Integração Gestão Empresarial | ERP com Gestão de Lojas
Para a integração entre Gestão Empresarial | ERP com Gestão de Lojas existem algumas parametrizações, que indicam ao sistema que a empresa foi habilitada para utilizar as funcionalidades e obrigações do segmento de Varejo. Desta forma, serão habilitadas diversas interfaces no Gestão Empresarial | ERP, filtros diferenciados e determinadas obrigações em alguns processos, como por exemplo: o cadastro de equipamentos fiscais.
O que você pode fazer:
Acesse as seguintes telas do Gestão Empresarial | ERP para definir a garantia e assistência técnica no Gestão de Lojas:
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Agrupamento Garantia Estendida | F075PRO: Agr. Garantia Estendida |
Prazo Recuperação Após Venda (dias) | F075PRO: Prazo Recuperação Gar. |
Tipo de Garantia do Fabricante |
1º - F075FAP: Prazo Garantia Fábrica > 0 = Reparo 2º - F075FAP: Prazo Troca Fábrica > 0 = Troca 3º - Nenhum |
Garantia Fabricante (meses) | F075FAP: Prazo Garantia Fábrica |
Auto texto para Assistência Técnica | Não existe no Gestão Empresarial | ERP |
- Acesse a tela F070FCA, em Cadastros > Filiais > Cadastro, e determine o Tipo de Empresa como "1 - Indústria" ou "2 – Comércio", indicando que a filial está habilitada para ser utilizada no ramo de comércio ou indústria;
- Caso a base não seja nova, os cadastros das telas F070FES, F070FEF, F070FVE e F070FCT dependentes da filial devem ser conferidos e validados;
- As telas citadas servem para os parâmetros de: Estoque, Financeiro, Vendas e Contabilidade. Se faz necessária a checagem de cada atributo, para que ao ler o descritivo do campo, seja possível habilitar a informação;
- Após inserir, posicione em uma filial pré-existente e clique em Duplicar (caso tenha outras filiais);
- Após a instalação da solução Gestão de Lojas, bem como o sistema de Integração (Integrador), abra o sistema pré-instalado e informe os dados da empresa e da nova filial (obrigatório);
- Para cada cliente ou fornecedor, cadastre um Definição da Filial nova através da tela F085CAD;
- Ligue o depósito da filial nova para que sejam exportadas utilizando a tela F205LFD;
- Na tela F070RET, informe para a nova filial locais de retirada para mercadorias da loja.
Importante
Clique no botão Par. Dinâmicos da tela F000PPD, em Cadastros > Filiais > Cadastro, para cadastrar os parâmetros do PDV na filial conforme a sua necessidade.
Para gerar a carga de dados para o sistema Gestão de Lojas utilize a tela Carga Inicial (F000CIV). Ela deve ser feita após todas as parametrizações forem efetuadas no Gestão Empresarial | ERP. No processo de carga inicial, é possível determinar os registros que serão exportados. No caso de uma implantação, todos os registros que foram definidos para serem integrados devem ser exportados. Se necessário, utilize a tela para uma nova exportação dos registros do sistema. Como por exemplo, exportar novamente todos os cliente ou produtos.
Deve-se tomar cuidado com os registros a serem reexportados, para que não ocorram erros de integração com o Gestão de Lojas. Por exemplo, não é recomendado reexportar Notas Fiscais de Entrada, pois o sistema Gestão de Lojas poderá acusar que as notas já estarão integradas.
As parametrizações das CFOPs (Código Fiscal de Operações e Prestações) dos Produtos e Serviços podem ser consultadas nas telas F070VAR, do Gestão Empresarial | ERP, e Cadastro de Filiais, do Retaguarda.
Clientes e Fornecedores
Através de Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Categoria Análise de Crédito/Cadastro (F085CCA), é possível informar as categorias de crédito que serão controladas. Estas categorias posteriormente serão vinculadas aos clientes e serão utilizadas como ponto de decisão na aprovação ou não de um pedido realizado pelo sistema de loja. No caso em que a rede local estiver indisponível, é através desta categoria que o pedido será aprovado.
A parametrização em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores Crédito/Cadastro (F085AEC) tem o objetivo de cadastrar os autenticadores de crédito externos, para que no momento em que o pedido entrar em modo de bloqueio, o sistema possa interagir com essas empresas externas e retornar a aprovação ou não do pedido. Este procedimento é feito pelo sistema de Gestão de Lojas. Autenticadores de crédito são por exemplo: TAN, Serasa, SPC, entre outros. Nesta situação, o pedido entrará em análise de crédito sempre que a forma de pagamento assim exigir.
Além disso:
- Acesse via Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais (F085LAF) para ligar os autenticadores externos às filiais desejadas;
- Cadastre as fases de classificação em Cadastros > Filiais > Análise de Crédito Fases de Classificação (F070FCF);
- Em via Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Cadastro de Classificação (F070CFC) cadastre a ligue às fases de classificação;
- Por meio de Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar (F070CFA), é possível definir qual fase que cada filial irá operar e qual a classificação que os clientes ligados e ela serão definidos. Este procedimento é utilizado no sistema de Gestão de Lojas para a aprovação de pedidos com autenticador externo.
Acesse Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD) e cadastre os fornecedores e informações. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
- Código
- Descrição
- CNPJ/CPF
- Inscrição Estadual
- CEP
- Endereço
- Número Endereço
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- Estado
- Telefone
Para fornecedor de curso, informe o "endereço do site de fornecedor".
Observação
Todos os fornecedores que serão exportados para a loja devem possuir definições cadastradas, através da guia Definições, ou através da tela F095HFO.
