EC, ou para itens que possuem código do bem informado.
Ao inserir um item com transação de baixa de bem na nota fiscal sem
informar o código do bem, no final do fechamento da nota
fiscal será aberta a tela F670MAN (movimentação manual de bens)
para realizar a movimentação. Se o usuário não informar um
bem e fechar a tela, a nota fiscal será fechada normalmente,
porém sem movimentar os itens (baixa de bens) que não possuem código
do bem informado.
É possível inserir um produto do tipo Passagem Direta na nota fiscal de saída. Como produtos de passagem direta não possuem estoque, não será exigida a informação do depósito, porém, o campo Depósito poderá ser preenchido com finalidade informativa. Não serão realizadas consistências relacionadas ao depósito, como por exemplo, saldos disponíveis e ligações do produto. Será permitido inserir um produto de passagem direta apenas se a transação do item de produto não possuir integração com estoques.
Quando uma empresa possui duas ou mais filiais em estados diferentes e comercializa produtos com ICMS ST em um estado, enquanto em outro o produto não é controlado pelo ICMS ST, este último não pode ser considerado no Controle de Entrada e Saída; o primeiro, sim.
Exemplo: no estado de SC, o produto A não tem ICMS ST. No estado do RS, sim; ou seja, deve passar pelos processos de ressarcimento, restituição e complementação. Como o processo parte do produto registrado nas estruturas de Entrada e Saída, se o produto para determinada filial não estiver no Controle, ele não será apresentado na declaração para o estado. Diante disso, é necessário parametrizar a nível de filial se o produto deve ou não entrar no Controle:
Ao tratar uma nota/cupom fiscal, o sistema analisa o conteúdo do campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos das telas F075PFI/F075APF, juntamente com as parametrizações das telas F075PRO/F075GFP:
- Quando não há ligação do produto com a filial: o sistema gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos apenas se na derivação for informado S-Sim para o campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos;
- Quando há ligação do produto com a filial: o sistema gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos apenas se na derivação e na ligação for informado S-Sim para o campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos;
- Caso contrário, o sistema não gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos.
Para gerar uma nota fiscal com 100% de desconto nos itens, a transação de estoque (F001TES) vinculada à transação de venda, deve estar configurada conforme abaixo:
- Forma Valorização Movimento: "F - Fechamento";
- Forma Valorização Movimento: "M - Movimento" e Per. Mov. Ent. sem valor?: "S- Sim".
Na geração da nota fiscal de exportação por uma empresa comercial exportadora, cada item exportado deve relacionar os documentos fiscais às quantidades desse item. Para isso, é possível fazer a ligação de várias notas fiscais de compra para exportação sem a necessidade de informar mais de uma vez o mesmo produto na nota fiscal de venda durante o processo de exportação indireta. A rotina funciona da seguinte maneira:
- Ao fechar uma nota fiscal de venda com destino à exportação indireta de venda e, consequentemente, gerar o .XML da NF-e, serão relacionadas nos grupos dtExport e NFRef, as informações de chave de todas as notas fiscais de entrada de cada um dos lotes dos produtos vendidos. Para isso, é necessário que o produto comprado/vendido tenha um controle de lotes cujo código de lote seja, preferencialmente, único para cada compra.
Observação
Quando a as informações de chave das notas fiscais de compra/remessa constarem no item de produto, serão essas as informações enviadas para o XML da NF-e.
A busca da chave eletrônica da nota fiscal de compra ocorre da seguinte forma:
- Para produtos sem controle de lote: as informações de chave da nota fiscal de compra/remessa devem ser informados no item de produto da nota fiscal que está sendo emitida.
- Para produtos com controle de lote com informações da chave eletrônica da nota fiscal de compra/remessa no item de produto: o sistema utiliza as informações de chave eletrônica da nota fiscal de compra/remessa a partir dos itens do produto.
- Para produtos com controle de lote sem informações da chave eletrônica da nota fiscal de compra/remessa no item de produto: a partir dos lotes vendidos do produto, o sistema encontra a chave nas estruturas de compra do registro correspondente a cada lote. Se o lote que está sendo verificado para carga possuir mais de um registro de compra, é utilizada a chave eletrônica da nota de compra mais recente desse lote/produto, desde que a data de emissão seja igual ou inferior à data de emissão da NF de venda.
Observação
Se o lote não possuir um registro de compra e nem a chave eletrônica informada no item de produto, o registro de exportação será gerado sem esse número. Nesse caso, a nota fiscal será criticada pela SEFAZ e o usuário deve fazer a correção.
A empresa comercial exportadora deve apresentar nos registros 1100, 1105 e 1110 do SPED Fiscal as informações referentes ao comprovante de exportação, às notas fiscais de emissão própria que foram exportadas e também às notas fiscais de aquisição interligadas com as exportações.
Para utilização da rotina de geração de logs de títulos do contas a receber em notas de saída são necessárias algumas configurações no sistema:
- Na tela F000PGS, marcar o parâmetro global LogNfsTit, como "S";
- Na tela F000PPD, definir os parâmetros dinâmicos LOG.NFS.TIT.CRE.140CNFEC01, LOG.NFS.TIT.CRE.140CNFEC02, LOG.NFS.TIT.CRE.140CNFEC03, LOG.NFS.TIT.CRE.EMISSAO e LOG.NFS.TIT.CRE.GERAR, configurados como "S";
- Na tela F098REG, ativar os identificadores VEN-140CNFEC01, VEN-140CNFEC02 e VEN-140CNFEC03 com uma regra vinculada (a regra pode estar em branco);
- Gravar a tabela de usuário no banco de dados para gravação dos logs. A tabela de usuário deve ser criada através do CBDS e deve estar exatamente compatível com os campos necessários para a utilização da rotina, conforme orientações abaixo:
Orientações
- O nome da tabela de usuário deve ser “USU_T140LOGTIT”;
- Para adicionar os campos da tabela, basta clicar com o botão direito em cima da pasta Colunas e selecionar Nova Coluna;
- Após informar os valores de cada coluna clique no botão Salvar;
- Após criar todos os campos, clique no botão com desenho de raio (Confirmar personalização no banco) para confirmar as alterações.
