Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Fixação de preços > Passo a Passo na Fixação de Preços

Passo a Passo - Fixação de Preços

A Fixação de preços para produtos é efetuada na tela de Compras - Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX).

A visualização de informações na tela varia de acordo com o preenchimento do parâmetro Agrupar Itens na Fixação, em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP), guia Compras 2. Este parâmetro altera a visualização das ordens de compra na tela de fixação e permite verificar o arredondamento dos valores feito pelo sistema, para fechar com o valor das notas fiscais entregues pelo produtor.

A seguir é explicado o processo para realizar a fixação de preços:

  1. Acesse a tela de Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX);
  2. Preencha os campos de filtro para selecionar a entrada (ordem de compra/nota fiscal) que deve ser fixada;
  3. Clique em Mostrar. Neste momento, são exibidas as ordens de compra com procedência 14 (Via controle de Entrada/Saída de contrato) na situação 1 (aberto) e 2 (parcial). Se a série da nota fiscal for eletrônica, são exibidas somente as notas com retorno de autorização da SEFAZ;
  4. Para emitir automaticamente as notas fiscais geradas após processar a fixação, marque a opção Emitir automaticamente a(s) nota(s) gerada(s), assim será exibida uma mensagem na abertura da tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL) questionando se deseja emitir as notas;
  5. A opção Gerar notas complementares define o seguinte:
    • Desmarcada: é gerada uma nota fiscal do tipo 6 (Entrada NF produtor);
    • Marcada: Para entradas A Fixar, é gerada uma nota fiscal do tipo 10-NF Acerto (NF Saída) e será realizada a ligação entre a nota fiscal de entrada que está vinculada à ordem de compra. Esta nota tem apenas valor, não tem quantidade, independente de preenchimento nos identificadores de regras.
  6. Caso o produto possua cobrança de Royalty cadastrada, o valor correspondeste ao Royalty será descontado do produtor na nota fiscal de entrada, ao processar a fixação.

    Se o produtor possuir crédito de Royalty, é necessário informar a quantidade no campo Valor crédito e o protocolo de crédito no campo Protocolo.
    Veja a documentação completa de Royalties para mais detalhes.
  7. Selecione a Ordem de Compra que deve ter o seu preço fixado. Há três formas de selecionar:
    1. Preencha o campo Quantidade a Fixar, assim as notas fiscais são selecionadas automaticamente e não será permitido selecionar outras ordens de compra na grade.
      Ao utilizar esse recurso, é possível também filtrar as ordens de compra pela quantidade líquida, basta selecionar a opção Quantidade a Fixar líquida.
    2. Preencha o campo Valor a Fixar, assim as ordens de compra são selecionadas automaticamente e não será permitido selecionar outras ordens de compra na grade.
      Ao utilizar esse recurso, é possível tambem filtrar as ordens de compra pelo valor líquido, basta selecionar a opção Valor a Fixar líquido.
      Esta opção fica desabilitada, caso seja informado o Valor da nota fiscal do produtor (botão Seleção).
    3. Selecione as notas fiscais manualmente na grade Ordens de compra em aberto - A fixar.

    Observação

    A fixação pode ser realizada utilizando a quantidade total ou parcial da ordem de compra.

  8. Caso haja o parâmetro de exibição de itens agrupados (campo Agrupar Itens na Fixação com sim na tela F070FCP), após selecionar as ordens de compra, os itens são exibidos na grade Ordens de compra agrupadas - Itens Fixados.