O cadastro de cliente por meio de Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD) é necessário para a parametrização da tela F070VAR. Toda movimentação que é enviada do sistema do Gestão de Lojas para o Gestão Empresarial | ERP sem um cliente informado na venda, é recebida no Gestão Empresarial | ERP com o código do cliente Consumidor Final.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Código
- Descrição
- Fantasia
- Tipo do Cliente = "F – Pessoa Física"; "J – Pessoa Jurídica"
- Tipo de mercado = "I – Interno"; "E – Externo"
- CNPJ/CPF
- Inscrição Estadual
- Inscrição Municipal
- Código Suframa
- Telefone 1
- Telefone 2
- Fax
- CEP
- Endereço
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- Estado
- País
- Bloqueia Crédito Cliente
- Bloqueia Crédito Cliente Motivo Situação
- Observação Motivo
- Dados Pessoa Física
- Dados Endereço Entrega/Cobrança
- Dados Observações
Cadastre um cliente para utilizar como consumidor final, conforme parametrização abaixo:
- Guia Cadastro
- Tipo Cliente = "F – Pessoa Física"
- Tipo Mercado = "I – interno"
- Cliente Contribuinte ICMS = "N – Não"
- Estado = Informar o mesmo estado da loja
- Situação = Ativa
- Guia Definições
- Representante
- Condição de Pagamento (à vista)
Todas as vendas efetuadas para este cliente (consumidor final), irão constar nos arquivos do SPED, mas não irão apresentar o respectivo CPF.
Controladoria
Acesse a tela F051IMP via Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro.
Os impostos são definidos por ramo de atividade em estados em que ocorre a compra/venda e leis municipais. Realize o cadastro conforme a necessidade.
Através de Cadastros > Controladoria > Tributos > Equipamentos fiscais (F050EQF) cadastre os equipamentos fiscais, informando o Tipo Equipamento = "3".
Em Cadastros > Controladoria > Tributos > Base Imposto (Liga Filial) (F055PPF), configure a origem do cálculo do imposto por "M - Movimento", e os demais impostos conforme a necessidade.
- Acesse a tela F045PLE via Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Modelo X Empresa;
- Ao possuir um modelo de plano de centros de custos, ligue-o à empresa.
Custos
Acesse Cadastros > Custos > Grupos de Natureza de Gasto (F047GNG) para fazer o cadastro de grupos de naturezas de gastos. Os grupos são utilizados para a definição de movimentos financeiros no PDV, que não esteja vinculado à alguma venda como: Sangria, Suprimento, Pagamento de algum gasto, etc. Pode ser consultado posteriormente nas telas da Tesouraria do Gestão Empresarial | ERP em Informações Gerenciais.
Acesse a tela F047NTG via Cadastros > Custos > Natureza de Gasto e cadastre os tipos de naturezas de gastos de um centro de custos.
Empresa
Acesse a tela F070EMP via Cadastros > Empresas > Cadastro e altere o campo Utiliza Módulo Varejo para "S – Sim".
Abaixo, a lista de atributos a serem observados na parametrização da empresa:
- Central Crédito (S/N) Indicativo se o cliente utiliza uma Central de Credito na Matriz: indica que o Gestão Empresarial | ERP estará habilitado para realizar as aprovações de pedidos por financeiras e fará o controle de dívidas, interagindo com as empresas de cobrança de crédito;
- Utiliza controle verba compra filiais (S/N): indica ao sistema se o controle dos pagamentos (sangria, pagamento de boletos) realizados nos Caixas estará sujeito a controles de verba para estas operações. Por exemplo: pagamentos de pedágio possuem limite de R$ 50,00;
Indica se as filiais que utilizam o módulo de varejo possuem controle de verba para compras/pagamentos na loja. Isso significa que a loja possui uma verba mensal para controlar seus gastos/despesas tais como material de limpeza, postagens de folders, transportes, pagamento de boletos e diversas outras despesas, sem a necessidade de solicitar verba para a Matriz a cada evento. Essas retiradas são efetuadas do caixa da loja através de Sangrias seguida do motivo. O valor da verba de cada filial é cadastrado na tela F070VCF, limitando o gasto estabelecido e controlando as despesas efetuadas. - Utiliza tabela de juros (S/N): indica ao sistema se no momento da confecção de um pedido de venda, serão atribuídos juros e acréscimos, conforme os parâmetros da compra. Por exemplo: se for em cheque para 30 dias, cobrar 8% de juros;
- Realiza intermediação de serviços (S/N): indica ao sistema se os serviços financeiros de garantia estendida e parcela protegida serão tratados via intermediação. Caso seja, a venda destes serviços não aparecerão no cupom fiscal, mas sim em um comprovante não fiscal. Isso fará com que a incidência de impostos seja menor, conforme o ramo de atividade;
- % Custo Dinheiro (custo do dinheiro para cálculo de margem de Contribuição): serve para o processo de formação de preços para o comércio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto;
- % Despesas Operacionais (cálculo da margem de contribuição): serve para o processo de formação de preços para o comércio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto.
Acesse a tela F070EPF via Cadastros > Empresas > Fiscais e parametrize os seguintes campos:
- Código Fiscal Produto = 2 ou 6 (não configurar 1)
- Descrição Fiscal Produto = 4
- Código Fiscal Serviço = 1 ou 3
- Descrição Fiscal Serviço = 1
- Utiliza Código Fiscal = "S - Sim"
Observação
Para inserir informação nos campos Código Fiscal e Descrição Fiscal, utilize o botão Configurar da tela.