Campos necessários:
Nome do campo Máscara Tipo Tamanho USU_SEQUENCIAL Z[11]9 Number 12 USU_DATA DD/MM/YYYY Date 0 USU_HORA hh:mm:ss Time 0 USU_CODEMP ZZZ9 Number 4 USU_CODFIL ZZZZ9 Number 5 USU_CODSNF U[3] String 3 USU_NUMNFV ZZZ.ZZZ.ZZ9 Number 9 USU_USUARIO Z[9]9 Number 10 USU_ORIGEM A[10] String 10 USU_OPERACAO A[50] String 50 USU_ERRO A[5] String 5 USU_OK A[3] String 3 USU_NUMTIT U[15] String 15 USU_CODTPT U[3] String 3 USU_CODTNS A[5] String 5
Sugestão do campo Código FCI na geração do item de produto na nota fiscal de saída
Se o campo Filial Calcula FCI da tela F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte for igual a S-Sim e o campo Código Redução Impostos e Código ICMS Especial do item da nota fiscal de saída for igual a vazio:
- Se o campo Estado do cadastro da filial da nota fiscal de saída (F070FCA - Cadastros > Filiais > Cadastro) for diferente do estado do cadastro do cliente da nota fiscal de saída (F085CAD - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro) ou se o campo Listar Cód. FCI em Operações Internas da tela F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte for igual a S- Sim:
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a S-Sim e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo C-Comprado:
- Recebe o conteúdo da coluna Cód. FCI da grade Itens de Entrada da tela F440RCI_SRNF - Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Manutenção de Entrada de Produtos. (E440RCI.CodFci).
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a N-Não:
- Recebe o conteúdo da coluna Cód. FCI da grade existente na tela F075FCI - Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cálculo FCI. (E075FCI.CodFci)
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a S-Sim e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo C-Comprado:
Se o campo Filial Calcula FCI da tela F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte for igual a S-Sim e o parâmetro global UtiBenIcm - Indicativo se o item de nota fiscal de saída pode utilizar mais de um benefício fiscal de ICMS (redução de ICMS e FCI) for igual a S-Sim (F000PGS - Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais).
- Se o campo estado do cadastro da filial da nota fiscal de saída (F070FCA - Cadastros > Filiais > Cadastro) for diferente do estado do cadastro do cliente da nota fiscal de saída (F085CAD - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro) ou se o campo Listar Cód. FCI em Operações Internas da tela F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte for igual a S-Sim:
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a S-Sim e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo C-Comprado:
- Recebe o conteúdo da coluna Cód. FCI da grade Itens de Entrada da tela F440RCI_SRNF - Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Manutenção de Entrada de Produtos. (E440RCI.CodFci).
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a N-Não:
- Recebe o conteúdo da coluna Cód. FCI da grade existente na tela F075FCI - Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cálculo FCI. (E075FCI.CodFci)
- Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro) for igual a S-Sim e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo C-Comprado:
O campo Código da FCI, na grade de Produtos, será preenchido de acordo com o informado no campo Cód. FCI da tela F075FCI ao efetuar uma operação interestadual ou se o parâmetro Listar código da FCI em operações internas for S.
O percentual de ICMS, definido na estrutura de cálculo da FCI, será filtrado quando a origem da mercadoria do item for 1 (Estrangeira - Importação direta), 2 (Estrangeira - Adquirida no mercado interno), 3 (Nacional - Mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%) ou 8 (Nacional - Mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70%).
O coeficiente definido nas parametrizações da FCI não será mais considerado. Será utilizado o código da FCI para verificar se o seu percentual e a origem da mercadoria (definida nas parametrizações de FCI) devem ser utilizadas.
Observação
Independentemente da origem fiscal da mercadoria definida nas parametrizações da FCI, ela sempre será atribuída no item da nota fiscal de saída, desde que exista um código de FCI e seja uma operação interestadual.
Ao gerar pedidos com parcelas especiais e condição de pagamento parametrizada para considerar juros desde a venda (tela F028GCP), a data de vencimento será a de geração, e a data de vencimento original, calculada a partir da condição de pagamento, será a data provável do pagamento do título.
Caso a transação utilizada possua integração com o financeiro, esse processo será aplicado também nos títulos gerados no contas a receber.
As parcelas, na geração de um pedido, podem seguir as definições cadastradas na condição de pagamento (F028GCP), com os dias fixos determinados através dos campos Dia/Mês Fixo ou Dia Fixo.
Sempre que houver produtos e serviços na nota fiscal, o sistema sempre herdará o tipo de título da transação de produto para as parcelas. Caso não haja produtos informados na nota o sistema irá considerar o tipo de título da transação de serviço, esta informação é levada aos títulos financeiros.
As condições de pagamento utilizadas devem estar vinculadas à tabela de preço (Tabelas de Preço x Condição de Pagamento) através da tela F081TCA.
É possível gerar notas fiscais de saída com uma série fiscal com controle de numeração manual (F020SNF).
Simples Nacional
Quando o campo Código do Regime Tributário da filial (F070FEF) estiver parametrizado como "1 - Simples Nacional" ou "2 - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta" e a transação da nota fiscal de saída estiver configurada para calcular o valor do ICMS,
os campos Base ICMS Simples (VlrIbs), Valor ICMS Simples (VlrIsn) e % ICMS Simples Nac. (PerIsn) estarão disponíveis nas guias de
Produtos e
Serviços com o objetivo de armazenar e calcular o valor do ICMS
Simples Nacional.
Quando a nota fiscal é 1. gerada via tela F140PRE, 2. a filial é do Simples Nacional e 3. possui um código do tipo de ICMS especial, o valor carregado para o campo % ICMS Simples Nac. vem da tabela E019ICM. Caso contrario, vem da tabela E070INS. Quando a nota fiscal for gerada diretamente pela tela F140GNF, o valor deve ser preenchido manualmente.
Para contribuintes prestadores de serviço, caso em Cadastro de Serviços (F080SER ou F080CSA) o campo Considera % efetivo do ISS do Simples Nacional na nota fiscal for "S-Sim", o sistema irá sugerir como alíquota para prestação do serviço a alíquota efetiva do ISS identificada a partir do cálculo do imposto Simples Nacional; do contrário mantém a sugestão da alíquota do ISS a partir da sequência da tabela de tributação gravada na tela Informações mensais (F660INF).
