Definições e consistências em Contratos
É possível definir uma quantidade limite de produto para um Contrato. Essa configuração é utilizada para duas funcionalidades:
- Para que, caso o produtor entregue uma quantidade superior à quantidade definida no campo Quantidade (F460PFO, grade Produtos), a quantidade excedente não busque as configurações do contrato (como preço, taxas, acréscimos, descontos, divisão entre fornecedores participantes, transação, etc.). O sistema permite distribuir a quantidade excedente de contrato entre fornecedores participantes.
- Para definir se a quantidade do fornecedor participante informado manualmente ao realizar a entrada na tela F435CCC, deve ou não possuir as configurações do contrato. Isso é possível se o campo Baixa Saldo Contrato estiver preenchido com Não e se o fornecedor possuir participação ao contrato.
Para que esta quantidade seja consistida, é necessário preencher o campo Consiste Quantidade, da guia Dados Gerais, com "Sim", na tela F460PFO.
Ao realizar um recebimento com quantidade superior à definida no Contrato, o sistema gera um novo item da ordem de compra/nota fiscal com a quantidade excedente, desde que os itens atendam ao requisitos de agrupamento de itens. Caso algum dos requisitos seja diferente, será gerada uma ordem de compra/nota fiscal separada para a quantidade excedente.
Requisitos de agrupamento
O agrupamento do item da quantidade excedente com o item do contato ocorre se os seguintes dados forem os mesmos:
- Condição de pagamento
- Transação
- Origem da mercadoria
- Série Nota da nota do produtor
- Número da nota do produtor
- Origem da mercadoria
- Fornecedor
- Empresa
- Filial
Ao realizar o recebimento, a quantidade do contrato, respeitará as definições do contrato. A quantidade excedente respeitará as seguintes definições:
- Transação: definida no cabeçalho da tela F435CCC;
- Série / NF produtor: definida no cabeçalho da tela F435CCC;
- Preço unitário: conforme definições na F070FAM. Veja detalhes na documentação de Preço sem Contrato;
- Origem Mercadoria: definida no cabeçalho da tela F435CCC.
Produtor "174" possui o Contrato 34 firmado com a empresa. Este contrato tem os seguintes dados:
Quantidade | 10.000,00 Kg |
Consiste Quantidade | Sim |
Transação | A Depósito |
Ao realizar a entrada do produto na tela F435CCC, o produtor entregou 17.910,00 Kg de quantidade líquida de produto. Portanto as configurações da quantidade excedente foram buscadas dos dados informados na tela:
Neste caso, como os requisitos de agrupamento são atendidos, é gerada uma única nota fiscal, com dois itens: um item para a quantidade do contrato (10.000,00 Kg) e outro item para a quantidade excedente (7.910,00 Kg). O preço unitário foi definido com base no Preço Mínimo cadastrado para a família do produto, na tela
Veja a consulta da nota fiscal na tela F441CIE:
A realizar a fixação de preços dos itens da nota fiscal, para o item do contrato será buscada a cotação da moeda cadastrada no contrato, neste caso R$5,00. Para o item de quantidade excedente será buscada a cotação da moeda cadastrada para a família do produto na tela F070FAM, neste caso R$5,10.
Para Contratos que não consistem quantidade (campo Consiste Quantidade igual a Não), as definições do contrato são consideradas no recebimento, mesmo que a quantidade recebida seja superior à informação no Contrato. Ou seja, todos os dados do Contrato, como preço, acréscimo, desconto, taxas, divisão entre fornecedores participantes, transação) serão aplicados para a quantidade excedente também.
- Determinado Contrato possui uma distribuição de fornecedor participante com 50% para depósito e 50% para compra imediata, para 10.000,00 Kg;
- É efetuado um recebimento de 20.000,00 Kg na tela F435CCC;
- Os percentuais são aplicados em relação ao peso recebido, ou seja:
- 10.000,00 (50%) para depósito
- 10.000,00 (50%) para compra imediata
É possível definir um desconto para o Contrato, no campo % Desconto ou no campo Valor Desconto, este valor é considerado no Recebimento, na seguinte forma:
- Se o Contrato tem o campo Consiste Quantidade preenchido com "Sim", o desconto é considerado apenas para a quantidade estipulada em contrato.
- Em uma Entrada para depósito, apenas a ordem de compra possuirá os valores de desconto, a nota fiscal não.
- Em uma Entrada de compra imediata, a ordem de compra e a nota fiscal consideram o desconto.
Situação 1: Há um Contrato que consiste quantidade com compra imediata e nele está atribuído um Percentual ou Valor de desconto.
O Contrato é utilizado em uma entrada de produtos, mas esta entrada foi efetuada com quantidade superior à estipulada no Contrato, para esta quantidade superior o %/Valor de desconto não será considerado. Ou seja, o desconto é atribuído apenas para a quantidade do Contrato, se passar dessa quantidade, a ordem de compra/nota fiscal será gerada sem o valor de desconto.
Para que o % ou Valor de desconto seja considerado na ordem de compra/nota fiscal, o Contrato não pode consistir quantidade, assim, o % ou Valor de desconto é aumentado proporcionalmente ao valor atribuído na entrada.
Para cancelar a entrada de uma pesagem, na saída do veículo deve ser informada a mesma pesagem da entrada.