O Código Fiscal Produto não aceita mais de 14 posições para o Gestão de Lojas. Caso o código do produto + código da derivação exceda a 14 posições, deverá ser utilizado o código sequencial e verificado a geração do Sped Fiscal.
Acesse a tela F066OPE via Cadastros > Finanças > Operadoras de cartões e realize o cadastro das operadoras de cartões de débito e crédito da empresa.
Nota
Os campos Número de Parcelas e Taxa Repasse são obrigatórios. Caso não cadastrados, o PDV não irá liberar o botão para utilizar o cartão POS.
Acesse a tela F033CRT via Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Carteiras cobranças e cadastre as carteiras.
Deve haver no mínimo uma carteira cadastrada ("99 - Carteira").
Acesse a tela F600CCO via Cadastros > Finanças > Tesouraria > Tipos de Contas.
Cadastre no mínimo uma conta geral para cada loja e uma conta para cada PDV/ECF da loja. Na guia Dados Gerais, informe Conta do PDV/Caixa = "N" e Conta de PDV/ECF = "S" para a Conta de PDV. Na guia Parâmetros por Filial, cadastre/relacione a filial que possui a conta.
Acesse a tela
Através de Cadastros > Finanças > Portadores (F039POR), cadastre os portadores conforme a parametrização abaixo:
Campo | Detalhamento |
---|---|
9999 – Própria Empresa |
|
0001 – Empresa de Cobrança |
|
Acesse a tela F034TCC via Cadastros > Finanças > Tesouraria > Tipos de Contas e cadastre os tipos de conta com a aplicação "8".
Nota
Recomenda-se cadastrar tipos de contas novos com a aplicação = "8", pois esse cadastro não é por empresa.
Acesse a tela F002TPT via Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Condições de Pagamento.
Novos tipos de títulos devem ser cadastrados, mesmo que já existam outros, pois não serão utilizados no Gestão Empresarial | ERP, e sim, somente no sistema Gestão de Lojas. Os tipos de títulos estarão vinculados a todos os títulos a pagar e a receber, gerados pela loja. É através do tipo de um título que o Gestão Empresarial | ERP fará atualização na tesouraria e o fluxo de caixa da empresa.
Cadastre os tipos de títulos, conforme tabela:
Campo | Detalhamento |
---|---|
1 – Duplicata |
|
2 - Negociados |
|
3 – Cheque |
|
4 - Cartão |
|
5 - Troco |
|
Importante
Uma vez que o campo Exclusivo Varejo estiver cadastrado, não é possivel alterar esta informação.
Acesse a tela F021MOT via Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Motivos de Situação > Observações.
Os cadastros podem ser realizados conforme a necessidade. Porém, é obrigatório que haja ao menos um motivo para a sangria, um para suprimento, um para movimento de caixa, e os motivos de estoque.
Cadastre conforme a parametrização abaixo:
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP (Aplicação Motivo) |
---|---|
1 – Entidades (pessoas) | 1, 2, 33 e 99 |
2 – Sangria | 37 |
3 - Suprimento | 39 |
4 - Nota fiscal de entrada | 11 |
5 - Nota fiscal de saída | 8 |
6 - Estoque | 36 |
7 - Desconto | 41 |
8 - Controle de Frete | 40 |
9 - Controle de montagem | 35 |
10 - Inventário | 28 |
11 - Movimento de Caixa | 38 |
36 - Bloqueio de Estoque | 43 |
37 - Reserva de Estoque | 42 |
38 - Desbloqueio de Estoque | 43 |
39 - Cancelamento de Reserva | 42 |
Informações fiscais
Realize as seguintes configurações no Gestão Empresarial | ERP, conforme telas indicadas, para que seja possível acessar as informações fiscais do produto no Retaguarda:
Gestão de Lojas | Transações ligadas |
---|---|
Origem | Produto - F075PRO: Origem Fiscal Mercadoria
Serviço - F080SER: Origem Fiscal Mercadoria |
Class. Fiscal | Produto - F075PRO: Classificação Fiscal
Serviço - F080SER: Classificação Fiscal |
UF | F070FCA: Estado |
Informações Fiscais | Conforme tabela de Informações Fiscais |
Gestão de Lojas | Transações ligadas |
---|---|
Descrição | Não existe no Gestão Empresarial | ERP. |
Tipo de registro | F075PRO: Tipo de Produto |
Tipo de tributo | F075PRO: Tipo de produto = P - 1 – ICMS F080SER > F000LTN: Aplicação Operação da transação ligada= "V" - ISS Senão ICMS |
Sit. Trib. PAF-ECF | Produto: 1º E001TNS.COMSTR
2º E075PRO.CODSTR X40 -> Isento X41,X50,X51 - Não tributado X10,X30,X60,X70 - Substituição X00,X20 -Tributado |
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Modo de Cálculo | F075PRO/F080SER: Código Tabela Preço COFINS: Nulo -> Alíquota Senão - Valor por unidade |
Tabela | F075PRO/F080SER: Código Tabela Preço COFINS |
Sit. Trib. Entradas |
1º - F075PRO/F080SER: Sit. Trib. Cofins Compras 2º - F001TVE, guia COFINS: Sit. Trib. COFINS |
Alíquota Entradas | F049TTR: % Imposto |
Sit. Trib. Saídas | 1º. F001TVE, guia Cofins: Sit. Trib. COFINS 2º. F075PRO/F080SER: SIt. Trib. Vendas |
Alíquota Saídas | F049TTR: % Imposto |
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Sit. Trib. Entradas | |
Sit. Trib. Saídas |
Produto:
|
Alíquota Entradas |
|
% Redução Entradas | F019TIR: % Red./Acr. Ent. Não Contr.