Geração das tags de ICMS ST retido no .XML da NF-e
Conforme a Instrução Normativa RE Nº 48 de 13/11/2018 no seu item 20.12.1, quando o contribuinte substituído realizar a venda utilizando o CST 60 (regime normal) ou CSOSN 500 (Simples Nacional), o preenchimento das tags será conforme a regra abaixo:
- Operações não destinadas a consumidor final:
- vBCSTRet
- pST
- vICMSSTRet
- vICMSSubstituto
- Operações destinadas a consumidor final e parâmetro Gerar informações do ICMS Efetivo igual a S na guia Documentos Eletrônicos 3 da tela F070FVE:
- pRedBCEfet
- vBCEfet
- pICMSEfet
- vICMSEfet
Isso é válido tanto para filiais do grupo CRT = 1 (Simples Nacional, campo ICMSSN500) quanto CRT = 2 ou 3 (Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta e regime normal, campo ICMS60 ou ICMSST com CST = 60).
Geração das tags de Crédito Presumido
A geração do grupo de crédito presumido é feita através dos dispositivos fiscais sugeridos automaticamente ou informados manualmente nos itens da nota fiscal. Com os campos Ben. Fiscal Créd. Pres. (Código do Benefício Fiscal de crédito presumido aplicado ao item) e % Créd. Presumido (Percentual de crédito presumido) preenchidos no cadastro do dispositivo fiscal, o grupo <gCred> será gerado no XML na NF-e, utilizando o Valor da Base do dispositivo fiscal e o % Créd. Presumido para calcular o valor do crédito presumido referente a tag <vCredPresumido>. Para maiores informações acesse Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS) e Leiautes NF-e e NFC-e.
WMS WIS
A impressão ou geração do arquivo NF-e, é possível apenas se a nota fiscal de saída tenha sido integrada ao WMS WIS e ele já tenha separado a mercadoria.
Varejo Senior
No Gestão Empresarial | ERP, é possível fechar uma nota fiscal de saída que pertença a uma filial que está no Varejo Senior. Para isso, é necessário que os seguintes critérios sejam atendidos:
- Um código de produto conste no item da nota fiscal de saída
- O produto esteja ligado ao depósito informado no item da nota fiscal
- O depósito esteja ligado à filial da nota fiscal
Essa prática é útil no cenário varejista para emissão dos seguintes itens:
- Nota Fiscal de Devolução: para devolução de mercadorias compradas pela loja, que estão em desacordo com o solicitado
- Nota Fiscal de Venda: para venda de refugos, aparas e ativos imobilizados das lojas
Quando o módulo for Varejo: caso se trate de uma transação de Remessa Simbólica Venda Futura ou de Anulação Entrega Futura que não tenha movimentado estoque, o sistema irá gravar as notas fiscais de compra/venda. Para isso, os dois tipos de transação devem estar configurados na guia Naturezas de Operação da tela Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR).
Integração de documentos eletrônicos com o eDocs via web services
Quando o parâmetro Software emissor NF-e estiver definido como 2 - eDocs (retorno via web service eDocs), na guia Documentos Eletrônicos da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), a integração com o eDocs será feita via web service. Com isso, o arquivo dos documentos eletrônicos será enviado para a SEFAZ. Para mais informações, confira a documentação completa do processo.
Emissões de NFS-e para os municípios de Belo Horizonte - MG e Porto Alegre - RS
- Para as emissões de NFS-e do município de Porto alegre - RS, quando o mês de competência da NFS-e for diferente do mês de emissão, por exemplo, uma NFS-e com mês de competência 06/2021 sendo emitida em 10/12/2022, é possível utilizar o seguinte recurso:
- Definir o campo Data Prest. Serviço, acessado através do botão Diversos da tela Notas Fiscais de Saída - F140GNF, a data de prestação do serviço considerando o mês de competência de emissão da NFS-e;
- Utilizar o identificador de regras GER-000ABRASF1 para editar o valor a ser retornado para a variável VSIntDatEmi pois, o valor desta variável será utilizado para gerar a tag <DataEmissao> do RPS. O fornecedor, por sua vez, utilizará o valor desta tag para determinar o mês de competência da NFS-e gerada a partir do RPS. A data de emissão da NFS-e será definida pela data em que ocorreu a conversão do RPS em NFS-e.
Importante
- O valor padrão da tag <DataEmissao> segue o formato AAAA-MM-DDTHH:MM:SS. Exemplo: <DataEmissao>2020-04-18T13:47:00</DataEmissao>. Portanto, na regra ligada ao identificador GER-000ABRASF1 deverá ser efetuado tratamento para que esse padrão seja seguido na geração do XML.
- É indicada a utilização do campo Data Prest. Serviço para armazenar a data da competência da NFS-e, pois o ERP permitirá apuração do imposto com base nesta data também, de acordo com a parametrização estabelecida. Isso facilitará o processo no Gestão Empresarial | ERP. No entanto, caberá ao responsável pela manutenção da rotina no ambiente do cliente definir se deseja utilizar o mesmo campo ou criar ainda um campo de usuário, por exemplo.
Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE
É possível gerar as informações da GNRE no momento da emissão da nota fiscal. Para mais informações acesse a documentação da emissão do GNRE.
Diferença de FCA para vendas futuras
Quando é realizada uma venda futura, o índice de FCA pode sofrer alteração entre o dia da venda e o dia da entrega da mercadoria. O ERP (Gestão Empresarial | ERP) realiza a atualização da base de cálculo do ICMS na nota fiscal de remessa. Para isso, é necessário realizar as parametrizações abaixo:
- Cadastre o índice de FCA para uma data específica na tela Moedas (F031AIM).
- Informe o índice do FCA para atualização da Base de cálculo do ICMS no campo Fator FCA da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE).
- Defina o campo Cons. Fator FCA como S - Sim na guia ICMS da tela Transações de Venda (F001TVE), identificando que a transação considera FCA.
- Ao gerar a nota fiscal de remessa, por meio da transação será considerado o campo Cons. Fator FCA. Caso esteja preenchido como Sim, será buscado o índice do FCA definido no campo Fator FCA.
