Fechamento de notas fiscais para empresas e filiais integradas com o Gestão de Lojas

O Gestão Empresarial | ERP permite o fechamento de notas fiscais, que resultam na movimentação de estoque e operações financeiras de empresas ou filiais integradas ao Gestão de Lojas. As notas fiscais são exportadas para o ERP através de web services.

Configurações iniciais

Além das parametrizações padrão para a integração com a solução Gestão de Lojas, caso seja utilizada a transferência entre filiais, deve-se realizar a ligação da filial ao seu depósito, através do campo Depósito da Loja, da guia Geral da tela Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR). Deve ser configurado para as duas filiais, a que emite a nota fiscal e a que vai ter o produto removido do seu estoque.

Para as nota fiscais é obrigatório possuir uma série definida na tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF), que não seja exclusiva do varejo (campo Exclusivo Varejo = Não).

Identificador de regras

Orientamos que o identificador de regras CRE-301ENTAS01 esteja ativo na realização desse processo. Ele determina que título esteja disponível somente quando a nota fiscal for autorizada. Com o identificador esteja ativo, o título permanece suspenso no fechamento da nota fiscal. Vale lembrar que quando o título permanece suspenso, ele não é integrado ao Gestão de Lojas.

Quando ele está desativado os títulos ficam com situação em aberto no momento em que a nota fiscal é fechada e são integrados antes da nota fiscal de saída ser enviada, isso porque, a pendência do titulo financeiro é gerada no fechamento da nota fiscal de saída.

Quando ele estiver ativo, os títulos são gerados quando a nota fiscal estiver autorizada. Assim, até a nota fiscal estar autorizada o título permanece como suspenso no ERP.

Integração de nota fiscal

Observação

Notas fiscais de saída emitidas no ERP, que possuírem a transação no cabeçalho da nota onde o campo Aplicação da operação na tela F001TVE for igual a I - Imobilizado, não serão integradas com o Varejo. Vale reforçar que sempre que a transação da nota no cabeçalho for referente a venda de ativo imobilizado, a nota não será integrada, independente se a nota possuir algum item que não seja referente a ativo imobilizado.

Adicionamos o campo Emitir N.F. filial integra retaguarda na guia Nota Fiscal da tela Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR), para permitir a geração de nota fiscal de saída para a filial, mesmo quando ela possui integração com o Retaguarda e a transação possuir controle de estoque.

Quando este campo estiver parametrizado como Não, o sistema verifica se a filial possui integração com o Gestão de Lojas e a transação controla estoque, e caso sim, é exibida uma mensagem informando que a nota fiscal de saída não pode ser gerada nessas condições.

E quando o campo estiver parametrizado como Sim, o sistema verifica se a filial possui integração com o Gestão de Lojas e a transação controla estoque, e são realizadas as seguintes consistências nas informações abaixo, antes de prosseguir com a operação:

Pendência dos títulos da nota fiscal de saída

É gerada uma pendência automaticamente para os títulos da nota fiscal de saída após a sua autorização. Isso porque, depois de autorizada a situação do título é alterada quando o identificador de regras CRE-301ENTAS01 está ativo. Caso contrário, o título é integrado no fechamento da nota fiscal com a situação em aberto.

Se os títulos gerados forem de uma filial que possui integração com o Gestão de Lojas, é gerada uma pendência para os títulos mesmo que a nota fiscal não possui integração com o Gestão de Lojas.

Observação

Se a nota fiscal de saída tem uma transação que integra com financeiro para contas a receber e contas a pagar, são geradas duas pendências de integração, uma para contas a pagar e outra para o contas a receber.

Nota fiscal de transferência

Não é possível utilizar uma série que possui o campo Permite Numeração N.F.S. Manual parametrizado como Sim, indicando que permite controlar a numeração da nota fiscal manualmente.

O cliente informado no campo Filial como Cliente, da tela Cadastro de Filial (F070FCA), é utilizado para realizar a nota fiscal de transferência para a filial. Ele deve possuir suas definições cadastradas para a filial.

Não é possível informar endereço de entrega manualmente na nota fiscal. Para sugerir endereço de entrega na transferência:

Na tela Definições/Histórico de Cliente (F085HCL) informe no campo Indicativo Presencial o valor 1 - Operação presencial, para que o sistema sugira automaticamente. Tendo em vista que a tela Transferência entre Empresas e/ou Filiais (F140NFT) não permite definir este valor manualmente.

Na tela Transferência entre Empresas e/ou Filiais é possível informar no campo Depósitos, os depósitos da filial logada, e produtos existentes na filial que também existem na filial de destino. Essas consistência são verificadas apenas quando o campo Emitir N.F. filial integra retaguarda estiver parametrizado como S – Sim.

No fechamento da nota fiscal de transferência são realizadas as mesmas consistências informadas acima para a nota fiscal de saída.

Cancelamento da nota fiscal de saída

O ERP gera uma pendência de integração no cancelamento da fiscal de saída, para o Gestão de Lojas receber a nota fiscal.

Importante

Orientamos que antes de cancelar uma nota fiscal no ERP, verifique se o título já foi baixado no Gestão de Lojas.

Devolução de nota fiscal de fornecedor

Na devolução da nota fiscal de fornecedor são realizadas as mesmas consistências informadas para a nota fiscal de saída.

Este artigo ajudou você?