Obs.: O código da redução deve estar ligado ao produto/serviço (F075PRO/F080SER – Código Redução Impostos) |
% ST Entradas | |
% Red. ST Entradas | |
Alíquota Saídas | 1º - F019TIE: % ICMS Sai. Não Contrib.
2º - F009PPE: % ICMS Saída Não Contribuinte Obs.: Se não estiver configurada uma situação tributária no produto, mesmo que estiver configurado um ICMS especial, será obtido o percentual da F009PPE. |
% Redução Saídas | F019TIR: % Red./Acr. Sai. Não Contr. Obs.: O código da redução deve estar ligado ao produto/serviço (F075PRO/F080SER – Código Redução Impostos) |
% ST Saídas | Não calcula ST como substituto na loja |
% Red. ST Saídas | Não calcula ST como substituto na loja |
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Modo de Cálculo | F075PRO: Código Tabela Preço IPI: Nulo -> Alíquota Senão -> Valor por unidade Serviço não possui IPI |
Tabela | F075PRO: Código Tabela Preço IPI. Serviço não possui IPI |
Sit. Trib. Entradas | Não existe no Gestão Empresarial | ERP |
Alíquota Entradas | F049TTR: % Imposto |
Sit. Trib. Saídas | 1º - F001TVE, guia Outros: Sit. Trib. IPI 2º - F075PRO: Sit. Trib. IPI Vendas |
Alíquota Saídas | F049TTR: % Imposto |
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Alíquota Entradas | 1º - F070FCA: Filial como cliente -> F085CAD, guia Definições: % ISS 2º - F080SXC: Perc. ISS 3º - F008CEP: % ISS 4º - F080SER: % ISS |
% Red. Entradas | F019TIR: % Red./Acr. Ent. Não Contrib.
Obs.: O código da redução deve estar ligado ao serviço (F080SER – Código Redução Impostos) |
% Retenção Entradas | Não existe no Gestão Empresarial | ERP |
Alíquota Saídas | 1º - F070FCA: Filial como cliente - F085CAD, guia Definições: % ISS
2º - F080SXC: Perc. ISS 3º - F008CEP: % ISS 4º - F080SER: % ISS |
% Red. Saídas | F019TIR: % Red./Acr. Sai. Não Contrib.
Obs.: O código da redução deve estar ligado ao serviço (F080SER – Código Redução Impostos) |
% Retenção Saídas | Não existe no Gestão Empresarial | ERP |
Gestão de Lojas | Gestão Empresarial | ERP |
---|---|
Modo de Cálculo | F075PRO/F080SER Código Tabela Preço PIS: Nulo - Alíquota Caso não - Valor por unidade |
Tabela | F075PRO/F080SER: Código Tabela Preço PIS. |
Sit. Trib. Entradas | F075PRO/F080SER: Sit. Trib. PIS Compras |
Alíquotas Entradas | F049TTR: % Imposto |
Alíquota Saídas | F049TTR: % Imposto |
Integrações
Acesse a tela F070PDV via Cadastros > Integrações > Varejo > Cadastro de PDV.
Cadastre os PDVs, utilizando uma série para cada ECF:
- Conta do PDV: Informar uma conta interna para movimentações efetuadas na ECF/PDV (não deve ser a conta geral da loja);
- Código Equipamento: Informar o equipamento fiscal que estará ligado a este PDV;
- Depósito: Informar o depósito de onde será baixado o estoque do PDV. Neste caso pode ser o depósito da loja.
Em Cadastros > Integrações > Varejo > Condições de Pagamento (F028VAR), faça as ligações das condições de pagamento que integrarão com o sistema de Gestão de Lojas. Apenas as condições vinculadas à alguma filial estarão disponíveis no sistema de loja.
Nessa etapa é realizada a ligação dos produtos que serão enviados para o Gestão Empresarial | ERP, assim como a definição da transação padrão para cada produto.
- Acesse Cadastros > Integrações > Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR) e cadastre as definições da Filial para Gestão de Lojas;
- Informe se a filial integrará ou não com o Gestão de Lojas;
- Todas as filiais da base devem ter este cadastro.
