Ajuda por telas > Ajuda > Licenças por área

Licenças por área

O controle de licenças ou conexão por área não fragmenta processos. A licença é disponibilizada apenas para a área, e esta abrange o acesso a todas as gestões e processos subordinados a ela.

O conceito de licença flutuante não é utilizado. Ou seja, não existe mais uma licença que permite o acesso geral a todas as áreas, gestões ou processos disponibilizadas na proprietária do cliente.

Esse controle é voltado para implantações feitas a partir da versão 5.8.10.1 e não coexiste com o controle por processo. Porém, o controle por processo também continua funcionando nesta versão, para clientes que utilizavam ele nas versões anteriores e atualizaram.

Este controle abrange todas as áreas do ERP. São elas: Mercado, Suprimentos, Finanças, Controladoria, Manufatura, Custos e Serviços.

Observação

A área de Qualidade é disponibilizada sem controle de licenciamento.

Além da licença específica por áreas, uma licença especial denominada Back Office permite o acesso simultâneo às áreas de Mercado, Suprimentos, Finanças e Controladoria. O licenciamento individual dessas áreas específicas coexiste com a licença Back Office.

Formas de consumo de conexões

A lógica de controle das licenças é efetuada da seguinte forma:

Licenças específicas por área

A licença para uma área permite o acesso de um usuário em uma instância a todas as gestões e processos desta área. Além das telas e menus do sistema, isto abrange também relatórios, web services e modelos de importação e exportação. O consumo da conexão somente é feito por telas do sistema, ou seja, os demais artefatos apenas são liberados conforme a licença.

Licença Back Office

A licença Back Office permite o acesso de um usuário em uma instância a todas as gestões e processos das áreas abrangidas por ela. As áreas abrangidas são Mercado, Suprimentos, Finanças e Controladoria. Como esta licença pode coexistir com as licenças individuais das suas áreas, prioritariamente o consumo é feito pelas áreas individuais.

Quando a licença individual de uma área do Back Office esgotar e o usuário utilizar uma das áreas abrangidas por ela, então é feito o consumo da licença do Back Office, caso exista quantidade disponível. Quando o sistema consome a licença Back Office, as áreas individuais que sejam do Back Office que o usuário estiver consumindo naquele momento são liberadas.

Observação

Usuários administradores não têm acesso liberado a todas as áreas. O consumo de licenças por este tipo de usuário é determinado pela quantidade livre de áreas no momento de uso.

Existem funcionalidades no sistema que podem ser utilizadas sem o controle de conexão por área. Este é o caso das rotinas de Cadastros, Recursos e da área de Qualidade, que podem ser acessadas sem controle de consumo de área. Dessa forma, não é feito o controle de conexões por área nessas rotinas.

Este artigo ajudou você?