Após o fechamento da nota de remessa, o Gestão Empresarial | ERP compara os índices de FCA da nota de cobrança e da nota de remessa. Caso haja diferença, o índice da nota de remessa é dividido pelo índice do FCA da nota de cobrança e assim gerado a nova Base de ICMS.
Exemplo:
- Valor do Produto: R$ 300,00
- Data NF original de Simples Faturamento: 11/05/2015
- Índice cadastrado para 05/2015: 2,3132 (FCA do fatuamento)
- Data NF de Simples Remessa: 11/05/2016
- Índice cadastrado para 05/2016: 2,5012 (FCA da remessa)
- Base de cálculo utilizando índice: 2,5012 / 2,3132 = 1,0812
- Base de cálculo atualizada via FCA = R$ 324,38 (R$ 300,00 * 1,0812)
Nota fiscal com bem imobilizado e de acréscimo
Esta tela permite que os itens de acréscimo sejam destacados no arquivo XML. Para que isso ocorra, é necessário que os itens de acréscimo sejam inseridos. No momento da baixa, é necessário que primeiro sejam inseridos os acréscimos e depois o item principal, para que a baixa desses acréscimos sejam processados com sucesso. Caso essa ordem não seja seguida, ocorrerá erro na baixa do bem.
Preenchimento do local de prestação do serviço na NFS-e
Conforme as normas municipais de geração de NFS-e, as notas fiscais de serviço emitidas com local de prestação diferente do endereço do cliente serão preenchidas com as tags abaixo no arquivo infSenior:
- <DadosPrestacao>
- <TipoLogradouro> Tipo do Logradouro do local de Prestação de Serviços
- <Logradouro> Logradouro do Local de Prestação de Serviços
- <Numero> Número do Endereço do Local de Prestação de Serviços
- <Complemento> Complemento do Endereço do Local de Prestação de Serviços
- <Bairro> Bairro do Local de Prestação de Serviços
- <NomeMunicipio> Nome do Município do Local de Prestação de Serviços
- <Sigla> Sigla do Estado do Local de Prestação de Serviços
- <Cep> Código do CEP do Local de Prestação de Serviços
- </DadosPrestacao>
O grupo DadosPrestacao será gerado com base nas informações do endereço de entrega no documento fiscal (tela F140GNF, botão Diversos, campo Endereço Entrega). Os endereços, por sua vez, são cadastrados na tela F085ENT (botão Entrega da tela F085CAD).
Para mais informações, consulte a documentação do eDocs.
Geração das tags CNPJ ou CPF no grupo de Grupo Informações do Transporte
Para a modalidade do Frete diferente de 0, 1, 2 , 3 ou 4, o CNPJ/CPF do transportador deve ser DIFERENTE do CNPJ/CPF do Remetente.
Exceção:
Regra de validação não se aplica quando CNPJ/CPF do emitente for igual ao CNPJ/CPF do destinatário e CFOP é de operação com combustíveis, conforme Tabela CFOP:
- 1.651, 1.652, 1.653, 1.657, 1.658, 1.659, 1.660, 1.661, 1.662, 2.651, 2.652, 2.653, 2.657, 2.658, 2.659, 2.660, 2.661, 2.662, 3.667, 5.651, 5.652, 5.654, 5.655, 5.657, 5.658, 5.659, 5.660, 5.661, 5.662, 5.666, 6.651, 6.652, 6.653, 6.654, 6.655, 6.656, 6.657, 6.658, 6.659, 6.660, 6.661, 6.662, 6.666, 6.667, 7.651, 7.654, 7.667.
Campos
Registros gravados na tabela de dados gerais da nota fiscal de vendas (E140NFV).
Série
Série fiscal para geração da nota fiscal. Registros gravados na tabela E020SNF, cadastrados em Tabelas > Comercial >
Fiscais > Série Notas Fiscais e sugeridos a partir de
Cadastros > Filiais > Vendas.
NF
Número da nota fiscal. A numeração das notas fiscais é controlada pelo campo
Nº Última NF (E020SNF.ULTNUM) da tabela de séries de notas fiscais de
forma auto-incremental.
CNPJ/CPF
Código do registro no cadastro nacional de pessoas jurídicas ou físicas.
Observação
Quando o parâmetro Obter a pessoa usando a Identificação Fiscal em vez do CPF/CNPJ, no subgrupo Gerais do grupo Comercial da tela Parâmetros de Integração (F191CPT), estiver definido como Sim, o campo CNPJ/CPF fará a pesquisa pelo número de Identificação Fiscal e não pelo CNPJ ou CPF do cliente.
Cliente
Código do cliente. Registros gravados na tabela E085CLI e cadastrados em Cadastros > Clientes >
Cadastro.
Data Emissão
Data de emissão. A data de emissão é controlada
em Tabelas > Comercial >
Fiscais > Série Notas Fiscais. O valor será sugerido a partir do campo
Data da Última NF e atualizado em caso de alteração.
Repres
Código do representante. Registros gravados na tabela E090REP, cadastrados em
Cadastros > Representantes >
Cadastro e sugeridos a partir de
Cadastros > Clientes > Definições/Histórico.
Trans.Prod.
Transação de produtos.
Trans.Serv.
Transação de serviços. Registros gravados na tabelas
E001TNS, cadastrados na tela F001TVE, sugeridas a partir de
Tabelas > Comercial > Fiscais > Parâmetros por Estado.
Observação
A busca da transação de produto e serviço considera a ligação de transação com o tipo de empresa do cliente e a espécie do documento fiscal, definidos na tela Transação X Tipo Empresa e Espécie Documento (F001LTE).
C. Pagto
Código da condição de pagamento. Registros gravados na tabela E028CPG, cadastrados em
Tabelas > Comercial > Condições de Pagamento > Cadastro
e sugeridos a partir de Definições/Histórico.
Situação
Situação da nota fiscal.
- Digitada
- Fechada
- Cancelada
Inserir Via Cód. Barras
Indicativo de inserção de itens via código de barras. Quando marcado exibe
campos para informar tabela de preços, quantidade e código de barras, permitindo
desta forma informar os itens de produto via código de barras.
Indicador de Intermediador/Marketplace
Campo para atendimento à NT 2020.006.
- Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)
- Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/marketplace)
Código do Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006.
CNPJ do Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006. CNPJ do Intermediador da Transação
(agenciador, plataforma de delivery, marketplace e
similar) de serviços e de negócios.