Acesse a tela F066VAR via Cadastros > Integrações > Varejo > Formas de Pagamento e realize a parametrização conforme modelo abaixo:
Campo | Detalhamento | Observação |
---|---|---|
Código para ECF | Não Utiliza | |
Descrição ECF | Obrigatório | Cadastrar a mesma descrição da ECF, as formas do tipo "20 - Cartão" devem ter a mesma descrição (isto ocorre de maneira automática). |
Moeda | Não Utiliza | |
Forma Pagamento Troco | Obrigatório | Primeiramente o campo Aceitar Troco deve ser preenchido. |
% Acréscimo | Opcional | Quando utilizada esta forma de pagamento, lança um acréscimo. |
8% Desconto | Opcional | Quando utilizada esta forma de pagamento, lança um desconto. |
Máximo Troco | Opcional | Troco máximo aceito para a forma, se a forma aceitar troco. |
Qtde Máxima de Parcelas | Obrigatório para Cartão | Quantidade máxima quando parcelado pelo estabelecimento. |
Vlr. Limite | Opcional | Valor máximo no qual a forma pode ser utilizada. Exemplo: só aceito cheque até R$ 500.00. |
Max. Sangria | Opcional | Indica que quando o caixa atingir esse valor, para a forma de pagamento, o PDV avisará ou exigirá que a sangria seja realizada. |
Bloqueia Venda | Não utiliza | |
Bloqueio Rec. Títulos | Obrigatório | Ao estar selecionado como SIM, não permite receber título no PDV com esta forma de pagamento. |
Bloqueio para Descontos | Não Utiliza | |
Bloqueio para Consumidor | Obrigatório | Caso esteja como SIM, será obrigatório informar o cliente no momento da venda no PDV. |
Bloqueio para Recarga | Não Utiliza | |
Indicativo para Baixa de Títulos | Não Utiliza | |
Nome do Favorecido | Não Utiliza | |
Texto Comprovante | Opcional | Comprovante "pós-venda". |
Situação | Obrigatório | Ativa/inativa. |
Valor Digitado Caixa | Não Utiliza | |
Recebimento Entrada | Obrigatório | Indica se a forma de pagamento pode ser usada para receber Entrada. |
Abertura Gaveta | Obrigatório | Indica se abre a gaveta de dinheiro. |
Imprime bom para | Não Utiliza | |
Nro Vias Comprovante | Não Utiliza | |
Texto Recibo Paga | Não Utiliza | |
Forma Disp. Caixa | Obrigatório | Indica se a forma vai ficar disponível no PDV para vendas diretas (sem Pedidos). |
Finalizador Rápido | Não Utiliza | |
Possibilita Sangria | Obrigatório | Indica se a forma de pagamento aceita realizar sangria (é obrigatório estar habilitado para dinheiro). Para as demais, apenas funciona como comprovante de retirada do caixa. |
Tipo Financiamento | Não Utiliza | |
Valor Mínimo | Opcional | Valor mínimo para utilização. Exemplo: Só aceito cheque a partir de R$ 500,00. |
Tipo Leitura CMC7 | Não Utiliza | |
Permite Pré Datado | Obrigatório para Cheque | Indica se pode ser informado cheque Pré. |
Imprime Comprovante de Recebimento | Opcional | Se imprime "pós-venda". |
Imprime Conf. Dívida | Não Utiliza | |
Texto Conf. Dívida | Não Utiliza | |
Nro Vias Conf. Divida | Não Utiliza | |
Imprime Carnê | Obrigatório para Crediário | Indica o número de vias do carnê no Sistema de Loja. |
Parc. Para Administradora | Obrigatório para Crediário | Indica se parcela pela administradora. |
Parc. CDC | Obrigatório para Cartão | Se usa CDC, deixar NÃO porque o sistema não está preparado para isso. |
Permite Troco | Opcional | Indica se a forma aceita troco. |
Consiste Limite | Não Utiliza | |
Imprime Comprovante de Pagamento | Não Utiliza |
Campo | Detalhamento |
---|---|
1 – Dinheiro |
|
2 – Cheque |
|
3 – Crediário |
|
4 - Cartão |
|
7 – Cartão Manual |
|
8 – Crédito |
|
Ligue as formas de pagamento às condições de pagamento conforme a necessidade. Exemplo:
2 – Cheque | 1x, 2x, 3x com juros |
3 – Crediário | Ligar todas |
4 – Cartão | 1x à 12x - sem juros |
Observação
A situação do cheque e cartão somente funcionarão quando a venda for via "Pedidos", exceto se o parâmetro de forma de recebimento do Pedido (F070VAR) estiver como "01 –Condição de Pagamento".
- Acesse a tela F000SIS via Cadastros > Integrações > Cadastro de Sistemas Integrados.
São definidos os sistemas aptos para serem utilizados nos web services internos do Gestão Empresarial | ERP. Para a solução Gestão de Lojas, defina a sigla do sistema integrado, como por exemplo "GESTAOLOJAS", e o tipo precisa ser "02". - Insira as informações que se deseja exportar para as filiais em Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT).
As opções marcadas nesta tela farão com que as alterações realizadas no Gestão Empresarial | ERP, fiquem aptas a serem exportadas para o sistema de Gestão de Lojas.
Exemplo: se for marcado a opção de Forma de Pagamento, toda e qualquer inclusão/alteração de uma forma de pagamento, o sistema armazenará em uma estrutura separada para ser exportada pelo sistema integrador. Abaixo estão as exportações obrigatórias:- Depósitos
- Formas de Pagamento
- Empresa/Filial
- Condições de Pagamento
- Tabelas de Preços
- Clientes
- Representante
- Fornecedor
- Transportadora
- CEP
- Seguradoras
- País
- Fabricante
- Estado
- Conta Financeira
- Família
- Montagem
- Agrupamentos
- Classificação Fiscal
- Motivo
- Feriado
- Portadores
- Contas Internas da Tesouraria
- Notas fiscais de compra
- Tipos de Títulos
- Tabelas de preços de fretes
- CFOP's
- Bancos
- Definições de Metas
- Títulos contas a pagar
- Baixas de títulos de contas a pagar
- Atributos de Vendas
- Equipamentos
- Movimento de Estoque
- Títulos a receber
- Perfis de Usuários
- Motoristas
- Baixas de títulos a receber
- Serviços de fretes
- Série de Nota Fiscal
- PDV
- Impostos Produtos
- Impostos Serviços
- Natureza de Gastos
- Tabelas de Juros
- Verbas de compras
- Tabelas de Tributos
- Categoria Clientes para análise de crédito
- Financeira
- Situação de pedidos para análise de crédito
- Carteiras de Cobrança
- Ligação Produto X Depósito
- Produto – Varejo Senior
- Serviços – Varejo Senior
- Unidade de Medida
- Saldo Inicial de Estoque
- Operadoras de Cartão
- Reabilitar notas de compras
- Cancelar nota fiscal de compra
Manufatura e Serviços
Mercado e Suprimentos
Acesse a tela F066FPG via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Formas de Pagamento > Cadastro.
