Sistema de Defesa Vegetal - SISDEV
Conceito
O Sistema de Defesa Vegetal - SISDEV, é um software desenvolvido para o estado do Mato Grosso que visa o registro das atividades efetuadas referente à comercialização de sementes, mudas, agrotóxicos, entre outros.
As pessoas físicas ou jurídicas ficam obrigadas a inserir as informações de origem e destino do material propagativo por trimestre, por safra, por categoria e por espécie da semente ou muda, contendo no mínimo as informações do Art. 11 do Decreto nº 1.709/2013.
- Quando consumidor final que adquiriu mudas e ou sementes diretamente de outras Unidades Federativas ou importou de outros países;
- quando comerciante de sementes e ou de mudas:
- quando produtor de mudas e ou de sementes:
Para efeito do trimestre, será considerado enviado aquelas informações transmitidas até o dia 10 do mês subsequente ao trimestre.
- Primeiro trimestre janeiro, fevereiro e março;
- segundo trimestre abril, maio e junho;
- terceiro trimestre julho, agosto e setembro;
- quarto trimestre outubro, novembro e dezembro.
A partir de 01/01/2019, todas as informações referentes aos Incisos I, II e III do Art. 11 do Decreto 1.709/2013 deverão ser efetuadas pelo sistema ou transmitidas ao mesmo.
- Entrada de Sementes/Mudas
- Cancelamento Entrada de Sementes/Mudas
- Saída de Sementes/Mudas
- Cancelamento Saída de Sementes/Mudas
- Devolução de Sementes/Mudas
- Cancelamento Devolução de Sementes/Mudas
- Transferência de Sementes/Mudas
- Cancelamento Transferência de Sementes/Mudas
- Recebimento de Embalagens Vazias
- Cancelamento de Embalagens Vazias
- Destinação de Embalagens Vazias
- Cancelamento de Embalagens Vazias
Parametrizações
Todas as parametrizações informadas logo abaixo, são obrigatórias para que a integração seja executada com sucesso.
Esta tela é responsável pelo cadastro da categoria da semente e as informações serão vinculadas diretamente ao Cadastro de Produtos (F075PRO).
Para cadastrar uma categoria de sementes, seguir o procedimento abaixo:
- informar o código da categoria da semente;
- informar o código que está cadastrado no SisDev;
- informar a descrição;
- informar situação da categoria, no caso, se está ativa ou inativa;
Esta tela permitirá que um produto seja vinculado à categoria de sementes, desde que os campos abaixo estejam preenchidos:
- Categoria da Semente
- Tipo Produto SisDev
- Código Cultivar INDEA
Através dessa tela, deverá ser preenchido o campo Inscrição RENASEM, referente à inscrição do fornecedor selecionado.
Selecionar a Filial e pelo botão Parâmetros Dinâmicos, ativar o parâmetro AGRO.SISDEV.HASH, que será a identificação da Filial que terá seus registros exportados na integração.
Esta tela é responsável pelo cadastro da situação da embalagem. Para efetuar o cadastro, devem ser informados os campos: Situação, Descrição e Código INDEA.
Integração ERP x SISDEV
Para que a integração com o SISDEV ocorra, além da parametrização necessária no Gestão Empresarial | ERP, deve-se também configurar sua integração com o eDocs. Portanto, é obrigatório que o eDocs esteja configurado no servidor e que as máquinas com o ERP instalado estejam configuradas a ele.
Somente após isso que a integração com o SISDEV acontecerá.
Nos passos abaixo, são mostradas as configurações necessárias de integração, no ERP.
- Informar Empresa;
- Informar Filial;
- Selecionar em Grupo, o valor = e-DOCs ;
- Selecionar em Subgrupo, o valor = Comunicação com o e-DOCs;
- Após isso, deverão ser preenchidas a coluna valor de cada registro da grade:
- CNPJ Filial: informar o CNPJ sem caracteres especiais;
- Gerar log integração e-DOCs: informa o valor S;
- Tempo para aguardar o retorno do e-DOCs: sugestão de tempo de espera em segundos = 60 (no caso de comunicação síncrona);
- URL: caminho para acesso ao e-Docs;
- Senha: senha de acesso ao e-Docs;
- Usuário: usuário de acesso ao e-Docs;
Mediante todas essas informações preenchidas, o ERP está apto para a integração com o e-Docs.
Essa tela é responsável pela configuração da comunicação com o SisDev.
- Informar Filial;
- Selecionar o Tipo Operação: os valores disponíveis deste campo são Enviar/Cancelar.
- A opção Enviar trata o envio de informações de mudas e sementes ao SisDev;
- A opção Cancelar trata o cancelamento de um documento que já foi enviado para o SisDev. Neste caso, serão apresentados os documentos cancelados de acordo com os filtros informados.
- Selecionar o Tipo Documento:
- Todos;
- Entrada Semente/Mudas;
- Saída Semente/Mudas;
- Devolução Semente/Mudas;
- Entrada Agrotóxicos;
- Saída Agrotóxicos.
- Devolução Agrotóxicos;
- Transferência de Saldos Sementes/Mudas;
- Transferência de Agrotóxicos;
- Recebimento de Embalagens Vazias;
- Destinação de Embalagens Vazias.
- Período inicial e período final: por sugestão, as datas serão preenchidas com dois dias a menos que a data atual, pois desta forma, as notas autorizadas no dia anterior ficam aptas ao cancelamento no dia atual;
- Apresentar somente documentos não enviados: caso marcado, este campo apresentará na grade os documentos que estão em situação pendente;
- Com seleção dos filtros feita, ao pressionar Mostrar, serão apresentados todos os documentos que se encaixem nos filtros selecionados;
- Na grade Documentos, poderão ser selecionados os documentos com suas devidas informações;
- Na grade Itens, serão apresentados s os itens referente ao(s) documento(s) selecionados na grade anterior.
Observação
Caso sejam apresentados dois documentos com o mesmo número, o sistema efetuará essa divisão considerando o Tipo Produto, ou seja, em um documento será agrupado todos os itens do tipo Semente e em outro documento, itens do tipo Mudas.
- Após a seleção dos registros que deseja-se integrar, pressionar o botão Processar e será apresentada a mensagem Deseja enviar os documentos selecionados ao SisDev?.
- Ao pressionar Sim, será emitido um aviso de crítica ou sucesso da operação. No caso de crítica, serão apresentadas as informações dos documentos que houveram problemas;
- Ao pressionar Não, a operação será cancelada.
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