Recebimento de Nota Fiscal de Entrada com Produtos Equivalentes
Ao fechar o documento de Nota Fiscal de Entrada que contenha um item de produto equivalente a um item de produto de uma Ordem de Compra em aberto, o sistema irá sugerir o vínculo desses itens.
Para que isso ocorra, é necessário:
- O parâmetro Receber Produto Equivalente, disponível na tela de Parâmetros da Filial para Compras, aba Compras 2, deverá estar com valor S - Sim;
- O produto informado na Nota Fiscal de Entrada possuir Produtos Equivalentes cadastrados;
- O item da Nota de Entrada não possuir vínculo à Ordem de Compra;
- Ter uma Ordem de Compra com Produto Equivalente ao item da Nota Fiscal de Entrada com quantidade em aberto.
Importante
- O vínculo da Nota Fiscal de Entrada com a Ordem de Compra ocorrerá no fechamento da nota.
- Um produto equivalente só poderá ser alterado para outro produto equivalente com o mesmo princípio ativo e nunca para um produto normal, para que não perca a ligação com o produto equivalente da ordem de compra já ligada à nota fiscal de entrada.
Nesse momento, caso o parâmetro global ExiMsgEqi esteja ativo (padrão), será apresentada uma mensagem com as informações da Ordem de Compra e seu produto equivalente encontrado, e questionando ao usuário se deseja realizar o vínculo desses documentos.
- Caso negativo, o sistema não fará o vínculo e prosseguirá da maneira padrão.
- Caso positivo, o sistema irá realizar duas operações:
- Cancelamento do item de Produto Titular da Ordem de Compra, na quantidade recebida do Produto Equivalente na Nota Fiscal de Entrada;
- Inclusão de um novo item de Produto na Ordem de Compra com as informações do Produto Equivalente, recebido na Nota Fiscal de Entrada.
Caso o produto recebido na Nota Fiscal de Entrada seja um produto equivalente e seja originado a partir de uma Requisição, o sistema realizará duas ações neste rotina, sendo elas:
Caso o produto recebido na Nota Fiscal de Entrada seja um produto equivalente e seja originado a partir de uma Requisição, o sistema realizará duas ações, sendo elas:
O cancelamento do produto principal e nova sequência
Quando houver a entrada de um produto equivalente, ou seja, diferente do produto principal informado na requisição, será cancelada a sequência correspondente. Para isto deve-se utilizar a mesma quantidade cancelada na Ordem de Compra do produto principal e registrar uma observação no item cancelado.
Além disso, o sistema deverá gerar uma nova sequência de item para o produto equivalente, criando automaticamente uma nova sequência de item para o produto equivalente utilizado na Nota Fiscal de Entrada, além de armazenar a sequência do item original cancelado.
Ressaltando que estes dois processos serão executados também no fechamento da Nota Fiscal de Entrada, caso a equivalência de produtos de uma ordem de compra seja atendida.