Formas de pagamento indicam ao sistema como a empresa que efetuou e venda irá receber os valores financeiros do cliente. Conforme o tipo da forma de pagamento, o Gestão Empresarial | ERP irá gerar os títulos e efetuar os procedimentos necessários para que sejam corretamente contabilizados no módulo de Finanças. Exemplo: títulos a vista, títulos de crédito, títulos de cartão, etc.
Campo | Detalhamento |
---|---|
1 – Dinheiro |
|
2 – Cheque |
|
3 – Crediário |
|
4 - Cartão |
|
7 – Cartão Manual |
|
8 – Crédito |
|
Observação
- Para que os demais campos desta tela estejam visíveis, é necessário primeiramente realizar o cadastro na tela F070VAR;
- É necessário que haja um tipo de Título de Venda para cada Tipo de Pagamento;
- A forma de pagamento dever estar liberada para a utilização no sistema de Gestão de Lojas.
Cadastre as classificações fiscais através de Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Classificações Fiscais > Individual (F022CLF).
Acesse via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro (F028GCP) e verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Guia Condição
- Desconto Condição: podem ser usados, impactam na loja;
- % Acréscimo Finan. Ven.: podem ser usados, impactam na loja.
- Para parcelas com juros:
- %Juros;
- Tipo Cálculo Juros = 1 Tabela Price.
Acesse a tela F205DEP via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro.
O cadastro pode ser realizado conforme a necessidade, mas é necessário cadastrar no mínimo um depósito para cada loja. Siga a parametrização abaixo:
- Depósito Comprador = "S – Sim"
- Aceita Estoque Negativo = "N - Não"
- Filial Localização: Informar a filial que ele faz parte
- Situação = "A - Ativo"
- Depósito Vendedor
Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Ligações > Tabela de Preço X Filial (F081TLA) e relacione as tabelas de preço às filiais. As tabelas de preço somente serão exportadas para as filiais que possuírem ligação com a tabela de preço.
Cadastre as localizações de entrega em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Localizações de Entrega (F062LOC).
Acesse a tela F032EDC via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Espécie de Documentos.
Os seguintes modelos de documento devem ser cadastrados, para serem utilizados nas opções de venda, compra e devolução.
- Modelo de documento = "55" (série eletrônica)
- Exige CNPJ/CPF = "S – Sim"
- Modelo documento
- Exige CNPJ/CPF = "S – Sim"
- Modelo documento = "99" (Intermediação Venda)
- Exige CNPJ/CPF
Acesse a tela F020SNF via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro. As séries já cadastradas não serão mais utilizadas no Gestão Empresarial | ERP, e sim, apenas no sistema de loja. Desta forma, outras séries devem ser cadastradas.
As séries para PDV, Cupom, Nota Manual e Nota eletrônica devem ser informadas com as séries exclusivas do Gestão de Lojas e vinculadas aos equipamentos fiscais.
Observe que o cadastro de Séries é por filial:
- Espécie documento
- "02 – Nota manual consumidor"
- "55 - Nota fiscal eletrônica (NF-e)"
- "99 - Intermediação de venda"
- Qtde. Máxima Parcelas
- Utilizar um número elevado. Se houver venda com número de parcelas maior que o configurado neste campo, ocorrerá erro na integração.
- Exclusivo Varejo = "S – Sim"
- Numeração NFS Manual = "S – Sim"
Cadastrar uma série para o ECF:
- Exclusivo Varejo = "N – Não" (não pode ser utilizada no PDV/Sistema de Loja, serve apenas para o Gestão Empresarial | ERP importar os cupons fiscais)
- Util. p/ Impostos = "S – Sim"
- Dispositivo Autorizado
- Posições Número NF = "9"
- Cód. Equip. Fiscal = Equipamento cadastrado no passo anterior
Acesse a tela F081GTF via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço/Vendas.
Cadastre a tabela de frete e verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Cód. Localização
- Serviço
- Vlr. Frete Motorista
- Vlr. Frete Cliente
- % Margem Mínima Indicada
- % Margem Limite
- Situação
Acesse a tela F081GTP via Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço/Vendas.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
Dados Gerais
- Código
- Descrição
- Abreviatura
- Aplicação: "1 – Vendas", "7 – Garantia Estendida", "8 – Parcela Protegida"
- Situação
- Usada para ECF = "S - Sim"
- Idade mínima (seguro)
- Idade máxima (seguro)
- Tipo de Garantia
- Seguradora: obrigatório para garantia estendida e parcela protegida, caso contrário não integra com o Gestão de Lojas
- Família: informado apenas para tabela cuja aplicação seja "7 – Garantia Estendida" ou "8 – Parcela Protegida" (deverá ter no mínimo 8 posições)
- Validades
- Inicial
- Final
- Situação
Observação
Cada validade gera uma nova tabela de preços para a loja.
Itens Produto
- Produto
- Derivação
- Preço Base
- % Desconto
- Situação
- % Margem Cont. Mín.
- % Margem Cont. Lim
- Preço custo base
Garantia Estendida
- Cód. Garantia Est.
- Tipo de Garantia
- Agrup. Gar. Esten.
- Valor Inicial
- Valor Final
- Prazo Garantia Est.
