F000CIV - Carga Inicial
Possibilita a inicialização de dados em uma nova filial. O objetivo dessa tela é gerar pendência de integração das integrações necessárias para que uma filial (sistema parceiro) comece suas operações.
Processo
É permitido marcar quais os tipos de integração deseja-se realizar a carga Inicial. Nem todas as integrações poderão ser reprocessadas, sendo que o item que não é possível reprocessar estará identificado com uma cor diferente e não será permitido selecioná-lo novamente.
O processo da carga inicial será por filial e sistema integrado, com exceção para a carga inicial dos grupos fiscais de produto, e terá as integrações necessárias para a inicialização da operação. Caso ocorra falha na carga de alguma integração, o processo não irá parar, ele seguirá até que todas as integrações sejam processadas, e ao final será possível consultar as integrações que tiveram falha na carga. Se a carga for processada novamente, apenas as integrações com falhas serão processadas.
A qualquer momento a carga inicial de algum item poderá ser refeita, selecionado o(s) item(ns) que se deseja reprocessar. Quando desejar que a carga seja processada novamente, é preciso marcar quais as integrações devem ser reprocessadas.
Para a realização do processo da carga inicial, o sistema não verifica se as integrações estão ativas ou não no sistema, sendo que elas devem ser ativadas manualmente na tela Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), pois sem a ativação, não será possível consumir as pendências de integração.
Ao realizar a carga inicial de estoque de todos os produtos, que devem ser exportados para o Gestão de Lojas é necessário que eles estejam ligados ao depósito padrão da filial (o depósito informado na tela Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR)). Esse processo garante que o estoque entre os sistemas ERP e Gestão de Lojas esteja correto.
Para realizar a carga inicial é necessário ter configuração mínima na tela de Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR), informando a filial e o código do sistema integrado. O único campo obrigatório é o Depósito da Loja.
Campos
Sistema
Indica o sistema integrado com a matriz a qual receberá a carga inicial na filial selecionada antes.
Empresa
Indica a empresa que receberá a carga inicial. Este campo somente será habilitado quando o tipo do sistema integrado for igual a “14 – Fluxo de Caixa senior X”.
Filial
Indica a filial que receberá a carga inicial.
Nota
Quando o sistema for "11 - App do Produtor" ou "12 - Gestão Safra", será possível gerar carga inicial para mais de uma filial de uma única vez ou, ainda, gerar carga inicial para todas as filiais, ao informar o range de filiais. Exemplo: 1-99.
Grade Integrações
Apresenta todas as informações pendentes para serem exportadas para a filial informada, de acordo com o sistema informado. O status de carga de cada informação selecionada é apresentado no painel de Detalhes.
Botões
Mostrar
Exibe as integrações que ainda não foram efetuadas na filial com o sistema selecionado.
Processar
Processa a integração das tabelas selecionadas na tela. Ao clicar em Processar, é apresenta a mensagem "Escolha a opção de Processamento":
- Selecionado: Processa apenas a integração selecionada (não é possível selecionar mais de uma integração);
- Todos: Processa todas as integrações exibidas na tela;
- Cancelar: Não processa nenhuma integração.
As pendências de integração geradas podem ser verificadas também no Painel de Exportações (F000PEX).
Marcar
Marca as integrações que devem realizar o processamento da carga inicial. Caso o processamento da carga já tenha sido feito e finalizado com sucesso, algumas integrações não poderão ser executadas novamente. Elas estarão identificadas na cor cinza e na parte inferior apresentará a mensagem "OK - Não permite reprocessamento".
Desmarcar
Desmarca todas as integrações que estejam marcadas, deixando todos os itens desmarcados.
Seleção
Chama a tela F000PCI - Parâmetros para carga inicial, que possibilita filtrar os clientes na carga inicial.
Particularidades da geração de carga de cadastros do Gestão de Lojas
Esta integração não está disponível na tela F000PEX e na F000SXT e não é possível consultar suas pendências pelo serviço "com.senior.g5.co.int.varejo.IntegracoesPendentes@Exportar".
A geração das pendências das integrações irão obedecer as suas regras. Abaixo as integrações que possuem regras diferenciadas:
- Saldo Inicial de Estoque: Serão geradas pendências para todos os produtos ligados aos depósitos da filial em questão com o seu saldo. Nesse momento é considerado saldo de estoques o valor do campo QTDEST na tabela E210EST. Caso o produto seja controlado por série, serão exportadas todas as séries disponíveis para aquele produto naquele depósito. Entende-se por séries disponíveis, todas as séries existentes na tabela E210DLS para o referido produto no depósito e com quantidade em estoque igual. Utiliza-se o serviço "com.senior.g5.co.int.varejo.movimentoestoque@SaldoInicial" para exportar a posição inicial do estoque para a operação da filial. Esse serviço só deverá ser consumido uma vez (ou até que todas as pendências sejam consumidas), pois caso seja consumido inúmeras vezes poderá gerar inconsistência de estoque na filial.
- Títulos: Serão geradas pendências para todos os títulos a receber e a pagar da filial em questão e que estejam com situação AB no momento da geração da pendência. Caso existem pendências já geradas para os títulos e os mesmos estejam quitados, essas pendências serão removidas.
- Movimentos de Títulos a receber: Serão geradas pendências de movimentos de títulos (baixas parciais) de títulos da filial e que não estejam quitados no dia da exportação.
- Clientes: Serão geradas pendências de clientes que possuam definições na filial que está sendo exportada.
- Fornecedores: Serão geradas pendências de fornecedores que possuam definições na filial que está sendo exportada.
- Produtos: Serão geradas pendências para produtos que estejam ligados ao depósito padrão da filial que está sendo exportada.
- Tabelas de Preço: Serão geradas pendências para tabelas de preço de aplicação 1, 7, 8, e cujas validades finais sejam superiores à data da geração. Além disso, a tabela de preço deverá estar ligada com a filial em questão e ser usada para ECF.
- Grupos fiscais: A geração de grupos fiscais possui uma particularidade, na qual, ao gerar a carga inicial, não serão geradas pendências somente para a filial selecionada, mas sim, para todas as filiais que possuírem a integração de produtos e de grupos fiscais ativa. Isso se faz necessário, pois a geração das pendências precisa avaliar todos os produtos e alterar o grupo fiscal vinculado ao produto. Desta forma, ao alterar o grupo fiscal de um produto, é preciso gerar pendência para todas as filiais que possuem integração ativa. Então, quando for gerada a carga inicial de várias filiais, uma após a outra, pode-se optar por gerar a carga inicial de grupos fiscais uma única vez.
ImportanteNo processo de geração de grupos fiscais, o sistema verifica se o produto possui situação tributária de ICMS, PIS e Cofins. Caso algum produto não possua a configuração de alguma dessas situações tributárias, ele não será processado na geração do grupo fiscal e será enviado um e-mail para o usuário. Caso o usuário não possua e-mail configurado, o e-mail não será enviado. Porém, o processo continuará e os produtos não serão processados.