Cadastro no Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006. Nome do usuário ou identificação do perfil do vendedor no
site do intermediador (agenciador, plataforma de
delivery, marketplace e similar) de serviços e de
negócios.
Dados INDEA
Através deste botão é aberta a tela Nota Fiscal de Saída - Dados destinado ao INDEA (F140IND).
Grades
Produtos
Os registros serão gravados na tabela de itens da nota fiscal de venda (E140IPV). Grade com os itens de produto, que podem ser oriundos de documentos informados no processo, via pedidos ou notas fiscais ou digitados manualmente.
Nota 1
Não é permitido alterar uma transação de devolução por quantidade para uma transação de devolução por valor. Para alterar o valor da devolução, acesse a tela Notas Fiscais de Saída - Cálculos Itens de Produto (F140CIP) por meio do botão Calcular e preencha o campo Devolução.
Nota 2
Ao inserir um item e passar pelo campo Produto deixando-o em branco, o sistema vai desabilitá-lo, pois passou por todas as buscas e consistências que faz. Isso acontece visto que, se o produto não foi informado, o sistema permite ao usuário inserir um item de produto por meio do campo Complemento.
Mod. ICMS
Este campo é
preenchido automaticamente com a modalidade do
produto, obedecendo a seguinte ordem:
- Busca a modalidade da tela F001TVE
- Se não estiver preenchida, sugere a modalidade da ligação entre cliente e produto, da tela F075PPC
- Se não estiver cadastrada, sugere a modalidade da tela F075PRO
Se não houver nenhuma dessas 3, o campo fica em branco.
% Senar
Este campo é preenchido
automaticamente se o parâmetro Calcula Senar
da tela
F085CAD e F085SEL (guia Cadastro) estiver
preenchido como Sim. É possível também incluir os
campos Base Senar e Vlr.
Senar, pelo botão C. Registros gravados na tabela E085PRO e cadastrados em F075PRO.
Observações
Observações complementares. Registros gravados no campo Observação do Item (OBSIPV) da tabela
de itens de produto da nota fiscal de vendas (E140IPV).
Cálculos (P)
Acessa a consulta dos cálculos feitos pela
rotina.
Estoque
Acessa a consulta de posição de estoques.
Produto (K)
Acessa a consulta de produtos/derivações.
Tab. Preço (X)
Acessa a consulta de tabela de preços de vendas.
Alt. Rateios (J)
Acessa a tela de manutenção de rateios.
Estoque Lote
Acessa a consulta de posição de estoques por lote.
Person. (Z)
Acessa a tela de campos personalizados de usuário.
Dist. Série (W)
Acessa a tela de distribuição por séries.
Dist. Lote
Acessa a tela de distribuição por Lotes.
Dispos. Fiscais
Acessa a tela F140DIS para o cadastro de dispositivo fiscal.
Ficha Emerg.
Este botão abre o modelo de relatório de emissão da Ficha de Emergência do produto, assim, é possível imprimi-lá. Ele está disponível apenas para o Receituário Agronômico.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em notas fiscais de saída.
Observação
Esse campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo.
Base ICMS Diferido, % ICMS Diferido e Valor ICMS Diferido
Esses campos serão calculados automaticamente quando houver percentual de diferimento informado.
Número do Drawback, Núm. Reg. Exportação (Número do registro de exportação), Nat. Exp. (Natureza da exportação), Descrição (Nat. Exp.) e Chave Eletrônica
Esses campos são utilizados quando a nota fiscal de saída é para exportação. Eles estarão disponíveis para edição nas seguintes situações:
- Se o CFOP da transação do item de produto iniciar com 7, que indica exportação
- Quando a nota fiscal de saída não for eletrônica e não estiver emitida, ou quando a nota fiscal estiver digitada
- Caso a nota fiscal de saída for eletrônica, com a situação diferente de 2 - Enviada, 3 - Autorizada, 5 - Denegada, 6 – Solicitado Inutilização, 7 – Solicitado Cancelamento, 8 - Inutilizada e 9 – Cancelada
- Quando a nota fiscal estiver fechada, se os itens acima forem atendidos
Ben. Fiscal
Representa o código do benefício fiscal utilizado pela UF, aplicado ao item. Para mais informações, consulte a documentação do código de benefício fiscal.
Notas
- O sistema somente sugerirá um Código de Benefício Fiscal quando esse campo do item da nota fiscal em que estiver posicionado estiver vazio;
- O sistema não pode alterar/sugerir novamente o Código do Benefício Fiscal após o mesmo ter sido alterado por usuário/regra do sistema. Para ser sugerido o Benefício cadastrado no dispositivo, é necessário apagar o valor do campo e gravar a linha;
- O sistema somente permitirá a alteração desse campo quando a Nota Fiscal de Saída estiver sendo digitada, ou seja, com a situação igual a “1 - Digitada”;
Para auxiliar na sugestão dos Benefícios Fiscais, disponibilizamos o parâmetro global AtuCodBnf. Para saber mais sobre o comportamento deste parâmetro, acesse a documentação da tela F000PGS e a documentação que traz detalhes sobre a sua parametrização.
Per. do Dif. de ICMS FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido a partir das parametrizações do ERP. Na grade de produtos, o campo é somente leitura e assume os valores à partir das parametrizações. Na grade de serviços, o campo é sugerido a partir das parametrizações e permite edição.
Classif. Fiscal (interno)
Código interno da classificação fiscal.
Classif. Fiscal
Classificação fiscal, NCM do código interno da classificação fiscal.
Marca
- Se no Cadastro da Empresa (F070EMP) o campo Controla Marca Produto for igual a "S - Sim", no botão Diversos (Y) será habilitado o campo Marca, que ao receber um valor irá atribuir para todos os itens da nota fiscal a marca informada
- Este campo não dispõe de opção de pesquisa para buscar marcas cadastradas na tela F076MAR. Portanto, caso não seja informada uma marca no botão Diversos (Y), será necessário digitar manualmente a marca em cada item da nota fiscal
- Quando um código de marca estiver presente no cadastro do produto, independentemente de a empresa controlar ou não a marca do produto, esse código será gravado automaticamente no item do pedido durante a sua geração. Assim, caso não seja informada uma marca no botão Diversos do pedido, a marca do produto será atribuída de forma automática ao item da nota fiscal gerada a partir desse pedido
Serviços
Os registros serão gravados na tabela de itens da nota fiscal de venda (E140ISV). Grade com os itens de serviço, que podem ser oriundos de documentos informados no processo, via pedidos ou notas fiscais, ou digitados de forma manual.
Mod. ICMS
Este campo será
preenchido automaticamente com a modalidade do
serviço obedecendo à seguinte ordem:
- Busca a modalidade da tela F001TCP
- Se não estiver preenchida, sugere a modalidade do cadastro de serviço, da tela F080SER
Se não houver nenhuma destas 3, o campo fica em branco.
Vlr. Deduções
Campo da grade com a finalidade de armazenar a redução
efetuada no valor base para o cálculo de ISS, ou informar um
valor de dedução para reduzir a base de cálculo do ISS.
A tela de configuração da Grade é acessada através do caractere C, em azul no canto superior esquerdo da própria Grade, com as opções habilitadas: exibir, ocultar, ordenar, alterar o tamanho e alterar a posição das colunas. Esse campo pode ser consultado nas telas F140CIS e F140CNF, acessadas através do botão Cálculos da grade Serviços e dos Dados Gerais da nota fiscal, respectivamente.
Observações
Observações complementares. Registros gravados no campo Observação do Item (OBSISV) da tabela
de itens de serviço da nota fiscal de vendas (E140ISV).
Cálculos
Acessa a consulta dos cálculos efetuados pela rotina.
Alt.Rateios
Acessa a tela de manutenção de rateios.
Tab.
Preço
Acessa a consulta da tabela de preços de vendas.
Person.
Acessa a tela de campos personalizados de usuário.
Código Fiscal Municipal
Esse campo deve ser preenchido com o código de identificação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Este código pode ser encontrado na lista de CNAEs na coluna IDCNAE disponibilizada pela prefeitura de Florianópolis.
Código da Atividade
Esse campo deve ser preenchido com a subclasse da CNAE encontrada na coluna SUBCLASSE da lista de CNAEs.
Observação
Os dois campos acima são utilizados na emissão de NFS-e para o município de Florianópolis.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em notas fiscais de saída.
Observação
Este campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo.
Base ICMS Diferido, % ICMS Diferido e Valor ICMS Diferido
Esses campo serão calculado automaticamente quando houver percentual de diferimento informado.
Ben. Fiscal
Representa o código do benefício fiscal utilizado pela UF, aplicado ao item. Para mais informações, consulte a documentação do código de benefício fiscal.
Classif. Fiscal (interno)
Código interno da classificação fiscal.
Classif. Fiscal
Classificação fiscal, NCM do código interno da classificação fiscal.
Parcelas
Os registros serão gravados na tabela de parcelas da nota fiscal de venda (E140PAR). Grade com as parcelas baseadas na condição de pagamento informada nos dados gerais, permitida a alteração.
% Desc. Antecipação
Percentual do desconto de antecipação.
% Desc. Pontualidade
Percentual do desconto de pontualidade. De uso exclusivo do Agronegócio
Observação
Os percentuais dos descontos serão preenchidos no momento da geração das parcelas. A regra para a busca dos percentuais dos descontos é:
O identificador de regras GER-120PEDAP01, porém, fica à frente da sequência descrita acima. Caso tenha uma regra cadastrada, no momento de geração das parcelas serão sugeridos os percentuais dos descontos de antecipação e pontualidade informados na regra. Esses percentuais também poderão ser informados manualmente, desde que isso esteja parametrizado na tela F099UVE.
O Contas a Receber é atualizado refletindo os registros na tabela E140PAR.
Observações
Observações complementares. Registros gravados no campo Observação da Parcela(OBSPAR) da tabela
de parcelas da nota fiscal de vendas(E140PAR).
CNPJ Credenciadora
Informe o CNPJ da credenciadora do cartão de crédito/débito. O campo será habilitado somente quando o tipo de pagamento atrelado à forma de pagamento for igual a "2, 3, 4, 6, 7, 8, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 29, 30 ou 31".
Autorização da Transação
Informe o código da autorização da transação para pagamentos eletrônicos (TEF - Sitef ou PIX).
Bandeira da operadora
Informe a bandeira da operadora do cartão de crédito/débito.
- 01 = Visa
- 02 = Mastercard
- 03 = American Express
- 04 = Sorocred
- 05 = Diners Club
- 06 = Elo
- 07 = Hipercard
- 08 = Aura
- 09 = Cabal
- 99 = Outros
CNPJ Trans. Pagamento
CNPJ transacional do pagamento. Informe o CNPJ do estabelecimento onde o pagamento foi processado/transacionado/recebido quando a emissão do documento fiscal ocorrer em estabelecimento distinto. O campo será habilitado somente quando o tipo de pagamento atrelado à forma de pagamento for igual a 6, 7, 18, 19, 25, 28, 30 ou 31.
UF Pagto. Proc.
UF onde o pagamento foi processado. Informe a UF do CNPJ do estabelecimento onde o pagamento foi processado/transacionado/recebido. O campo será habilitado somente quando o tipo de pagamento atrelado à forma de pagamento for igual a 6, 7, 18, 19, 25, 28, 30 ou 31.
CNPJ Benef. Pagto.
CNPJ do beneficiário do pagamento. Informe o CNPJ do estabelecimento beneficiário do pagamento. O campo será habilitado somente quando o tipo de pagamento atrelado à forma de pagamento for igual a 6, 7, 18, 19, 25, 28, 30 ou 31.
Ident. Ter. Pagto.
Identificador do terminal de pagamento. Informe o terminal em que foi realizado o pagamento. O campo será habilitado somente quando o tipo de pagamento atrelado à forma de pagamento for igual a 6, 7, 18, 19, 25, 28, 30 ou 31.
Rateios
Grade com os rateios da nota fiscal. Os rateios das notas fiscais podem ser pré-definidos através da tela Tabelas > Transações > Cadastro > Vendas, permitindo alterações ou informados manualmente.
Observações
Observações complementares. Registros gravados no campo Observação do Rateio(OBSRAT) da tabela
de parcelas da nota fiscal de vendas(E140RAT).