- Valor Cobrado
- Valor Custo
- % Margem Mínima Indicada
- % Margem Limite Indicada
- Situação
Parcela Protegida
- Valor Inicial
- Valor Final
- Valor Cobrado
- Valor Custo
Observação
O campo Tem ICMS da família do serviço irá definir se os serviços tributarão ISS ou ICMS no sistema Gestão de Lojas. Caso tribute ICMS, será necessário preencher a situação tributária e a classificação fiscal no cadastro da família. E, caso tribute por ISS será necessário configurar o código do tipo de serviço fiscal (LC 116) através do parâmetro global.
- Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Cadastro (F073VEI) para cadastrar os veículos;
- Em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Marcas (F073MAR), cadastre as marcas dos veículos;
- As cores dos veículos devem ser cadastradas em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Cores (F000COR);
- Para cadastrar os modelos dos veículos, acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Modelos (F073MOD);
- Faça o cadastro dos motoristas em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Motoristas > Cadastro (F073MOT);
- Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Tipos de Veículos (F073TIP) e cadastre o tipo de veículo;
- Em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Cadastro (F073TRA), informe os dados das transportadoras para cadastro;
- Através de Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Veículos > Veículos X Motoristas (F073LVM), relacione os motoristas às transportadoras.
- Acesse a tela F070FES via Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques.
Permite parametrizar o processo de Estoque e definir o comportamento dele no Gestão Empresarial | ERP e no Gestão de Lojas. É recomendado configurar o campo Critério Formação Estoque igual a "8 – Estoque – Análise/Carga Bloqueio – Reserva", pois diferente do Gestão Empresarial | ERP, não há outro parâmetro para alterá-lo. Esta informação basicamente define que o saldo de estoque será mostrado da seguinte forma: saldo físico + saldo em ordens – saldo reservado – saldo reservado em analise – saldo bloqueado.
- Em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão/Tributos (F070FEF), verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
- Incentivador Cultural: vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária
- Perfil Tributário SPED
- Através de Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais (F085LAF), ligue os autenticadores externos às filiais desejadas.
- Acesse a tela F070FVE via Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
- Categoria Crédito Novo Cliente
- Quantidade de Envios Pedido Análise: quantas vezes o mesmo pedido pode ser enviado para a análise de crédito
- Limite de Crédito
- Dias Validade Documento Cliente: cópias dos documentos pessoais fornecida pelo cliente
- Acesse a tela F070FCT via Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contabilidade. Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Nome Sócio Responsável
- Nome Contador
- CRC/CPF Contador (1SC999999O8SSC)
- Endereço do Contador
- Número
- CEP
- Bairro
- Telefone
- E-mail
- Acesse a tela F070CFA via Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:- Guia Tesouraria (2):
- Transação Débito por Transferência entre Contas
- No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência entre Contas.
- Transação Crédito por Transferência entre Contas
- No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência” deve estar nulo.
- Transação Débito por Transferência entre Contas
- Guia Tesouraria (2):
- Acesse a tela F070FCP via Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:- Guia Compras 2:
- Fornecedor Curso
- Consistir chave eletrônica da nota fiscal: este parâmetro deverá ser definido como "S - Sim" para todas as filiais que possuírem integração com sistema Gestão de Lojas. Isso é necessário porque o sistema Gestão de Lojas exige que a chave de acesso de um documento eletrônico não ultrapasse 44 caracteres. Caso este parâmetro não seja definido como "S - Sim" no Gestão Empresarial | ERP e seja efetuada a geração de uma NF-e com mais de 44 caracteres na chave de acesso, por exemplo, a seguinte mensagem de erro de integração poderá ser gerada no IntegradorMonitorWS do sistema Gestão de Lojas: "O valor do campo 'chaveNfe' é maior que o tamanho permitido. Tamanho informado 'XX', tamanho máximo '44'".
- Guia Compras 2:
- Acesse a tela F070FRE via Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras a Receber.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:- Portador
- Carteira
- % Mora mês / Dias tolerância
- Tipo Juros CR
- % Multa / Dias tolerância
- Guia Receber 2
- Incentivador Cultural: vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária
Produtos e Serviços
Acesse a tela F015UMA via Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medida > Agrupado.
Campos que afetam o Sistema de Loja:
- Unidade de Medida ECF: não deve ultrapassar duas casas.
- Descrição
- Qtd. Decimais: não ultrapassar a quantidade de decimais configurada na impressora fiscal.
Acesse a tela F013AGP via Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Formas agrupamentos > Individual, cadastre os agrupamentos comerciais (opcional) e agrupamentos para garantia estendida (obrigatório para venda de garantia estendida).
Acesse a tela F083ORI via Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro, cadastre as origens dos produtos e parametrize os seguintes campos:
- Tipo de Produto = "C – Comprado"
- Controla p/ Série
- Controla p/ Lote
- Tipo de Produto p/ Varejo: necessário configurar quando for cursos
- Exige Montagem
Acesse a tela F012FAM via Cadastros > Produtos e Serviços > Famílias, cadastre a família e parametrize os seguintes campos:
- Tipo de Produto = "C – Comprado" ou "S – Serviço" ou "P – Produzido" (kit’s)
- Classificação Fiscal: será sugerida ao cadastrar produtos
- Situação Tributária: será sugerida ao cadastrar produtos
- Exige Montagem
Para integração de produtos ocorra é obrigatório o cadastro do processo automático, do tipo rotina, do 89 - Gerar grupos fiscais para serem exportados ao sistema Retaguarda. É necessário realizar um cadastro para cada empresa que possua filias integrando com o Varejo Senior.
Acesse a tela F075PRO via Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e cadastre os atributos relacionados abaixo.