    Os itens são exibidos de forma agrupada de acordo com a Empresa, Filial, Série da Nota Fiscal, Produto, Preço Unitário, Fornecedor, Origem Mercadoria, Nota Produtor e Série da Nota Produtor, apresentando uma simulação de preço para arredondamentos.
    Este agrupamento não reflete o agrupamento utilizado para gerar as notas fiscais de entrada/devolução.
  9. Neste momento, ainda é possível alterar as seguintes informações:
    1. O Preço do produto na nota fiscal poderá ser alterado, na grade de ordens de compra , se o usuário possuir permissão no campo Permitir alterar o preço unitário na Fixação, da tela de Parâmetros do Usuário, em Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP) e caso o item de produto não esteja vinculado a um Contrato.
    2. A Quantidade a Fixar da ordem de compra poderá ser alterada se não for utilizado o método automático de seleção das ordens de compra, ou seja, se os campos do cabeçalho Quantidade a Fixar ou o Valor a Fixar não estiverem preenchidos.
      Se a quantidade, o valor total ou o preço forem alterados, o sistema realiza o recálculo dos valores e da quantidade, automaticamente.
    3. O Valor a Fixar pode ser alterado, se não for utilizado o método automático de seleção das ordens de compra , ou seja, se os campos do cabeçalho Quantidade a Fixar ou o Valor a Fixar não estiverem preenchidos.
    4. Para pessoa física (nota tipo 6)
      É possível informar a nota fiscal do produtor ou a nota fiscal eletrônica de produtor, se o campo campo Informar NF Produtor na Fixação, da tela de Parâmetros da Filial (F070FCP), guia Compras 2, estiver parametrizado com "Sim", utilizando os seguintes campos:
      • N° NF Produtor, Série e a Data Ent. NF Produtor na grade Ordens de compra em aberto - A Fixar ou na grade Ordens de compra agrupadas - Itens Fixados. Esta nota fiscal será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo numdpr e snfdpr da tabela E440DPR.
      • Chave NFP-e, campo usado para nota fiscal eletrônica do produtor. Neste caso não deve ser informado o número e a série, apenas a chave. A chave da nota fiscal será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo chvnfp da tabela E440DPR.
        A nota fiscal referenciada pode ser consultada/alterada através do botão NFP referenciada (F440RNP) da tela de Notas Fiscais de Entrada Agrupada (F440GNE).
    5. Para pessoa jurídica
      A nota fiscal deve ser informada nos campos Nº NFE Fixação e Série NFE Fixação. É necessário que ela seja previamente cadastrada/importada no ERP.
      O valor desta nota deve ser igual ao valor pago pela fixação.
      Neste tipo de fixação não é possível ter Acréscimo Financeiro e não é possível cobrar taxas em produto. As taxas podem ser cobradas em forma de título ou nota fiscal de serviço.
  10. Nas guias Contas a Receber e Contas a Pagar é possível fazer o acerto de contas ao processar a fixação. Nelas são carregados os títulos previstos e efetivos considerando o indicativo de soma (D - duplicatas, O - outros títulos e C - creditos/pagamento indevidos). Basta selecionar os títulos que devem ser abatidos.

    Contas a Receber:
    Na guia Contas a Receber é possível selecionar títulos que o produtor tem a pagar para empresa e utilizar o valor para serem compensados com títulos que o produtor deve receber da empresa, gerando saldos ou zerando os títulos existentes.


    Os títulos do Contas a receber selecionados têm descontados os valores de pontualidade e antecipação processados na Fixação, caso eles estejam parametrizados na tela de Definições/Histórico de Cliente (F085HCL).

    Se houver contrato vinculado a ordem de compra e o contrato for considerado prioritário para pagamento de dívidas (campo Contrato prioritário pagamento dívida, preenchido com Sim, na tela F460PFO), caso o produtor possua algum título em atraso, este título será automaticamente abatido ao processar a fixação.

    Contas a Pagar:
    Através da guia Contas a Pagar, é possível selecionar itens para acrescentar ao valor do título da fixação. Desta forma o sistema fará a baixa dos títulos selecionados, compensando com o valor selecionado na guia Contas a Receber.

  11. Confira os campos totalizadores:
    1. Os campos da grade Ordens de compra em aberto - A fixar exibem os valores totais disponíveis, de acordo com os filtros informados no cabeçalho, independente da ordem de compra selecionada;
    2. Quando há o agrupamento de itens: Os campos da grade Ordens de compra agrupadas - Itens Fixados exibem os valores totais de acordo com a(s) ordem(s) de compra seleciona(s);
    3. Quando não há o agrupamento de itens: Os campos abaixo da grade Ordens de compra em aberto - A fixar totalizam os valores de acordo com a ordens de compra selecionadas.

    4. Os campos totalizados do rodapé da tela exibem os valores totais da operação de fixação, incluindo os títulos a receber e a pagar, caso estejam selecionados nas guias de Contas a Receber e Contas a Pagar.
  12. As ordens de compra a serem processadas são agrupadas nas Notas Fiscais de Entrada se tiverem a mesma Empresa, Filial, Fornecedor, Origem da Mercadoria, Série da Nota Fiscal, Nº. Nota Produtor e Série Nota Produtor.. Nos processos que geram Nota Fiscal de Devolução, o agrupamento é feito se tiverem a mesma Empresa, Filial, Cliente, Origem Mercadoria e Série Nota Fiscal.
  13. Processe a Fixação. Veja os documentos gerados pelo processo.

Observação

É possível configurar um relatório da fixação de preços para ser impresso através do cadastro do modelo de relatório F439FIX na tela de Cadastro de Identificadores de Modelos em Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Modelos (F096MDR).

Este artigo ajudou você?