Totalizadores
Campos totalizadores apontando a quantidade itens de produto e de
serviço, a soma das
quantidades e dos valores faturados, e o valor total da nota fiscal. As soma das quantidades e valores de
produtos e serviços podem refletir a soma de itens diferentes e mesmo de
unidades de medida diferentes, portanto, servirão apenas para consistências do
usuário.
Composição Conhecimento
Os registros serão gravados na tabela de composição de conhecimento de transporte (E140CCT).
Tip. Doc. (Tipo de Documento Vinculado)
Distingue o conteúdo da composição do conhecimento de transporte. Este campo possui as opções N - Nota Fiscal e O - Outros documentos. Ao selecionar a opção N - Nota Fiscal, a rotina trata o vínculo de notas fiscais ao conhecimento de transporte, e as consistências de campos se mantém. Com a opção O - Outros documentos selecionada, as consistências não serão efetuadas conforme as de notas fiscais, pois somente o campo Tipo do documento de origem é obrigatório, os demais são opcionais.
Tip. Doc. Orig. (Tipo do Documento de Origem)
Define o tipo de documento de origem que será transportado na nota fiscal de saída,
podendo ser: 00 - Declaração, 10 - Dutoviário e 99 -
Outros.
Desc. Tip. Doc. (Descrição do Tipo de
Documento)
Descrição do tipo de documento quando se tratar de 99 -
Outros.
Num. Doc. (Número do Documento)
Número do documento.
Data Cheg. Cli
Data prevista de entrega da mercadoria ao cliente. Esta data faz parte do quarto de informações da nota fiscal de saída (tag dPrev), constante do leiaute do CT-e. Este campo estará ativo independente do tipo de documento (N - Nota Fiscal ou O - Outros Documentos).
Observações
Grade com as informações das notas que iram compor os conhecimentos de
transporte. Neste caso, o usuário terá duas opções:
- Poderá optar por buscar as notas para compor os conhecimentos nas notas fiscais de saída do Gestão Empresarial | ERP. Para isso, os campos Empresa NF Tranp, Filial NF Transp e Série NF Tranp devem ser preenchidos
- Poderá digitar manualmente os dados das notas, sem que as mesmas façam parte das notas fiscais de saída do ERP. Neste caso os campos Empresa NF Tranp, Filial NF Transp e Série NF Tranp devem ser informados com 0 (zero)
Botões
Quantidade
Acesso à tela F140IQC, onde são informadas as quantidades da
composição do conhecimento de transporte.
Imp.Notas
Acesso à tela F140CAR. Poderão ser
aplicados os filtros de: Filial, Série, Número
da Nota, Análise de embarque, Pré-fatura, Rota e
Sub-rota. As Notas Fiscais selecionadas serão
importadas para o CT-e para efetuação da composição
e não será possível importar Notas repetidas.
O preenchimentos dos campos desta grade variam de acordo com a origem das informações.
Nome | Tipo | Condição | Descrição | Estrutura |
---|---|---|---|---|
CodEmb | Número | Obrigatório | Código da embalagem | Grade Itens da Receita |
CodEtp | Número | Obrigatório | Código da espécie/cultura | Grade Itens da Receita |
CodDpp | Número | Obrigatório | Código da praga/problema | Grade Itens da Receita |
CodDia | Número | Obrigatório | Código do diagnóstico | Grade Itens da Receita |
CodAtp | Número | Obrigatório | Código do tipo de aplicação | Grade Itens da Receita |
QtdDos | Número | Obrigatório | Quantidade da dose | Grade Itens da Receita |
VlrCal | Número | Opcional | Calda | Grade Itens da Receita |
UniMed | Alfa | Obrigatório | Unidade de Medida | Grade Itens da Receita |
NumApl | Número | Opcional | Número de aplicações | Grade Itens da Receita |
VlrAre | Número | Opcional | valor da Area | Grade Itens da Receita |
Observação
Quando, no cadastro de produto do item informado na grade de Produtos, o campo Emite Receituário for igual a "S - Sim", a grade dos dados dos itens da receita ficará disponível para inserção/edição.
Campos
Valor Calda
Calculado automaticamente pelo sistema após o usuário digitar o valor da dose.
Número de Aplicações
Calculado automaticamente pelo sistema após o usuário digitar o valor da dose.
Valor da área
Calculado automaticamente pelo sistema após o usuário digitar o valor da dose.
Importante
Só é permitido inserir um item de receita na grade itens da receita, por item de pedido e é possivel inserir somente um registro de dados dos itens da receita para cada item informado no pedido.
Ao clicar em fechar nota, caso informados itens que necessitam da emissão do receituário agronômico, o sistema chama a tela F113REM e ao abrir a mesma, os dados dos itens da receita já serão importados para a grid de itens da receita desta tela.
Botões
Alterar
Grava as alterações efetuadas.
Fechar
Fecha a nota fiscal.
Cancelar
Cancela as alterações efetuadas (não altera a situação da nota fiscal).
Person.
Acessa a tela de campos personalizados de usuário.
Recalcular
Efetua o recálculo da nota fiscal em caso de alterações que possam influenciar no valor final ou no valor dos impostos. Por exemplo: ao alterar o código do ICMS Substituído ou o código do ICMS Especial e recalcular, os códigos são ajustados. Porém, ao alterar a Situação Tributária ou a Origem da Mercadoria e recalcular, as alterações não serão consideradas. O recálculo é executado automaticamente ao fechar a nota, mas se houver necessidade de visualizar os valores calculados antes do fechamento, basta clicar no botão.
Excluir
Exclui a nota fiscal em situação digitada.
Ajuda
Abre a documentação da tela.
Sair
Sai da tela.
Diversos
Acessa a tela de lançamento das informações complementares.