Definição dos campos do Sistema de Gestão de Lojas X Gestão Empresarial | ERP:
Gestão de Lojas | Transações ligadas |
---|---|
Código | F075PRO, guia Derivação: Código Fiscal |
Nome | F075PRO, guia Derivação: Descrição Fiscal |
Código de Barras | F075PRO, guia Derivação: Código Barras EAN13 ou F075PRO, guia Derivação: Código Barras Livre |
Grupo | F075PRO: Família |
Unidade | F075PRO: Unidade Medida (Estoque) |
Fabricante | F075FAP |
Fornecedor | F075FAP, campo Forn. |
IPPT | F075PRO: Tipo Produto |
Volumes | F075PRO: Quantidade de volumes do produto |
Frete | F075PRO: Exige entrega |
Montagem | F075PRO: Exige Montagem |
Agrupamento Comercial | F075PRO: Agrup. Comercial |
Fora de Linha | F075PFL: Fora de linha |
Exige nota fiscal eletrônica | F075PRO: Exige NF-e |
Curso | F075PRO: Tipo de produto para comércio = R |
Kit | F075PRO: Tipo de produto = M |
Vender separadamente | F075PFL: Vendido separado |
Tipo do curso | F075PRO, guia Derivações: Tipo do curso |
Controle de estoque | F083ORI: Controla p/ Série ou Controla p/ Lote |
Imprime série no cupom fiscal | F075PRO: Imprime série no cupom |
Acesse a tela F210LPD via Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Depósito > Agrupado.
Ligue os produtos aos respectivos depósitos e verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Produto
- Derivação
- Estoque. Neg.
- Depósito
- Estoque. Min.
- Situação.
Cadastre os tipos de garantias por meio de Cadastros > Produtos e Serviços > Tipos de Garantia Estendida (F076TGE).
Acesse a tela F076FAB via Cadastros > Produtos e Serviços > Fabricantes.
Esse cadastro é necessário para efetuar a ligação do Fabricante X Produto. Caso exista mais de um fornecedor (Grupo de Fornecedores) basta cadastrar um único fabricante (dados de um fornecedor). Informe o endereço do site do fornecedor e verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
- Código
- Descrição
- Fantasia
- CEP
- Endereço
- Número Endereço
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- Estado
Seguradoras
Acesse a tela F069SEG via Cadastros > Seguradoras > Cadastros.
Cadastre a(s) seguradora(s) para garantia estendida e seguro parcela protegida e verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
- Nome Seguradora
- CNPJ
- Seguradora como Cliente
- Endereço
- Complemento Bairro
- CEP
- Cidade
- Estado
- País
- SUSEP
- Processo SUSEP
- Certificado Garantia
- Apólice Seguro
- % Comissão (Cobrança da Seguradora)
- % Comissão (Pagar ao Representante)
- Data Repasse
- Qtd. Parcelas Rep. Vendedor
- Qtd. Parcelas Rep. Filial
- Mínimo Parcelas
- Número Endereço
- Proc. Garant. Estendida
- Proc. Parc. Protegida
Transações
Acesse a tela F001TMO via Cadastros > Transações > Transação X Motivos de Ocorrência e ligue todos os motivos de estoque com a transação, conforme exemplo abaixo:
Motivo | Transações ligadas |
---|---|
2 – Acerto de estoque | 90204 – Entrada por Acerto de Estoque 90254 – Saída por Acerto de Estoque |
3 – Roubo | 90254 – Saída por Acerto de Estoque |
33 – Saldo Inicial de Estoque | 90200 – Saldo Inicial de Estoque |
36 – Bloqueio Estoque | 90292 – Entradas Diversas Estoque Bloqueado |
37 – Reserva Estoque | 90290 – Entradas Diversas Estoque Reservado |
38 – Desbloqueio Estoque | 90293 – Saídas Diversas Estoque Bloqueado |
39 – Cancelamento Reserva | 90291 – Saídas Diversas Estoque Reservado |
Usuários e Representantes
Em Cadastros > Representantes > Cadastro (F090REP), verifique se o campo Tipo Representante na guia Cadastro está com o valor "F - Pessoa física". Informe a categoria correspondente (representante, gerente, operador de caixa, etc.) no campo Categoria Representante na guia Definições.
Para fazer a ligação do representante com a filial, informe o perfil através da tela F090VAR via Cadastros > Representantes > Ligações > Representante X Filial. Selecione a categoria ou representante, e a filial que deseja fazer a ligação desse representante e ative essa ligação. O representante/vendedor somente será exportado às filiais que possuir ligação. É nessa tela também, que ligamos o vendedor com o perfil que ele vai possuir nas lojas, isto é, seu cargo (definições das permissões a serem atribuídas nas lojas).
Acesse a tela F099UCA, via Cadastros > Usuários > Cadastro e efetue o cadastro prévio no Senior Gerenciador de Usuários. Recomenda-se que o login seja um número. Consulte através do campo Representante na loja, código do representante já cadastrado anteriormente.
Acesse a tela F090PFU via Cadastros > Representantes > Perfis de Usuários.
Cadastre os tipos de usuários que a loja pode ter: Administrador, Vendedor, Operador PDV, Financeiro, Supervisor, Gerente, etc, entre outros, sendo que, é necessário que haja no mínimo um perfil cadastrado. Estes perfis controlarão o acesso dos usuários a determinados processos e permissões ao utilizar o sistema de loja.
Observação
Após a implantação do sistema de loja, é necessário que as permissões de cada perfil sejam configuradas.
Importante
Verifique a tabela de dependência dos processos que integram com o Gestão de Lojas para identificar o motivo caso um registro não seja processado por um Integrador.