Centro de Custo
Conceito
É a menor área de atividade ou área de responsabilidade em que se acumulam custos, receitas e resultados. O centro de custos pode ser chamado também como centro de investimento, centro de controle, área de responsabilidade, atividade, centro de resultado, setor, departamento e outros. No Gestão Empresarial | ERP os centros de custos são classificados da seguinte forma:
- Produtivos Diretos: são aqueles por onde os produtos passam e recebem um beneficiamento até serem considerados prontos. Seus custos são apropriados pelos produtos.
- Produtivos Indiretos: são aqueles que existem para prestar apoio aos centros de custos diretos.
P.C.P., manutenção, administração da fábrica. Seus custos são distribuídos aos departamentos de produção e posteriormente, apropriado a cada produto individualmente.
- Administrativos, comerciais e financeiros: são aqueles que não realizam atividades direta ou indiretamente ligadas ao processo produtivo. Seriam melhor definidos como centros de despesas, resultado ou investimento. Suas despesas vão para o resultado de cada período.
Os custos diretos e indiretos, podem ainda, ser classificados como:
- Fixos: são todos os custos que não se alteram em função da quantidade produzida(dentro de um determinado limite). O sistema considera como custos fixos os custos decorrentes da utilização de tempos no processo de fabricação, considerando as taxas de custos dos grupos de natureza de gastos que foram classificados como fixos.
- Variáveis: são todos os custos que variam em função da quantidade produzida, como a matéria-prima, por exemplo. O sistema permite especificar se um determinado grupo de natureza de gastos deve ser considerado variável.
A estrutura dos centros de custos é definida pelo estabelecimento de um centro de custos pai. O centro de custos pai possibilita o estabelecimento do organograma de empresa, estabelecendo níveis de acumulação de custos, ou de despesas, de forma simples e de fácil manutenção.