Cálculo de desoneração de ICMS
(acionado por meio do botão Diversos)
Quando a Integração NF-e (F070FVE, guia Documentos Eletrônicos) for igual a 7 - 4a Geração - Retorno Automático ou 8 - 4a Geração - Retorno Manual, o cálculo de desoneração de ICMS seguirá o
seguinte critério:
- Situação tributária de ICMS igual a 020 ou 070 ou 090 e o Motivo desoneração ICMS for igual a 3 ou 9 ou 12
- Situação tributária de ICMS igual a 030 e o Motivo desoneração ICMS for igual a 6 ou 7 ou 9
- Situação tributária de ICMS igual a 040 ou 041 ou 051 e o Motivo desoneração ICMS for igual a 1 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 ou 7 ou 8 ou 9 ou 10 ou 11
Valores
Acessa a tela
F140VAL. Sempre que houver alteração nos Valores Diversos da nota fiscal (Frete,
Encargos, Outras Despesas, etc.), o sistema faz uma verifica no fechamento
da nota se esses valores informados no cabeçalho fecham com
o somatório dos valores nos itens. Se a nota não foi recalculada manualmente,
os itens ainda não terão os valores diversos distribuídos entre eles.
Esse é o papel da rotina de fechamento, ou seja, ratear os valores diversos entre os
itens. No momento desse rateio, o sistema refaz os
cálculos dos impostos, pois dependendo das transações dos itens da note o frete
pode somar na base do imposto, assim como os encargos e demais valores.
Dessa forma, o que foi digitado será perdido.
Por isso é necessário fazer o recálculo da nota manualmente antes de digitar os impostos, pois assim como no fechamento o recálculo rateia os valores diversos nos itens. Em seguida informe os impostos, pois a rotina de fechamento não encontrará diferenças dos valores diversos entre cabeçalho e itens, uma vez que a distribuição para os itens já foi feita no recálculo da nota.
Cálculos
Acessa a tela de exibição dos cálculos efetuados.
Históricos
Acessa a tela de pesquisa registros com informações reduzidas das definições/históricos do cliente (E085HCL).
Obs.Cliente
Acessa a tela de pesquisa registros com as observações do cliente (E085OBS).
Condição
Acessa a tela de consulta de condições de pagamento.
Observações
Acessa a tela de digitação das observações da nota fiscal.
NF Origem
Acessa a tela para relacionar as notas fiscais de origem.
Embalagem
Acessa a tela para formar embalagens. Caso a nota fiscal estiver cancelada, o botão ficará desabilitado.
Avalistas
Acessa a tela F000AVA para a definição de
avalistas.
NF Referenciada
Exibe a tela Notas Fiscais Referenciadas da Nota Fiscal de Saída (F140NSR) para selecionar as notas fiscais referenciadas.
Observação
Para notas fiscais do tipo 2 - Devolução, o botão ficará desabilitado, pois para notas de devolução, deve ser realizada a entrada da nota que será referenciada.
Autorizados XML
Abre a tela F140AUT para cadastro dos CNPJs/CPFs autorizados a acessar o .XML da NF-e.
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
AjuCotTit | Ao gerar um título no fechamento de uma nota de saída na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF) com uma moeda diferente da moeda da empresa, o sistema pode gerar um valor de moeda arredondado que não bate com o valor original da nota. Este parâmetro global ajusta a cotação na hora de gerar um título pelo faturamento, abrangendo até dez casas decimais no campo Cotação Moeda Emissão da tela |
AtuCodBnf | Parâmetro global criado para auxiliar na sugestão dos benefícios fiscais. |
AtuUltNum | Indicativo se deve utilizar a nova forma de atualizar o último número da Série. |
DesIcmBpc | Indica quais bases de PIS/COFINS receberão o desconto de ICMS |
ExiMsgTns | Quando este parâmetro global estiver com o valor S-Sim, será indicado ao Gestão Empresarial | ERP para apresentar a mensagem de sugestão ao alterar uma transação do item. Quando o parâmetro estiver com o valor N-Não, o ERP não apresentará a mensagem referente à transação. Quando o parâmetro estiver com o valor R-Regra, a rotina de sugestão de transação será chamada, porém a pergunta de sugestão não será exibida |
GerPenGri | Indicativo se deve gerar a pendência na tabela Busca eDocs - Guia de Recolhimento de Impostos (E000GRI) na emissão da nota no modo síncrono |
GerTagTra | Indicativo se deve gerar a tag <Transporta> quando a modalidade do frete for 3 ou 4. |
LogNfsTit | Indica se deve gerar logs de títulos do contas a receber nas notas fiscais de saída |
OriCstNfs | Indica se o sistema deve preencher a origem da mercadoria da nota fiscal de saída com o primeiro dígito da situação tributária de ICMS. Esse parâmetro deve ser usado em empresas do regime normal |
SugCstTra | Indicativo se a Situação Tributária de ICMS deve ser sugerida ao gerar notas fiscais de entrada de transferência via nota fiscal de saída. |
TemLimCad | Estipula o tempo que as informações do cadastro de clientes, fornecedores, impostos, classificação fiscal e substituições de ICMS por estados ficam na memória, dessa forma diminuindo as buscas no banco de dados. Por padrão, o tempo é 02:30, porém é possível configurá-lo conforme a necessidade da empresa |
UtiBenIcm | Indicativo se o item de nota fiscal de saída pode utilizar mais de um benefício fiscal de ICMS (redução de ICMS e FCI) |
UtiGnvUnn | Indica se deve usar a função ObterProximoId para gerar os nossos números dos títulos de contas a receber. |
UsaEntOri | Indicativo se o sistema irá utilizar o endereço de entrega e origem da mercadoria nos documentos fiscais e obrigações acessórias. Ao utilizá-lo, se o CEP informado nos dados gerais não existir e o Tipo de Mercado do cliente for E - Externo (Exterior), as tags de endereço do destinatário (enderDest) serão preenchidas com os seguintes valores padrões: cMun = 9999999, xMun = EXTERIOR e UF = EX |
Identificadores de regras
Observação
Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.
*O identificador de regras VEN-140TITCO01 permite definir se os valores de ICMS, IPI, ICMS Subst., Frete, Seguro, Outros ou Arredondamento da primeira parcela de um título gerado no Contas a Receber não devem fazer parte da base de cálculo da comissão do representante quando as definições do mesmo assim indicarem.
Para inserir novos componentes, excluir componentes ou redistribuir lotes dos componentes na tela F120MCK acesse a documentação do IR VEN120ISMCK01 para conferir mais detalhes.
Veja também: |
- Processo de Pagamento de Comissões
-
Para saber mais sobre a adição ou subtração do valor do Pedágio na Base do ICMS, acesse a documentação aqui.