Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Descontos de Pontualidade e Antecipação

Na tela Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F099UVE), preencha os campos abaixo com "Sim":

Na tela Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F070FVE) preencha os campos abaixo com Sim:

Os descontos podem ser cadastrados por Cliente (produtor), por Condição de pagamento ou informados diretamente no título, ao gerá-lo na tela Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos > Manutenção (F301TCR).

Por cliente

Na tela Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Definições > Histórico (F085HCL), preencha os campos abaixo:

O valor definido nos campos de percentual serão sugeridos nas telas de inclusão de títulos do contas a pagar e do contas a receber. Com isto, quanto mais antecipadamente for efetuado o pagamento de um título, maior será o desconto concedido/recebido.

Por condição de pagamento

Na tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro (F028GCP) é possível cadastrar descontos para as condições de pagamento, preenchendo os campos:

Na tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Ligações > Tabela de Preço x Condição de Pagamento (F081TCA), é preciso relacionar a condição de pagamento com os descontos à tabela de preços.

Este artigo ajudou você?