Preço definido pela cotação da moeda no Contrato
O contrato é um documento que firma o negócio entre produtor e agroindústria, as informações contidas nele são consideradas prioritárias sobre qualquer parametrização do sistema, quando envolver o produtor e a empresa do contrato. O mesmo vale para o preço, caso ele for definido através de um contrato, as demais definições de preço são desconsideradas.
O preço no contrato pode ser definido conforme o valor da cotação da moeda, porém o sistema varia a forma de cálculo, de acordo com a moeda escolhida para o contrato. Antes de verificar como ocorrem estas variações veja os pré-requisitos para o processo:
Pré-requisitos
- É necessário ter o cadastro de um contrato na tela de Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO), vinculado ao produtor desejado;
- Neste contrato, o campo Usa Moeda Classif. deve estar preenchido com Não. Este campo é usado apenas quando é necessário obter o preço com base na classificação do produto, este processo está detalhado aqui;
- O campo Moeda deve estar preenchido, o comportamento do sistema varia se a moeda for igual ou diferente da moeda da empresa logada, veja como isso ocorre nos item abaixo.
- O campo Gera Financeiro, da guia Dados Gerais, na tela de Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO), deve estar preenchido com Não, pois para contratos com geração de financeiro, o comportamento do sistema é outro. Veja detalhes na documentação de Contrato de Compra Imediata com geração de financeiro.
Processo
A busca das informações para formar o preço de produtos, a partir de uma moeda, varia de acordo com o seguinte: